- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
1429
05/05/2026 • • Itaim Paulista
Solicito a recuperação do pavimento asfáltico, incluindo de guias e sarjetas em toda extensão, da Rua do Lago (trecho que dá continuidade à Rua Jean Lacome), Distrito do Itaim Paulista
Justificativa resumida:
O estado atual apresenta buracos, erosão nas laterais e falta de drenagem adequada. Dificultando o acesso de férias escolae e causando riscos a pedestres e veículos. A intervenção garante segurança, acessibilidade e valorização do bairro.
809
23/04/2026 • • Itaim Paulista
Readequação de espaço público.
Endereço:
Rua Felizardo Ribeiro Lisboa, 67
Justificativa:
O canteiro de obras onde trabalham as equipes da subprefeitura está em situação precária. As instalações e muros estão deteriorados, causando risco aos trabalhadores e munícipes que transitam próximo ao local.
627. Implantar o Programa Acompanhante de Idosos na Vila Curuçá
17/04/2026 • • Itaim Paulista
Sociedade civil / Fórum da Neurodiversidade PCD Local de Execução: Distrito de Vila Curuçá – São Paulo/SP
O distrito de Vila Curuçá apresenta crescimento populacional acelerado, impulsionado pela expansão imobiliária recente, com estimativa superior a 200 mil habitantes. Este aumento não foi acompanhado pela ampliação proporcional da rede de atenção à saúde, especialmente voltada à população idosa. Observa-se elevação significativa da demanda por cuidados continuados, em razão do aumento de doenças crônicas, limitações funcionais, isolamento social e vulnerabilidade socioeconômica entre idosos. A proposta está alinhada às diretrizes da Organização Mundial da Saúde sobre envelhecimento ativo e saudável, ao Estatuto do Idoso e à Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, além dos princípios do Sistema Único de Saúde, especialmente a integralidade do cuidado. Diante desse crescimento imobiliário no território é essencial esse serviço no DA do Curuça PAI (Programa Acompanhante de Idosos)? O PAI – Programa Acompanhante de Idosos é uma política pública da cidade de São Paulo, vinculada ao Sistema Único de Saúde, voltada ao cuidado domiciliar de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Ele atua principalmente com idosos que: Têm dificuldades de mobilidade ou autonomia Vivem sozinhos ou com pouco apoio familiar Possuem doenças crônicas ou limitações funcionais Estão em situação de vulnerabilidade social
2582
14/05/2026 • • Itaim Paulista
Solicito a criação de um a parque com brinquedos onde é localizada a comunidade de ocupação enfrente ao prédio do condomínio safira azul localizado na rua : Orminda pinto a frente do Ceu que esta sendo construído o bairro carece de lugares para a diversão das crianças a uma quadra mas a mesma encontra- se inutilizada por haver muitos usuários de entorpecentes Solicito a criação de um a parque com brinquedos onde é localizada a comunidade de ocupação enfrente ao prédio do condomínio safira azul localizado na rua : Orminda pinto a frente do Ceu que esta sendo construído o bairro carece de lugares para a diversão das crianças a uma quadra mas a mesma encontra- se inutilizada por haver muitos usuários de entorpecente.
210
08/04/2026 • • Itaim Paulista
ÁREA ESCOLAR DE SEGURANÇA: Executar ações necessárias nas Áreas Escolares de Segurança como espaço de prioridade especial do Poder Público Municipal conforme determina a Lei 14.492 de 31 de julho de 2007 para proporcionar a tranquilidade de alunos, professores e pais de todos os bairros vinculados a subprefeitura. Conforme artigo 2o., as áreas objeto deste projeto são os currículos de raio correspondente a 100 (cem) metros, com centro nos portões de entrada e saída das escolas e creches, nas quais deverão ser executadas medidas por órgãos municipais como subprefeitura e CET, para prevenir a violência e criminalidade, garantir mobilidade e acessibilidade e reduzir acidentes. Ações e medidas da referida Lei:
- Estudos técnicos e instalação de placas delimitando todas as áreas escolares de segurança;
- Instalação/manutenção periódica de faixas de pedestres;
- Adequar a iluminação de todo o entorno da instituição de ensino para inibir agentes criminais;
- Manutenção sistemática das calçadas, bueiros e árvores;
- Intensificar a fiscalização do comércio local existente, especialmente ambulantes;
- Impedir o uso da calçada de pedestres para circulação de bicicletas e motocicletas;
Solicito estudos técnicos e a aplicação na íntegra.
Caso esta proposta seja aprovada pelo CPM, não irá onerar o Orçamento Cidadão, deve ser executada com orçamento próprio, conforme feito na Subprefeitura da Mooca em 2025. Movimento Pela Paz e Segurança
1128
29/04/2026 • • Itaim Paulista
CRIAÇÃO DE UM CCA PROXIMO AOS CONJUNTOS HABITAIONAIS GUAIANASES- PROXIMO A RUA ORMINDA PINTO Nº 10
Os moradors do conjunto Habitacionas deste local não tem onde deixar seus fllhos, criança saem da escolas iria estar protejodos. e ficam trancados em casa vendo tv, muitas maes deixa seu filhos sozinhos, porque não tem onde ficar apos voltares da escola.. Muitas maes deia seus filhos sozinhos em casa e muitos ficam na rua, que é bastante perigoso este espaço de CCA, iria acolher as rianaças. Tambem temos maes que querem trabalhar fora mas não com quem deixar seus filhso e estes espaços iria colaborar em muito para que mas mae possa trabalhar com transquilidade sabendo que seu filhos estaõ protegisos.
1986
10/05/2026 • • Itaim Paulista
Itaim Protegido: Parque Linear e Drenagem Sustentável contra Enchentes
Eixo Temático: Zeladoria, Meio Ambiente e Infraestrutura
Descrição da Proposta: A proposta foca na recuperação das margens dos córregos da região e na implementação de soluções de infraestrutura verde para mitigar o problema crônico de alagamentos no Itaim Paulista. O projeto contempla:
-
Implantação e Requalificação de Parques Lineares: Criação de áreas de lazer e preservação nas margens dos córregos, com pistas de caminhada, ciclovias e plantio de árvores nativas, impedindo a ocupação irregular e o descarte de lixo nas encostas.
-
Infraestrutura de Drenagem (Jardins de Chuva): Instalação de jardins de chuva e calçadas drenantes em pontos críticos de alagamento para aumentar a absorção da água pelo solo, aliviando a carga sobre as galerias pluviais.
-
Limpeza e Desassoreamento Mecanizado: Cronograma intensivo de limpeza de bueiros e desassoreamento dos córregos locais antes e durante o período de chuvas, com a instalação de "barreiras de contenção de resíduos" para evitar que o lixo chegue aos rios.
-
Iluminação e Monitoramento: Instalação de iluminação em LED e câmeras de segurança ao longo dos novos parques lineares para garantir o uso da comunidade e coibir o descarte irregular de entulho.
2128. Reformar a infraestrutura de equipamento comunitário
11/05/2026 • • Itaim Paulista
PROPOSTA: REFORMA E MANUTENÇÃO DO ESPAÇO DO GRUPO DE MÃES DEUS E AMOR
Local: Associação Grupo de Mães Deus e Amor Endereço: Rua José Cardoso Pimentel, 734
Objeto da Proposta: Reforma e manutenção da infraestrutura do equipamento comunitário utilizado pela Associação Grupo de Mães Deus e Amor.
Justificativa: O espaço realiza importante atendimento social e comunitário para moradores do território, promovendo atividades gratuitas voltadas ao bem-estar, inclusão social, saúde e fortalecimento da comunidade.
Atualmente, o local atende crianças, idosos, mulheres e pessoas com deficiência (PCD), oferecendo atividades e serviços como: • aulas de zumba; • capoeira; • corte e costura; • entrega de leite; • atendimento psicológico para idosos, crianças e PCDs; • ações sociais e comunitárias.
A reforma e manutenção do espaço são necessárias para garantir melhores condições de atendimento à população, segurança estrutural, acessibilidade, conforto e continuidade das atividades realizadas no equipamento.
Objetivo: Fortalecer as ações sociais desenvolvidas pela Associação Grupo de Mães Deus e Amor, garantindo infraestrutura adequada para ampliação e manutenção dos serviços prestados à comunidade local.
Solicitação: • reforma estrutural do espaço; • manutenção elétrica e hidráulica; • adequação de acessibilidade; • pintura e revitalização do equipamento; • melhorias nos ambientes utilizados para atendimento e atividades comunitárias.
789. Revitalizar a área da Rua Felizardo Ribeiro de Souza
22/04/2026 • • Itaim Paulista
Revitalização da área da Rua Felizardo Ribeiro de Souza, nº 67.
Endereço: Rua Felizardo Ribeiro de Souza, 67.
Justificativa: Local degradado e precisa de revitalização do espaço.
787
22/04/2026 • • Itaim Paulista
Ecoponto, coleta de resíduos, propostas de sustentabilidade e ampliação da rede.
Endereço: Rua Amanhece (área pública).
Justificativa: Ampliação da rede nas regiões (Robru, Vila Conceição, Dom João Nery, Água Vermelha).