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3º Plano de Ação em Governo Aberto - revisão dos compromissos e marcos

Descrição

O 3º Plano de Ação em Governo Aberto será formado, inicialmente, por 4 (quatro) compromissos assumidos pela Prefeitura para promover a abertura do governo na cidade, fortalecendo ações de transparência, responsabilização e prestação de contas (accountability), participação social e inovação e tecnologia na Prefeitura de São Paulo.
As etapas de cocriação, implementação e avaliação do 3º Plano de Ação são conduzidas pelo Fórum de Gestão Compartilhada, órgão colegiado formado por representantes do governo e da sociedade civil.

Na reta final do processo de cocriação, abre-se esta consulta pública para que a população possa seguir contribuindo para a definição de compromissos que sejam efetivos e legítimos (isto é, que resultem em entregas reconhecidas e apropriadas pela comunidade paulistana) na resolução de desafios coletivos (como a pandemia de COVID-19), de planos municipais e de políticas finalísticas. Os compromissos devem gerar ganhos cumulativos, com entregas ágeis e escalonadas (compromissos e marcos realizáveis entre 1 e 3 anos).
Leia o Manifesto da cocriação do 3º Plano de Ação.

Nesta Consulta Pública, convidamos toda a comunidade paulistana a:

De 12 a 18 de agosto: Revisar a redação dos compromissos e marcos do 3º Plano de Ação, para posterior análise técnica e jurídica das secretarias responsáveis.

Nesta consulta pública não será possível propor novos compromissos e marcos, pois já estamos na etapa final de cocriação do Plano. Contudo, haverá nova consulta pública para levantamento de possível novo compromisso em breve.
Acompanhe as etapas anteriores e futuras do processo de cocriação do Plano: https://bit.ly/3PlanodeAção


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Recebemos 121 contribuições

Índice
Texto

1. Compromisso

Aprimorar as ferramentas de informações e dados sobre licitações e contratações, qualificando e ampliando a transparência da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

1.1. Marco

Instituir Grupo de Trabalho para implementar a padronização da instrução de processos de licitações e contratações no Sistema Eletrônico de Informações - SEI, de acordo com a regulamentação vigente.

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1.1.1. Expectativas para implementação do marco

Estudar a padronização da instrução de processos de contração, de acordo com a regulamentação vigente, e propor documento de referência do “de” - “para” entre documentos do processo SEI e E-publi, e qual momento do processo ele será tornado publico;

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1.1.2. Expectativas para implementação do marco

Adequar o Sistema Eletrônico de Informações - SEI de acordo com esse documento de referência;

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1.1.3. Expectativas para implementação do marco

Capacitar as pessoas para implementar esse padrão;

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1.2. Marco

Dar transparência às informações relativas às licitações e contratos por meio do E-publi, com dados em formato aberto

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1.2.1. Expectativas para implementação do marco

Fazer os ajustes necessários no E-publi, seguindo o documento de referência “de” - “para” entre documentos do processo SEI e E-publi (foco nos documentos obrigatórios para contar a história do processo, ter como referência o Open Contracting Data Standard);

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1.2.2. Expectativas para implementação do marco

Disponibilizar os documentos em formato HyperText Markup Language - HTML e Portable Document Format - PDF, bem como dados em formato Comma-separated values - CSV e Application Programming Interface - API;

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1.3. Marco

Criação de uma base de conhecimento sobre siglas, jargões e termos técnicos relativos a licitações e contratos para Diário Oficial (e-publi), favorecendo a transparência das informaçõ

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1.3.1. Expectativas para implementação do marco

Elaboração de glossário de termos técnicos utilizados nos atos relativos a licitações e contratações, conectado com o e-publi para linkar palavra-chave no momento da leitura de atos, e em linguagem simples;

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1.3.2. Expectativas para implementação do marco

Divulgação de catálogo de tipos de publicações existentes relativas a licitações e contratos conectado com o e-publi para conectar palavra-chave no momento da leitura de atos, e em linguagem simples;

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1.3.3. Expectativas para implementação do marco

Oferecer um curso de redação oficial, em linguagem simples, para servidores, com foco em licitações e contratações (parceria com Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia - SMIT e Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP);

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1.4. Marco

Formação sobre a ferramenta do e-publi para favorecer o acesso e uso de informações nesta nova plataforma.

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1.4.1. Expectativas para implementação do marco

Oferecer curso para servidores;

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1.4.2. Expectativas para implementação do marco

Oferecer curso para conselheiros e demais munícipes.

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2. Compromisso

Fortalecer o engajamento e o monitoramento da implementação da Agenda Municipal 2030.

2.1. Marco

Plataforma ObservaSampa como canal oficial dos 545 indicadores da Agenda Municipal 2030 e Plano de Ação para implementação da Agenda 2030.

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2.1.1. Expectativas para implementação do marco

Realizar e avaliar o Piloto de inserção de indicadores da Agenda na plataforma para subir os demais indicadores;

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2.1.2. Expectativas para implementação do marco

Oferecer o curso de monitoramento dos indicadores da Agenda Municipal 2030 para gestores das subprefeituras e os conselheiros participativos municipais;

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2.1.3. Expectativas para implementação do marco

Avaliar a melhor forma de comunicar e monitorar a execução das ações do Plano de Ação;

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2.2. Marco

Página de Monitoramento integrado de todos os Planos municipais, incluindo Plano de Ação para implementação da Agenda 2030, com informações periódicas sobre a implementação dos mesmos.

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2.2.1. Expectativas para implementação do marco

Estudar proposta de uma plataforma integradora dos instrumentos que correlacionada a partir de filtros/olhares diferentes;

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2.2.2. Expectativas para implementação do marco

Escolher, após estudo, a plataforma existente a ser aprimorada;

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2.2.3. Expectativas para implementação do marco

Elaboração de projeto e estimativa de orçamento para aprimoramento da plataforma;

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2.3. Marco

Elaborar e implementar um Plano de Comunicação e Engajamento da Agenda Municipal 2030.

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2.3.1. Expectativas para implementação do marco

Elaborar e implementar plano de comunicação intersecretarial para fortalecimento da Agenda Municipal 2030, com ações como: - Mesmo canal, linguagem e identidade visual; - Criar estratégias para comunicação digital (ex. Newsletter); - Pesquisa sobre como os servidores percebem a temática dos ODS e o que elas sabem sobre a Agenda; - Estudar os acessos e receptividade dessa estratégia de comunicação (público interno e externo).

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2.3.2. Expectativas para implementação do marco

Elaborar e implementar plano de educomunicação e engajamento para a sociedade, com ações como: - Instituir grupo de trabalho composto por Secretaria do Verde e Meio Ambiente - SVMA, Secretaria Municipal de Relações Internacionais - SMRI, Secretaria Municipal de Educação - SME, Supervisão para Assuntos de Governo Aberto - SAGA e Fórum de Gestão Compartilhada - FGC para organizar o processo de cocriação do Plano; - Convidar os conselhos participativos, conselhos setoriais, e munícipes dos diferentes territórios para participarem de etapas de cocriação do Plano; - Cocriar, com as Secretarias envolvidas o Plano, considerando público, instrumentos/meios, etapas e atividades, e as questões previamente mapeadas abaixo: - Planejamento, Criação envolvendo as populações dos diferentes territórios (ênfase para periferias); - Parcerias com coletivos/espaços/veículos-canais/agências/iniciativas dos territórios; - Parcerias para Experimentação e Inovação ((011).lab-Laboratório de inovação em governo, influenciadores, lideranças); - Ocupação de espaços e canais públicos (televisão, ônibus/relógios).

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2.4. Marco

Ações de formação continuada para implantação da Agenda Municipal 2030.

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2.4.1. Expectativas para implementação do marco

Oferecer curso de Educação a Distância - EAD na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - Emasp voltado para servidores e conselheiros municipais.

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2.4.2. Expectativas para implementação do marco

Implantar o Programa Escolas Sustentáveis da UMAPAZ, com ações formativas voltadas para adultos.

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3. Compromisso

Promover ações para fortalecimento institucional dos Conselhos e Colegiados de Políticas Públicas na Cidade de São Paulo.

3.1. Marco

Regulamentar o Conselho de Representantes criado pela Lei nº 13.881/2004 e rever a regulamentação do Conselho Participativo Municipal (Lei nº 15.764/2013), por meio de processo participativo que envolverá representantes do Poder Executivo, Legislativo, sociedade civil e conselheiros participativos.

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3.1.1. Expectativas para implementação do marco

Realizar análise técnica junto à Procuradoria Geral do Município - PGM sobre possível conflito de normas entre a regulamentação do Conselho de Representantes criado pela Lei nº 13.881/2004 e o Conselho Participativo Municipal (Lei nº 15.764/2013), após julgamento do Recurso Extraordinário do Supremo Tribunal Federal 626.946, de 13/10/2020, diante do disposto no § 2, do art. 35 da Lei (caráter transitório enquanto Conselho de Representantes não existir);

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3.1.2. Expectativas para implementação do marco

Criar comissão com representantes dos Conselheiros Participativos, representantes do Poder Executivo e representantes do Poder Legislativo, para dialogar sobre como encaminhar estudos e processos participativospara regulamentação;

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3.1.3. Expectativas para implementação do marco

Realizar audiências públicas para ouvir a população sobre a regulamentação destes Conselhos e das questões comuns ou diferentes a despeito de suas atribuições e competências;

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3.1.4. Expectativas para implementação do marco

Realizar consulta pública sobre a proposta de regulamentação;

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3.1.5. Expectativas para implementação do marco

Realizar consulta pública sobre a proposta de regulamentação;

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3.1.6. Expectativas para implementação do marco

Propor norma/regulamentação sobre a extinção e manutenção destes dois conselhos.

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3.2. Marco

Redesenho do Projeto “Diálogo Aberto” para realizar reuniões periódicas e abertas para monitoramento e prestação de contas de forma regionalizada de políticas setoriais para as Subprefeituras.

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3.2.1. Expectativas para implementação do marco

 Revisitar o desenho do projeto “Diálogo Aberto”, junto com o Fórum de Gestão Compartilhada (Contemplar Subprefeituras por macro regiões);

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3.2.2. Expectativas para implementação do marco

Mapear Secretarias/planos que já possuem demanda de devolutivas para as Subprefeituras (ex. Programa de Metas, Plano de Ação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, etc.);

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3.2.3. Expectativas para implementação do marco

Elaborar um piloto com dois órgãos da Prefeitura;

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3.2.4. Expectativas para implementação do marco

Elaborar um cronograma de reuniões com estes dois órgãos/secretarias + Subprefeitos (garantindo a participação de representantes dos gabinetes das Secretarias e Subprefeituras, e envolvimento dos Conselheiros Participativos);

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3.3. Marco

Oferecer formação e manual prático voltado para conselheiros participativos, sobre temas relativos às suas atribuições, ao funcionamento da administração pública, seus principais instrumentos de planejamento e monitoramento.

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3.3.1. Expectativas para implementação do marco

Firmar parceria com organizações da sociedade civil;

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3.3.2. Expectativas para implementação do marco

Estruturar proposta de conteúdo das oficinas, contemplando também temas como gestão de recursos dos conselhos, organização prática e rotinas de reuniões e registros, ações que poderiam melhorar a comunicação no território, etc.);

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3.3.3. Expectativas para implementação do marco

Criar o calendário de formações a serem oferecidas para os conselheiros participativos;

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3.3.4. Expectativas para implementação do marco

Elaborar o manual prático para os conselheiros participativos;

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3.3.5. Expectativas para implementação do marco

Fazer alinhamento com coordenadores de diversos conselhos para que eles participem das oficinas do Programa Agentes de Governo Aberto;

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3.4. Marco

Desenho de mecanismo de comunicação que integre informações sobre todos os conselhos e colegiados de políticas públicas organizados pela Prefeitura.

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3.4.1. Expectativas para implementação do marco

Criar grupo de trabalho com o Fórum de Gestão Compartilhada;

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3.4.2. Expectativas para implementação do marco

Mapear todas as necessidades e expectativas com relação a este mecanismo (tais como: agenda de reuniões, notícias sobre consultas/audiências/votações, eleições de conselhos em aberto, contatos de unidades que gerenciam conselhos nas secretarias, repositório de documentos, links de plataformas que fazem monitoramento de indicadores e planos, etc).

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3.4.3. Expectativas para implementação do marco

Elaborar um estudo de viabilidade.

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4. Compromisso

Geração e disponibilização de dados sobre variantes de preocupação, infraestrutura, vacinação e impacto da Covid-19 no município de São Paulo.

4.1. Marco

Geração e disponibilização de fácil acesso de dados desagregados e em formato aberto sobre vacinação;

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4.1.1. Expectativas para implementação do marco

Dados demográficos de pessoas vacinadas (sexo, raça/cor, etnias)

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4.1.2. Expectativas para implementação do marco

Dados geográficos (localização da vacinação no território)

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4.1.3. Expectativas para implementação do marco

Detalhamento sobre grupos prioritários (população estimada, total de vacinas aplicadas por dose, cobertura vacinal por grupo, etc.)

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4.1.4. Expectativas para implementação do marco

Cobertura vacinal da população total.

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4.2. Marco

Geração e disponibilização de dados sobre infraestrutura e variantes de preocupação no enfrentamento a Covid-19

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4.2.1. Expectativas para implementação do marco

Dados completos sobre oferta e ocupação de leitos no município, para além de dados sobre leitos exclusivos para Covid-19;

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4.2.2. Expectativas para implementação do marco

Dados sobre vacinas recebidas e distribuídas no território;

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4.3. Marco

Relatório de análise de dados relativos à retenção devido à frequência de estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo no período da pandemia.

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4.4. Marco

Glossário de termos técnicos utilizados no Painel Covid-19 e Boletins sobre Covid-19, em linguagem simples

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4.4.1. Expectativas para implementação do marco

Pensar em ações para intensificar a divulgação do Painel Covid-19, Boletim e futuro glossário.

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