Período: 21 Ago 2021 - 23 Ago 2021
O Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES Regional) foi criado em 2009 para engajar a população, por meio de seus representantes, na discussão e formulação de propostas socioambientais junto às Subprefeituras da cidade de São Paulo. Para isso, cada Subprefeitura conta com um CADES. Cada CADES é formado por membros da sociedade civil, e seus respectivos suplentes e membros do governo e seus respectivos suplentes. Os CADES são presididos pela Subprefeita ou Subprefeito.
Neste processo de votação, a comunidade residente na Subprefeitura Penha está convidada para eleger os 8 representantes da sociedade civil. Por isso, se você tem mais de 16 anos e é residente da Subprefeitura, participe e mobilize sua vizinhança! Se não tiver acesso à internet, compareça à Subprefeitura, situada na R. Candapuí, 492, no dia 21/08 entre 10h e 16h, para participar de uma orientação presencial.
Outras informações sobre o Conselho:
- A atuação do CADES Regional está prevista na Lei nº 14.887 de 15 de janeiro de 2009.
- Os membros da sociedade civil são eleitos por voto popular e os membros do poder público são indicados pelas Secretarias da Prefeitura.
- Puderam se candidatar ao conselho os munícipes maiores de 18 anos que moram ou trabalham no território da Subprefeitura.
Podem participar as pessoas registradas na subprefeitura:
43 votos
21 votos
21 votos
106 votos
23 votos
25 votos
310 votos
374 votos
54 votos
192 votos
22 votos
34 votos
73 votos
191 votos
107 votos
32 votos
22 votos
22 votos
45 votos
84 votos
45 votos
24 votos
24 votos
Exibir informações adicionais Ocultar informações adicionais
Estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza na EACH-USP. Participou como bolsista PUB em projeto de divulgação da química no grupo Gepeq USP em 2019. Em 2020, desenvolveu material de divulgação sobre manguezais no Museu de Zoologia da USP, ao mesma tempo que desenvolvia iniciação científica voluntária sobre ensino de ciências na educação infantil, analisando materiais da antiga creche oeste USP. Gosta de discutir sobre alimentação saudável e sobre como o sistema terra funciona. É coordenador de horta escolar comunitária no bairro de Artur Alvim, membro do coletivo Ana Primavesi de estudos da terra e do Fórum popular da natureza (EACH USP).
Me chamo Paulo dos Santos Silva,tenho 56 anos, resido na vila Pierina, pretendo colaborar com a população no incentivo a sustentabilidade e preservação de medidas ambientais, sou ativista social já integrei no passado o conselho do comas, e pretendo me dedicar a essa temática (ambiental) que se faz tão necessário em nossos dias.
As minhas intenções em participar do conselho de meio ambiente da minha região é trazer ao conhecimento da administração pública como melhorar a preservação do meio ambiente da nossa região de modo a construir um meio ambiente mais sustentável e desenvolvido na forma do art 225 da constituição federal. Trazer ao debate público todo o meu conhecimento da região e como os recursos podem ser melhor alocados para a preservação ambiental e consonância com o desenvolvimento econômico e social da região compreendida pela subprefeitura da Penha.
Preservação de áreas Verdes fauna e flora para um bem esta da população e formatação de parque lineares para toda a região
Sou Eloisa Lima Pereira, pós graduada em Planejamento e MKT, graduada em Administração de Empresas. Acredito que ao fazermos a nossa parte, podemos mudar para melhor o nosso meio e entorno e quando nos unimos, transformamos ainda mais os objetivos para o bem comum. Acredito no voluntariado e o quanto ele transforma. Faço parte de trabalhos voluntários em Bairros como: Mãos Verdes (Colegio Dep Silva Prado) horta comunitária para os alunos, Grupo Mulheres do Brasil em vários GT, inclusive o de Meio ambiente, escrevo para o Jornal do Bairro Vila Ré, também faço parte das reuniões da UBS da Vila Ré com propostas de melhorias e colaborativa e sou membra colaboradora no Grupo OAB SP - Comissão da Mulher Advogada. Acredito que posso contribuir e agregar nos projetos propostos.
Meu nome é Vania Toffoli, sou jornalista nascida e criada na Penha. Nos últimos anos, me especializei em jardinagem, paisagismo e recentemente, hortas caseiras e compostagem. Acredito que a agricultura familiar é o caminho para diminuir a desigualdade social e insegurança alimentar que vivemos, além de extinguir o consumo de agrotóxicos. Minhas propostas incluem implantação de hortas comunitárias, jardins medicinais, compostagem e criação de abelhas sem ferrão em espaços abandonados e praças. Também planejo oferecer oficinas pontuais sobre reaproveitamento integral dos alimentos, biocosméticos e produtos de limpeza naturais para criação de renda e preservação do meio ambiente. Alguns dos cursos que fiz são: Cultivo de Hortas (Umapaz); Manejo de Pequenas Hortas (Pé de Feijão); Meliponicultura (Embrapa); Composteira Doméstica (Embaúba Socioambiental); Biocosméticos (Chama Verde); Produtos de Limpeza Naturais (Embaúba Socioambiental); Precious Plastic (Fab Lab).
Morando no bairro a mais de 40, é fato que percebo que todas as pessoas sente ao menos um efeito do avanço do homem sobre o meio ambiente. Poluição, mudanças climáticas, falta e desperdício de água e desmatamento fazem parte da realidade da maioria dos brasileiros. Vejo que posso fazer muito mais estando como Conselheira do CADES podendo levar diretamente as demandas referente ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para discussão junto ao poder público.
Meu nome é Maria do Céu, apresento a minha carta de intenções onde se eleita for, para compor o novo colegiado do Conselho de Meio Ambiente, desenvolvimento sustentável e Cultura de Paz (CADES Penha) trabalharei para melhorar a qualidade de vida da população. Apresentarei propostas para o crescimento econômico em sintonia com o meio ambiente. Receberei demandas e propostas para consonância e diálogo constante com o poder público, garantindo que o CADES Penha seja em canal efetivo de escuta e informação para a população, possibilitando a participação e voz à todos sem distinção. Minhas propostas serão de encontro ao que preconiza a Agenda 21, Carta da Terra, Agenda 2030 e outros instrumentos norteadores que possam nos guiar para transformar as relações entre pessoas, cidade e meio ambiente por meio de educação ambiental. Como missão busco a paz para todos, a erradicação da pobreza, a proteção ecológica e o desenvolvimento sustentável.
Eu, Fábio Araújo Pereira, entendo que é papel do individuo contribuir para conservar e melhor o meio ambiente, tendo uma atitude proativa no que diz respeito à conservação e melhora do meio ambiente onde vive. Para tanto, é necessária a conscientização quanto à legislação e de meios que garantam o acesso do individuo às informações necessárias a este, no que diz respeito ao ambiente onde vive. Me proponho a contribuir de maneira ativa na disponibilização do máximo de informações, além de orientação ao individuo e à sociedade da legislação e ordenamentos relativos à preservação do meio ambiente, para que haja a necessária conscientização para a preservação do mesmo e a correta convivência neste. Assim, neste contexto, me coloco como candidato a ser votado para compor o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura e Paz da Subprefeitura Penha.
Cicero Miguel Barros, sustentabilidade ambiental serão desenvolvidos instrumentos que garantam que as questões socioambientais permeiem todas as políticas públicas do governo e mobilizem a sociedade em favor de práticas que promovam maior qualidade no dia a dia dos cidadãos, com menor impacto ambiental.
Sou jornalista, tenho 37 anos e sou morador ativo no bairro da Penha. Sou responsável pelo conteúdo do site Penha News, que é um produto de notícia local, que tem como objetivo noticiar e fazer reportagens sobre as regiões que envolvam a região e o Brasil. Pautando a difusão, a profundidade, a relevância e a prestação de serviço, desde Agosto de 2020, venho produzindo conteúdo para o site e no instagram. Para que o projeto ganhe corpo - e possa abranger a toda a comunidade, quero entender mais sobre as reuniões, acompanhar os projetos, checar as informações e produzir conteúdo relevante com personagens do bairro, é de intenso interesse para mim que, além de jornalista e escritor - tenho interesse em conhecer a máquina pública e as discussões que são deliberadas nas reuniões do conselho participativo do bairro. Jornalismo é a arte que ajuda na utilidade pública.
Alex Souza é paulistano, tem 43 anos, católico, nascido no bairro da Penha, o primogênito de 3 filho(a)s de comerciantes. Estudou em escola pública e graduou-se em gestão de processos, planejamento e gestão de empresas, atuou na iniciativa privada e também no setor público como gestor e ouvidor. No setor público atuou também na fiscalização de contratos e em comissões de licitações, onde adquiriu experiência na aplicação eficiente do dinheiro público. Suas propostas como conselheiro são apoiar a melhoria na gestão dos parques, praças e espaços públicos, bem como a ocupação de forma organizada do solo reduzindo as favelas e ocupações irregulares e também um programa de plantio de árvores em comunidade melhorando o clima no bairro da Penha e na nossa cidade.
Me chamo Felipe Cunha, sou Engenheiro Ambiental e Sanitarista, minha intenção para integrar o Conselho é levar uma visão técnica para as discussões e propostas, além de agregar e transmitir para o público mais jovem as decisões que competem a nossa região.
Temos um potencial enorne ecologicamente falando, e temos muitas áreas que podem serem parques úteis, também locais que precisan de renovação, além de trtamentos específicos para não só melhorar a vida no âmbito ecológico quanto social, partindo de melhorias sustentáveis.
Proponho que seja feito um trabalho de forma harmônica e confiante para a população onde pretendo atuar junto ao sub prefeito da.penha.E através de projetos que venham dar o suporte essencial para as questões arborização lazer e higienização ambiental.
Meu nome é Karina Lavor, sou formada em Comunicação Social e graduanda do curso de Gestão de Políticas Públicas na USP. Considero o desenvolvimento sustentável uma importante ferramenta para garantir o progresso de nossa cidade sem esquecer de proteger o meio ambiente. Acredito na participação social para a construção e implementação de políticas públicas para a comunidade, por isso os temas que mais gostaria de discutir no conselho são aqueles que envolvem o coletivo, como a criação de hortas comunitárias, separação e coleta seletiva do lixo residencial, maior oferta de bicicletários na região, manutenção de espaços para o lazer e convivência e ações escolares promovendo a preservação do meio ambiente.
Desejo participar com meus conhecimentos, como estudante de Gestão Ambiental, e atuar na identificação de problemas e soluções ambientais na região.
Me chamo ierzy ignatowicz e quero me tornar um conselheiro do CADES para representar a sociedade perante ao poder público e trazer benefícios a sociedade civil, referente a preservação e soluções ambientais.
Olá, me chamo Gabriella Aracy, sou Bióloga e especialista em Educação Ambiental, trabalho com criação e implementação de projetos socioambientais a quase cinco anos. Fui educadora ambiental, de agroecologia e permacultura no Projeto Nossa Quebrada é Sustentável pelo Instituto Nova União da Arte (NUA) em São Miguel Paulista. Atuei no Coletivo de Permacultura do Itaim Paulista (Permai’taim) com articulação e mobilização social em espaços educadores visando a Transição para Sociedades Sustentáveis, no Itaim Paulista. E também técnica em Agricultura Urbana na empresa Loa Terra. Atualmente sou Assistente de Projetos Socioeducacionais na empresa Evoluir colaborando no desenho e redesenho metodológico dos projetos, dos encontros formativos e das oficinas vivenciais. Pretendo contribuir nas discussões e ações na zona leste com as temáticas de sustentabilidade, agricultura urbana, dentre outros, fortalecendo os movimentos e grupos que já atuam na região, ampliando os debates sobre a justiça climática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Me chamo Joseneide Maria da Silva, moro no bairro da Vila Silvia, há quase quatro anos, e quero participar dos assuntos de interesse do meu bairro , e colaborar para as devidas melhorias necessarias. A minha proposta inicial, seria para o meu bairro, fazer parceria com os mercados do bairro, para receberem lixos recicláveis dos moradores e ter desconto na cona de luz, conforme modelo da parceria do atacadista ASSAI com a Enel.
Já sou conselheiro, será minha 2 gestão e quero dar continuidade ao trabalho já realizado..além de poder contribuir para uma cidade mais inclusiva e melhor..
Quero me candidatar a Conselheiro do Verde para ajudar a região da nossa subprefeitura da Penha no que diz respeito ao verde e meio ambiente, principalmente com as nossas nascentes, corregos e rios que hoje são esgotos a ceu aberto e as suas águas tambem chegam ao nosso rio tiete, hoje totalmente poluido. Temos tambem de captar 100% do nosso esgotos que hoje são jogados em nossos corregos e rios e que deveriam ser tratados e jogados nos nossos corregos e rios.
Eu, Antônio Carlos Pinto, conselheiro do meio ambiente (CADES - PENHA) pela 2º gestão, concorrendo peça 3º vez, gostaria que o poder público e os representas da sociedade civil, mais a participação do presidente do Cades-Penha, esperamos que haja mais parceria entre os orgãos do cades e as comunidades. Acho também, que são muitas reuniões e poucas ações, sendo que na ultima gestão, não participei muito por problemas profissionais. Na primeira gestão, percebi que haviam pessoas mais engajadas da secretária de meio-ambiente, presidente do cades penha, representantes da comunidade, empresas ligadas a coleta seletiva, uma série de fatores positivos.
valeu rapaziada da vila esperança.
Bia sorte Maria do Céu
Tamo junto Maria
Marisete estamos juntos
Tentei por mais de meia hora e não consegui votar.
Confio em vc Marisete eu e toda minha família
Boa sorte marisete
Marisete confio no seu trabalho sei que vc fará a diferença.
Boa Sorte Marisete.
Tamo junto marisete