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Minuta do edital e contrato de gestão

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 22 Set 2025
Comentários sobre
2.1.69 A CONTRATADA cederá anualmente 20 (vinte) datas no palco do Theatro Municipal para as apresentações das Escolas da CONTRATANTE, devendo tais apresentações integrar a programação do CTMSP, bem como serem divulgadas nos sítios eletrônicos e redes sociais.  2.1.70  A CONTRATADA cederá anualmente nos espaços do Complexo Theatro Municipal no mínimo 80 (oitenta) datas para eventos de caráter não-onerosos que englobam demandas institucionais das pastas da Prefeitura Municipal de São Paulo ou outras instituições, das quais no mínimo 25 (vinte e cinco) devem ser no palco do Theatro Municipal.

Comentários (6)


Fora do período de participação
  • Grêmio Estudantil EMMSP

    A função tradicionalmente conhecida do Complexo TMSP é para atividades culturais e artísticas. A prioridade deve ser esse tipo de programação que também faz parte da formação dos alunos das Escolas. Sala do Conservatório, Vão Livre, Edifício dos Corpos Artísticos, Salão Nobre e Sala de Espetáculos do TMSP devem dar preferência à sua vocação inicial que são Concertos Sinfônicos, Óperas, Recitais, Balés e não reuniões políticas, eventos corporativos, eventos que não tenham caráter cultural e inadequados à menores como rave e baladas com bebidas alcoólicas, abertura de campeonatos esportivos eventos de decoração etc.

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    • SheilaZ

      É importante assegurar a igualdade na distribuição das datas e do acesso ao palco entre as Escolas Municipais de Música e Dança, garantindo que ambas tenham oportunidades equilibradas de apresentação. As datas devem ser definidas com antecedência, em conjunto com o corpo docente, de forma que o planejamento pedagógico das apresentações seja respeitado. Essas apresentações têm caráter formativo e público, portanto, devem ter prioridade sobre eventos privados, reafirmando a função educativa e cultural do Complexo Theatro Municipal.

      • SheilaZ

        As apresentações e atividades da EMM podem ser incluídas entre os eventos de caráter público previstos neste item, reconhecendo seu papel como agente formador de público e como parte essencial da função educativa do Complexo. Além de fortalecer a relação entre formação, prática artística e acesso cultural, essa inclusão amplia a experiência pedagógica dos alunos e reafirma o compromisso do CTM com a educação musical pública e de excelência.

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      • Abrahão Saraiva

        Considerando a complexidade e a natureza do trabalho dos Corpos Artísticos, é imprescindível que o edital preveja, de forma clara e objetiva, a quantidade mínima de datas disponíveis para a realização de suas atividades, incluindo ensaios, montagens e apresentações. A ausência desse planejamento compromete diretamente a qualidade artística, o cumprimento da temporada e a eficiência na utilização dos recursos públicos.

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        • Roberto Minczuk

          [cont.] Atividades Educacionais e com alunos são bem-vindas mas não em detrimento de uma Temporada de Espetáculos com os melhores e mais renomados artistas brasileiros e estrangeiros para que o Theatro Municipal de SP continue sendo tão bom quantos os teatros internacionais e nosso público e cidade merecem o melhor.

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          • Roberto Minczuk

            O público do Theatro Municipal e de todo o Brasil, pois as pessoas viajam de todas as partes do país e do estado de SP para assistirem a nossa programação, pedem mais produções e mais recitas de Operas. O que fazemos atualmente não atende a demanda do público.
            A vocação principal dos corpos artísticos do Theatro é apresentar performances com a maior qualidade e nível de excelência possível. Por isso temos muitos dos melhores artistas do Brasil em nossos quadros. Músicos formados pelas melhores instituições brasileiras como a USP, UNESP e outras assim como Juilliard School de Nova York, Conservatório de Paris, Royal Academy de Londres, Universidade de Frankfurt, Universidade Johns Hopkins e muitas outras.
            Precisamos de datas suficientes para a mais alta programação de nível internacional. [cont.]

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