A Subprefeitura Sé apresenta uma densidade de 0,017 habitantes por m². São 197.600 domicílios em seu território, sendo que 0,23% deles estão localizados em favelas (2017). Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,889 (2010). Para cada pessoa em idade ativa, há 3,5 empregos formais nesta Subprefeitura (2016). Você pode acessar mais informações sobre esta Subprefeitura e seus distritos acessando seus Planos Regionais, aqui e aqui.
*Dados disponíveis em ObservaSampa
- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
Criação de equipamentos públicos de educação, cultura e esporte
12/04/2021 • • Sé
Criação de equipamentos públicos de educação, cultura e esporte, como o Centro Unificado Educativo (CEU) no formato verticalizado, já que a região dispõe de poucas áreas (terrenos) disponíveis e muitos prédios na região. Temos muitas regiões de grande vulnerabilidade social na Sé como a Luz, Liberdade (Glicério), portanto a construção nessas regiões seria de grande valia para a população do entorno.
Como o plano de metas prevê a construção de 46 equipamentos de CEUs, destinar desse montante, duas unidades para essas regiões que são de grande vuneralibidade social, que é um pré-quisito para criação desses equipamentos.
ⓘ
Implantação de Infraestrutura Verde, na forma que especifica
20/04/2021 • • Sé
Implantação de Infraestrutura Verde, do tipo jardins de chuva, biovaletas, canteiro pluvial, pavimentos permeáveis, caminhos verdes, entre outros. Fazendo uso do "Guia Metodológico Para Implantação de Infraestrutura Verde", criado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para auxiliar os gestores públicos. (O Guia não coube em anexo, mas é fácil encontrá-lo na internet.)
Tendo isso implementado, prestará serviços ambientais do tipo Cultural ( Recreação, Saúde física e mental, Experiência natural, entre outros) e Regulador ( Aumento da drenagem natural, Diminuição da sobrecarga do sistema de drenagens convencionais, Redução do efeito das ilhas de calor, Melhoria da qualidade do ar, Redução de ruído, entre outros).
ⓘ
Atendimento à população de rua e dependentes químicos da região
12/04/2021 • • Sé
Um atendimento efetivo para a populção que vive nas ruas da região da Sé e para os dependentes químicos da região da cracolândia, através do trabalho intersetorial como a da Saúde, Educação, Esportes e lazer, Habitação, Desenvolvimento Econômico e trabalho, Segurança ou seja, um atendimento plural e humanizado. O que observamos nas últimas décadas são intervenções policias e programas sem planejamento de médio a longo prazo. Sempre quando muda a gestão muncipal, reinicia-se um novo programa da estaca zero, fazendo com que o problema persista e só se agrave. Portanto é importante o desenvolvimento de uma política de Estado de médio a longo prazo, acompanhemento social, maior investimento público e transparência nesse processo.
ⓘ
Implantação de banheiros e pias químicos aos feirantes
20/04/2021 • • Sé
Implantação de banheiros e pias químicos aos feirantes (e ambulantes) nas feiras livres (e na ausencia delas) existentes em todos os territórios das subprefeituras, com o objetivo dar mais conforto e estrutura aos mesmos que usam os comércios e residências no entorno das feiras para fazer suas necessidades fisiológicas e lavar as mãos. Em 2013, o trio elétrico do AfroReggae, no Rio de Janeiro, instalou mictórios adaptados, onde a urina dos foliões era usada para movimentar um dínamo e gerar energia. A tecnologia funciona a partir da utilização de micróbios vivos, que se alimentam da urina para o seu próprio crescimento e manutenção, transformando diretamente o xixi em energia.
ⓘ
Construção de dutos com maior capacidade escoamento de água
12/04/2021 • • Sé
Temos um grande problema nos períodos de chuva, nas regiões da Liberdade (Glicério), Vale do Anhangabaú e no entorno do Terminal Bandeira com grandes alagamentos nessas regiões. Portanto é fundamental a construção de dutos com maior capacidade escoamento de água, calçadas permeabilizantes e outros meios para solucionar esses problemas de alagamentos que persistem a décadas.
ⓘ
Implementação de CRESANS
02/05/2021 • • Sé
Implantar pelo menos 1 Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (CRESANS) na região aproveitando as estruturas já existentes nos territórios como mercados e ou sacolões municipais; Implantar cozinhas comunitárias nos CENTROS DE REFERÊNCIA EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (CRESANS), nos mercados municipais e nos CEUS alcançando pelo menos 1 Cozinha Comunitária na Subprefeitura ao final de 2024
ⓘ
Reforma da Praça Ragueb Chohfi
02/05/2021 • • Sé
Reforma da Praça Ragueb Chohfi, com a ampliação da área para pedestres para conectar os "pedaços" da praça que estão cortados por trechos para automóveis.
Seguindo o modelo que foi feito no Largo do Arouche, poderia reduzir o fluxo e velocidade de veículos, nivelando a rua com a calçada da praça.
É um ponto importante para o comércio, na medida em que liga o Terminal Parque Pedro II à Rua 25 de Março, bem como é uma das poucas áreas verdes de descanso na região, com um monumento histórico que precisa ser preservado.
ⓘ
Instalação de bases móveis da CGM
21/04/2021 • • Sé
Aumento do efetivo da GCM na região do centro. Minha proposta é instalar bases móveis em locais estratégicos do centro expandido, a fim de aumentar a segurança dos moradores e transeuntes. Na região da Praça da República, Av. Ipiranga e Av. São Luís é comum roubos de celular, à luz do dia, feito por jovens de bicicleta. Além disso, ocorrem muitos furtos de semáfaros de pedestres e tampas de bueiros, prejuízo enorme à prefeitura. Também é uma região que está muito impactada por traficantes e usuários de drogas, gerando insegurança aos que convivem com esta realidade. Enfim, uma região historicamente importante para a cidade que está degradando rapidamente, infelizmente.
ⓘ
Projetos para a zeladoria e limpeza urbana
27/04/2021 • • Sé
Os projetos para a zeladoria e limpeza urbana precisam ser mais inteligentes. Especificamente na região da Liberdade, Bela Vista, e Sé, ao que parece a limpeza urbana é feita por último, em um verdadeiro trabalho de enxugar gelo.
A minha proposta é aumentar a coleta diária dos sacos de resíduos que permanecem dias nas calçadas, sendo rasgados por moradores de ruas , cães abandonados e levados por enxurradas. Além disso, reforço na varrição das ruas, e a implementação de conteineres em determinados pontos para descarte de lixo, acho que isso evitaria que muitos comércios e moradores colocassem lixo na rua, o que propicia sacos rasgados, acúmulo de lixos e sobretudo deterioração da região.
Sugiro também seja implementada operação cata-bagulho para retirar móveis , material de construção e toda sorte de descarte que não é passível de ser retirado pela coleta comum.
ⓘ
Retomada do projeto "Centro Aberto" na rua 25 de março e no Largo Pateo
25/04/2021 • • Sé
Retomada do projeto "Centro Aberto" na rua 25 de março e no Largo Pateo do Collegio+Rua Roberto Simonsen. Já houve planos de implantar essa recuperação de praças nos dois locais, mas já não constam mais no site da prefeitura.
Considerando o fato de serem localizações centrais, com grande passagem de pessoas, local de trabalho (comércio, empresas e repartições públicas) e áreas de atração turística, a revitalização traria grandes benefícios para a permanência e segurança pública - como os exemplos de sucesso nas praças São Bento e São Francisco.
ⓘ