Javascript não suportado 3087. Revitalizar curso d'água Jurubatuba Mirim - II
Início
Voltar

3087. Revitalizar curso d'água Jurubatuba Mirim - II

Rosalia  Rosalia  •  11/05/2025  •  •  Código da proposta: 3087

REVITALIZAÇÃO CURSO D'ÁGUA JURUBATUBA MIRIM - II. Trata-se da continuação da proposta apresentada em 2023 e que foi considerada viável para o plantio de vegetação na área da escada hidráulica por onde passa o córrego Jurubatuba Mirim, e por todo seu percurso, no bairro da Aclimação. Passados dois anos, infelizmente, a proposta não se concretizou e entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 a escada hidráulica (que poderia ser um local de vista e audição do córrego) foi clandestina e irregularmente tampada com placas de concreto encontrando-se assim até o presente momento. A presente proposta visa a retirada das placas de concreto, a revitalização da área com o plantio de espécies nativas e adequadas, a implantação de elementos naturais filtrantes, a substituição do muro de alvenaria que veda a visão da escada às pessoas que passam pela rua Nilo, tudo para criar uma micro floresta de bolso, onde a população que passa pela área possa ouvir o riacho que corre sobre a escada e desfrutar do frescor promovido pela vegetação, visa ainda a proteção da fauna local consistente de várias espécies de pássaros que usam as imediações para pouso e alimentação, como por exemplo sabiás, maritacas, beija-flores, alma-de-gato, bem-te-vis, visa ainda a delimitação das áreas públicas que se encontram no entorno da escada hidráulica e terrenos vizinhos. Pretende-se com esse projeto piloto chamar a atenção da população para a possibilidade da regeneração da natureza em áreas urbanas e perto de si, assim como promover e multiplicar espaços que tornem a cidade mais humana e resiliente aos efeitos da emergência climática.

foto_execução_tamponamento_da_escada_hidráulica_29dez2023.jpg
foto_execução_tamponamento_da_escada_hidráulica_29dez2023.jpg

Justificativa

Vide análise de viabilidade


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Claudia Martins

    Muito importante revitalizar nossos córregos e seu entorno!

    Nenhuma resposta
    • MARIA ROSA LOMBARDI

      Imprescindível trazer a vista a visão e o som do corrego para que nos conscientizemos de que ele existe

      Nenhuma resposta
      • Rosanne Brancatelli

        Não podemos ir na contramão mão da natureza. Paises desenvolvidis abrindo seus rios tamponados. Os cursos de água naturais devem ser revitalizados, para o bem e recuperação das mudanças climáticas, trazendo frescor para a região. Soluções baseadas na natureza não erram. Total apoio a essa proposta.

        Nenhuma resposta
        • Fábio Lucio Sanchez

          O córrego Jurubatuba Mitim é o último curso dágua limpa que corre no Centro de São Paulo. Tem que ser revitalizado em nome de uma cidade que não pode se dar o luxo de desrespeitar seu território.

          Nenhuma resposta
          • Laurita Salles

            Fundamental tornar nossos cursos d'água locais de fruição e de proteção ao meio ambiente, e não de tamponamento e mais cimento ! Soluções baseadas na natureza - mais áreas de absorção da água e assim - maior prevenção contra enchentes!

            Nenhuma resposta

              Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

              Responsável

              Subprefeitura Sé

              • Análise de viabilidade técnica

                Inviável

                Trata-se de curso d’água que integra o Caderno de Bacia hidrográfica da Bacia do Córrego Aclimação, elaborado pela SIURB – Secretaria de Infraestrutura e Obras de São Paulo e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

                Os estudos e propostas de intervenção na região de influência do curso d’água Jurubatuba Mirim, constam da referida publicação, que pode ser acessada pelo link:

                https://drive.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/obras/arquivos/CBH_2023_Aclimacao.pdf

                Considerando-se que a intervenção proposta foge à competência desta Supervisão Técnica de Projetos e Obras e da Subprefeitura-Sé, propomos o encaminhamento desta demanda para análise e manifestação de SIURB, pela competência.

              • Análise de viabilidade orçamentária

                Inviável Prejudicado dado inviabilidade técnica

                Após a análise técnica realizado pela Supervisão Técnica de Projetos e Obras da Subprefeitura Sé orientando o encaminhamento para SIURB, nada mais resta a esta Supervisão de Finanças elaborar a viabilidade orçamentária da presente proposta, visto que não cabe a esta Supervisão e Subprefeitura Sé a análise da mesma.

              • Dados Complementares

              • Viabilidade final

                Inviável

                Inviável

              Códigos da proposta

              Número SEI: 6011.2025/0002315-3

              Responsável

              Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras

              • Análise de viabilidade técnica

                Inviável

                A manutenção da calha dos córregos, incluindo eventual implantação/adequação de paisagismo, bem como a fiscalização da ocupação ou implantação de estruturas irregulares na faixa sanitária é de responsabilidade da Subprefeitura local (Sé), conforme inciso I, V e VI, do artigo 1º, do Decreto nº 42.239, de 1º de agosto de 2002, que dispõe sobre a criação de Subprefeituras.

              • Análise de viabilidade orçamentária

                Inviável Prejudicado dado inviabilidade técnica
              • Dados Complementares

              • Viabilidade final

                Inviável

                Competência da Subprefeitura Sé.

              Não há nenhum recurso
            Não há etapas definidas
            Voltar para o Início