Processo de consulta pública
Código da proposta: 5257
Adequar e melhorar os transportes urbanos conforme aos detalhes abaixo, conforme especificados na Lei 12.587/12 (Lei da Mobilidade Urbana), mitigando a crise climática e resolvendo a questão sem fim da capacidade viária, que exige constantemente novos viários.
Propostas para mitigar os efeitos da crise climática, através do transporte coletivo eficiente e de qualidade e resolver também a questão da necessidade sem fim de novas vias e dispositivos na Cidade:
1) Retirar os taxis que são todos de transporte individual das faixas exclusivas de ônibus (alteração custo zero e imediato!), conf. o artigo 23I.
2) Aplicar tarifa-zero em todo o sistema de transporte coletivo, subsidiado pelo estacionamento rotativo e pelo uso do viário, substituindo o rodízio, conf. o artigo 23II, III e V, evitando novas vias e dispositivos para atender o viário aos transporte individual.
3) Colocar todas linhas de avenidas para circularem em faixas exclusivas na esquerda da via, evitando as interferências da direita, conf. Art. 23I e V.
4) Colocar todos os pontos de ônibus nas esquinas, junto das faixas de travessia, facilitando os acessos e evitando travessias fora de faixa.
5) Fechar os canteiros centrais com árvores e arbustos, impedindo as travessias fora de faixa, poupando vidas na segurança viária.
6) Alterar a responsabilidade pelas calçadas à administração pública, melhorando prioritariamente os acessos ao transporte público.