- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
3003
11/05/2025 • • Sé
Central de reciclagem e educação ambiental em áreas públicas do Bixiga
O Bixiga se tornou um lixão a céu aberto. Para amenizar o impacto ambiental, propomos a instalação de uma central de reciclagem e de educação socioambiental em áreas públicas do Bixiga. Há diversos locais que podem ser transformados em espaço para a reciclagem e compostagem, em um trabalho conjunto com a Subprefeitura da Sé e a Cooperativa de Catadores Autônomos Socioambientais (COOPCASA), que atua no território. Dentre os locais sugeridos estão: Av. 9 de Julho, 1324 (viaduto); Av. 23 de Maio (junto ao viaduto Condessa de São Joaquim); Av. 9 de Julho, 419 (área sem uso); Rua João Passalaqua (viaduto); Rua João Passalaqua, 167 (terreno sem uso próximo à av. Radial Leste); Rua Prof. Laerte Ramos de Carvalho, 43 (próxima a viaduto) e Rua Santo Antonio, 430.
ⓘ
2287
08/05/2025 • • Sé
DIMINUIR TEMPO DE VIAGEM - TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO.
Criar uma forma de diminuir o tempo de viagem dos ônibus. como fazer isso?
1.) criar mais corredores de ônibus.
2.) melhorar as saídas dos terminais. (um transporte chega perder até 28 minutos pra sair de dentro do terminal)
3.) melhorar os SEMARAFOS mudar o tempo de acordo com o fluxo.
4.) Mudar o processo de passagem gratuita (muitos idosos, PCD, mães com crianças, perdemos muito tempo no transporte porque o transporte está vazio mas os idosos as mães com crianças ficam na frente) que seja feito um estudo para que todos desça pela porta dos fundos.
5.) toda empresa que coloque mais ônibus nas horas de pico no sentido do pico. na parte da manhã que o coletivo sai do terminal principal TP, e a tarde que o coletivo esse extra começe n9 TS terminal secundário.
Instituto Surep
ⓘ
699
22/04/2025 • • Sé
Diante do acúmulo exponencial de resíduos sólidos nas ruas da Bela Vista, em que pese a varrição e coleta, proponho a instalação de contâineres de resíduos em algumas ruas do bairro. O alto volume de resíduos na região requer uma medida drástica. A população deposita os sacos em locais aleatórios, nem sempre o coletor consegue coletar 100% dos sacos porque muitos já estão rasgados, as ruas ficam lotadas de sacolinhas abertas fétidas, há infestação de bichos e mau cheiro. A Bela Vista virou um lixão a céu aberto.
ⓘ
2810
10/05/2025 • • Sé
Projeto de conscientização de direitos humanos
Este projeto visa promover a compreensão e respeito pelos direitos fundamentais de todos os indivíduos.
A proposta inclui a realização de rodas de conversas e palestras itinerantes. A ideia é fazer o tema literalmente rodar em todos os tipos de organizações existentes e que aderirem a ela em um primeiro momento. Depois a intenção é que ela se torne parte integrante de capacitações para novos profissionais nos mais diversos cargos dos servidores públicos assim como nas áreas de atuação privada. Pode entrar em escolas e universidades.
ⓘ
3307. Implantar "Banheiro Público Autolimpante"
01/06/2025 • • Sé
Esta proposta decorre da inclusão da deliberação do Conselho Municipal da Sé de 29/05/2025.
Banheiro Público Autolimpante
Objetivo: Ampliar e colaborar no serviço de limpeza, de saneamento básico, diminuindo odores em vias públicas evitando possíveis danos ou atos de vandalismo ao patrimônio público, garantido acesso a bens e serviços públicos e contribuindo para uma cidade sustentável.
Formato: projeto-piloto de implantação e operação assistida desse tipo de solução para avaliação de desempenho.
Justificativa: em razão da grande circulação de pessoas pelos bairros dos centros da cidade, seja transeuntes, trabalhadores, prestadores de serviços entre outros, a proposta segue modelo de outras capitais oferecendo banheiro público autolimpante, sustentável e com uso de energia solar, reuso de água ou aproveitamento da água da chuva, considerando em sua arquitetura e espaço, as normas de inclusão e acessibilidade ao público idoso e PCDs (pessoa com deficiência).
A iniciativa de implantar banheiro autolimpante é inspirado em experiências existentes em Paris (França) e nas cidades brasileiras de Florianópolis (SC) e Natal (RN).
Locais sugeridos: pontos de maior circulação e pontos de turismo na região: Pça da República, Praça e Estação da Liberdade/Japão, Pça Franklin Roosevelt, Parque Dom Pedro, Pça do Patriarca, Praça da Sé, Parque da Luz.
ⓘ
2192
07/05/2025 • • Sé
ÁREA ESCOLAR DE SEGURANÇA: Executar ações necessárias nas Áreas Escolares de Segurança como espaço de prioridade especial do Poder Público Municipal conforme determina a Lei 14.492 de 31 de julho de 2007 para proporcionar a tranquilidade de alunos, professores e pais de todos os bairros vinculados a subprefeitura. Conforme artigo 2o., as áreas objeto deste projeto são os currículos de raio correspondente a 100 ( cem) metros, com centro nos portões de entrada e saída das escolas e creches, nas quais deverão ser executadas medidas por órgãos municipais como subprefeitura e CET, para prevenir a violência e criminalidade, garantir mobilidade e acessibilidade e reduzir acidentes. Ações e medidas da referida Lei: 1- estudos técnicos e instalação de placas delimitando todas as áreas escolares de segurança; 2- Instalação/manutenção periódica de faixas de pedestres; 3- Adequar a iluminação de todo o entorno da instituição de ensino para inibir agentes criminais. 4- Manutenção sistemática das calçadas, bueiros e árvores; 5- Intensificar a fiscalização do comércio local existente, especialmente ambulantes. 6- impedir o uso da calçada de pedestres para circulação de bicicletas e motocicletas. Movimento pela Paz e Segurança.
ⓘ
3155. Duplicar a estrutura da UBS Cambuci, ampliar e modernizar os serviços
11/05/2025 • • Sé
CONSIDERANDO A NECESSIDADE URGENTE DA POPULAÇÃO DA REGIÃO DO CAMBUCI, PRECISAMOS QUE A ÚNICA UBS EXISTENTE TENHA SUA ESTRUTURA DUPLICADA E OS SERVIÇOS SEJAM AMPLIADOS E MODERNIZADOS
ⓘ
2592
10/05/2025 • • Sé
Revitalização humanizada das calçadas com empregabilidade sênior no Centro de São Paulo
A proposta visa promover a revitalização qualificada, humanizada e detalhada das calçadas da região central de São Paulo por meio de um programa de zeladoria preventiva, mapeamento de danos e fiscalização participativa executado por moradores da terceira idade que podem ser recrutados por meio de um programa de empregabilidade desse público.
Essa população, frequentemente afetada pela precariedade da infraestrutura de mobilidade, será capacitada e contratada em regime de trabalho ou bolsa-remuneração para monitorar o estado das calçadas, registrar danos e colaborar com os órgãos públicos na priorização das manutenções. O projeto une acessibilidade, inclusão produtiva e inovação urbana com foco na dignidade e no pertencimento.
Importante destacar que apesar das calçadas serem de responsabilidade dos imóveis com os quais fazem limite, a legislação tem algumas exceções, passando a responsabilidade para o poder público, entre elas as intervenções de urbanismo com interesse público maior, como requalificações urbanas, programas especiais ou quando há diretriz de acessibilidade ampla.
ⓘ
2606
10/05/2025 • • Sé
O projeto "Caminho do Cuidado Ouvidor-Roosevelt" propõe a criação de um espaço urbano que conecte a Ladeira do Ouvidor às escolas infantis da Praça Roosevelt, em São Paulo. A iniciativa busca promover o bem-estar, a inclusão, a sustentabilidade e a valorização da história e cultura local, inspirada na teoria das cidades do cuidado. O projeto envolve a implementação de intervenções urbanas em quatro eixos principais, denominados "Caminhos": Verde, Azul, Amarelo e Vermelho.
Caminho Verde: Aumento de áreas verdes com jardins de chuva e florestas de bolso.
Caminho Azul: Visibilidade dos rios subterrâneos, acesso à água potável e instalação de banheiros públicos acessíveis.
Caminho Amarelo: Promoção da acessibilidade universal com rampas, piso tátil, áreas de descanso e uma sala sensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Caminho Vermelho: Conexão de equipamentos culturais com sinalização histórica, mobiliário urbano para apresentações e criação de uma rede de colaboração entre espaços culturais. O projeto será desenvolvido em fases, com participação da comunidade e uso da plataforma "Participe+". O orçamento total estimado é de até R$ 2.000.000,00.
ⓘ
3166. Revitalizar e recuperar estrutura de drenagem da área do Pq. Aclimação
11/05/2025 • • Sé
REVITALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA ESTRUTURA DE DRENAGEM E DE TODA ÁREA DO PARQUE ACLIMAÇÃO
ⓘ