REVITALIZAÇÃO CURSO D'ÁGUA JURUBATUBA MIRIM - II. Trata-se da continuação da proposta apresentada em 2023 e que foi considerada viável para o plantio de vegetação na área da escada hidráulica por onde passa o córrego Jurubatuba Mirim, e por todo seu percurso, no bairro da Aclimação. Passados dois anos, infelizmente, a proposta não se concretizou e entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 a escada hidráulica (que poderia ser um local de vista e audição do córrego) foi clandestina e irregularmente tampada com placas de concreto encontrando-se assim até o presente momento. A presente proposta visa a retirada das placas de concreto, a revitalização da área com o plantio de espécies nativas e adequadas, a implantação de elementos naturais filtrantes, a substituição do muro de alvenaria que veda a visão da escada às pessoas que passam pela rua Nilo, tudo para criar uma micro floresta de bolso, onde a população que passa pela área possa ouvir o riacho que corre sobre a escada e desfrutar do frescor promovido pela vegetação, visa ainda a proteção da fauna local consistente de várias espécies de pássaros que usam as imediações para pouso e alimentação, como por exemplo sabiás, maritacas, beija-flores, alma-de-gato, bem-te-vis, visa ainda a delimitação das áreas públicas que se encontram no entorno da escada hidráulica e terrenos vizinhos. Pretende-se com esse projeto piloto chamar a atenção da população para a possibilidade da regeneração da natureza em áreas urbanas e perto de si, assim como promover e multiplicar espaços que tornem a cidade mais humana e resiliente aos efeitos da emergência climática.
Imprescindível trazer a vista a visão e o som do corrego para que nos conscientizemos de que ele existe
Não podemos ir na contramão mão da natureza. Paises desenvolvidis abrindo seus rios tamponados. Os cursos de água naturais devem ser revitalizados, para o bem e recuperação das mudanças climáticas, trazendo frescor para a região. Soluções baseadas na natureza não erram. Total apoio a essa proposta.
O córrego Jurubatuba Mitim é o último curso dágua limpa que corre no Centro de São Paulo. Tem que ser revitalizado em nome de uma cidade que não pode se dar o luxo de desrespeitar seu território.
Fundamental tornar nossos cursos d'água locais de fruição e de proteção ao meio ambiente, e não de tamponamento e mais cimento ! Soluções baseadas na natureza - mais áreas de absorção da água e assim - maior prevenção contra enchentes!