- Cartões
- Lista
Download das propostas abaixo (csv)
1847
08/05/2026 • • Pinheiros
Necessitamos de luminação de pedestre na Av. Paulo VI, pois a área tem um grande fluxo de pedestres que visam acessar a estação de metro Sumaré, os pontos de ônibus da área, moradores. Inexiste iluminação suficiente e ocorrem assaltos, assédios, há sensação de insegurança, medo que aflige a população que circula na área. A iluminação de pedestre ou iluminação pedonal, é uma solução focada na segurança e conforto de quem circula a pé além de mostrar atenção e cuidado para com o municipe.
2107
11/05/2026 • • Pinheiros
CONTRATAÇÃO DE ASSESSORIA TÉCNICA PARA FORMULAÇÃO DE PLANO DE BAIRRO PARA SUBPREFEITURA DE PINHEIROS, Distrito de ALTO DE PINHEIROS - São Paulo, Capital.
PRECEDENTE LEGAL (JURISPRUDÊNCIA): Proposta equivalente submetida pela subprefeitura de pinheiros já aceita, conforme a seguir https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/budgets/6/investments/13211
ESCOPO DE TRABALHO: 1. PESQUISA E LEVANTAMENTO DE DADOS (MÊS 1 E 2): 2. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL (MÊS 3): 3. ETAPA PARTICIPATIVA (MÊS 4-9): 4. ETAPA 4: CONSOLIDAÇÃO DE DADOS (MÊS 9 E 10) 5. ETAPA 5: DESENHO DE PLANO DE BAIRRO (MÊS 8 A 11) 6. APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE RESULTADOS (MÊS 12)
CUSTOS - Custos estimados: R$ 1,2 milhões de reais (incluem reuniões mensais com grupo de trabalho da Subprefeitura, e apoio secretarial e documental de apoio a gestão correspondente).
3131. Revitalizar a Praça Waldir Azevedo
15/05/2026 • • Pinheiros
Projeto: Revitalização da Praça Waldir Azevedo
Local: Praça Waldir Azevedo, Vila Ida / Alto de Pinheiros
Público: Moradores da Vila Ida, Alto de Pinheiros e entorno. Crianças, jovens, adultos e idosos.
2. Justificativa
A Praça Waldir Azevedo é referência na região, mas enfrenta problemas de iluminação fraca, mobiliário degradado, falta de acessibilidade e áreas de lazer desatualizadas. Hoje é pouco usada à noite e gera sensação de insegurança.
3. Objetivos
1. Segurança: Melhorar iluminação e visibilidade noturna.
2. Lazer para todos: Requalificar playground e academia.
3. Acessibilidade: Garantir piso nivelado, rampas e mobiliário inclusivo.
4. Principais Intervenções
- Iluminação: Troca por LED com sensor + novos postes para eliminar pontos escuros.
- Playground: Brinquedos modernos em madeira plástica.
- Academia ao ar livre: Equipamentos para exercícios com orientação de uso.
- Acessibilidade: Rampas, piso tátil direcional e bancos com encosto/braços.
- Paisagismo: Plantio de mudas nativas, canteiros com flores e jardim de chuva.
- Mobiliário: Bancos novos, lixeiras para coleta seletiva e bicicletário.
- Cultura/Lazer: Espaço plano multiuso para eventos, aulas e feiras do bairro.
- Sinalização: Placa com nome da praça, homenagem a Waldir Azevedo e regras de uso.
5. Resultados Esperados
1. Aumento da frequência de famílias e idosos na praça, inclusive à noite.
2. Redução da sensação de insegurança e vandalismo.
3. Melhora do microclima com mais sombra e drenagem da água da chuva.
6. Participação da Comunidade
2263
12/05/2026 • • Pinheiros
Piloto de Mapeamento Inteligente de Buracos e Irregularidades do Asfalto em Pinheiros
Implantar um piloto tecnológico na região de Pinheiros para identificar automaticamente buracos, remendos mal executados, afundamentos, desníveis e outras irregularidades no asfalto, usando câmeras, sensores, geolocalização e integração com sistemas da Prefeitura. A proposta busca agilizar a identificação dos problemas, direcionar automaticamente as correções para a Prefeitura ou concessionária responsável e criar um modelo de manutenção viária inteligente que possa ser expandido para outras regiões da cidade.
2511
14/05/2026 • • Pinheiros
REALIZAR UM CAMPEONATO DE FUTEBOL PARA PESSOAS LGBTQIAPN+
Fazer um campeonato de futebol amador para pessoas dos gênero LGBTQIAPN+
Que seja executado em todos os C.E.L e CDC dos distritos. Queremos fazer a inclusão social.
A sigla LGBTQIAPN+ representa a diversidade de orientações sexuais, identidades de gênero e características sexuais de uma comunidade que luta por direitos e igualdade. Ela abrange lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não-binários e mais. O "+" simboliza a inclusão de outras identidades não listadas.Significado de cada letra:L (Lésbicas): Mulheres que sentem atração sexual/afetiva por outras mulheres.G (Gays): Homens que sentem atração sexual/afetiva por outros homens.B (Bissexuais): Pessoas que sentem atração por mais de um gênero (homens e mulheres).T (Transgêneros/Travestis): Pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao nascer.Q (Queer): Pessoas que fogem do padrão heteronormativo e cisgênero, abrangendo identidades que questionam as normas de gênero.I (Intersexo): Pessoas com características biológicas sexuais (cromossomos, genitais) que não se encaixam no binário masculino/feminino.A (Assexuais/Arromânticos): Pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual.P (Pansexuais): Pessoas que sentem atração afetiva/sexual por outras, independentemente do gênero.N (Não-binárias): Pessoas que não se identificam exclusivamente como homem ou mulher, situando-se fora do padrão binário.+ (Mais): Inclui todas as outras formas de sexualidade e identidade de gênero não mencionadas.
A sigla evolui com o tempo para garantir que diferentes vivências sejam reconhecidas e acolhidas, promovendo visibilidade e luta contra o preconceito
2542
14/05/2026 • • Pinheiros
BANCOS DAS PRAÇAS
"Sou pai de pcd, tenho um filho com paralisia, o apelido dele é AUXILIAR DE PALCO, e um programa que o Heitor Amancio curte é me auxiliar nas propostas do orçamento cidadão"
nesse auxílio que o Heitor Amancio faz quando andamos por são paulo frequentamos praças, é onde eu sento para que ele possa se alimentar, descansar, ver o movimento das pessoas e animais, nesses momentos as vezes ele se alimenta toma água, e sempre nessas paradas ele quer sair da cadeira e ficar no meu colo, pra nós é bom, muito bom esse momento, mas o desconforto para eu, é gigante, porque muitas, muitas, muitas das nossas praças nao tem encosto nos bancos.
Então sabemos o quão difícil é para você que nao tem filho pcd e senta com ele no banco da praça, pra vc que nao frequenta e se senta nos bancos das praças. então reserve um dia 30 minutos, nao to pedindo muito, e va ate uma praça curtir sentado em um banco vendo o movimento dos carros das pessoas dos animais, e use um banco sem encosto. Assim vc vai ter empatia vai saber do que estou falando e vai sentir o que eu sinto.
A paralisia cerebral quadriplégica espástica (CID G80.0) é a forma mais grave de paralisia cerebral, caracterizada por rigidez muscular extrema (espasticidade) nos quatro membros, tronco e, frequentemente, na face. Causada por danos cerebrais antes, durante ou logo após o nascimento, provoca limitações motoras severas, dificuldades na fala e deglutição, exigindo suporte contínuo e tratamentos multidisciplinar.
Então essa proposta é que todos os bancos das praças tenha encosto, para que todos nós frequentadores de praças possamos ter um momento de conforto ao nos sentarmos
2371
13/05/2026 • • Pinheiros
Solicitamos implantação e reposição de lixeiras em áreas de grande circulação, como avenidas e praças da região.
2262
12/05/2026 • • Pinheiros
Piloto Pinheiros Seguro: Rede Inteligente de Câmeras Integradas ao Smart Sampa
Piloto Pinheiros Seguro: Rede Inteligente de Câmeras Integradas ao Smart Sampa — Implantar um piloto de segurança urbana inteligente na região de Pinheiros, com integração de câmeras públicas e privadas ao Smart Sampa, uso de inteligência artificial e georreferenciamento para apoiar a prevenção, identificação e resposta a ocorrências. A proposta busca ampliar o monitoramento de áreas com maior circulação de pessoas, melhorar o acionamento da GCM e criar um modelo tecnológico que possa ser expandido para outras regiões da cidade.
3114
15/05/2026 • • Pinheiros
Substituição dos veiculos automotivos a combustao, utilizados pela Prefeitura Municipal de Sao Paulo (PMSP) e pelas empresas e concessionárias de obras e serviços.
Migrar e promover incentivos ao uso de veículos elétricos, menos poluentes e silenciosos pela Prefeitura Municipal de Sao Paulo (PMSP) e pelas empresas e concessionárias de obras e serviços.
Meta: Retirar de uso, os veículos å combustão até 2030.
2998. Criar o Espaço Memória Viva de Pinheiros e Parque Social de Serviços
15/05/2026 • • Pinheiros
Projeto Espaço Memória Viva de Pinheiros e Parque Social de Serviços - O projeto propõe a ocupação qualificada de um galpão público no terreno da Subprefeitura de Pinheiros para se converter no Espaço Memória Viva. Sob essa perspectiva, o galpão deixa de ser apenas um suporte físico e passa a ser parte essencial do conteúdo. Sua materialidade, seus múltiplos usos anteriores e sua inserção urbana tornam-se os primeiros elementos narrativos, testemunhando as transformações que moldaram o bairro. Para garantir a excelência dessa visão, o projeto prevê um plano curatorial participativo, no qual a construção do acervo envolverá ativamente a população. A execução técnica será garantida pela contratação de especialistas em museologia e museografia, consolidando o espaço como um polo dinâmico para o atendimento a escolas, realização de exposições e eventos.