Javascript não suportado 1153. Realizar um diagnóstico detalhado da rede de saneamento do bairro de Moema
Início
Voltar

1153. Realizar um diagnóstico detalhado da rede de saneamento do bairro de Moema

Simone Boacnin Simone Boacnin  •  28/04/2025  •  Vila Mariana  •  Código da proposta: 1153

Realizar um diagnóstico detalhado da rede de saneamento do bairro de Moema, identificando pontos de falha, subdimensionamento devido ao aumento populacional e execução das soluções para reparo e adequação da infraestrutura existente: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo das águas pluviais. 

Com o crescimento vertical e horizontal do bairro, especialmente nas áreas adjacentes à Avenida Ibirapuera, há uma pressão crescente sobre a rede de esgoto. Segundo o Plano Municipal de Saneamento Básico de São Paulo, áreas com alta densidade populacional, como Moema, enfrentam desafios relacionados ao esgotamento sanitário, necessitando de investimentos contínuos para garantir a eficiência do sistema 

A implementação desta proposta visa garantir a adequação da rede de saneamento de Moema às demandas atuais e futuras, promovendo saúde pública, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental para os moradores do bairro.

 

 

Compromisso

Realizar diagnóstico detalhado da rede de saneamento do bairro de Moema.

Esta proposta foi considerada viável após análise de recurso por SMUL, mediante as seguintes condicionantes:

(1) o diagnóstico será feito no âmbito do PMSAI e não como uma publicação isolada; (2) o recorte territorial mínimo a ser alcançado será o de distrito, conforme divisão administrativa da Prefeitura e disponível no portal GeoSampa; (3) o produto não acarretará impacto orçamentário extra no Orçamento 2026, tendo em vista que sua execução envolve apenas horas de trabalho de servidores da Prefeitura e uma parceria existente com a ONU-Habitat. 

 


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário

    Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

    Responsável

    Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL)

    • Análise de viabilidade técnica

      Inviável

      A Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio de sua Coordenadoria de Segurança Hídrica (COSH), está empreendendo esforços para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI), que conterá uma etapa específica de diagnóstico do território, dentro de uma leitura mais abrangente, com o objetivo de determinar prioridades, do ponto de vista do Município de São Paulo, para grandes intervenções que promovam o saneamento básico, incluindo infraestruturas de água, esgoto e drenagem e a gestão de resíduos sólidos. O diagnóstico detalhado e na escala específica de apenas um bairro depende da análise de fatores que fogem do escopo atual da Coordenadoria e, com isso, da Secretaria como um todo. Entende-se que essa análise depende de ações específicas da atual concessionária (Sabesp), não sendo possível construí-la apenas com os dados e informações disponíveis nesta Secretaria.

    • Análise de viabilidade orçamentária

      Inviável Prejudicado dado inviabilidade técnica

      Tendo em vista que a escala do diagnóstico proposto vai além do previsto para construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, não há o que se avaliar do ponto de vista orçamentário. 

    • Dados Complementares

    • Viabilidade final

      Inviável
Não há etapas definidas
Voltar para o Início