ESTUDO DE IMPACTO DE TRÂNSITO E MELHORIAS NO ENTORNO DA AV GIOVANNI GRONCHI X AV PADRE LEBRET X AV MORUMBI X MARGINAL PINHEIROS
1) Adensamento populacional: a recente mudança do zoneamento das avenidas Morumbi e Flávio Américo Maurano como ZCOR3 trouxe maior número de estabelecimentos comerciais trouxe grande fluxo de carros sem melhorias na infraestrutura. Resultado: congestionamento, buracos, asfalto afundado, rotatórias quebradas, muros residenciais rachados, árvores derrubadas por caminhões, desrespeito a sinalização de trânsito de caminhões, ônibus em ruas estritamente residenciais e de baixa velocidade.
2) Desvalorização imobiliária: casas e prédios no bairro sendo altamente desvalorizadas e abandonados por conta deste desrespeito às regras de zoneamento residencial e aumento de trânsito e insegurança nesta região.
3)) Geração de tráfego e demanda por transporte público adequado ao local: congestionamentos no interior do bairro e falta de melhor estudo de trânsito nas grandes avenidas, e em ruas residenciais, causando danos às estruturas das casas.
Responsável
Existem Melhorias Viárias previstas para a região no PDE – Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (Mapas 8 e 9) e nos Planos Regionais das Sub Prefeituras. Além de propostas pontuais de nova circulação nas vias, priorizando a acessibilidade local e integrando os sistemas modais, propiciando uma melhoria no índice de mobilidade local. Das solicitações feitas, podem ser atendidas:
1. Implantação de Nova Faixa exclusiva na Av. dos Tajuras, sentido Centro, entre a Av. Oscar Americano e 100 m antes da Praça Deputado Dario de Barros;
Prevista implantação como parte do PDM (meta 48) – 0,45km de extensão
2. Implantação de Nova Faixa exclusiva na Av. dos Tajuras, sentido Bairro, entre a Praça Deputado Dario de Barros e a Rua Taques Alvim;
Prevista implantação como parte do PDM (meta 48) – 0,37km de extensão
3. Implantação de Nova Faixa exclusiva na Rua Camargo, sentido Marginal Pinheiros, entre a Av. Dr. Vital Brasil e a Praça Vicente Rodrigues.
Prevista implantação como parte do PDM (meta 48) – 0,37km de extensão
Sobre as faixas exclusivas - Recursos advindos do FUNDURB e FMDT. A execução das faixas exclusivas elencadas para compor a extensão definida na meta 48 do Programa de Metas é viabilizada por contratos de CET e SPTrans. CET é responsável pela implantação de sinalização vertical e, SPTrans, pela sinalização horizontal. Especificamente quanto à sinalização horizontal, o orçamento está vinculado a dotação de FMDT.
Número SEI: 6017.2021/0022561-4
Ações orçamentárias: 87.10.1100; 87.10.5391
Monitoramento atualizado para
Em andamento
Conclusão dos projetos de sinalização horizontal e vertical da faixa exclusiva da Rua Camargo. Atualização/revisão dos projetos de sinalização das faixas exclusivas da Av. dos Tajurás elaborado em 2021.
Monitoramento atualizado para
Em estudo/análise
Aguarda-se informações complementares da secretaria responsável.
Monitoramento atualizado para
Em andamento
"Avenida dos Tajurás: Conclusão das intervenções antecipada para novembro. Rua Camargo: projeto suspenso, em razão da necessidade de estudos detalhados para implementação de ciclovia. Obs.: Os valores empenhados e liquidados na ação 1100 envolvem recursos para a execução de outros serviços, relativos não apenas à implantação de faixas exclusivas." Valor empenhado: R$6.676.603,00 Dotação orçamentária: 87.10.110087.10.5391
Monitoramento atualizado para
Parcialmente concluída
Conclusão dos projetos de sinalização horizontal e vertical da faixa exclusiva da Rua Camargo. Atualização/revisão dos projetos de sinalização das faixas exclusivas da Av. dos Tajurás elaborado em 2021.
Imprescindible melhorar fluxo de trânsito no entorno
Precisa de estudos e melhorias urgentes na mobilidade e tráfego da região
A Giovanni com Rua Santo Américo, é um nó. Sem condição de acesso aos veículos vindo da Rua São Américo p entrar na Giovanni, já que a faixa de ônibus no horário de pico é proibida e os faróis com tempo inadequado,fazem o trânsito engarrafar após 18 hs.
É urgente estudo de trânsito da Avenida Giovanni Gronchi. O acesso à esta Avenida vindo do Morumbi, passa por ruas pequena, íngremes e com conversão difícil, causando demoras e riscos de acidentes. Após as 18:00hs o tempo de percurso nesta avenida chega a quadruplicar.
Excelente proposta. Os semáforos da Av. Giovanni são péssimos, abre um e fecha outro, devido a isso não anda NUNCA! Impossível sair a partir das 18h. Ruas muito estreitas, e ainda estacionam, piora tudo. Fora os carros abandonados que atrapalham tudo.
Muito trânsito
Proposta excelente
Outro ponto é o abandono do projeto da av Hebe Camargo, que se concluida poderia aliviar bem o fluxo na Giovanni.
Lembrando que nos dias de jogos e eventos no Estádio do Morumbi, todo o trânsito de autos, caminhões e onibus da av. Morumbi e Giovanni Gronchi, são desviados para as ruas estreitas , com topografia inadequadas da nossa ZER1 .
Verdade, um caos!
Sou moradora e subsindica do Residencial Morumbi e ha 2 anos vou frequentemente na prefeitura com o objetivo de conseguir este trabalho na nossa região. Coordeno um grupo de síndicos da região e estou buscando mais pessoas do bairro para juntos conseguirmos nos unir para ter este beneficio.
Quem quiser participar comigo para juntos com as lideranças do bairro conseguimos o trabalho na prefeitura podem me chamar no Instagram @rosymellooficial que podemos montar um grupo somente para isto. Consegui muitas coisas na prefeitura, mas e demorado e quanto mais pessoas se unirem fica mais facil. Juntos podemos conquistar muito na nossa Regiao.