Descrição
Considerando a previsão de encerramento do Contrato de Gestão nº 02/FTMSP/2021, para maio de 2026, a Fundação Theatro Municipal intenciona tornar público em breve o novo chamamento público para escolha de Organização Social de Cultura, qualificada no município, para a gestão do Complexo Theatro Municipal, seus corpos artísticos, sua programação e equipamentos. Esperamos que a participação social corrija distorções e aponte soluções para que o contrato de gestão a ser celebrado seja aprimorado em relação ao contrato vigente.
Informações adicionais
Em relação à minuta do edital submetida à consulta pública, fazemos os seguintes alertas:
1) As datas e os valores mencionados nesta minuta são apenas ilustrativos;
2) Todos os valores e datas serão atualizados na versão final do edital;
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
Quando se trata de bom uso do dinheiro público é imprescindível relembrar que a central técnica e o acervo do Theatro Municipal, bem como os seus corpos artísticos tem plenas condições de refazer as montagens consagradas em gestões prévias diminuindo o gasto exorbitante com as infinitas equipes de criação contratadas para montagens de gosto muitas vezes duvidoso e prejudicial a obra. Precisaria ter uma regularidade no retorno de produções que o público ama, e para as quais já se tem todo o cenário, figurino, concepções cênicas brilhantemente conservados no acervo da casa. Isso aumentaria as temporadas de ópera e geraria uma grande economia no orçamento do teatro. De nada adianta "remontar" óperas trazendo novamente a equipe criativa e modificando algumas marcas aqui e e ali apenas para justificar o gasto com a equipe criativa (direção cênica, assistentes , cenografia, iluminação, figurinistas) inteira novamente.
É imprescindível assegurar que a gestão desse acervo esteja plenamente integrada ao projeto de gestão do Centro de Documentação e Memória, de modo a garantir a articulação entre o patrimônio documental e o patrimônio artístico sob responsabilidade do CTMSP. Essa integração possibilita a adoção de critérios unificados de catalogação, documentação, conservação preventiva e acesso, fortalecendo a coerência institucional e a aplicação de boas práticas reconhecidas nacional e internacionalmente no campo da preservação. Além disso, ao articular diferentes tipologias de acervo em um mesmo projeto de gestão, promove-se maior eficiência administrativa, otimização de recursos e ampliação das possibilidades de pesquisa, difusão cultural e ação educativa, reforçando o papel do CTMSP como referência na salvaguarda de acervos artísticos e documentais.
Importantíssimo!