Processo de consulta pública
Código da proposta: 29
Na Meta 67, incluir a iniciativa de "Criar programa de assistência técnica para iniciativas de compostagem comunitária."
A compostagem comunitária é algo crescente na cidade de São Paulo, inclusive com a realização do 1º Encontro de Práticas de Compostagem da Cidade de São Paulo em 2019. Todavia, os diversos núcleos estão dispersos e ainda desassistidos para tal ação, um desperdício de potencial educativo para mudança na forma que encaramos os resíduos orgânicos da cidade.
ajuda a mitigar a emissão de gases de efeito estufa,ppte o metano dos aterros sanitários
Apoiado, concordo com o comentário de Nina Orlow
Composteiras comunitárias já são realidade em muitas cidades no mundo. Possibilitam redução significativa de matéria prima desperdiçada na forma de resíduos e o trabalho comunitário permite troca de informações, mudança de comportamento inclusive diálogos de como podemos ter soluções para atender as prioridades da Lei PNRS - a não geração, redução e reaproveitar. Muitas cascas que são descartadas e poderiam ser aproveitadas como alimentos. Na atividade de compostagem coletiva é momento de muita riqueza com troca de conhecimento e divulgação de boas práticas, como a que a Prefeitura já fez inclusive com geração de renda. http://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-promove-aula-de-aproveitamento-integral-de-alimentos. Nesse momento de pandemia - é essencial. Compostagem comunitárias e hortas comunitárias.
O apoio das Subprefeituras e da AMLURB é fundamental para a continuidade das composteiras comunitárias. A subprefeitura apoiando nas escolhas dos locais, fornecendo serrapilheira, e a AMLURB nas questões técnicas.