Descrição
Considerando a previsão de encerramento do Contrato de Gestão nº 02/FTMSP/2021, para maio de 2026, a Fundação Theatro Municipal intenciona tornar público em breve o novo chamamento público para escolha de Organização Social de Cultura, qualificada no município, para a gestão do Complexo Theatro Municipal, seus corpos artísticos, sua programação e equipamentos. Esperamos que a participação social corrija distorções e aponte soluções para que o contrato de gestão a ser celebrado seja aprimorado em relação ao contrato vigente.
Informações adicionais
Em relação à minuta do edital submetida à consulta pública, fazemos os seguintes alertas:
1) As datas e os valores mencionados nesta minuta são apenas ilustrativos;
2) Todos os valores e datas serão atualizados na versão final do edital;
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
É necessário especificar quantos integrantes o coro deve ter ao todo, especificado por naipe, regime de contratação. Assim como é necessária a obrigatoriedade de completar o quadro do coro, abrindo concurso para as vagas que estão em aberto. Caso contrário as OS's concorrentes não tem como formular suas propostas e, pior!, as vagas vão sendo extintas e a excelência do coro vai embora junto!
É um absurdo, a nao especificação de componentes do corpo estável em questão. O Côro Lírico, já está defasado com vagas de componentes que se desligaram, e essas vagas não foram repostas
Esses termos não são aceitáveis.
É imprescindível que seja indicado o número de vagas para o Coro Lírico e para todos os Corpos Estáveis do TMSP.
Tem que constar o número de cantores do Coral Lírico. Este número já se encontra defasado pois muitas vagas de cantores que se desligaram ou se aposentaram não foram preenchidas. É fundamental que, além do número atual de integrantes, este edital contemple o preenchimento de tais vagas.
Como deixar em aberto, XX ?, o número de cantores do Coro Lírico necessários para que se leve a cabo uma programação minimamente aceitável para um teatro desse porte?! Isso pode ser interpretado como um projeto para reduzir o efetivo desse corpo artístico, precarizando desse modo as condições para que se cumpram as programações de que tanto carece o público do Theatro Municipal, culminando com o desmonte de seu aparato artístico e técnico e o subsequente desvio de finalidade do mesmo. Uma Cidade da grandeza de São Paulo merece ter um Theatro de Ópera à sua altura e que faça jus aos tributos pagos pelo paulistano amante da boa música.
É fundamental que neste edital apareça o numero exato dos cantores do Coro Lírico para que os atuais postos de trabalho estejam protegidos para a proxima gestao e para futura geracoes! Ano a ano o Coro Lirico vem perdendo vagas que nao sao repostas!
É perigosa a brecha gerada por não se definir um número de cantores. Perigoso pois facilita o desmonte de um grupo que é patrimônio da cidade de São Paulo.
Itens como centro de documentação consta a quantidade de catalogações (ver 2.4). Faz-se igualmente necessário que se conste o número de componentes dos corpos artísticos, tendo em vista a diminuição drástica de integrantes com o passar dos anos e a não reposição de vagas.
É fundamental que seja especificado o número de cantores integrantes do Coro Lírico para que não se percam esses postos de trabalho, incluindo as vagas que estejam em aberto, para que se garanta o efetivo mínimo necessário para a realização de óperas e concertos. É importante salientar que o Lírico já contou com mais de 100 integrantes, sendo total o aproveitamento desse contingente na programação do Theatro Municipal em épocas nas quais se valorizava a comprovada excelência de seus corpos artísticos.
É de suma importância que o número de integrantes do Coro Lírico, seja especificado. Há anos esse corpo estável do Theatro Municipal, vem perdendo músicos e há várias vagas em aberto. De preferência, indicar número de cantores por naipes.