Javascript não suportado 3º Plano de Ação em Governo Aberto - revisão dos compromissos e marcos
Início
Voltar

3º Plano de Ação em Governo Aberto - revisão dos compromissos e marcos

Descrição

O 3º Plano de Ação em Governo Aberto será formado, inicialmente, por 4 (quatro) compromissos assumidos pela Prefeitura para promover a abertura do governo na cidade, fortalecendo ações de transparência, responsabilização e prestação de contas (accountability), participação social e inovação e tecnologia na Prefeitura de São Paulo.
As etapas de cocriação, implementação e avaliação do 3º Plano de Ação são conduzidas pelo Fórum de Gestão Compartilhada, órgão colegiado formado por representantes do governo e da sociedade civil.

Na reta final do processo de cocriação, abre-se esta consulta pública para que a população possa seguir contribuindo para a definição de compromissos que sejam efetivos e legítimos (isto é, que resultem em entregas reconhecidas e apropriadas pela comunidade paulistana) na resolução de desafios coletivos (como a pandemia de COVID-19), de planos municipais e de políticas finalísticas. Os compromissos devem gerar ganhos cumulativos, com entregas ágeis e escalonadas (compromissos e marcos realizáveis entre 1 e 3 anos).
Leia o Manifesto da cocriação do 3º Plano de Ação.

Nesta Consulta Pública, convidamos toda a comunidade paulistana a:

De 12 a 18 de agosto: Revisar a redação dos compromissos e marcos do 3º Plano de Ação, para posterior análise técnica e jurídica das secretarias responsáveis.

Nesta consulta pública não será possível propor novos compromissos e marcos, pois já estamos na etapa final de cocriação do Plano. Contudo, haverá nova consulta pública para levantamento de possível novo compromisso em breve.
Acompanhe as etapas anteriores e futuras do processo de cocriação do Plano: https://bit.ly/3PlanodeAção


Sugestões para o documento

Sugestões sobre Ver no documento

1.1. Marco

Instituir Grupo de Trabalho para implementar a padronização da instrução de processos de licitações e contratações no Sistema Eletrônico de Informações - SEI, de acordo com a regulamentação vigente.

3 sugestões

Estabelecer processos de contratações da Secretaria Municipal de Cultura de acordo com a publicação no SEI em eventos culturais e páginas dos equipamentos culturais.

Revisar
 •  lucilladias

Sugiro que disponibilizem qual é a regulamentação vigente

Necessidade de estabelecimento de um prazo para os trabalhos desse GT, bem como publicidade de seus trabalhos, pensando que eventualmente o grupo pode contar com participação de organizações da sociedade civil e conselhos para apoiar as discussões. Sugestão de alteração na redação: "Instituição e realização de encontros periódicos do Grupo de Trabalho" Grupo de Trabalho com representação de diversos órgãos (DREs, Subprefeituras, etc) e que leve em consideração orçamento investido nos contratos e estrutura. Tenho dúvida sobre qual seria a "regulamentação vigente" que disciplina a instrução dos processos de contratação pública e que talvez ela possa não atender todas os órgãos da mesma forma, pode ser interessante revisitá-la também

Sugestões sobre Ver no documento

1.1.1. Expectativas para implementação do marco

Estudar a padronização da instrução de processos de contração, de acordo com a regulamentação vigente, e propor documento de referência do “de” - “para” entre documentos do processo SEI e E-publi, e qual momento do processo ele será tornado publico;

2 sugestões

Permitir com que o publico possa comparar a contratação com contratações anteriores, conforme já é possível fazer dentro do SEI. Dessa forma, as contratações soam mais transparentes e cobranças mais justas e adequadas ao orçamento público, bem como, limitando e impedindo que produtoras ligadas a servidores favoreçam atrações que lhe beneficiem também.

Se for possível, manter todo o processo público e apenas restringir os documentos de elaboração prévios à tomada de decisão - Termo de Referência, pesquisa de mercado, etc. Prever nesse documento de referência as possíveis exceções (mudança de objeto da contratação, problemas na análise jurídica ou contábil, etc)

Sugestões sobre Ver no documento

1.1.2. Expectativas para implementação do marco

Adequar o Sistema Eletrônico de Informações - SEI de acordo com esse documento de referência;

2 sugestões
Revisar
 •  Thaís Brianezi

Importante inserir "e de acordo com as possibilidades estruturais dessa ferramenta". Lembrando que o SEI foi cedido gratuitamente para uso da Prefeitura e que a gente não controla (nem tem poder de modificar profundamente) sua estrutura.

Entendo que o SEI já possui todas as ferramentas pra gestão do processo licitatório e contratual, seria mais uma questão de capacitar os gestores quanto à padronização

Sugestões sobre Ver no documento

1.1.3. Expectativas para implementação do marco

Capacitar as pessoas para implementar esse padrão;

2 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

Para maior clareza, sugiro substituir "as pessoas" por "funcionários da Prefeitura envolvidos com processos de contratação" ou algo do gênero

Revisar
 •  Beatrizch1995

capacitar os servidores ao invés de capacitar as pessoas

Sugestões sobre Ver no documento

1.2. Marco

Dar transparência às informações relativas às licitações e contratos por meio do E-publi, com dados em formato aberto

Uma sugestão

Conforme debatido nas oficinas, há informações sobre o processo licitatório, o contrato e a gestão contratual em diversas plataformas da prefeitura, não somente o processo SEI e o e-publi. Seria importante alinhar todas plataformas que contém esses dados: SEI, Diário Oficial (e-publi), SOF, Portal da Transparência e e-negócios, utilizando o Open Contracting Data Standard.

Sugestões sobre Ver no documento

1.2.1. Expectativas para implementação do marco

Fazer os ajustes necessários no E-publi, seguindo o documento de referência “de” - “para” entre documentos do processo SEI e E-publi (foco nos documentos obrigatórios para contar a história do processo, ter como referência o Open Contracting Data Standard);

Uma sugestão

Facilitar o acesso a população com o máximo de simplicidade na consulta de maneira mais transparente possível, permitindo com que qualquer leigo compreenda o processo e justificativa da contratação, compra ou outro.

Sugestões sobre Ver no documento

1.2.2. Expectativas para implementação do marco

Disponibilizar os documentos em formato HyperText Markup Language - HTML e Portable Document Format - PDF, bem como dados em formato Comma-separated values - CSV e Application Programming Interface - API;

Uma sugestão

Reforçar que os documentos obrigatórios a serem inseridos no SEI devem ser assinados eletronicamente, senão dificultará a disponibilização desses dados de forma aberta

Sugestões sobre Ver no documento

1.3. Marco

Criação de uma base de conhecimento sobre siglas, jargões e termos técnicos relativos a licitações e contratos para Diário Oficial (e-publi), favorecendo a transparência das informaçõ

4 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

Correção: "informações"

O glossário de termos e jargões pode permanecer na tela para acesso durante a consulta.

Revisar
 •  Thaís Brianezi

Corrigir a palavra final "informação" e acrescentar "e as diretrizes de linguagem simples preconizadas pela Prefeitura".

Revisar
 •  Beatrizch1995

informações

Sugestões sobre Ver no documento

1.3.1. Expectativas para implementação do marco

Elaboração de glossário de termos técnicos utilizados nos atos relativos a licitações e contratações, conectado com o e-publi para linkar palavra-chave no momento da leitura de atos, e em linguagem simples;

Uma sugestão
Revisar
 •  lucilladias

Me pergunto se as palavras-chave podem ser padronizadas na fonte (isto é, no processo de contratação) para que de fato sirvam como busca. Se sim, penso que seria proveitoso acrescentar esta padronização ao 3º Plano de Ação.

Sugestões sobre Ver no documento

1.4. Marco

Formação sobre a ferramenta do e-publi para favorecer o acesso e uso de informações nesta nova plataforma.

Uma sugestão

A formação pode ser permanente dentro do próprio e- publi disponível para qualquer consultante, sendo atualizado de tempos e tempos, conforme necessidade.

Sugestões sobre Ver no documento

1.4.1. Expectativas para implementação do marco

Oferecer curso para servidores;

Uma sugestão
Revisar
 •  lucilladias

É essencial que haja manutenção de oferta do curso ao longo do tempo. Desse modo, investir em um programa EaD parece ser mais adequado.

Sugestões sobre Ver no documento

1.4.2. Expectativas para implementação do marco

Oferecer curso para conselheiros e demais munícipes.

2 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

É essencial que haja manutenção de oferta do curso ao longo do tempo. Desse modo, investir em um programa EaD parece ser mais adequado. Nesse caso, é necessário também refletir sobre a acessibilidade da solução EaD a quem não puder frequentar o curso neste formato. Por exemplo, ofertando turmas presenciais ou indicando o uso em estruturas da Prefeitura.

Sobre legislação

Sugestões sobre Ver no documento

2.1. Marco

Plataforma ObservaSampa como canal oficial dos 545 indicadores da Agenda Municipal 2030 e Plano de Ação para implementação da Agenda 2030.

5 sugestões
Manter
 •  Thaís Brianezi

inserir um DO: "Plataforma ObservaSampa como canal oficial dos 545 indicadores da Agenda Municipal 2030 e DO Plano de Ação para implementação da Agenda 2030".

Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

Sugestão da SGM: "Fortalecer o engajamento da população para o monitoramento da implementação da Agenda Municipal 2030."

Revisar
 •  Anna Carolina Marco

545 indicadores da Agenda Municipal 2030 e Plano de Ação para implementação da Agenda 2030 monitorados anualmente por meio da Plataforma ObservaSampa

Necessidade de previsão de padronização e uniformização de outros portais que trazem informações relevantes para a agenda, como o INFOCIDADE

Revisar
 •  gabriela.chabbouh

545 indicadores da Agenda Municipal 2030 e Plano de Ação para implementação da Agenda Municipal 2030 monitorados anualmente por meio da Plataforma ObservaSampa

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.1. Expectativas para implementação do marco

Realizar e avaliar o Piloto de inserção de indicadores da Agenda na plataforma para subir os demais indicadores;

4 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

É essencial que haja manutenção de oferta do curso ao longo do tempo. Desse modo, investir em um programa EaD parece ser mais adequado.

Explicar o que seria o Piloto e esses Indicadores

Revisar
 •  Anna Carolina Marco

Disponibilizar 545 indicadores da Agenda Municipal 2030 no ObservaSampa e mobilizar a Sociedade Civil para avaliar a sua visualização.

Revisar
 •  gabriela.chabbouh

Disponibilizar 545 indicadores da Agenda Municipal 2030 no ObservaSampa e mobilizar a Sociedade Civil para avaliar a sua visualização.

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.2. Expectativas para implementação do marco

Oferecer o curso de monitoramento dos indicadores da Agenda Municipal 2030 para gestores das subprefeituras e os conselheiros participativos municipais;

6 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

É essencial que haja manutenção de oferta do curso ao longo do tempo. Desse modo, investir em um programa EaD parece ser mais adequado. Nesse caso, é necessário também refletir sobre a acessibilidade da solução EaD a quem não puder frequentar o curso neste formato. Por exemplo, ofertando turmas presenciais ou indicando o uso em estruturas da Prefeitura.

Conselheiros locais também

Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

1) Formação para Agentes de Governo Aberto 2) Cursos podem ser facilitados pelos Agentes de Governo Aberto 3) Conselheiros Participativos devem participar na construção do currículo e na indicação de professores

Revisar
 •  Anna Carolina Marco

Oferecer curso sobre o uso da Plataforma ObservaSampa, visando capacitar gestores das subprefeituras e representantes de conselhos municipais no monitoramento dos indicadores da Agenda Municipal 2030 e das ações do Plano de Ação para Implementação da Agenda Municipal 2030.

Incluir sociedade civil em geral, pensando em formações específicas para o controle social desses indicadores para movimentos e organizações específicas, como aquelas que trabalham com movimentos de moradia, movimentos de saúde, movimentos ambientalistas, movimentos de agroecologia, movimento de mobilidade, etc.

Revisar
 •  gabriela.chabbouh

Oferecer curso sobre o uso da Plataforma ObservaSampa, visando capacitar gestores das subprefeituras e representantes de conselhos municipais no monitoramento dos indicadores da Agenda Municipal 2030 e das ações do Plano de Ação para Implementação da Agenda Municipal 2030.

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.3. Expectativas para implementação do marco

Avaliar a melhor forma de comunicar e monitorar a execução das ações do Plano de Ação;

6 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

Deve ser mínimo que a informação seja publicada em formato aberto.

Revisar
 •  Beatrizch1995

Buscar por uma melhor forma de comunicação...

Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

1) Especificar de qual Plano de Ação está se falando 2) Disponibilizar cronograma (público) geral do mesmo 3) Considerar nessa avaliação um formato e canais que possibilitem que a comunidade paulistana possa participar e acompanhar diretamente da execução das ações do Plano 4) Definir o que é "melhor forma", quais critérios, quem definirá os critérios? consideramos que essa avaliação pode ser feita de forma participativa com munícipes (ver sinergia com Marco 2.3)

Revisar
 •  Anna Carolina Marco

Construir com a Sociedade Civil a estratégia de reporte periódico, no ObservaSampa, das ações do Plano de Ação para Implementação da Agenda Municipal 2030.

Entendo que a ideia seria construir algo como um plano de comunicação e de monitoramento das ações, como seria concluído esse marco de apenas avaliação?

Revisar
 •  gabriela.chabbouh

Construir com a Sociedade Civil a estratégia de reporte periódico, no ObservaSampa, das ações do Plano de Ação para Implementação da Agenda Municipal 2030.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2. Marco

Página de Monitoramento integrado de todos os Planos municipais, incluindo Plano de Ação para implementação da Agenda 2030, com informações periódicas sobre a implementação dos mesmos.

4 sugestões
Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

1) incluir na redação "informações periódicas e regionalizadas sobre a implementação dos mesmos"

Revisar
 •  Anna Carolina Marco

Página de comunicação integrada de todos os planos municipais, incluindo Plano de Ação para implementação da Agenda Municipal 2030, disponibilizada (e periodicamente atualizada).

Incluir os princípios de dados abertos, transparência e linguagem simples na disponibilização dessas informações e dados. Necessário que nas expectativas de implementação desse marco seja considerada a real implementação dessa página, ainda que seja um teste.

Revisar
 •  gabriela.chabbouh

Página de comunicação integrada de todos os planos municipais, incluindo Plano de Ação para implementação da Agenda Municipal 2030 disponibilizada (e periodicamente atualizada)

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.1. Expectativas para implementação do marco

Estudar proposta de uma plataforma integradora dos instrumentos que correlacionada a partir de filtros/olhares diferentes;

4 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

Não foi possível entender o que seriam os "filtros/olhares diferentes". Refletir sobre escrita mais acessível.

Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

1) Iniciar o estudo buscando fortalecer as plataformas existentes Gestão Urbana e Geosampa

Revisar
 •  Anna Carolina Marco

Estudar as possibilidades de plataforma para a comunicação integrada de todos os planos municipais, buscando uma que permita a aplicação de filtros variados (por exemplo: tema, período, órgão responsável).

Revisar
 •  gabriela.chabbouh

Estudar as possibilidades de plataforma para a comunicação integrada de todos os planos municipais, buscando uma que permita a aplicação de filtros variados (por exemplo: tema, período, órgão responsável).

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.2. Expectativas para implementação do marco

Escolher, após estudo, a plataforma existente a ser aprimorada;

3 sugestões
Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

1) esclarecer quais plataformas existentes já estão sendo consideradas 2) garantir que a plataforma escolhida não seja privada

Revisar
 •  Anna Carolina Marco

Selecionar plataforma para a comunicação integrada de todos os planos municipais, destacando possibilidades de aprimoramento da plataforma escolhida.

Revisar
 •  gabriela.chabbouh

Selecionar plataforma para a comunicação integrada de todos os planos municipais, destacando possibilidades de aprimoramento da plataforma escolhida.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.3. Expectativas para implementação do marco

Elaboração de projeto e estimativa de orçamento para aprimoramento da plataforma;

2 sugestões
Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

1) O projeto deve prever teste junto a munícipes (Agentes de Governo Aberto, Conselheiros Participativos, população) para checar linguagem simples e usabilidade (desde o início, pensar estrutura/desenho, tipos de dados/categorias, até navegação - "front end e back end")

Revisar
 •  gabriela.chabbouh

Elaborar projeto de implementação de melhorias na plataforma escolhida.

Sugestões sobre Ver no documento

2.3. Marco

Elaborar e implementar um Plano de Comunicação e Engajamento da Agenda Municipal 2030.

2 sugestões
Revisar
 •  Thaís Brianezi

Inserir a palavra ABERTO: "Elaborar e implementar um Plano ABERTO de Comunicação e Engajamento da Agenda Municipal 2030".

Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

Sugestão da SVMA: "Elaborar e implementar um Plano Aberto de Comunicação e Engajamento da Agenda Municipal 2030."

Sugestões sobre Ver no documento

2.3.1. Expectativas para implementação do marco

Elaborar e implementar plano de comunicação intersecretarial para fortalecimento da Agenda Municipal 2030, com ações como: - Mesmo canal, linguagem e identidade visual; - Criar estratégias para comunicação digital (ex. Newsletter); - Pesquisa sobre como os servidores percebem a temática dos ODS e o que elas sabem sobre a Agenda; - Estudar os acessos e receptividade dessa estratégia de comunicação (público interno e externo).

2 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

Não foi possível entender o que seria o "Mesmo canal". Refletir sobre escrita mais acessível.

Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

1) Prever registros públicos sobre os aprendizados e dificuldades levantados nas discussões internas para que possam ser levados em conta pela comunidade paulistana na etapa de cocriação do Plano Aberto de Comunicação

Sugestões sobre Ver no documento

2.3.2. Expectativas para implementação do marco

Elaborar e implementar plano de educomunicação e engajamento para a sociedade, com ações como: - Instituir grupo de trabalho composto por Secretaria do Verde e Meio Ambiente - SVMA, Secretaria Municipal de Relações Internacionais - SMRI, Secretaria Municipal de Educação - SME, Supervisão para Assuntos de Governo Aberto - SAGA e Fórum de Gestão Compartilhada - FGC para organizar o processo de cocriação do Plano; - Convidar os conselhos participativos, conselhos setoriais, e munícipes dos diferentes territórios para participarem de etapas de cocriação do Plano; - Cocriar, com as Secretarias envolvidas o Plano, considerando público, instrumentos/meios, etapas e atividades, e as questões previamente mapeadas abaixo: - Planejamento, Criação envolvendo as populações dos diferentes territórios (ênfase para periferias); - Parcerias com coletivos/espaços/veículos-canais/agências/iniciativas dos territórios; - Parcerias para Experimentação e Inovação ((011).lab-Laboratório de inovação em governo, influenciadores, lideranças); - Ocupação de espaços e canais públicos (televisão, ônibus/relógios).

3 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

Neste caso não seria mais o momento de COCRIAÇÃO do plano, mas sim de desenho da IMPLEMENTAÇÃO, não?

Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

Redação: "Elaborar e implementar plano de educomunicação e engajamento em processo de cocriação com a comunidade paulistana."

Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

Não criar novo GT, pois já existe um colegiado com a sociedade civil chamado de "Comissão ODS", então a SAGA e FGC poderiam somar e fortalecer esse colegiado. E, considerar para esse plano, as seguintes ações: - Realizar 5 webinar de aquecimento para Virada ODS; - Realizar a Virada ODS em maio de 2022; - Aproveitar e potencializar a mobilização para o Plano Municipal de Educação Ambiental;

Sugestões sobre Ver no documento

2.4. Marco

Ações de formação continuada para implantação da Agenda Municipal 2030.

3 sugestões
Revisar
 •  Anna Carolina Marco

Ações formativas sobre a Agenda Municipal 2030 oferecidas.

Pensar em formações em escolas, conselhos, CEUs

Revisar
 •  gabriela.chabbouh

Ações formativas sobre a Agenda Municipal 2030 oferecidas.

Sugestões sobre Ver no documento

2.4.1. Expectativas para implementação do marco

Oferecer curso de Educação a Distância - EAD na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - Emasp voltado para servidores e conselheiros municipais.

Uma sugestão
Revisar
 •  lucilladias

Qual seria o objetivo do curso? Caso seja um curso sobre Agenda 2030, não é possível utilizar cursos já disponíveis? Caso seja um curso específico sobre a implementação da Agenda 2030 pela Prefeitura de São Paulo, então ele deve estar focado nas dificuldades encontradas e ser revisado periodicamente para continuar servindo a seu propósito.

Sugestões sobre Ver no documento

2.4.2. Expectativas para implementação do marco

Implantar o Programa Escolas Sustentáveis da UMAPAZ, com ações formativas voltadas para adultos.

2 sugestões

Jovens e Adultos

Revisar
 •  Thaís Brianezi

São estratégias diferentes: -Implantar o Programa Escolas Sustentáveis da UMAPAZ" - voltado ao público infantojuvenil e com estratégia de atuação em parceria com escolas, especialmente com a Rede Municipal de Educação (mas não apenas); -Ofertar via UMAPAZ ações formativas e campanhas educativas para adultos, em livre percurso de aprendizagem, relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao enfrentamento às mudanças climáticas.

Sugestões sobre Ver no documento

3.1. Marco

Regulamentar o Conselho de Representantes criado pela Lei nº 13.881/2004 e rever a regulamentação do Conselho Participativo Municipal (Lei nº 15.764/2013), por meio de processo participativo que envolverá representantes do Poder Executivo, Legislativo, sociedade civil e conselheiros participativos.

Uma sugestão
Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

Complementar: "de acordo com parecer da Assessoria Jurídica"

Sugestões sobre Ver no documento

3.1.1. Expectativas para implementação do marco

Realizar análise técnica junto à Procuradoria Geral do Município - PGM sobre possível conflito de normas entre a regulamentação do Conselho de Representantes criado pela Lei nº 13.881/2004 e o Conselho Participativo Municipal (Lei nº 15.764/2013), após julgamento do Recurso Extraordinário do Supremo Tribunal Federal 626.946, de 13/10/2020, diante do disposto no § 2, do art. 35 da Lei (caráter transitório enquanto Conselho de Representantes não existir);

2 sugestões
Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

Incluir na análise o material produzido pelo GT de Democracia Participativa da Rede Nossa São Paulo, conforme documento sintético (link )

A análise seria técnica mesmo ou jurídica?

Sugestões sobre Ver no documento

3.1.2. Expectativas para implementação do marco

Criar comissão com representantes dos Conselheiros Participativos, representantes do Poder Executivo e representantes do Poder Legislativo, para dialogar sobre como encaminhar estudos e processos participativospara regulamentação;

Uma sugestão
Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

1) a implementação precisa ser mais rápida, não pode passar por tantas etapas (criar comissão ==> dialogar ==> encaminhar estudos...) 2) Ação deve ser já de chamamento para processo participativo/diálogo 3) Processo participativo deve incluir pelo menos 2 conselheiros de cada subprefeitura (1 mulher e 1 homem) indicados por cada Conselho, ser agendado e convite enviado em todos os canais com pelo menos 15 dias de antecedência e com Pauta + Material informativo sistematizando contexto, leis, etc inclusive com um vídeo se possível (conteúdo que foi discutido nas oficinas) para embasar a participação dos Conselheiros

Sugestões sobre Ver no documento

3.1.6. Expectativas para implementação do marco

Propor norma/regulamentação sobre a extinção e manutenção destes dois conselhos.

Uma sugestão
Revisar
 •  silviacervellini@gmail.com

Rever redação para: Propor Regulamentação para a transição do atual modelo de Conselhos Participativos para o modelo de Conselhos de Representantes previamente articulada e acordada entre Executivo e Legislativo, com respaldo dos Conselhos Participativos atuais, da Sociedade Civil e dos munícipes participantes dos processos de consulta e audiência pública.

Sugestões sobre Ver no documento

3.2. Marco

Redesenho do Projeto “Diálogo Aberto” para realizar reuniões periódicas e abertas para monitoramento e prestação de contas de forma regionalizada de políticas setoriais para as Subprefeituras.

Uma sugestão

Para além da realização das reuniões, importante que o marco preveja estratégias que fomentem a participação nessas reuniões, transparência dos encontros e divulgação de documentos de devolutiva. Seria interessante criar uma metologia de reuniões de devolutiva que pudessem ser replicadas pelos órgãos municipais. A metodologia poderia prever: formas de engajamento e promoção de diversidade nos encontros, linguagem simples, metodologias de cocriação, devolutiva ou deliberação, transparência de informações, formas de devolutiva, por exemplo.

Sugestões sobre Ver no documento

3.2.3. Expectativas para implementação do marco

Elaborar um piloto com dois órgãos da Prefeitura;

3 sugestões
Revisar
 •  Jardel Soares Fernandes

Pelo menos 5 órgãos e de preferência subprefeituras.

Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

"Propor um piloto com dois órgãos da Prefeitura"

Sugestão de revisão do texto: Elaborar um piloto com, no mínimo, dois órgãos da Prefeitura;

Sugestões sobre Ver no documento

3.2.4. Expectativas para implementação do marco

Elaborar um cronograma de reuniões com estes dois órgãos/secretarias + Subprefeitos (garantindo a participação de representantes dos gabinetes das Secretarias e Subprefeituras, e envolvimento dos Conselheiros Participativos);

Uma sugestão
Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

"Propor um cronograma de reuniões com estes dois órgãos/secretarias + Subprefeitos (incluindo a participação de representantes dos gabinetes das Secretarias e Subprefeituras, e envolvimento dos Conselheiros Participativos)"

Sugestões sobre Ver no documento

3.3. Marco

Oferecer formação e manual prático voltado para conselheiros participativos, sobre temas relativos às suas atribuições, ao funcionamento da administração pública, seus principais instrumentos de planejamento e monitoramento.

Uma sugestão

é importante na execução desse marco envolver as Secretarias aos quais os Conselhos estão vinculados, bem como os atuais conselheiros

Sugestões sobre Ver no documento

3.3.1. Expectativas para implementação do marco

Firmar parceria com organizações da sociedade civil;

2 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

Para realizar a formação? Sugiro revisar a redação para explicitar o objetivo.

Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

"Propor parceria com organizações da sociedade civil"

Sugestões sobre Ver no documento

3.3.3. Expectativas para implementação do marco

Criar o calendário de formações a serem oferecidas para os conselheiros participativos;

2 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

Qual o papel dos próprios conselheiros nessa escolha?

Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

"Propor o calendário de formações a serem oferecidas para os conselheiros participativos"

Sugestões sobre Ver no documento

3.3.4. Expectativas para implementação do marco

Elaborar o manual prático para os conselheiros participativos;

2 sugestões
Revisar
 •  lucilladias

E quanto à formação? Quais serão suas características? É importante refletir sobre módulos online, a fim de permitir a revisão dos conteúdos pelos conselheiros.

Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

"Propor o manual prático para os conselheiros participativos"

Sugestões sobre Ver no documento

3.4. Marco

Desenho de mecanismo de comunicação que integre informações sobre todos os conselhos e colegiados de políticas públicas organizados pela Prefeitura.

2 sugestões
Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

Completar com "(tais como: agenda de reuniões, notícias sobre consultas/audiências/votações, eleições de conselhos em aberto, contatos de unidades que gerenciam conselhos nas secretarias, repositório de documentos, links de plataformas que fazem monitoramento de indicadores e planos), respeitando os limites legais (Leis, Decretos e Portarias) que regulamentam estes conselhos."

Esse marco já não é abarcado pelo botão de Participação Social que deve constar na página de todos os órgãos? Ou não poderia ser só um espaço na página institucional no portal da SAGA ou da Secretaria de Governo?

Sugestões sobre Ver no documento

4.1. Marco

Geração e disponibilização de fácil acesso de dados desagregados e em formato aberto sobre vacinação;

Uma sugestão
Revisar
 •  Evaldo Shinji Kuniyoshi

Seria importante que estes dados fossem colocados por territórios, se possível por Distritos Administrativos

Sugestões sobre Ver no documento

4.1.1. Expectativas para implementação do marco

Dados demográficos de pessoas vacinadas (sexo, raça/cor, etnias)

2 sugestões
Revisar
 •  Evaldo Shinji Kuniyoshi

Seria importante que estes dados fossem colocados por territórios, se possível por Distritos Administrativos

Manter
 •  Jardel Soares Fernandes

E distritos

Sugestões sobre Ver no documento

4.1.3. Expectativas para implementação do marco

Detalhamento sobre grupos prioritários (população estimada, total de vacinas aplicadas por dose, cobertura vacinal por grupo, etc.)

Uma sugestão
Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

... aplicadas para primeira e segunda dose, ...

Sugestões sobre Ver no documento

4.2.2. Expectativas para implementação do marco

Dados sobre vacinas recebidas e distribuídas no território;

Uma sugestão
Revisar
 •  Maria Camila Florêncio

Dados sobre vacinas de Covid-19 recebidas e distribuídas no território;

Voltar para o Início