Descrição
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), realiza consulta e audiência pública sobre a elaboração do Caderno de Bacia Hidrográfica dos Córregos Cintra e Pirituba e áreas adjacentes ao Rio Tietê, situadas na zona norte da cidade e abrangendo áreas das Subprefeituras de Pirituba-Jaraguá e da Lapa.
Os Cadernos de Bacia Hidrográfica integram o conjunto de estudos do Plano Diretor de Drenagem de São Paulo (PDD) e têm como objetivo subsidiar o planejamento e a gestão do sistema de drenagem urbana. Esses estudos técnicos orientam ações de prevenção e mitigação de inundações, combinando soluções estruturais, não estruturais e baseadas na natureza. O horizonte de planejamento é de 40 anos, e as análises consideram eventos com período de retorno de até 100 anos, priorizando intervenções em áreas de maior risco.
Além de apresentar o diagnóstico das bacias e propor medidas para o controle de cheias, os Cadernos apoiam a análise de projetos existentes, otimizando soluções e permitindo avaliar o desempenho das intervenções diante de diferentes cenários climáticos.
A audiência pública ocorrerá em 10 de novembro de 2025, das 18h às 20h, na Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá (Rua Dr. Carlos da Cunha Mattos, 67 – Chácara Inglesa). Durante o encontro, serão apresentados os dados técnicos disponíveis e haverá espaço para perguntas e contribuições do público. A participação é aberta e não requer inscrição prévia.
A consulta pública permanecerá aberta até 10 de dezembro de 2025. As contribuições podem ser enviadas pelo e-mail cadernos.siurb@fcth.br ou diretamente pela plataforma Participe+. A participação popular é fundamental para enriquecer o diagnóstico técnico com a percepção dos problemas locais, identificar pontos críticos que nem sempre aparecem nos dados oficiais e fortalecer a transparência e a efetividade do planejamento da infraestrutura de drenagem urbana.
Informações adicionais
As bacias dos Córregos Cintra e Pirituba e áreas adjacentes ao Rio Tietê se estendem por 19 km². Cerca de 150 mil paulistanos residem na área de influência dos córregos e serão beneficiados pelas futuras intervenções. Os córregos Cintra e Pirituba e as áreas adjacentes ao Rio Tietê abrangem, principalmente, os bairros de Jardim Mangalot, Parque Maria Domitila, São Domingos, Vila Mangalot, Santo Elias, Vila Jaguará, Parque São Domingos, City América, Jardim Regina, Jardim Líbano, Jardim Cidade Pirituba, Jardim Felicidade, Vila Portugal, Vila Bonilha e Jardim Íris.
Os Cadernos de Drenagem, elaborados pela SIURB em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP, são estudos detalhados sobre cada uma das bacias hidrográficas do município. Também são identificados os projetos de outros órgãos que atuam na bacia, especialmente os relacionados às áreas baixas e intervenções específicas de drenagem que possam estar sob responsabilidade da Subprefeitura da região. Por fim, busca-se identificar as opções de soluções e áreas livres com potencial para a implantação de reservatórios, priorizando sempre as ações com maior ganho social e ambiental para as comunidades do entorno. A cidade conta hoje com 29 cadernos publicados e, até o final de 2028, outros 29 estarão disponíveis para consulta da população.
Você pode contribuir com o diagnóstico das bacias dos Córregos Cintra e Pirituba e áreas adjacentes ao Rio Tietê enviando propostas ou comentando as contribuições de outras pessoas. As propostas devem tratar de temas relacionados à drenagem urbana, como pontos de alagamento, locais frequentemente atingidos por inundações, trechos com problemas de infraestrutura, áreas com potencial para intervenções, entre outros. Também podem ser enviadas informações sobre estudos, projetos ou obras já realizados por órgãos públicos ou pela comunidade nas regiões das subprefeituras de Pirituba-Jaraguá e da Lapa. Para facilitar a análise, recomendamos que a proposta seja organizada da seguinte forma: 1. Um título resumido sobre o tema da proposta; 2. Uma frase objetiva com a sugestão, iniciando com um verbo como “Sugerir”, “Implantar”, “Indicar”, “Recuperar”, etc.; 3. Uma descrição mais detalhada, com a localização do problema ou da proposta, explicando por que ela é importante para o diagnóstico e quais impactos pode trazer. Você também pode apoiar ou comentar propostas já enviadas. Sua participação contribui para um planejamento mais justo, eficiente e próximo da realidade local.