Processo de consulta pública
Código da proposta: 5248
Mudanças climáticas geram eventos climáticos extremos, redes aéreas são mais vulneráveis que redes subterrâneas, principalmente em cidades arborizadas, e nós queremos ser uma cidade arborizada. Precisamos discutir o enterramento estratégico de mais rede aérea.
Mudanças climáticas geram eventos climáticos extremos, redes aéreas são mais vulneráveis que redes subterrâneas principalmente em cidades arborizadas como queremos ser. Precisamos discutir o enterramento de mais rede elétrica, de telecomunicações, semafórica e de iluminação pública.
O problema de enterramento é complexo por conta do preço e de quem pagará a conta, adicionalmente, a prefeitura compromete investimentos passados durante manutenções de redes semafóricas e de iluminação ao substituir a rede enterrada por aérea instalada de forma improvisada. São Paulo precisa ser uma cidade resiliente aos eventos climáticos extremos se quiser continuar sendo uma cidade competitiva no cenário global. Empresas não terão seus escritórios aqui se os serviços falharem recorrentemente. Paralelamente, se existe uma questão de segurança pública e furto de redes enterradas, o problema precisa ser mitigado através de soluções que coíbam o comportamento (ex.: uso de materiais com baixo potencial de revenda e baixo valor comercial).
Simplesmente decretar o enterramento também não é solução viável, assim, a proposta é que o plano inclua uma ação para discussão e estudos, envolvendo a sociedade civil, as empresas e órgãos afetados (energia, telecomunicações, iluminação pública, semáforos, cidade inteligente, segurança pública, etc.) para estimar de forma assertiva os custos de uma ação sinérgica, coordenada e constante de enterramento, prazos e alternativas de origem orçamentária e isenções fiscais visando garantir o melhor para todas as partes e para a competitividade de São Paulo.
O aterramento dos fios também protege as arvores, pois hoje as podas da enel e da prefeitura com a desculpa de "evitar queda de galhos na fiação" deixa as arvores muito vulneraveis e pouco resilientes.
O Aterramento dos fios é importante ambientalmente, pois impacta na arborização e na paisagem, pois atualmente temos chumaços de fio de várias empresas. Seria importante constituir um rumos público de aterramento, pois creio que o custo irá baratear trazendo inclusive segurança elétrica tal como o Vitor colocou na proposta.