- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
1430
05/05/2026 • • Lapa
Viabilidade técnica dos projetos do orçamento cidadão: que seja rigorosa antes da aprovação, evitando que projetos já considerados viáveis sejam posteriormente inviabilizados. Retomar a participação da população na votação dos projetos, com regras claras, como a limitação de um voto por CPF, evitando distorções que favoreçam grupos específicos. Ampliar a transparência do Orçamento Cidadão, criando automaticamente processos no sistema SEI para cada projeto desde a destinação dos recursos, permitindo acompanhamento público desde o início.Garantir que os recursos remanescentes do Orçamento Cidadão sejam de uso e indicação exclusiva do Conselho Participativo Municipal. Caso Subprefeituras ou Secretarias tenham projetos, que sejam apresentados dentro da plataforma do Orçamento Cidadão, respeitando o cronograma oficial, para análise do Conselho Assegurar que os recursos do Orçamento Cidadão não sejam utilizados para complementar emendas parlamentares.
(proposta excede número de caracteres, ver documento anexo).
3294. Revitalizar a Praça Pedroso Baião no Jaguaré
15/05/2026 • • Lapa
Revitalização da Praça Pedroso Baião, localizada no bairro do Jaguaré, considerando avaliação para a instalação de rampas e calçamento plano para idosos e cadeirantes, Iluminação Pública - Substituição por lâmpadas de LED para aumentar a segurança noturna, implantação de um playground infantil seguro e equipamentos de academia ao ar livre, além de repaisagismo e plantio de vegetação rasteiro, bem como novas árvores, área de sol e descando à sombra.
3103
15/05/2026 • • Lapa
Ampliação do Parque Orlando Villas-Bôas – Incorporação de Terreno Lindeiro – Vila Leopoldina - Terreno público contíguo ao Parque Orlando Villas-Bôas Ampliar o Parque Orlando Villas-Bôas anexando terreno público ocioso ao lado. Implantar pet place, PIE para recicláveis e área de descanso. Objetivo: eliminar ponto de descarte irregular e aumentar área verde de lazer na Vila Leopoldina.
JUSTIFICATIVA O terreno lindeiro ao Parque Orlando Villas-Bôas está ocioso e gera insegurança e descarte irregular. A incorporação ao parque resolve zeladoria, pois terreno poderia ter manutenção da SVMA; Parque não tem pet place nem ponto de descarte, remove ponto cego colado ao muro do parque e teria baixo impacto usando portaria e equipe já existentes
OBJETIVOS Integrar: Remover muro/grade e unificar visualmente ao parque Ampliar lazer: Instalar pet place 200m² e área de piquenique Serviço ambiental: Implantar PIE dentro do parque para entulho até 1m³ e recicláveis Segurança: Estender iluminação e ronda do parque para nova área
PRINCIPAIS ITENS SOLICITADOS Integração: Demolição de muro e novo paisagismo contínuo Pet place: Cercado, obstáculos, bebedouro, dentro da área do parque PIE: 3 caçambas, guarita e acesso próprio pela rua, isolado por barreira verde Iluminação: Extensão da rede de LED do parque Mobiliário: 6 bancos e 4 lixeiras no padrão do parque
IMPACTO ESPERADO Ganho de 800m² a 1.500m² de área útil ao Parque Orlando Villas-Bôas
Fim do descarte irregular colado ao parque Atendimento à demanda por espaço pet na Vila Leopoldina Parque vira referência em sustentabilidade com ponto de entrega
2443
13/05/2026 • • Lapa
PLANTIO DE NOVAS ÁRVORES EM TODAS AS REGIÕES DO JAGUARÉ, CONFORME ESTUDO FEITO PELA SAJA-ASSOC. DOS MORADORES DO JAGUARÉ.
1302
03/05/2026 • • Lapa
O projeto Espaço Vivo Lapa propõe a revitalização e ativação de praças e viadutos na região da Lapa/Sumaré, por meio de intervenções urbanas e atividades comunitárias itinerantes.
A iniciativa combina ações de zeladoria, como pintura, organização e melhoria dos espaços, com a realização de atividades esportivas, recreativas e educativas, promovendo o uso positivo e contínuo dessas áreas públicas.
Nas praças, serão realizadas atividades voltadas para crianças e famílias, como oficinas de slackline, circuito de arvorismo infantil e ações de convivência comunitária.
Nos viadutos, serão promovidas atividades de rapel esportivo com acompanhamento de instrutores certificados, seguindo protocolos de segurança, incentivando o uso responsável e organizado desses espaços.
O projeto contempla intervenções nos seguintes locais: Praça Ana Maria Popovic, Praça Casa da Colina, Viaduto Lapa, Viaduto Antártica e Viaduto Pompéia.
Os recursos serão destinados principalmente à aquisição de materiais para revitalização urbana, jardinagem, equipamentos esportivos e estrutura de apoio, garantindo a execução das atividades com qualidade e segurança.
A proposta busca transformar espaços públicos subutilizados em ambientes ativos, seguros e integrados à comunidade, promovendo convivência social, inclusão, prática esportiva e valorização do território.
3014
15/05/2026 • • Lapa
Praça Dr. Vicente Tramonte Garcia
1. Apresentação do Projeto
O projeto “Circo na Praça” tem como finalidade transformar a Praça Dr. Vicente Tramonte Garcia e demais Praças da Subprefeitura da Lapa, em um espaço contínuo de cultura, convivência, formação cidadã e fortalecimento comunitário por meio de atividades circenses regulares voltadas para crianças, adolescentes, adultos e famílias.
Autoras da Proposta:
Maria Ismeria Nogueira Santos,
Maria Ismeria Xavier Pereira do Valle,
Heloisa Helena Baptistella Casagrande.
2657
14/05/2026 • • Lapa
A proposta prevê a implantação de uma alternativa de travessia segura, acessível e integrada para pedestres e ciclistas entre a Rua William Speers e a Rua John Harrison, na região do túnel Toca da Onça, na Lapa de baixo.
Atualmente, a passagem subterrânea conecta de forma estratégica essas duas vias e é utilizada diariamente por milhares de pessoas que circulam entre áreas residenciais, comércio, serviços, pontos de ônibus e estação de trem.
Apesar de sua importância para a mobilidade da região, o local apresenta problemas históricos de insegurança, iluminação insuficiente, acessibilidade precária e vulnerabilidade em períodos de chuva intensa e alagamentos, comprometendo a circulação e a segurança da população.
Mesmo com melhorias previstas no projeto de requalificação urbana da região, ainda não existe uma alternativa de travessia mais segura, acessível e eficiente para pedestres e ciclistas.
A proposta também dialoga com as diretrizes previstas no Caderno de Drenagem das Bacias da Lapa, considerando soluções urbanas voltadas à mitigação de alagamentos, qualificação ambiental e adaptação climática da região.
Entre os objetivos da proposta estão:
* ampliar a segurança da travessia; * garantir acessibilidade universal; * oferecer alternativa em situações de enchente; * melhorar a mobilidade ativa de pedestres e ciclistas; * fortalecer a integração entre moradia, comércio e transporte público; * contribuir para soluções urbanas mais seguras, inclusivas e sustentáveis.
2437
13/05/2026 • • Lapa
REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA PORTO CARRERO, COM CONSTRUÇÃO DE PISTA DE COOPER . PLANTIL DE NOVAS ÁRVORES E INSTALAÇÃO DE NOVOS GRAMADOS.
3143. Implantar contêineres de reciclagem criativa na Vila Leopoldina
15/05/2026 • • Lapa
Proposta: Contêineres de Transformação de Recicláveis VL Leopoldina. Prevê implantação de conteiner para abrigar oficina para transformação de recicláveis, voltados à capacitação prfissional, geração de renda, inclusão produtiva e valorização humana pela econ. circular. O projeto busca mostrar que o residuo deixa de ser lixo e passa a ser matéria prima de valor agregado transformando reciclados em oportunidade, pertencimento e dignidade. O conteiner poderá ser instalado em espaço cedido pelo ETSP/CEAGESP, por meio de articulação e parceria com Organizações da Soc. Civilque desenvolvem projetos voltados a pessoas em vulnerabilidade social no território (Assoc. Aviva, ASCOM, Inst. Rogacionista e É de Lei)Todos menos a Aviva, utilizam espaços cedidos pelo CEAGESP, estando plenamente integrados à execução de políticas públicasde atendimento a população vulnerável das regiões da Leopoldina e Lapa. Esse espaço conteiner, funcionará como oficina maker sustentável e laboratório comunitário de reciclagem criativa. Serão equipados com:trituradora de plástico, extrusora para filamento de reciclados, presnsa térmica, maquina de modelagem de plástico, impressora 3D, ferramentas de marcenaria plástica e bancada de trabalho. Materiais como PET, tampinhas, emb. plásticas poderão ser transformados em vasos, brinquedos educativos, luminárias, lixeiras, jardineira e mobiliário urbano para uso da propria comunicade com baixo custo. A administração deste mini centro de recicláveis poderá ser realizada pelas OSCs parceiras. Para operação segura dos equipamentos, serão solicitados cursos junto aos fabricantes e fornecedores e instituições com experiencia em reciclagem criativa, fabricação digital e economia circular.
3083. Revitalizar a Praça Pedro Signoretti
15/05/2026 • • Lapa
Revitalização da Praça Pedro Signoretti – R. Pedro Gonçalves Parente
Reforma completa da praça com foco em segurança e lazer.
Principais intervenções: Iluminação em LED + câmeras, Playground acessível com piso emborrachado, Academia ao ar livre para idosos, Novos bancos, mesas de jogos e lixeiras, Paisagismo, poda e calçadas com acessibilidade
Hoje, a Praça tem iluminação precária, mobiliário quebrado e falta de equipamentos. A obra devolve segurança e convivência para famílias, crianças e idosos da região.
Impacto: Mais segurança, mais famílias na praça, valorização do bairro e espaço para ações da UBS/Escola.