Javascript não suportado Agenda Municipal 2030 (Comissão Municipal ODS) - Bloco I
Início
Voltar

Agenda Municipal 2030 (Comissão Municipal ODS) - Bloco I

Descrição

Em 2015, ao aderir à Agenda 2030, o Brasil se comprometeu frente à Organização das Nações Unidas (ONU) a alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030. Esse compromisso compreende um conjunto de 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas respectivas 169 metas, que visam o equilíbrio dos pilares da economia, sociedade e meio ambiente. Conheça mais sobre a Agenda 2030 acessando: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. A Prefeitura de São Paulo também aderiu ao compromisso em 2018, por meio da Lei Municipal nº 16.817, que tornou a Agenda 2030 diretriz obrigatória de todas as políticas públicas do município.

Para que seja possível implementar a Agenda 2030 em São Paulo, foi criada a Comissão Municipal ODS. Esse órgão colegiado, de natureza consultiva e deliberativa, visa internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU no município. Ela está nesse momento adaptando o total de 169 metas da Agenda 2030, e seus respectivos indicadores, para o contexto de São Paulo, e com essa finalidade, abre Consulta Pública para coleta de sugestões sobre o tema. Participe agora!


Sugestões para o documento

Sugestões sobre Ver no documento

1.1. Meta 1.5 dos ODS para São Paulo

Até 2030, reduzir a exposição das pessoas em situação de vulnerabilidade a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais.
10 sugestões
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

Para solucionar o problema dos moradores de rua e cracolandia em SP é preciso dar a essas pessoas um trabalho com a terra. Mexer com a terra produzindo alimentos com as próprias mãos sentindo-se útil e produtivo é uma ótima terapia. Melhor que tomar remédios tarja preta.

Revisar
 •  Meire

Através de planejamento intersecretarial (Habitação, Assistencia Social, Educação, Saúde e Trabalho) para o avanço em projetos que atendam essa população vunerável e em situação de risco .

Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Até 2030, erradicar a exposição das pessoas em situação de vulnerabilidade a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais.

Revisar
 •  Manú B

... reduzir drasticamente a exposição das pessoas...inclusive por meio de ações voltadas a políticas públicas para melhoria das condições habitacionais dessa população.

Revisar
 •  Priscila Rocha

Até 2030, erradicar a exposição das pessoas em situações de vulnerabilidade a eventos extremos relacionados ao desastres ambientais, econômicos e sociais.

Revisar
 •  Nina Orlow

Eliminar todos os pontos de alagamento e deslisamento crônicos

Manter
 •  Camila Aguiar

Utilizando as secretarias municipais, como as de Cultura, Assistência Social, Trabalho e Saúde para promover campanhas de cuidados a população que necessita e geração de empregos. Além disso, divulgar e estimular instituições que já realizam essas ações.

Revisar
 •  renahangil

Falta deixar claro quanto se deseja reduzir.

Manter
 •  Douglas Ganzarolli

Educar as pessoas referente as possibilidades, medidas as serem tomadas e instruir cada vez mais a população sobre a importância dos agentes civis.

Revisar
 •  Fabio Soto

Além da redução da exposição das pessoas em situação de vulnerabilidade a eventos extremos relacionados ao clima, é necessário tomar mais atitudes e medidas como a busca de parceria público-privada com instituições, ou a própria criação de algum órgão na prefeitura, para buscar efetivamente a recolocação destas pessoas na sociedade, com cursos e treinamentos profissionalizantes, levantamento de familiares, e no caso de dependentes químicos, a revisão da lei, para a internação mesmo sem a vontade do dependente químico.

Sugestões sobre Ver no documento

1.1.1. Indicador

Pessoas afetadas por eventos climáticos extremos como alagamentos, ciclones, deslizamentos, enxurradas, inundações, secas, etc. atendidos pela política de assistência social (número absoluto)
7 sugestões
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

É preciso retirar as famílias das áreas de proteção de mananciais através de programa habitacional na escala da metrópole. Mante-las nesses territórios é jogar a toalha.

Manter
 •  Equipe Jabaquara

Levantar diagnostico e propor ações efetivas e preventivas.

Revisar
 •  Priscila Rocha

Proporcionar soluções, não apenas indicadores, para evitar os riscos dessas pessoas afetadas e também evitar o exposição de outras pessoas

Revisar
 •  Camila Aguiar

Fazer o rastreamento das áreas de risco e procurar remanejar a população que habita nesses locais para áreas consideradas seguras, sempre tendo em vista o bem estar da população e conversando com as pessoas uma alternativa viável, tendo em vista que esses lugares podem ter um valor sentimental para a população e dependendo das condições analisar as possibilidades de fornecer um auxílio financeiro a população e continuar o atendimento pelas políticas de assistência social.

Manter
 •  renahangil

Vale lembrar que é de extrema relevância ter os dados segregados para poder atender a bases de dados federadas de organismos internacionais, pois desta forma podemos ajudar o Brasil na busca de fundos nacionais e internacionais para apoio a prevenção dos mais diversos temas por especialidade.

Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Além destes indicadores, pessoas que estão suscetíveis a vida na rua durante o ano todo.

Revisar
 •  Vera Helena Lessa Villela

inserir incêndios entre os eventos extremos

Sugestões sobre Ver no documento

1.1.1.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 3.875)
3 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Meta pode ser mais ambiciosa. Poderia ser feito um mapeamento dessas pessoas e eventos para já desenhar, a partir do que for constatado no monitoramento, políticas reais de adaptação e mitigação climática - existem diversas opções para ambientes urbanos.

Revisar
 •  Nina Orlow

Monitorar e eliminar todos os pontos de risco para alagamentos e deslisamentos

Revisar
 •  Fabio Soto

Monitorar todas as pessoas que também estão em situação de rua.

Sugestões sobre Ver no documento

2.1. Meta 2.2 dos ODS para São Paulo

Até 2030, reduzir a subnutrição crônica e aguda e reduzir a aceleração do excesso de peso em crianças menores de cinco anos, e atender as necessidades nutricionais de gestantes e lactentes menores de seis meses.
16 sugestões
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

Implantar nas escolas públicas as cantinas saudáveis, sem venda de quaisquer produtos industrializados.

Revisar
 •  Meire

Implantação nos espaços públicos de Educação, horta organica que atenda a unidade com verduras e legumes, sendo esses produtos inseridos no cardápio semanal com a supervisão de um nutricionista.

Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Até 2030, eliminar a subnutrição crônica e aguda e o excesso de peso em crianças menores de cinco anos, e atender as necessidades nutricionais de gestantes e lactentes menores de seis meses.

Revisar
 •  EDITE GALOTE

Seria necessário criar uma política para além da merenda escolar. Algo semelhante ao "bom prato" para todos os alunos da rede pública.

Manter
 •  GabrielHilario

Criar programas efetivos voltados para a educação alimentar das comunidades em escolas públicas e nas UBS.

Manter
 •  Equipe Jabaquara

Ampliar a atuação de profissionais da área de nutrição com foco em prevenção, lais mais rígidas para a industria de alimentos ultra processados e campanhas de conscientização a praticas de atividade física e fortalecer o guia alimentar da população brasileira.

Manter
 •  Diogo Robles Garcia

Liberar espaços públicos para Incentivar e apoiar a criação de hortas urbanas orgânicas acessíveis à comunidade local.

Revisar
 •  Manú B

Até 2030, zerar os casos de subnutrição crônica e aguda e reduzir a aceleração...

Revisar
 •  Lucian De Paula

Até 2013, erradicar a subnutrição crônica e aguda, e reverter a aceleração do excesso de peso em crianças (...)

Revisar
 •  Priscila Rocha

Criar programas efetivos voltados para a educação alimentar mais saudável para a participação da comunidade em geral para reduzir a subnutrição e também reduzir a aceleração do excesso de peso.

Manter
 •  Camila Aguiar

Através de visitas regulares de assistentes sociais de programas públicos para acompanhamento do desenvolvimento das crianças e caso forem observadas alterações no peso que seria considerado normal para a criança, encaminhar para o acompanhamento nutricional em alguma instituição governamental.

Revisar
 •  Nina Orlow

e garantir alimentação de qualidade nutricional das merendas escolares privilegiando compras de produtores familiares locais.

Manter
 •  Lucas Bernardo

Investir na educação alimentar nas escolas.

Revisar
 •  Diego Barbosa

Fornecer alimentação de qualidade nas escolas e incentivar uma alimentação saudavel para as crianças.

Manter
 •  Regiane Santiago

Ter maior controle e planejamento para que subnutrição não venha prejudicar as crianças, fazer a parte de ajudar as famílias, também orienta-las e dar suporte para que relamente funcione.

Garantir a qualidade da alimentação nas merendas escolares e garantir a educação alimentar para as crianças, mostrando uma alimentação saudável.

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.1. Indicador

Déficit de altura em crianças menores de cinco anos (%)
6 sugestões
Revisar
 •  André D

Melhorar/ aumentar o controle e avaliação em crianças menores de 5 anos no posto de saúde por profissinais da área da sáude.

Manter
 •  Equipe Jabaquara

Ações de controle e avaliação antropometrias das crianças menores de 5 anos no posto de saúde feitos pelo profissional de nutrição.

Manter e propor novo
 •  Daniel Bruno Garcia

Para complementar os indicadores propostos, o poder executivo poderia criar uma Escala Municipal de Insegurança Alimentar.

Revisar
 •  Priscila Rocha

Indicadores de déficit de altura em crianças e adolescentes

Manter
 •  renahangil

Indicadores desta caraterística precisam estar em número absolutos e segregados na medida do possível.

Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Não apenas crianças menores de cinco anos, mas até o final do ensino fundamental.

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.1.1. Meta para 2030

Reduzir em 40% (Valor base de 2019: 7,7%)
8 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Reduzir em 100% (Valor base de 2019: 7,7%)

Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Gostaria de metas mais ambiciosas, talvez 60% ou 70% fossem mais condizentes para uma década de trabalhos em uma município com tanta estrutura de estado como São Paulo

Revisar
 •  Lucian De Paula

Reduzir em 100%

Revisar
 •  Priscila Rocha

Reduzir mais de 70%

Revisar
 •  Camila Aguiar

Reduzir no mínimo em 60% a fome e promover programas de agricultura ou artesanato para a população, por exemplo, para que o valor da venda dos produtos sejam utilizados para a renda das famílias.

Manter
 •  Bruna Mendes

Reduzir em 50%

Revisar
 •  Nina Orlow

Reduzir em pelo menos 50% situação de déficit alimentar

Revisar
 •  Diego Barbosa

Reduzir em 70%

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.2. Indicador

Baixo Peso em crianças menores de cinco anos (%)
4 sugestões
Revisar
 •  Priscila Rocha

Baixo peso em crianças e adolescentes

Manter
 •  renahangil

Indicadores desta caraterística precisam estar em número absolutos e segregados na medida do possível.

Manter
 •  Douglas Ganzarolli

Promover a educação e conscientizar sobre a importância da amamentação e alimentação, tanto quanto, promover ações sociais para que tenham acesso a alimentos e saneamento básico.

Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Não só crianças até os cinco anos, mas até o final do ensino fundamental.

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.2.1. Meta para 2030

Manter abaixo de 5% (Valor base de 2019: 5,7%)
3 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Manter abaixo de 1% (Valor base de 2019: 5,7%)

Manter
 •  Giovanna Fanucchi

Manter abaixo de 4%

Revisar
 •  Camila Aguiar

Manter abaixo de 4%, fazendo o rastreio através da assistência social, acompanhamento nutricional quando necessário e buscar políticas públicas ou a implementação de parcerias que possam ajudar na renda ou suplementação nutricional da criança.

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.3. Indicador

Taxa anualizada de incremento (aceleração) da prevalência do Excesso de Peso em crianças menores de cinco anos
5 sugestões
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

Implantar programa de alimentação saudável nas creches. Atualmente as creches da PMSP fornecem comida da pior qualidade às crianças

Manter e propor novo
 •  Juliana Ruschel

Parceria entre nutricionista e psicólogo, cuidando de questões emocionais que refletem em hábitos alimentares

Revisar
 •  EDITE GALOTE

Verificar as causas do excesso de peso entre as crianças, criando políticas públicas de orientação nutricional.

Revisar
 •  André D

Observar de maneira mais particular as causas do excesso de peso entre as crianças, gerando recursos para que profissionais como nutricionistas possam ajudar nesse indice.

Revisar
 •  Priscila Rocha

taxas semestrais

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.3.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: pendente)
5 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Zerar (Valor base de 2019: pendente)

Manter
 •  Equipe Jabaquara

Campanhas de conscientização de contratação de nutricionista nos postos de saúde.

Revisar
 •  Lucian De Paula

Não basta reduzir a aceleração da prevalência do excesso de peso em crianças. É preciso reverter a tendência. A meta precisa ser reverter a taxa de incremento, e reduzir o excesso de peso de forma absoluta.

Revisar
 •  Priscila Rocha

Deixar valores abaixo de 5% da prevalência do excesso de peso em crianças e adolescentes.

Revisar
 •  Nina Orlow

Reduzir em pelo menos 50% a taxa do excesso de peso em crianças menores de 5 anos.

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.4. Indicador

Prevalência de Aleitamento Materno Exclusivo (%)
2 sugestões
Manter e propor novo
 •  Juliana Ruschel

Levar em conta a disponibilidade emocional e da rotina das mães.

Revisar
 •  Vera Helena Lessa Villela

Prevalência de aleitamento materno exclusivo até o 6º mês

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.4.1. Meta para 2030

Ampliar para 55% (Valor base de 2019: 49%)
7 sugestões
Revisar
 •  Ingrid Ramos Sousa e Silva

Meta de 60%

Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Ampliar para 100% (Valor base de 2019: 49%)

Manter
 •  Equipe Jabaquara

Tornar mais eficiente o acesso das mães as orientação e apoio o alentamento materno ser lei os 1000 dias

Revisar
 •  Priscila Rocha

Ampliar para 70%

Manter
 •  Camila Aguiar

Realizar campanhas para divulgação do aleitamento materno e seus benefícios, mas sempre observando o bem-estar da mãe, sua saúde física e mental e como ela se sente em relação ao aleitamento.

Revisar
 •  Nina Orlow

Ampliar para 80%

Revisar
 •  Vera Helena Lessa Villela

Adequar a meta considerando o período proposto de aleitamento materno exclusivo até o 6º mês

Sugestões sobre Ver no documento

2.1.5.1. Meta para 2030

Reduzir para 3,3% (Valor base de 2019: 3,8%)
4 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Reduzir para menos de 1% (Valor base de 2019: 3,8%)

Revisar
 •  Lucian De Paula

Reduzir para 1%

Revisar
 •  Priscila Rocha

Reduzir para 2%

Revisar
 •  Camila Aguiar

Reduzir para 2% através de políticas de incentivo e realização ao pré-natal e visitas de assistentes sociais para rastreio e acompanhamento de gestantes para orientar e agendar, se necessário, as consultas.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2. Meta 2.4 dos ODS para São Paulo

Até 2030, que 60% das propriedades agropecuárias do município promovam práticas agroambientais satisfatórias, de caráter sustentável, promovendo a manutenção e ou recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade local, com melhora progressiva da qualidade da terra e do solo, e fortalecendo a resiliência do município diante dos desafios das mudanças climáticas.
8 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Até 2030, que 100% das propriedades agropecuárias do município promovam práticas agroambientais satisfatórias, de caráter sustentável, promovendo a manutenção e ou recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade local, com melhora progressiva da qualidade da terra e do solo, e fortalecendo a resiliência do município diante dos desafios das mudanças climáticas.

Manter
 •  GabrielHilario

Esse aspecto é fundamental, investir na capacitação dos agricultores para a produção de alimentos de uma maneira que não esgote o solo

Manter
 •  Diogo Robles Garcia

Promover cursos de capacitação para o preparo do solo, cultivo de hortaliças, manipulação de alimentos e segurança alimentar.

Revisar
 •  Priscila Rocha

Até 2030, com o auxílio das políticas públicas, as propriedades do município promovam práticas agroambientais sustentáveis...

Revisar
 •  Paola

Até 2030, que 60% das propriedades agropecuárias do município, incluindo trechos em espaços públicos destinados à agricultura urbana - como canteiros, jardins, praças e outros, promovam práticas agroambientais satisfatórias, de caráter sustentável, promovendo a manutenção e ou recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade local, com melhora progressiva da qualidade da terra e do solo, e fortalecendo a resiliência do município diante dos desafios das mudanças climáticas.

Revisar
 •  VINICIUS DONADON TONIATE

Essas propriedades estão bem estruturadas para promover tais praticas? Pode-se realizar parcerias com empresas que se localizam em tais regiões para melhorar o acesso e melhoria em caráter sustentável.

Revisar
 •  André D

Orientar/ promover atividades e ações relacionadas ao meio agro a fim de fortalecer o progresso sustentável para a população.

Revisar
 •  Vera Helena Lessa Villela

Até 2030 que 60% das propriedades agropecuárias do município promovam práticas agroambientais com base na agroecologia, de caráter sustentável, promovendo a manutenção e ou recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade local, com melhora progressiva da qualidade da terra e do solo, e fortalecendo a resiliência do município diante dos desafios das mudanças climáticas

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.1. Indicador

Unidades agropecuárias no MSP (número absoluto)
2 sugestões
Revisar
 •  GabrielHilario

Acredito que quanto mais propriedades melhor.

Manter e propor novo
 •  Paola

Área pública utilizada para agricultura urbana (número absoluto)

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.1.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 536)
3 sugestões
Revisar
 •  Lucian De Paula

Expandir para que 100% das propriedades agropecuárias promovam práticas agroambientais satisfatórias e sustentáveis.

Manter
 •  Priscila Rocha

Monitorar e ampliar

Revisar
 •  Vera Helena Lessa Villela

Ampliar o número de unidades agropecuárias em 30% até 2030

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.2. Indicador

Unidades agropecuárias em processo de transição agroecológica (número absoluto)
3 sugestões
Manter e propor novo
 •  Carolina Cecatto

Incentivo à inserção de hortas comunitárias paralelamente à transição.

Revisar
 •  Priscila Rocha

Incentivar essas iniciativas e facilitar o processo de transição para agroecológica

Manter
 •  Camila Aguiar

Utilizar de políticas de incentivo para essas empresas, como por exemplo, redução de algum imposto que apresente valor elevado para incentivar mais essas e outras empresas que venham a aderir esse projeto.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 29)
6 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Colocar meta numérica de quantas propriedades a Prefeitura irá converter para agroecologia até 2030

Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Aumentar

Revisar
 •  Priscila Rocha

Ampliar e por meio de de incentivos através de politicas públicas facilitar

Revisar
 •  Nina Orlow

Até 2030 ampliar para que todas as unidades tenham orientação e oportunidade de se tornar agroecológicas.

Revisar
 •  renahangil

Não está clara a proposta de ampliação.

Revisar
 •  Vera Helena Lessa Villela

Ampliar em 30% as unidades agropecuárias em processo de transição agroecológica

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.3. Indicador

Unidades agropecuárias com certificação de produção orgânica (número absoluto)
3 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

A certificação tem muitas exigências burocráticas

Manter
 •  Equipe Jabaquara

Necessidade urgente.

Manter
 •  Diogo Robles Garcia

Promover capacitação de pessoas para o manejo sustentável do solo e cultivo.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 59)
4 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Colocar meta numérica de quantas propriedades com produção orgânica a prefeitura pretende alcançar até 2030

Revisar
 •  Nina Orlow

Até 2030 ampliar para que todas as unidades tenham orientação e oportunidade de se tornar unidades com certificação orgânica.

Revisar
 •  renahangil

Não está clara a proposta de ampliação.

Revisar
 •  Vera Helena Lessa Villela

Ampliar em 30% o número de unidades agropecuárias com certificação de produção orgânica

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.4. Indicador

Unidades agropecuárias convencionais (número absoluto)
2 sugestões
Manter e propor novo
 •  Leon Norking Rangel

Além de monitorar as unidades agropecupárias tradicionais, inserir algum indicador específico de monitoramento do impacto ambiental negativo que algumas dessas propriedades tenham (certamente há algum). Vejo que já existe entre os indicadores o monitoramento das unidades agropecuárias com check list de práticas ambientais, mas saber o impacto das que não seguem para propor políticas públicas adequadas a tais problemas é fundamental.

Manter
 •  Equipe Jabaquara

Sem opinião

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.5. Indicador

Unidades agropecuárias submetidas ao checklist de boas práticas agroambientais (número absoluto)
2 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Assim como já disse em outras sessões, inserir algum indicador específico de monitoramento do impacto ambiental negativo que algumas dessas propriedades tenham (certamente há algum). Vejo que já existe entre os indicadores o monitoramento das unidades agropecuárias com check list de práticas ambientais, mas saber o impacto das que não seguem para propor políticas públicas adequadas a tais problemas é fundamental.

Manter
 •  Priscila Rocha

Submetidas a fiscalizações efetivas e também ajuda de políticas públicas que incentivem as boas práticas agroambientais sustentáveis

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.5.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 151)
3 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Atingir 100% das unidades agropecuárias situadas no município. (Valor base de 2019: 151)

Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Colocar meta numérica da Prefeitura

Revisar
 •  renahangil

Não está clara a proposta de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.6. Indicador

Propriedades agropecuárias em processo de transição agroecológica (%)
Uma sugestão
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Atingir 100% das unidades agropecuárias situadas no município.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.6.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 5,4%)
4 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Atingir 100% das unidades agropecuárias situadas no município.

Manter
 •  Leon Norking Rangel

Colocar meta numérica

Revisar
 •  Priscila Rocha

Ampliar o processo de transição agroecológica

Revisar
 •  renahangil

Não está clara a proposta de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.7. Indicador

Propriedades agropecuárias com certificação de produção orgânica (%)
Uma sugestão
Manter
 •  Camila Aguiar

Incentivar as propriedades a ter essa certificação através de benefícios concedidos as empresas, como desconto em alguns impostos, por exemplo.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.7.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 11%)
3 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Atingir 100% das unidades agropecuárias situadas no município.

Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Colocar menta numérica

Revisar
 •  renahangil

Não está clara a proposta de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.8.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 83,58%)
Uma sugestão
Revisar
 •  Camila Aguiar

Monitorar pelo menos 95% das propriedades agropecuárias convencionais e incentivar na adesão de novas práticas que são menos agressivas ao meio ambiente.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.9. Indicador

Propriedades submetidas ao checklist de boas práticas agroambientais (%)
Uma sugestão
Revisar
 •  Priscila Rocha

Propriedades submetidas a fiscalização de boas práticas agroambientais

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.9.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 28,17%)
6 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Atingir 100% das unidades agropecuárias situadas no município.

Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Colocar meta numérica palpável da quantidade de propriedades que a Prefeitura visa que tenham práticas agroambientais até 2030

Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Ampliar mais

Revisar
 •  Priscila Rocha

Ampliar 50%

Revisar
 •  renahangil

Não está clara a proposta de ampliação.

Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar o valor para no mínimo 60%.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.10. Indicador

Boas práticas agroambientais em propriedades agropecuárias – insatisfatório (%)
2 sugestões
Manter e propor novo
 •  Juliana Ruschel

Apoiar com formação para que avancem nas boas práticas

Manter
 •  Priscila Rocha

Fiscalizar e incentivar para mudanças satisfatórias

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.10.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: 14,66%)
5 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Zerar (Valor base de 2019: 14,66%)

Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Colocar meta numérica

Revisar
 •  Priscila Rocha

reduzir para 5%

Reduzir para no máximo 5%

Revisar
 •  renahangil

Não está clara a proposta de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.11. Indicador

Boas práticas agroambientais em propriedades agropecuárias - moderado (%)
2 sugestões
Manter
 •  Diogo Robles Garcia

Apoiar a economia circular

Revisar
 •  renahangil

Não está clara a proposta de medição.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.11.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 34,56%)
2 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Zerar (Valor base de 2019: 34,56%)

Revisar
 •  Camila Aguiar

Aumentar o valor e monitorar nas propriedades já existentes, sempre salientando a importância das boas práticas e buscando incentivos e parcerias para tornar mais atrativo a adesão das boas práticas.

Sugestões sobre Ver no documento

2.2.12.1. Meta para 2030

Ampliar para 60% (Valor base de 2019: 50,78%)
4 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Atingir 100% das unidades agropecuárias situadas no município.

Manter
 •  Leon Norking Rangel

Excelente! É a única meta das propriedades agropecuárias do municípia com meta numérica explícita. Todas as outras acima deveriam seguir esse exemplo

Revisar
 •  Priscila Rocha

Ampliar para 80%

Revisar
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 80%.

Sugestões sobre Ver no documento

2.3. Meta 2.c dos ODS para São Paulo

Não municipalizada. Não é competência do Município legislar sobre esse tema ou implementar medidas para a garantia de funcionamento dos mercados de commodities.
5 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Até 2030, dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, pastores e piscicultores, inclusive por meio de acesso seguro e igual à terra, outros recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola.

Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Acredito que poderiam haver mecanismos de incentivo para consumo/compra/comércio de commodities produzida de maneira sustentável. Não serua uma legislação ou imposição, mas programas do governo para comércio sustentável de commodities

Revisar
 •  Gicame

Deve ser municipalizada, pois assim teremos um maior controle e saberemos as necessidades mais específicas de cada região

Revisar
 •  Priscila Rocha

Deve ser municipalizada, pois assim teremos um maior controle e saberemos as necessidades mais específicas de cada região e incentivar agricultura familiar

Revisar
 •  giugaspar

Acredito que deveria ser municipalizada, pois com isso teríamos um maior controle para poder saber a necessidade de cada região.

Sugestões sobre Ver no documento

3.1. Meta 3.1 dos ODS para São Paulo

Até 2030, manter a razão de mortalidade materna no município de São Paulo em no máximo 42 mortes por 100.000 nascidos vivo
4 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Até 2030, manter a razão de mortalidade materna no município de São Paulo em no máximo 9 mortes por 100.000 nascidos vivo

Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Diminuir o numero de mortalidade é importante.

Revisar
 •  Priscila Rocha

Até 2030, manter a razão de mortalidade materna no município de São Paulo em no máximo 10 mortes por 100.000 nascidos vivo

Manter
 •  Regiane Santiago

Ter programas de saúde e orientação para as gestantes, oferecer a elas saúde de qualidade e as crianças também, fazer com que todos tenham acesso a saúde.

Sugestões sobre Ver no documento

3.1.1. Indicador

Razão de óbitos de mulheres residentes por causas e condições consideradas de morte materna (mortes por 100.000 nascidos vivos).
Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  VINICIUS DONADON TONIATE

Proporcionar um melhor atendimento de pré natal a todas as gestantes, trazendo uma melhor condição e informação as gestantes.

Sugestões sobre Ver no documento

3.1.1.1. Meta para 2030

 

Reduzir para menos de 42 mortes por 100.000 nascidos vivos* (Valor base de 2018: 43,5 mortes por 100.000 nascidos vivos)

* A divergência em relação ao Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI) se justifica pelo novo cenário imposto pela COVID-19.

7 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Reduzir para menos de 10 mortes por 100.000 nascidos vivos.

Revisar
 •  Lucian De Paula

Adotar meta mais ambiciosa, reduzindo para 30

40 mortes

Revisar
 •  renahangil

O indicador está tratando de morte materna e não de morte de recém nascidos.

Revisar
 •  Camila Aguiar

Reduzir para no mínimo 35 mortes para cada 100000 nascidos vivos, focando em políticas de incentivo ao pré-natal e acompanhamento das gestantes, sempre observando os fatores de risco durante a gestação.

Manter
 •  Larissa Marchant

Há necessidade de um olhar mais apurado para a saude desde a primeira infancia se faz necessário para que tenhamos cada vez menos a mortalidade infantil como um assunto em pauta no nosso pais.

Manter a meta e uniformizar por todo o território paulista. Apesar de São Paulo ter números já abaixo dos 70 casos por 100.000 nascidos-vivos, ela não é homogenea em todas as regiões. Os esforços devem ser para levar um atendimento materno de maior qualidade em regiões mais pobres.

Sugestões sobre Ver no documento

3.2. Meta 3.2 dos ODS para São Paulo

Até 2030, reduzir no município de São Paulo o coeficiente de mortalidade infantil para abaixo de 10 por mil nascidos vivos.

3 sugestões
Revisar
 •  Priscila Rocha

Até 2030, reduzir no município de São Paulo o coeficiente de mortalidade infantil para abaixo de 5 por mil nascidos vivos.

Revisar
 •  Nina Orlow

Seguir a meta do IPEA

Revisar
 •  Camila Aguiar

Reduzir para 8 visto que o valor de 2019 é de 11,18 mortes.

Sugestões sobre Ver no documento

3.2.1. Indicador

Taxa de mortalidade infantil (mortes por 1.000 nascidos vivos)  

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Douglas Ganzarolli

Taxa de mortalidade referente a classe social e nível de vulnerabilidade.

Sugestões sobre Ver no documento

3.2.1.1. Meta para 2030

Reduzir para menos de 10 mortes por 1.000 nascidos vivos (Valor base de 2019: 11,18 mortes por 1.000 nascidos vivos)  

6 sugestões
Revisar
 •  Leonor Gonçalves Simões

Reduzir para 4 mortes por 1.000 nascidos vivos.

Revisar
 •  ViCaratin

Reduzir para ao menos 5 mortes por 1000 nascidos

Revisar
 •  Lucian De Paula

Reduzir para 4 mortes por 1.000 nascidos vivos

Revisar
 •  giugaspar

Reduzir para 5 morte a cada 1.000 nascidos vivos.

Revisar
 •  Mariana Lessi

Seria interessante se a redução ocorresse antes de 2030, mas se não existir a possiblidade é de extrema importância aumentar essa redução já que é um objetivo de longo prazo.

Manter a meta. Para isso construir mais unidades específicas para atendimento ginecológico, obstétrico e pediátrico, para que haja especialização no atendimento e diminuição dos riscos de contaminaçao cruzada. Ampliar os programas de planejamento familiar, capacitando cada vez mais profissionais (incluindo farmacêuticos) que possam dar atenção em diversos estabelecimentos de saúco, como as farmácias por exemplo.

Sugestões sobre Ver no documento

3.3. Meta 3.4 dos ODS para São Paulo

Até 2030, reduzir em 18% a taxa de mortalidade prematura pelo conjunto das quatro doenças crônicas não transmissíveis (Doença do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas).  

15 sugestões
Revisar
 •  Elio J. B. Camargo

Revisar, acrescentando índice de redução de mortes por acidentes viários. Vide proposta em 3.3.1

Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Estas doenças não deveriam ser causadoras de mortalidade, rever.

Manter
 •  Juliana Yuri Furuya

Como sugestao, creio que adicionar mais acoes ambientais e atividades Esportivas como o PEMA (Programa Esporte e Meio Ambiente) vem agregando junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, podera ser um fator positivo para a reducao de muitas taxas. Caminhadas nos parques, plantio de arvores em centros esportivos e exercicios ao ar livre ajudam mentalmente ao combante de muitas doencas cronicas.

Revisar
 •  Minoru Furuya

Sugiro propor as ações do Programa Esporte e Meio Ambiente (PEMA) que une esporte e meio ambiente , através de ações efetivas que visam a prática de atividade física e a preservação da natureza. Ambos promovem saúde e bens estar, da Secretária Municipal de Esportes e Lazer.

Revisar
 •  Ana Paula sartorio

A secretaria de esportes e lazer proporciona uma programa pema. Onde proporciona aos participantes saude e bem estar. com passeios. Caminhadas. Atividades em ortas orgânicas. Muito importante é apreciado pelos participantes. Com diferentes idades desde dos jovens a terceira idade.. um programa que precisa ser continuado..

Manter
 •  Kassio Menezes

A secretaria do esporte através do PEMA realiza atividades de aspecto esportivo, ambiental e de lazer. Indica-se no ObservaSampa o número de participantes, isso nas ações ambientais que promovem saúde e bem estar trazidas pelo PEMA que se enquadram na ODS 3.4, como caminhadas e corridas em grupo, gincanas com as crianças, práticas coletivas de exercício ao ar livre, participação em programas de doações às populações de risco e baixa renda e afins...

Revisar
 •  Cristina Reis

Sugiro uma parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SEME), que já possui o "Programa Esporte e Meio Ambiente - PEMA". Atividade Esportiva + Meio Ambiente = Qualidade de vida

Revisar
 •  Priscila Rocha

Até 2030, reduzir em 10% a taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis em geral.

Revisar
 •  Giovanna Fanucchi

Até 2030, reduzir em 16% a taxa de mortalidade prematura pelo conjunto das quatro doenças crônicas não transmissíveis (Doença do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas).

Revisar
 •  Raquel Moraes Costa Pereira

Tendo em vista a prevenção de doenças como base para melhoria da qualidade de vida, sugiro a utilização dos dados bem como das atividades proporcionadas pelo PEMA- Programa Esporte e Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer -SEME. Conheço as atividades e sei que integram o esporte e o meio ambiente em prol da saúde do corpo e da mente! São importantes para qualquer cidadão!

a saúde pública hoje, esta aquém do necessário, é preciso mais profissionais para atendimento, não só na área medica , mas psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, entretenimento, e dar consciência a esse publico da necessidade de participar

Manter
 •  Lucas Bernardo

Investir na assistência em saúde para essa população, utilizar a tecnologia a favor para que a informação chegue de forma facil a esse publico.

Revisar
 •  Nina Orlow

Manter a meta do IPEA

Com atividades esportivas com um forte aspecto ambiental e lazer, a secretaria do esporte através do PEMA promove ações super divertidas que de fato oportunizam momentos prazerosos e consequentemente uma melhoria da saúde, já que em atividades como a "Vamos trilhar" se faz caminhada (um exercício areóbico) além de uma terapia florestal (estar em contato com a natureza já é muito importante) promovem uma saúde física e mental.

Revisar
 •  gabriela.chabbouh

Sugiro agregar uma visão de promoção da saúde, que contemple, por exemplo, ações e participantes do Programa Esporte e Meio Ambiente (PEMA), da Secretaria Municipal de Esportes e Lazes (SEME).

Sugestões sobre Ver no documento

3.3.1. Indicador

Taxa de Mortalidade prematura (de 30 a 69 anos) pelo conjunto das quatro doenças crônicas não transmissíveis - DCNT (Doença do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas) (mortes por 100.000)  

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Elio J. B. Camargo

Acrescentar indicador de redução de mortes por acidentes viários, principalmente atropelamentos. Considerar o objetivo de redução anual de uma escala logarítmica inversamente proporcional, visando no mínimo 3 mortes por 100 mil habitantes, em 2030.

Sugestões sobre Ver no documento

3.3.1.1. Meta para 2030

Reduzir para menos de 259 mortes por 100 mil (Valor base de 2019: 312 mortes por 100 mil)

6 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

aumentar a redução

Revisar
 •  Lucian De Paula

Reduzir para menos de 200 mortes por 100 mil

Revisar
 •  Priscila Rocha

Reduzir para menos de 50 mortes por 100 mil

Manter
 •  renahangil

Trabalhar com dados segregados para podermos atuar em conjunto com o Estado e União no avanço da prevenção das DCNT.

Revisar
 •  Mariana Lessi

São números propostos satisfatórios e que podem ser metas alcançadas à longo prazo.

Manter a meta. Investir na monitorização dos fatores de riscos e na promoção da saúde com foco nos fatores de risco modificaveis como alcoolismo, tabagismo e sedentarismo. Modificar hábitos alimentares e de atividade física, implementando campanhas em escolas. Ampliar a cobertura para exame de mama, Papanicolau e próstata.

Sugestões sobre Ver no documento

3.4. Meta 3.5 dos ODS para São Paulo

Melhorar e ampliar a prevenção e o tratamento das pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.  

7 sugestões

Melhorar e ampliar a prevenção e o tratamento das pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas por meio do diagnóstico feito pelas Equipes Estratégia Saúde da Família.

Revisar
 •  Raquel Moraes Costa Pereira

Sugiro as atividades co PEMA- Programa Meio Ambiente e Esporte da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - SEME. A prevenção por meio de atividades ao ar livre e em contato com o verde são opções para melhorar e ampliar o tratamento de pessoas com problemas com drogas e álcool.

Revisar
 •  renahangil

Não há qualquer indicador que trate de prevenção de forma explícita. Isso precisa ser revisado.

Manter
 •  Fabio Soto

Ampliar campanhas de divulgação dos malefícios que tanto o álcool em excesso, quanto as drogas fazem para o individuo e para a sociedade. Revisar a lei que só permite a internação voluntaria que dependentes químicos, ampliar o combate ao trafico de drogas, com inteligência além de penas mais rígidas aos traficantes. Estrangular a receita financeira do crime organizado utilizando inteligência.

Manter
 •  Regiane Santiago

Aplicar através de divulgações e campanhas, fazendo que que não se haja preconceito com que faz esse tipo de tratamento de amigos e familiares. É preciso quebrar o TABU.

Ampliar campanhas de divulgação dos malefícios do uso excessivo de álcool e das drogas fazem para o indivíduo.

Manter
 •  Samia dos Santos

Ampliar a informação sobre as consequências reais do uso dessas substancias também é necessário.

Sugestões sobre Ver no documento

3.4.1. Indicador

Média mensal de atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas da Rede Municipal (número absoluto)  

4 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Os CAPS estão sucateados e sem profissionais, precisam ser valorizados

Além do diagnóstico feito pelas equipes Estratégia Saúde da Família.

Revisar
 •  renahangil

Dado relevante mas não dá qualquer visibilidade do impacto real na mudança de vida dos atendidos e potencialmente de suas famílias.

Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Utilizar em conjunto como base a demanda de drogas ilícitas apreendidas em São Paulo.

Sugestões sobre Ver no documento

3.4.1.1. Meta para 2030

Ampliar em 20% (Valor base de 2019: 8.534)

5 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Ampliar

Revisar
 •  igor144

Ampliar para pelo menos 35%, fazendo programas de incentivo e campanhas.

Revisar
 •  Fabio Soto

Com a atuação mais pesada em diversas vias, com parceiras entre a prefeitura, governo estadual e federal, é possível aumentar está taxa.

Ampliar a taxa.

Aumentar a meta. Ampliar a ação de assistentes sociais em regiões de vulnerabilidade como o centro antigo de São Paulo, pois os dependentes em situação de rua da cidade, de forma geral, ainda não são vistos como doentes sendo marginalizados de atendimentos. Investir no monitorização do uso de medicamentos em pacientes em tratamento, para que estes não abandonem e retornem ao vício. Aumentar as reuniões (presenciais ou online) de suporte ao dependente químico.

Sugestões sobre Ver no documento

3.5. Meta 3.7 dos ODS para São Paulo

Até 2030, assegurar o acesso universal aos serviços e aos métodos contraceptivos, incluindo o planejamento reprodutivo, à informação e à educação, com foco na redução da gravidez na adolescência.  

9 sugestões
Manter
 •  Juliana Ruschel

Parceria saúde e escolas

Revisar
 •  igor144

Conscientizar a população através de campanhas e ensinar as crianças a importância do uso de métodos contraceptivos e seguros, levando educação para todos.

Revisar
 •  Priscila Rocha

Até 2030, assegurar e deixar mais acessível o acesso universal aos serviços e aos métodos contraceptivos, incluindo o planejamento reprodutivo, à informação e à educação, com foco na redução da gravidez na adolescência.

Manter
 •  Giovanna Fanucchi

É de extrema importância educar os adolescentes sobre os métodos contraceptivos e o planejamento reprodutivo, acredito que isso faz a diferença na redução da gravidez na adolescência e em DSTs

Revisar
 •  giugaspar

Tudo isso através de campanhas de conscientização e aprendizado sobre sexualização e abusos na infância/adolescência.

Manter
 •  Lucas Bernardo

Inserir educação sexual nas escolas

Manter
 •  Larissa Marchant

Em vista da alta porcentagem de jovens adolescentes grávidas com idades cada vez menores se faz necessário mais ações e trabalhos voltados a este público como forma de minimizar as complicações da gravivez deccorentes de falta de estrutura socioeconomica e decorrentes da terna idade das jovens gravidas .

Manter
 •  Regiane Santiago

Embora seja divulgado os métodos contraceptivos, acredito que uma maior divulgação e educação seria o ideal, mostrar que a melhor maneira é se prevenir quantas vezes forem necessárias.

É necessária ações voltadas a este público como forma de minimizar as complicações da gravidez decorrentes de falta de estrutura socioeconômica. E inserir uma ampla educação sexual no âmbito escolar.

Sugestões sobre Ver no documento

3.5.1.1. Meta para 2030

Ampliar anualmente em 10% (Valor base de 2019: 14.657)  

4 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Ampliar mais com tecnologia e informação

Revisar
 •  Lucian De Paula

Meta incrivelmente tímida para uma cidade do tamanho de São Paulo. Ampliar anualmente em 100%

Revisar
 •  Priscila Rocha

ampliar anualmente em 30% o acesso de métodos contraceptivos reversíveis e também divulgar a importância da proteção contra DSTs, pois mesmo com uso de métodos contraceptivos os riscos de contrair uma DST ainda existe.

15%

Sugestões sobre Ver no documento

3.5.2.1. Metas para 2030

Reduzir anualmente em 0,5% (Valor base de 2019: 9,8%)

2 sugestões

Reduzir 5%

Revisar
 •  renahangil

Meta não ficou clara em termos de redução real. É necessário revisar.

Sugestões sobre Ver no documento

3.5.3. Indicador

Número de ações desenvolvidas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE) para saúde sexual e reprodutiva (número absoluto)  

3 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Ampliar o atendimento do PSE e as escolas participantes

Manter e propor novo
 •  renahangil

É necessário mapear a quantidade de programas educacionais inseridos no programa escolar da educação de base até ensino médio que tratem de saúde sexual e reprodutiva. Isso potencialmente da mais efetividade para os resultados do que ações aleatórias ou isoladas.

Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Além das escolas, ampliar as campanhas para locais com alto índice de adolescentes frequentadores.

Sugestões sobre Ver no documento

3.5.3.1. Meta para 2030

Realizar 4.230 (Valor base de 2019: 356 no ano)

4 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Ampliar meta

Revisar
 •  Lucian De Paula

Realizar 10.000 ações

Revisar
 •  renahangil

Este indicador não indica muita coisa em termos de efetividade para a população de forma geral.

Manter
 •  Larissa Marchant

Em vista da alta porcentagem de jovens adolescentes grávidas com idades cada vez menores se faz necessário mais ações e trabalhos voltados a este público como forma de minimizar as complicações da gravivez deccorentes de falta de estrutura socioeconomica e decorrentes da terna idade das jovens gravidas .

Sugestões sobre Ver no documento

4.1. Meta 4.1 dos ODS para São Paulo

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos, sem exceção e sem discriminação de gênero, raça, etnia, sexualidade, condição de deficiência e outros completem a educação infantil e o ensino fundamental, equitativos e de qualidade, na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de formação e aprendizagem satisfatórios, significativos e relevantes.​

4 sugestões
Revisar
 •  moetche

capacitar professores para uma educação com mais qualidade

Revisar
 •  Paola

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos, sem exceção e sem discriminação de gênero, raça, etnia, sexualidade, condição de deficiência e outros completem a educação infantil e o ensino fundamental, equitativos e de qualidade, e sejam alfabetizados nas diversas linguagens na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de formação e aprendizagem satisfatórios, significativos e relevantes.​

Revisar
 •  Larissa Marchant

Educação esta que possa de maneira significativa os levar a terem condições de disputarem igualmemte no mercado de trabalho atual.

Revisar
 •  Samia dos Santos

A idade adequada começa a partir da idade da criança estar em uma creche, e garantir a vaga da mesma.

Sugestões sobre Ver no documento

4.1.1. Indicador

Taxa de Universalização da Educação Básica (%) - Matrículas no Ensino Básico - redes pública e privada ÷ População - 4 a 17 anos (x100)    

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Indicador confuso. Precisar estar claro para a população.

Sugestões sobre Ver no documento

4.1.1.1. Meta para 2030

Monitorar [Desagregado por gênero, raça e etnia, condição de deficiência, estudantes cujas famílias recebem Programa Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada - BPC e território (Subprefeituras, Diretorias Regionais de Ensino e, quando possível, Distritos) (Valor base agregado de 2019: 107.93%)  

2 sugestões
Revisar
 •  Priscila Rocha

Monitorar e diminuir os casos de desigualdades

Revisar
 •  renahangil

Importante que os dados sejam disponibilizados em números absolutos.

Sugestões sobre Ver no documento

4.1.2. Indicador

Taxa de Universalização do Ensino Fundamental (%) - Matrículas - Ensino Básico - redes pública e privada ÷ População - 6 a 14 anos) (x100) 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Indicador confuso. Precisar estar claro para a população.

Sugestões sobre Ver no documento

4.1.2.1. Meta para 2030

Garantir que 95% dos estudantes em geral e 100% daqueles cujas famílias recebem Programa Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada concluam o Ensino Fundamental na idade recomendada [Desagregado por gênero, raça e etnia, condição de deficiência e território (Subprefeituras, Diretorias Regionais de Ensino e, quando possível, Distritos)] (Valor base agregado em 2019: 112.68%)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Importante que os dados sejam disponibilizados em números absolutos.

Sugestões sobre Ver no documento

4.1.3.1. Meta para 2030

Reduzir o número de estudantes por professor para 26 (Ciclo de Alfabetização), 28 (Ciclo Interdisciplinar), 30 (Ciclo Autoral) [Desagregado por território (Subprefeituras, Diretorias Regionais de Ensino e, quando possível, Distrito)] (Valor base agregado em 2019: 28 no Ciclo de Alfabetização, 29 no Ciclo Interdisciplinar e 29 no Ciclo Autoral)  

2 sugestões
Manter
 •  moetche

melhora a construção de aprendizado do aluno

Manter
 •  Giovanna Fanucchi

Acredito que para o Ciclo de Alfabetização, seria interessante no máximo 20 alunos por professor, por ser uma fixa etária que requer mais atenção.

Sugestões sobre Ver no documento

4.1.4.1. Meta para 2030

Reduzir [Desagregar por gênero, raça e etnia, condição de deficiência, estudantes cujas famílias recebem Programa Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada BPC e recorte territorial (Subprefeitura, Diretorias Regionais de Ensino e, quando possível, Distrito)] (Valor base em 2019: 5,56% para os anos iniciais do Ensino Fundamental e 13,82% para os anos finais)  

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não está declarado o grau de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

4.2.1. Indicador

Demanda atendida de vagas em creches (%) - Número de matrículas em creches municipais ÷ Número de inscritos em creches (matrículas efetuadas + vagas solicitadas) (×100) 

2 sugestões
Manter
 •  Equipe Jabaquara

de acordo com as demandas da região

Revisar
 •  renahangil

Indicador confuso. Precisar estar claro para a população em algum local o que isso de fato retrata.

Sugestões sobre Ver no documento

4.2.2. Indicador

Taxa de Universalização da Educação Infantil (Pré-escola) (%) - Matrículas - Pré-Escola - redes pública e privada ÷ População - 4 a 5 anos) (×100) 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Indicador confuso. Precisar estar claro para a população em algum local o que isso de fato retrata.

Sugestões sobre Ver no documento

4.2.3.1. Meta para 2030

Reduzir o número de crianças por professor para 7 (Berçário 1), 9 (Berçário II), 12 (Mini – Grupo I), 25 (Mini – Grupo II): para 25 crianças / 1 educador [Desagregado por território (Subprefeitura, Diretorias Regionais de Ensino e, quando possível, Distrito)] (Valor base agregado de 2019, média dos quatro agrupamentos dos Centros de Educação Infantil: 9,9)

Uma sugestão
Revisar
 •  Caroline de Souza Silva

mini grupo II ser de 20 crianças apenas para melhorar a aprendizagem e atenção com as crianças.

Sugestões sobre Ver no documento

4.2.4.1. Meta para 2030

Reduzir o número de crianças por professor para 25 [Desagregado por território (Subprefeitura, Diretorias Regionais de Ensino e, quando possível, Distrito) e por agrupamento (Infantil I e Infantil II)]  (Valor base agregado de 2019: 22,6)  

Uma sugestão
Revisar
 •  igor144

Valorizar mais o professor, que é um profissional cujo nos passa o ensino e com menos crianças por professor os mesmos terão mais disponibilidade de poder ouvir cada uma delas e quais são as suas dúvidas. Sendo assim o professor tendo um acompanhamento maior para com o aluno.

Sugestões sobre Ver no documento

4.2.5. Indicador

Crianças plenamente alfabetizadas até os 8 anos de idade (%) (Número de alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental com níveis básico, adequado e avançado em Língua Portuguesa na Prova São Paulo ÷ Número de alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental participantes da Prova São Paulo (Rede Municipal) (×100)

Uma sugestão
Manter
 •  Regiane Santiago

Com isso teríamos uma educação de maior qualidade, os jovens desde cedo teriam acesso a leitura e novos conhecimentos, algo que pode dar certo se tiver investimento do governo e parceria dos pais.

Sugestões sobre Ver no documento

4.2.5.1. Meta para 2030

Ampliar [Desagregado por gênero, raça e etnia, condição de deficiência, estudantes cujas famílias recebem Programa Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada - BPC e território (Subprefeitura, Diretorias Regionais de Ensino e, quando possível, Distrito)](Valor base agregado de 2018: 82,10%)  

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não está definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

4.3. Meta 4.a dos ODS para São Paulo

Construir, ofertar e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos, baseados no conceito de espaços educadores sustentáveis e em todas as regiões da cidade.  

3 sugestões
Revisar
 •  Paola

Construir, ofertar e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos, bem como entender a totalidade dos espaços da cidade como territórios educativos, baseados no conceito de espaços educadores sustentáveis e em todas as regiões da cidade.

Manter
 •  moetche

Os equipamentos precisam de muitas melhorias e envestimento em infraestrutura e tecnologia

Manter
 •  Giovanna Fanucchi

É essencial realizar a inclusão de criança sensíveis às deficiências e ao gênero, isso ajudaria na aprendizagem e no desenvolvimento delas.

Sugestões sobre Ver no documento

4.3.1.1. Meta para 2030

Ampliar [Desagregado por Subprefeitura, Diretorias Regionais de Ensino e, quando possível, Distrito] (Valor base agregado de 2019: 42,11%)  

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não está definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

4.3.2.1. Meta para 2030

Ampliar para 100% [Desagregado por Subprefeitura, Diretorias Regionais de Ensino e, quando possível, Distrito] (Valor base agregado de 2019: 37,41%)  

Uma sugestão
Revisar
 •  Caroline de Souza Silva

Ampliar para 60%

Sugestões sobre Ver no documento

4.3.3.1. Meta para 2030

Ampliar [Desagregado por Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino - DRE e, quando possível, Distrito] (Valor base agregado de 2019: 0%) 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não está definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

4.3.4. Indicador

Percentual de Escolas Municipais Acessíveis (%) - Número de escolas municipais construídas ou reformadas de acordo com a norma técnica ABNT NBR 9050 / total de escolas municipais (x100)

2 sugestões
Revisar
 •  Paola

Percentual de Escolas Municipais Acessíveis (%) - Número de escolas municipais construídas ou reformadas e com rotas acessíveis / calçadas que permitam o acesso universal no entorno de acordo com a norma técnica ABNT NBR 9050 / total de escolas municipais (x100)

Revisar
 •  Nina Orlow

(acrescentar) E de acordo com o Plano de Produção e Consumo Sustentável - escolas como Espaços Educadores.

Sugestões sobre Ver no documento

4.3.4.1. Meta para 2030

Ampliar [Desagregado por Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito] (Valor base de 2019: dado não existente, mas passível de apuração pela Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA)  

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não está definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

4.4.1.1. Meta para 2030

Ampliar [Desagregar por Ensino Superior; Ensino Técnico; e Ensino Tecnológico] (Valor base de 2019: 0)  

2 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Inserir uma meta concreta de quantos alunos deverão ser beneficiados por bolsas até 2030

Revisar
 •  renahangil

Não está definida a taxa de ampliação. Não há nenhum comparativo com o número de requisitantes ou o número de alunos potencialmente requisitantes destes tipos de bolsa.

Sugestões sobre Ver no documento

4.4.2.1. Meta para 2030

Ampliar [Desagregar por Ensino Superior; Ensino Técnico; e Ensino Tecnológico] (Valor base de 2019: 0)

2 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Inserir uma meta concreta de quantos alunos deverão ser beneficiados por bolsas até 2030 ou ao menos de quantas bolsas serão disponibilizadas por ano

Revisar
 •  renahangil

Não está definida a taxa de ampliação. Não há nenhum comparativo com o número de requisitantes ou o número de alunos potencialmente requisitantes destes tipos de bolsa.

Sugestões sobre Ver no documento

4.5. Meta 4.c dos ODS para São Paulo

Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados na Rede Municipal de Ensino, sem exceção e sem discriminação de gênero, raça, etnia, sexualidade, condição de deficiência e outros, inclusive por meio da cooperação internacional.  

Uma sugestão
Revisar
 •  moetche

É excencial q haja reciclagem de professores. Infelizmente a estabilidade de emprego cria profissionais mediocres q se acomodam e não se atualizam.

Sugestões sobre Ver no documento

4.5.1.1. Meta para 2030

Ampliar [Desagregado por gênero, raça e etnia, condição de deficiência e território (Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito] (Valor base de 2019: 0,58%)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não está definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

4.5.2.1. Meta para 2030

Ampliar [Desagregado por gênero, raça e etnia, condição de deficiência e território (Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito)] (Valor base agregado de 2019: 2,31%)  

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não está definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

4.5.3.1. Meta para 2030

Ampliar  [Desagregado por gênero, raça e etnia, condição de deficiência e território (Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito] (Valor base agregado de 2019: 0,24%)]  

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não está definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

5.1. Meta 5.1 dos ODS para São Paulo

Eliminar todas as formas de discriminação de gênero, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as mulheres e meninas em situação de maior vulnerabilidade.

4 sugestões
Manter
 •  Giovanna Fanucchi

Realizar iniciativas que apoiem a população que sofre com discriminação

Manter
 •  VINICIUS DONADON TONIATE

Leia mais duras são necessárias para punir discriminação, racismo, estupro, intolerância religiosa e qualquer outro crime que denigra a imagem do ser humano.

Realizar programas que apoiem a população que sofre com discriminação.

Manter
 •  Samia dos Santos

Ampliar os campos de atuação dessas pessoas nas empresas pode fazer com que aumentem o numero de cargos disponíveis e treinamentos, aumentando a chance de contratação das mesmas

Sugestões sobre Ver no documento

5.1.1. Indicador

Iniciativas de promoção da inclusão e combate à discriminação contra mulheres reconhecidas pela Prefeitura de São Paulo (número absoluto)

3 sugestões
Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Além disto monitorar pelas taxas destes tipos de crimes na cidade de SP.

Excluir e propor novo
 •  renahangil

Defini mais claramente o que são estas iniciativas em indicadores separados ou excluir este indicador.

Manter e propor novo
 •  Mariana Lessi

A iniciativa não pode vir somente da Prefeitura, precisamos reunir órgãos com o intuito de promover a inclusão e combater à discriminação contra mulheres.

Sugestões sobre Ver no documento

5.1.1.1. Meta para 2030

Alcançar 150 iniciativas reconhecidas (Valor base de 2019: 9)  

2 sugestões
Manter
 •  Fabio Soto

Além disto, reduzir os números absolutos dos crimes com este teor.

Revisar
 •  renahangil

Sem definição clara do alcance e impacto destas iniciativas se torna inútil o monitoramento desta "iniciativa".

Sugestões sobre Ver no documento

5.2. Meta 5.2 dos ODS para São Paulo

Eliminar todas as formas de violência de gênero nas esferas pública e privada, destacando a violência sexual, o tráfico de pessoas e os homicídios, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as mulheres e meninas em situação de maior vulnerabilidade.    

3 sugestões
Manter
 •  Giovanna Fanucchi

Proporcionar apoio para a população que ainda sofre das diversas formas de violência, principalmente as mulheres

Manter
 •  Fabio Soto

Trabalhar em conjunto com a esfera federal, através da força que São Paulo tem, para propor leis mais rígidas.

Manter
 •  Diego Barbosa

Trabalhar para a implementação de leís mais rigidas á respeito da violencia contra as mulheres, monitorar e reduzir os casos de feminicidio.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.1. Indicador

Número total de atendimentos pelos equipamentos de mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (número absoluto)  

3 sugestões
Manter e propor novo
 •  Douglas Ganzarolli

Pesquisas institucionais anônimas, para que as mulheres com medo possam se tornar números e a segurança pública enxergar como um todo as mulheres que sofrem caladas e por medo não denunciam.

Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Além disto, monitorar em todas as delegacias os números absolutos registrados.

Revisar
 •  renahangil

Trocar a terminologia equipamentos por outra que seja melhor entendida pelo público.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base em 2019: 13.619)

2 sugestões
Revisar
 •  Paola

Número total de ofertas de atividades preventivas sobre masculinidade e atendimentos aos agressores pelos equipamentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (número absoluto)

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.2. Indicador

Número de atendimentos realizados pela Casa da Mulher Brasileira (número absoluto)  

2 sugestões
Manter e propor novo
 •  Paola

Número de atendimentos psicológicos realizados com os agressores (número absoluto).

Manter
 •  renahangil

Número de mulheres atendidas na Casa da Mulher Brasileira não indica nada se não foi colocado em comparação com outros indicadores, em especial de medidas educacionais e preventivas.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base em 2019: 1.193)   

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.3. Indicador

Acolhimentos realizados pelos serviços de acolhimento sigiloso e provisório para mulheres em situação de violência (número absoluto) (número absoluto)  

5 sugestões
Revisar
 •  igor144

Além do acolhimento, dar suporte e acompanhamento depois que esta mulher retornar para a sua rotina normal, para que o agressor fique impossibilitado de tentar algo contra ela.

Revisar
 •  giugaspar

Acolher de forma que a mulher fique segura, e quando for para voltar a vida normal, suporte para psiquiátrico e acompanhamento para que o agressor não volte a procurá-la.

Manter e propor novo
 •  Paola

Atendimentos terapêuticos regenerativos aos homens autores de violência contra as mulheres (número absoluto).

Manter
 •  renahangil

Número de acolhimentos não indica nada se não foi colocado em comparação com outros indicadores, em especial de medidas educacionais e preventivas.

Manter
 •  Regiane Santiago

Trabalho poderia ser mais divulgado na mídia para que todas saibam onde procurar ajuda, muitas mulheres não se sentem confortáveis de ir até uma delegacia e muitas não sabem da existência desses programas.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base em 2019: 1.139) 

2 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

ampliar mais e dar recursos para as casas de passagem

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.4. Indicador

Meninas em acolhimento por motivo de abandono, negligência e/ou maus tratos (número absoluto)

3 sugestões
Revisar
 •  igor144

Acolher e realizar o acompanhamento, dar suporte e entrada para os estudos das mesmas e se possível fazer com que ela seja adotada por uma família que esteja disposta a cuidar e criar.

Manter e propor novo
 •  Paola

Famílias atendidas por rede de proteção social em programas de fortalecimento de vínculos e responsabilidade parental (número absoluto).

Manter
 •  renahangil

Número de acolhimentos não indica nada se não foi colocado em comparação com outros indicadores, em especial de medidas educacionais e preventivas.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.4.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base em 2019: 109)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.5. Indicador

Número médio de mulheres acolhidas/atendidas nos Centros de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM), Centros de Acolhida (CA) para mulheres vítimas de violência e mulheres atendidas em Centros de Acolhida (CA) para mulheres em situação de rua, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (número absoluto)  

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Paola

Número médio de agressores reincidentes (número absoluto). Média de progressão da gravidade das ações do agressor após cada denúncia e/ou acolhimento/atendimento da mulher os Centros de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM), Centros de Acolhida (CA) para mulheres vítimas de violência e mulheres atendidas em Centros de Acolhida (CA) para mulheres em situação de rua, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (número absoluto)

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.6.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base em 2019: 492) 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.7. Indicador

Notificações de violência contra mulheres e meninas  (número absoluto)  

2 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Revisar as formas de notificações que são extraviadas ou não chegam a ser notificadas

Manter e propor novo
 •  Paola

Dados sobre reincidência do agressor em relação à mesma e à outra vítima (número absoluto). Dados sobre progressão da intensidade de violência após denúncia (números absolutos).

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.8. Indicador

Denúncias de assédio sexual em ônibus públicos municipais (número absoluto)

3 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Para que a mulher consiga ter suporte para denunciar

Revisar
 •  giugaspar

Um meio de denuncia rápido, fácil, pratico e que realmente funcione rapidamente.

Manter e propor novo
 •  Paola

Operadores de transporte coletivos preparados em formações para evitar e interromper atos de assédio sexual nos transporte público municipal (números absolutos). Número de veículos da frota em que conste campanha contra assédio sexual, com procedimentos e canais de denúncia, inclusive no local (número absoluto)

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.9. Indicador

Denúncias sobre assédio sexual formalizadas na Prefeitura finalizadas com aplicação de penalidade (%)

3 sugestões
Manter
 •  Giovanna Fanucchi

É um indicador importante, porém muitas mulheres ainda tem medo de denunciar abusos sexuais. É importante propor formas de apoiar e acolher as mulheres

Manter e propor novo
 •  Paola

Prazo de finalização de denúncias de assédio sexual formalizadas na Prefeitura (número absoluto). Penas aplicadas por assédio sexual em número e prazo (números absolutos).

Revisar
 •  renahangil

Números absolutos.

Sugestões sobre Ver no documento

5.2.9.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base em 2019: 27%)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

5.4.1. Indicador

Proporção de trabalho doméstico feminino não remunerado em relação ao trabalho doméstico masculino não remunerado (em vezes)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Utilizar números absolutos.

Sugestões sobre Ver no documento

5.4.1.1. Meta para 2030

Reduzir para 1,4 vezes (Valor base de 2019: 1,88 vezes)

Uma sugestão
Revisar
 •  Paola

Reduzir para 1 vez, equiparar (Valor base de 2019: 1,88 vezes)

Sugestões sobre Ver no documento

5.5. Meta 5.5 dos ODS para São Paulo

Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

Uma sugestão
Manter
 •  Giovanna Fanucchi

Se as mulheres tivessem a oportunidade de participar igualmente na política, muitas das metas seriam melhor efetuadas, principalmente as relacionadas com o abuso sexual

Sugestões sobre Ver no documento

5.5.1.1. Meta para 2030

Reduzir para 0% (Valor base de 2019: homens 16,8% mais)

Uma sugestão
Revisar
 •  Caroline de Souza Silva

a Redução deve ser para pelo menos 8%

Sugestões sobre Ver no documento

5.5.2. Indicador

Percentual de Servidoras municipais ativas mulheres (%)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Paola

Percentual de Servidoras municipais ativas mulheres em relação ao total de mulheres na população do município (%)

Sugestões sobre Ver no documento

5.5.3. Indicador

Percentual de Servidoras municipais ativas negras (%)

Uma sugestão
Excluir e propor novo
 •  renahangil

Percentual de Servidores municipais ativas negras e de outras raças e etnias (%) -PROVER DADOS SEGREGADOS PARA QUE POSSA SER ALINHADO COM O ODS 10-

Sugestões sobre Ver no documento

5.5.3.1. Meta para 2030

Ampliar para 36% (Valor base de 2019: 27,6%)

3 sugestões

60%

Revisar
 •  Paola

Ampliar conforme percentual da população de mulheres negras no município (Valor base de 2019: 27,6%)

Revisar
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 50%.

Sugestões sobre Ver no documento

5.5.4.1. Meta para 2030

Ampliar para 30% (Valor base de 2019: 16,4%)

3 sugestões
Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 50%

50%

Revisar
 •  Paola

Ampliar conforme percentual de mulheres na população do município (Valor base de 2019: 16,4%)

Sugestões sobre Ver no documento

5.5.5.1. Meta para 2030

Ampliar para 5% (Valor base de 2019: 0,42%)

3 sugestões

20%

Revisar
 •  Paola

Ampliar conforme percentual de mulheres ativas com deficiência na população do município (Valor base de 2019: 0,42%)

Revisar
 •  renahangil

Revisar meta. Pode ser mais ambiciosa.

Sugestões sobre Ver no documento

5.5.6. Indicador

Percentual de Mulheres no comando das secretarias municipais (Secretárias Titulares) (%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Paola

Ampliar conforme percentual de mulheres na população do município (%)

Sugestões sobre Ver no documento

5.5.6.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 21,43%)

3 sugestões
Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 50%

50%

Revisar
 •  renahangil

Definir taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

5.5.7.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 62,42%)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Definir taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

5.5.8.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: 9,1%)

3 sugestões

5%

Revisar
 •  Priscila Rocha

Reduzir para 1%

Manter
 •  Camila Aguiar

Reduzir para 3%.

Sugestões sobre Ver no documento

5.6.1.1. Meta para 2030

Reduzir anualmente 0,5% (Valor base de 2019: 64,1%)

3 sugestões
Revisar
 •  Lucian De Paula

Meta vergonhosamente tímida. Reduzir para 10%

10%

Revisar
 •  Camila Aguiar

Reduzir anualmente no mínimo 7%.

Sugestões sobre Ver no documento

5.7.1. Indicador

Percentual de Mulheres responsáveis por unidades produtivas agropecuárias na zona sul de São Paulo (%)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Dados absolutos.

Sugestões sobre Ver no documento

5.7.1.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 30%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Camila Aguiar

Aumentar para 50%.

Sugestões sobre Ver no documento

5.7.2. Indicador

Percentual de Termos de Permissão de Uso emitidos em nome da mulher da família (%)

Uma sugestão
Manter
 •  renahangil

Dados absolutos.

Sugestões sobre Ver no documento

5.8.1.1. Meta para 2030

Ampliar para 50% (Valor base de 2019: 48%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 70% visto o valor base de 2019.

Sugestões sobre Ver no documento

5.8.4.1. Meta para 2030

Ampliar para 40% (Valor base de 2019: 27,65%)  

2 sugestões
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Ampliar mais

Revisar
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 55%.

Sugestões sobre Ver no documento

5.9. Meta 5.c dos ODS para São Paulo

Adotar e fortalecer políticas públicas e legislação que visem à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento de todas as mulheres e meninas, bem como promover mecanismos para sua efetivação considerando as especificidades de pessoas com deficiências, especificidades socioculturais e os recortes étnico-raciais.  

Uma sugestão
Manter
 •  Larissa Marchant

A inclusão e representatividade de gênero e outra minorias se faz necessário de forma que as politicas e legislações devem promover estas ações,

Sugestões sobre Ver no documento

5.9.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 0,041%)

3 sugestões

Esse é o indice muito baixo para um diferença tão gritante entre as oportunidades para homens e mulheres. Um problema tão serio no Brasil. Tem que aumentar para no minimo 20%

Manter
 •  Giovanna Fanucchi

Ampliar o orçamento municipal destinado a ações de promoção da igualdade de gênero para no mínimo 1%

Revisar
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 10%.

Sugestões sobre Ver no documento

5.9.2. Indicador

Condição do órgão de controle social das políticas para as mulheres do município, no período (inexistente, ativo ou inativo)

Uma sugestão
Excluir
 •  renahangil

Não podemos ter como meta manter "órgãos" que naturalmente pode ser flexibilizados ou organizados de maneiras diferentes para obtenção de maior amplitude e efetiva das ações.

Sugestões sobre Ver no documento

5.9.2.1. Meta para 2030

Manter ativo durante todo o período (Valor base de 2019: Inativo)

2 sugestões
Manter
 •  Camila Aguiar

Implementar políticas para divulgação e incentivar mulheres para adesão além da fiscalização por parte da população.

Revisar
 •  renahangil

Excluir.

Sugestões sobre Ver no documento

5.9.3. Indicador

Condição do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres do município, no período (inexistente, ativo ou inativo)  

Uma sugestão
Excluir
 •  renahangil

Não há clareza nenhum e nem caráter tático ou operacional na medicação deste indicador.

Sugestões sobre Ver no documento

5.9.3.1. Meta para 2030

Manter ativo durante todo o período (Valor base de 2019: Ativo)  

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Excluir.

Sugestões sobre Ver no documento

6.1. Meta 6.3 dos ODS para São Paulo

Até 2030, melhorar a qualidade da água nos corpos hídricos, reduzindo a poluição, eliminando despejos e minimizando o lançamento de materiais e substâncias perigosas, erradicando a proporção do lançamento de efluentes não tratados e aumentando substancialmente o reciclo e reuso seguro localmente.

7 sugestões
Manter
 •  Danielle Pereira

Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde Infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos.

Revisar
 •  Cristiane Cortez

Favor corrigir a ortografia, o correto é reúso https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/reuso

Manter
 •  VINICIUS DONADON TONIATE

Criar locais de tratamento de água em pontos estratégicos em todo o território municipal, assim o processo não ficará centralizado em um único local, criando assim uma ampla rede de despoluição de rios e mananciais.

Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar e fiscalizar o saneamento básico e distribuição de água a população visto que grande parte dos dados referentes a esse tema tão importantes estão com dados pendentes para controle de quantidades, estabelecimento de metas mais próximas da realidade e acompanhamento da evolução do quadro.

Revisar
 •  Nina Orlow

...e incentivar e adotar o uso eficiente da água em construções novas e existentes.

Manter
 •  Regiane Santiago

Ter um ambiente livre de contaminantes, poluição, ter água tratada é essencial para que tenhamos qualidade de vida, talvez a solução seja contratar empresas para que haja uma fiscalização ainda mais rigorosa.

Ampliar e fiscalizar o saneamento básico e distribuição de água potável a população.

Sugestões sobre Ver no documento

6.1.1. Indicador

Índice de Tratamento dos Esgotos Coletados - por volume (%)

2 sugestões
Revisar
 •  André D

Deve-se verificar as áreas mais necessitadas para que o tratamento dos esgotos coletados seja realizado de uma maneira efetiva e também levar o tratamento para zonas onde ainda não tem tal tratamento

Manter e propor novo
 •  Cristiane Cortez

Incluir índices: Índice de Coleta dos Esgotos Gerados - por volume (%) Índice de edificações atendidas por coleta de esgotos Índice de edificações atendidas por tratamento de esgotos

Sugestões sobre Ver no documento

6.1.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

3 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Inserir a meta de quanto se pretende ampliar

Revisar
 •  Priscila Rocha

Ampliar para 90%

Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar e fiscalizar o tratamento dos esgotos.

Sugestões sobre Ver no documento

6.1.2. Indicador

Volume fornecido de água de reuso (m³)

2 sugestões
Manter e propor novo
 •  Leon Norking Rangel

Monitorar quais regiões a água de reuso abastece e planejar quais outras poderão ser atendidas com a expansão dessa iniciativa

Revisar
 •  Cristiane Cortez

Favor corrigir a ortografia, o correto é reúso https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/reuso

Sugestões sobre Ver no documento

6.1.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 14.994.968 m³)

Uma sugestão
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Inserir a metra de quanto se pretende ampliar

Sugestões sobre Ver no documento

6.2. Meta 6.4 dos ODS para São Paulo

Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores, assegurando retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez.  

Uma sugestão
Revisar
 •  Nina Orlow

... e incentivar e regulamentar em todas as construções a captação de águas pluviais, em prédios públicos e privados. Incentivar jardins de chuva.

Sugestões sobre Ver no documento

6.2.1. Indicador

Índice de Perdas na Distribuição - IPD (L/ramal x dia)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Cristiane Cortez

Incluir indicador: Consumo de água nos prédios próprios (m3/m2/ano)

Sugestões sobre Ver no documento

6.2.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 0,95)

Uma sugestão
Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar valor para 1,00.

Sugestões sobre Ver no documento

6.2.4.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 0,85)

Uma sugestão
Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar valor para no mínimo 0,95.

Sugestões sobre Ver no documento

6.2.5.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Inserir meta numérica - quanto se pretende aumentar

Sugestões sobre Ver no documento

6.4.1. Indicador

Participação da sociedade civil em reuniões do Conselho Municipal de Segurança Hídrica (%)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Leon Norking Rangel

Garantir mecanismos de voto da sociedade civil no Conselho Municipal de Segurança Hídrica. Existem exemplos (como o da iniciativa DRENURBS de Belo Horizonte) onde a existência de voto para sociedade civil (e não apenas a participação por si só) garantiram resultados excelentes, reconhecidos internacionalmente, nas políticas de recuperação e despoluição de corpos hídricos urbanos.

Sugestões sobre Ver no documento

6.4.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Tem que ter meta clara do quanto se pretende ampliar para garantir um planejamento adequado e duradouro, que atravesse diferentes gestões municipais. Novamente, o DRENURBS em Belo Horizonte é um exemplo a ser seguido.

Sugestões sobre Ver no documento

6.4.2. Indicador

Evolução das revisões do Plano Municipal de Saneamento Básico por meio de processos participativos (satisfatório ou insatisfatório)  

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Leon Norking Rangel

Incluir metas de Saneamento Ambiental e não somente Saneamento Básico - os benefícios de serviços ecossitêmicos e de integração com áreas verdes do município são maiores, o conceito de saneamento ambiental leva a políticas mais macro e eficientes

Sugestões sobre Ver no documento

6.4.2.1. Meta para 2030

Satisfatório (Valor base de 2019: em elaboração)

Uma sugestão
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Inserir meta mais explícita e palpável

Sugestões sobre Ver no documento

7.1. Meta 7.1 dos ODS para São Paulo

Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia.  

Uma sugestão
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

Incentivar a adoção de energia limpa e autônoma como a fotovoltaica em cada unidade residencial e comercial

Sugestões sobre Ver no documento

7.1.1. Indicador

Número de pontos novos de iluminação pública com LED (número absoluto)

2 sugestões
Manter e propor novo
 •  Leon Norking Rangel

Criar incentivos para geração distribuída de energia solar em comércios, zonas residenciais e prédios. Tecnologia está cada vez mais barata e pode contar com ganhos para econômicos para muníciupes e comerciantes que aderem á tecnologia, assim como

Manter e propor novo
 •  Lucian De Paula

Criar um regime de progressividade na COSIP, taxa de valor único que incide sobre pobres e ricos. Uma pessoa sozinha numa kitnet de 25m² paga os mesmos 9,70 que uma família de 6 pessoas numa cobertura de 600m². Um bar popular na Freguesia do Ó paga os mesmos 30 reais que a sede do Google na Faria Lima. O escalonamento de faixas da COSIP, com progressividade atrelada à renda ou valor do imóvel, é imprescindível para assegurar o acesso a preços acessíveis aos serviços de energia

Sugestões sobre Ver no documento

7.1.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 2642)

Uma sugestão
Manter
 •  renahangil

Não está definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

7.1.2. Indicador

Percentual das demandas de solicitações atendidas (%)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não está claro quais solicitações. Ao definir, trazer em número absoluto.

Sugestões sobre Ver no documento

7.1.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 13%)

3 sugestões
Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 100%

Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 40%.

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

7.1.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 2,56%)

6 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Inserir meta concreta ampliação

Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 80%

Revisar
 •  Priscila Rocha

Ampliar para 90% para garantir desde economia até melhor iluminação melhor da cidade

Manter
 •  VINICIUS DONADON TONIATE

Ampliar para 50% de toda a cidade com luzes de LED, não somente o centro e principais vias.

Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 15%.

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

7.2. Meta 7.2 dos ODS para São Paulo

Contribuir para o aumento substancial da participação de energias renováveis na matriz elétrica do município, inclusive por meio do fomento ao uso da energia fotovoltaica nos empreendimentos públicos e privados.

2 sugestões
Manter
 •  ABSOLAR

Incialmente, a ABSOLAR gostaria de parabenizar o governo do município de São Paulo pela iniciativa em debater os indicadores para monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É importante mencionar que, a energia solar fotovoltaica contribui positivamente, para além do ODS 7, com destaque ao item 7.2 deste documento, para um total de sete importantes ODS da Agenda 2030 da ONU, conforme abaixo: i) ODS 2 – promover a agricultura sustentável; ii) ODS 7 - assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos; iii) ODS 8 - promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável; iv) ODS 9 - promover a industrialização inclusiva e sustentável; v) ODS 11 - tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; vi) ODS 12 - assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; e vii) ODS 13 - tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. Sendo assim, ABSOLAR recomenda a reavaliação dos demais ODS neste documento, visando a inclusão da energia solar fotovoltaica como forma de contribuir com o crescimento sustentável do município. Adicionalmente, como maneira de fomento à tecnologia, a ABSOLAR também recomenda o estabelecimento de um Programa Municipal de Energia Solar Fotovoltaica, baseado em: i) Abatimento de IPTU, proposta baseada em legislação de sucesso da cidade de Nova Iorque, adaptada à realidade brasileira: i) 10% do investimento feito no sistema fotovoltaico abatido do IPTU, por ano; ii) benefício com duração limitada de 3 anos por pedido. Com a meta de atrair investimentos privados em geração distribuída, geração de novos empregos e o aquecimento da economia local. ii) Incentivo ao uso de energia solar fotovoltaica em coberturas de estacionamentos. iii) Redução de ISS para o setor solar fotovoltaico como maneira de atrair empresas para o município e geração de empregos locais de qualidade iv) Instalação de sistemas solares fotovoltaicos em edifícios públicos: o Município dando o exemplo para a população: escolas municipais, postos de saúde, hospitais, edifícios administrativos, parques, bibliotecas, museus, entre outros. v) Meta de uso de energia solar fotovoltaica em novos edifícios públicos do Município. Exemplos deste tipo de programa, são o Programa Palmas Solar (LC Nº 327/2015 e Decreto Nº 1.506/2017) e o IPTU Amarelo de Salvador (Decreto Nº 30.738/2018). A ABSOLAR apoiou estas iniciativas municipais e fica à disposição para contribuir também com o Governo de São Paulo.

Revisar
 •  Nina Orlow

...e não permitir geração de energia a partir de matrizes poluentes e ineficientes como a incineração de resíduos.

Sugestões sobre Ver no documento

7.2.1. Indicador

Potência total instalada no município de São Paulo em energia fotovoltaica (kW)  

3 sugestões
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

Ampliar

Manter
 •  Leon Norking Rangel

Criar incentivos para geração distribuída de energia solar em comércios, zonas residenciais e prédios. Tecnologia está cada vez mais barata e pode contar com ganhos para econômicos para muníciupes e comerciantes que aderem á tecnologia, assim como para o ambiente municipal.

Excluir e propor novo
 •  ABSOLAR

Ranking de municípios com potência instalada de geração distribuída solar fotovoltaica, conforme dados disponibilizados pela ANEEL. Justificativa: O segmento de geração distribuída solar fotovoltaica é um mercado extremamente dinâmico e de crescimento exponencial, sendo assim uma meta atrelada exclusivamente à potência de forma absoluta e sem um valor especificado, mesmo em um cenário com crescimento inferior à expectativa de mercado, esta ainda seria cumprida. Como exemplo, somente até outubro do ano de 2020, o segmento de geração distribuída solar fotovoltaica já instalou 3,86 MW, representando um crescimento de mais de 60% em relação a potência acumulada ao final do ano de 2019 (6,42 MW), mesmo com o cenário da pandemia de COVID-19. Assim sendo, de modo a contemplar o dinamismo do mercado, a ABSOLAR recomenda ao município de São Paulo, o estabelecimento de uma meta de estar entre os dez municípios líderes em potência instalada de geração distribuída solar fotovoltaica. Com uma meta atrelada aos demais municípios, o Poder Público poderá acompanhar o desenvolvimento de São Paulo em relação ao restante do mercado e assim melhor orientar melhor as políticas públicas com relação a esta tecnologia.

Sugestões sobre Ver no documento

7.2.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 2776,7 kW)  

4 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Inserir meta de quanto se pretende avançar em potência instalada total. Criar incentivos para geração distribuída de energia solar em comércios, zonas residenciais e prédios. Tecnologia está cada vez mais barata e pode contar com ganhos para econômicos para muníciupes e comerciantes que aderem á tecnologia, assim como para o ambiente municipal.

Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar em 50x

Revisar
 •  ABSOLAR

Evoluir em comparação com os demais municípios brasileiros, classificando-se entre os dez municípios líderes em potência instalada de geração distribuída solar fotovoltaica. (Valor base de 2019: 6419,1 kW ocupando a 46ª posição frente aos demais municípios brasileiros) Justificativa: De acordo com o banco de dados de geração distribuída da ANEEL, o município de São Paulo possuía 6.419,1 kW de potência instalada em geração distribuída solar fotovoltaicos ao final do ano de 2019, ocupando assim a 46ª posição entre os municípios brasileiros. O valor de 2776,7 kW, destacado no documento, refere-se ao montante adicionado apenas durante o ano de 2019. Ao final de 2019, este ranking estava disposto da seguinte forma: Rio de Janeiro (26,9 MW), Brasília (22,9 MW), Fortaleza (20,6 MW), Cuiabá (20,5 MW), Uberlândia (19,2 MW), Teresina (15,8 MW), Goiânia (15,7 MW), Belo Horizonte (15,0 MW), Campo Grande (12,6 MW) e Maringá (12,5 MW). Vale pontuar que deste ranking, apenas duas cidades não são capitais. Adicionalmente, segundo dados de irradiação solar do Global Solar Atlas, há variação de menos de 4,1% na irradiação solar no plano inclinado entre as cidades de São Paulo (4,96 kWh/m²) e do Rio de Janeiro (5,17 KWh/m²), havendo plenas condições de desenvolvimento também na cidade de São Paulo.

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

7.2.2. Indicador

Participação do Poder Público na potência total instalada no município em energia fotovoltaica (%)

Uma sugestão
Excluir
 •  ABSOLAR

Mesmo em um cenário de desenvolvimento acelerado da GDFV em prédios públicos, caso os demais subgrupos de consumidores, como residências, indústrias e comércios também se desenvolvam, a meta estabelecida poderia não ser cumprida. Segundo dados da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, menos de 4,5% [1] do consumo de energia elétrica na região metropolitana da cidade de São Paulo acontece nas subclasses Poder Público, Serviço Público e Iluminação Pública. Assim sendo, a ABSOLAR entende que estabelecer uma meta percentual de potência em prédios públicos, frente aos demais subgrupos de consumo poderia gerar distorções nas análises. [1] Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. ANUÁRIO DE ENERGÉTICOS POR MUNICÍPIO NO ESTADO DE SÃO PAULO – 2020 - Ano base 2019. Disponível em: < http://dadosenergeticos.energia.sp.gov.br/portalcev2/intranet/BiblioVirtual/diversos/anuario_energetico_municipio.pdf>.

Sugestões sobre Ver no documento

7.2.2.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 0,1%)

2 sugestões
Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 20%

Revisar
 •  ABSOLAR

A ABSOLAR entende que estabelecer uma meta percentual de potência em prédios públicos, frente aos demais subgrupos de consumo poderia gerar distorções nas análises. Entretanto, com relação aos dados, segundo a ANEEL, no final do ano de 2019, 9,2% da potência instalada em geração distribuída solar fotovoltaica no município de São Paulo estava nas subclasses Poder Público e Serviço Público. O valor elencado no documento, de 0,1%, refere-se apenas à subclasse Poder Público.

Sugestões sobre Ver no documento

7.2.3. Indicador

Percentual da demanda de eletricidade do poder público atendida por sistemas fotovoltaicos próprios (%)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  renahangil

Incluir outros meios de energias limpas.

Sugestões sobre Ver no documento

7.2.3.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: pendente)

3 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

O ideal seria não apenas monitorar, mas inserir uma meta concreta de quanto o poder público municipal prevê ser atendido por sistemas fotovoltaicos - especialmente por instalação de módulos de geração distribuída nos prédios do poder público.

Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 50%

Revisar
 •  ABSOLAR

100% de suprimento do Poder Público por eletricidade renovável, estabelecendo um percentual mínimo para a fonte solar fotovoltaica. Justificativa: Segundo levantamento realizado pelo Sierra Club (2020)[2], mais de 166 cidades dos EUA já possuem metas de eletricidade renovável, dentre elas: Washington D.C., San Francisco, San Diego , Orlando, Los Angeles, Kansas City, Saint Louis, Chicago, Minneapolis, Denver, Salt Lake City, San Jose, Santa Barbara, Nevada, Palo Alto. Nesta mesma linha, segundo levantamento da IRENA (2019) [3] mais de 60 países também já estabeleceram metas de 100% de atendimento por eletricidade renovável. Adicionalmente, a California Energy Comission [4], no ano de 2018, estabeleceu normas exigindo a instalação de energia solar fotovoltaica em novas casas a partir do ano de 2020, como maneira de aumentar a eficiência energética e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. [2] SIERRA CLUB. Check Out Where We Are Ready For 100%. Disponível em: < https://www.sierraclub.org/ready-for-100/map?show=committed> [3] IRENA, Towards 100% RE – Utilities in Transition, 2019 [4] CALIFORNIA ENERGY COMISSION. Energy Commission Adopts Standards Requiring Solar Systems for New Homes, First in Nation. Disponível em: < https://www.energy.ca.gov/news/2018-05/energy-commission-adopts-standards-requiring-solar-systems-new-homes-first#:~:text=First%20in%20Nation-,Energy%20Commission%20Adopts%20Standards%20Requiring%20Solar,New%20Homes%2C%20First%20in%20Nation&text=SACRAMENTO%20%2D%20Moving%20to%20cut%20energy,photovoltaic%20systems%20starting%20in%202020.>

Sugestões sobre Ver no documento

7.3.1. Indicador

Consumo de energia nos prédios próprios (GWH anual)

Uma sugestão
Revisar
 •  Cristiane Cortez

O correto é GWh "h" minúsculo

Sugestões sobre Ver no documento

7.3.1.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: 273 GWH anual)

3 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Colocar meta mais concreta

Revisar
 •  Cristiane Cortez

O correto é GWh "h" minúsculo

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

7.3.2. Indicador

Substituição dos pontos de iluminação pública por tecnologia LED (número absoluto)

Uma sugestão
Revisar
 •  Lucian De Paula

Indicador usar % da rede de iluminação pública.

Sugestões sobre Ver no documento

7.3.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 10217)

3 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Colocar meta concreta

Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 100% da iluminação pública.

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

7.4.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

2 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Colocar meta concreta

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

7.4.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

8.1.1. Indicador

Percentual de vínculos ativos na cidade de São Paulo oferecidos por setores de média e alta intensidade tecnológica e de conhecimento (%)  

2 sugestões
Manter e propor novo
 •  Lucian De Paula

Percentual da produção agropecuária produzida em São Paulo que recebe processamento ou tem valor agregado dentro do município (%)

Revisar
 •  renahangil

Não fica claro para a população ou para outras secretarias do governo do que se trata este indicador. Modificar os texto ou repartir em mais indicadores.

Sugestões sobre Ver no documento

8.1.1.1. Meta para 2030

Ampliar para 18% (Valor base de 2018: 15,3%)

3 sugestões

20%

Revisar
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 40%.

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

8.2. Meta 8.3 dos ODS para São Paulo

Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.

4 sugestões
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

Criar em SP um polo de desenvolvimento de novas tecnologias em mobilidade e transporte

Manter
 •  Priscila Rocha

Promover e deixa-las mais acessíveis.

Revisar
 •  Daniel Annenberg

Sugiro incluir, na seção “desafios remanescentes”, o desafio de o poder público municipal fomentar e apoiar a criação e o desenvolvimento de negócios de impacto, que aliam geração de renda e de impacto socioambiental positivo, como forma de estimular o desenvolvimento sustentável em nível local. Cabe apontar que negócios de impacto articulam empreendedorismo, criatividade e inovação (elementos que estão previstos explicitamente na meta), além de estarem articulados a vários objetivos do desenvolvimento sustentável.

Revisar
 •  Nina Orlow

especialmente nas periferias da cidade.

Sugestões sobre Ver no documento

8.2.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 48,04%)

2 sugestões
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação e a ampliação deve ser específica para alguns setores para não desequilibrar as oportunidades de empreendedorismo.

Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 75%.

Sugestões sobre Ver no documento

8.2.2. Indicador

Percentual de pessoas de 14 anos ou mais de idade ocupadas (%)

2 sugestões
Excluir e propor novo
 •  Gabriel Silva

Percentual de pessoas de 18 anos ou mais de idade ocupadas em empregos formais (%) Justificativa: É indesejável ampliar a quantidade de adolescentes de 14 a 17 anos ocupados(as). Apesar da legislação permitir, nessa idade outras atividades podem contribuir melhor para a qualidade de vida dessas pessoas, inclusive maior dedicação à Educação Básica obrigatória até os 17 anos. É ainda mais indesejável se o indicador não considerar a formalidade desses empregos.

Revisar
 •  Samia dos Santos

É muito importante dar oportunidade para os jovens que ainda não possuem experiência profissional, estabelecer uma meta de 10%

Sugestões sobre Ver no documento

8.2.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 59,51%)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

8.2.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 754.236)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

8.2.4.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: 51,25%)

2 sugestões
Manter
 •  Camila Aguiar

Reduzir para no mínimo 20%.

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

8.2.5.1. Meta para 2030

Ampliar para 800 (80 por ano) (Valor base de 2019: 68)

Uma sugestão
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

ampliar o acesso

Sugestões sobre Ver no documento

8.2.6.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 83.908)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

8.3. Meta 8.a dos ODS para São Paulo

Não municipalizada. A Prefeitura de São Paulo não possui engajamento no Aid for Trade, porque se trata de uma iniciativa de engajamento de governos federais.

Uma sugestão
Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Todos orgaos publicos devem participar

Sugestões sobre Ver no documento

8.4. Meta 8.b dos ODS para São Paulo

Não municipalizada. Entendeu-se que o tema de emprego para jovens está contemplado na meta 8.6. Adicionalmente, o Pacto Mundial para o Emprego da Organização Internacional do Trabalho propõe e dialoga com a realidade de governança do governo federal.

Uma sugestão
Revisar
 •  Nina Orlow

Utilizar a meta do IPEA, mas como um Plano Municipal de promoção do trabalho digno para juventude, tendo como marcos referenciais.....etc

Sugestões sobre Ver no documento

8.5. Meta 8.10 dos ODS para São Paulo

Apoiar instituições que atuam no acesso aos serviços bancários, de seguros e financeiros, promovendo a expansão do acesso desses serviços pelos empreendedores.  

Uma sugestão
Revisar
 •  Nina Orlow

Apoiar e incentivar instituições.... ............pelos empreendedores, especialmente nas periferias.

Sugestões sobre Ver no documento

8.5.1. Indicador

Número de Organizações da Sociedade Civil que trabalham com financiamento e crédito a outras organizações da sociedade civil (número absoluto)

2 sugestões
Manter e propor novo
 •  Lucian De Paula

A prefeitura precisa oferecer crédito barato por conta própria. Criar um indicador do volume de crédito oferecido pela prefeitura frente às organizações da sociedade civil que trabalham com financiamento e crédito a organizações da sociedade (%)

Excluir e propor novo
 •  renahangil

Número de pessoas bancarizadas. Vale a pena mapear por faixa de recebíveis. Este indicador atual não faz sentido algum.

Sugestões sobre Ver no documento

8.5.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 13)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Excluir.

Sugestões sobre Ver no documento

9.1. Meta 9.2 dos ODS para São Paulo

Promover a industrialização inclusiva e sustentável, até 2030, de acordo com a realidade nacional.

3 sugestões
Revisar
 •  Daniel Annenberg

Sugestão para a Meta 9.3.: Na seção “Contextualização”, sugiro inserir o programa Empreenda Fácil como ferramenta de desburocratização e de facilitação do empreendedorismo na cidade. Lançado em 2017, o programa simplifica e desburocratiza os processos de abertura, regularização, alteração e fechamento de empresas. Também sugiro inserir, como indicador referente a esta meta, o número de empresas abertas via Empreenda Fácil e a quantidade média de dias que o processo de abertura levou.

Manter
 •  Giovanna Fanucchi

É de extrema importância que a industrialização seja sustentável, pois muitas metas estão atreladas a esse fator.

Manter
 •  VINICIUS DONADON TONIATE

Ousar e expandir o percentual de industrias e comercio nas periferias da cidade, pois uma cidade grande como São Paulo não pode ficar centralizada, se criar inúmeros "centros" na periferia, gera-se renda e comercio para a cidade.

Sugestões sobre Ver no documento

9.1.2.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2018: 8,58%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Camila Aguiar

Aumentar para no mínimo 50%.

Sugestões sobre Ver no documento

9.1.3. Indicador

Proporção de mulheres empregadas no setor industrial (%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Samia dos Santos

é importante a monitorização dos empregos para saber se os cargos empregados não são somente os mais baixos, dar oportunidade.

Sugestões sobre Ver no documento

9.1.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2018: 38,97%)

2 sugestões
Revisar
 •  Priscila Rocha

Ampliar para 70%

Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 70%.

Sugestões sobre Ver no documento

9.1.4.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2018: 40,43%)

2 sugestões
Revisar
 •  Priscila Rocha

Diminuir o Déficit para 25%

Manter
 •  Camila Aguiar

Reduzir para 15%.

Sugestões sobre Ver no documento

9.2. Meta 9.5 dos ODS para São Paulo

Melhorar as capacidades tecnológicas do município de São Paulo, incentivando, até 2030, a inovação, visando aumentar o emprego do conhecimento científico e tecnológico nos desafios socioeconômicos municipais, por meio, inclusive, do aumento do gasto público em tecnologias da informação.

4 sugestões
Revisar
 •  Danielle Pereira

O aumento da % do emprego do conhecimento científico e tecnológico é de grande ajuda ao buscar uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão, podendo ser um novo métodos para auxiliar nos desafios socioeconômicos municipais.

Revisar
 •  Daniel Annenberg

Políticas de qualificação e capacitação, conforme mencionado na seção “Contextualização”, são também um importante indicativo de promoção da inovação e inclusão digital na cidade. Nesse sentido, sugiro inserir como indicador o número de participantes nos cursos disponibilizados na Rede FABLAB LIVRE SP.

Revisar
 •  Nina Orlow

.....em tecnologias da informação, especialmente nos locais com baixos indicadores, como as periferias.

Revisar
 •  Paola

Melhorar as capacidades tecnológicas do município de São Paulo, incentivando, até 2030, a inovação, visando aumentar o emprego do conhecimento científico e tecnológico nos desafios socioeconômicos municipais, por meio, inclusive, do aumento do gasto público em tecnologias da informação, tecnologias sociais, tecnologias verdes e outras.

Sugestões sobre Ver no documento

9.2.1. Indicador

Empregos em pesquisa e desenvolvimento científico (número absoluto)

Uma sugestão
Excluir
 •  renahangil

Empregos em pesquisa simplesmente não garantem que a inovação aconteça e que a competitividade seja de falta alcançada nos patamares necessários.

Sugestões sobre Ver no documento

9.2.1.1. Meta para 2030

7.000 (Valor base de 2018: 5.968)

5 sugestões
Revisar
 •  Gabriel Silva

8000. Justificativa: apenas aproximadamente 100 empregos em pesquisa e desenvolvimento científico por ano é muito pouco ambicioso para uma cidade que forma milhares de pós-graduados por ano.

Revisar
 •  Priscila Rocha

Aumentar cada vez mais o valor, pois é muito importante o desenvolvimento científico

Revisar
 •  Giovanna Fanucchi

Ampliar para 8.500

Revisar
 •  Camila Aguiar

Aumentar para 10000.

Revisar
 •  renahangil

Excluir.

Sugestões sobre Ver no documento

9.2.2.1. Meta para 2030

7.500 (Valor base de 2019: 6.565)

2 sugestões
Revisar
 •  Lucian De Paula

Meta 25.000

Revisar
 •  Camila Aguiar

Aumentar para 12000.

Sugestões sobre Ver no documento

9.5. Meta 9.c dos ODS para São Paulo

Ampliar o acesso da população à conectividade por meio da oferta de infraestrutura gratuita e de qualidade, assim como implementar políticas de inclusão digital para qualificar esse acesso por meio do desenvolvimento de competências digitais.

Uma sugestão
Revisar
 •  Nina Orlow

prioritariamente em locais com pouco acesso, como as periferias.

Sugestões sobre Ver no documento

9.5.1. Indicador

Número de acessos nas localidades atendidas pelo programa WIFI LIVRE SP (número absoluto)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Lucian De Paula

Número de localidades atendidas pelo programa WIFI LIVRE SP (número absoluto) Área total da mancha urbana atendida pelo programa WIFI LIVRE SP (%)

Sugestões sobre Ver no documento

10.1. Meta 10.2 dos ODS para São Paulo

Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

3 sugestões
Revisar
 •  Danielle Pereira

Aumentar a % dessa meta e trazer a ideia de um mundo mais justo e sustentável para as pessoas. Erradicar a pobreza, a fome, fornecer emprego e moradia são fundamentais para o desenvolvimento da economia e também para diminuir as desigualdades do mundo, sendo assim é possível que eles contribuam para a diminuição desse problema.

Revisar
 •  Daniel Annenberg

Meta 10.3: Recentemente, foi sancionada a Lei nº 17.301/2020, que dispõe sobre as sanções administrativas a serem aplicadas às práticas de discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero. Em razão disso, sugiro que tal questão seja incluída na contextualização da meta, bem como que seja elaborado indicador relativo ao tema. Uma possibilidade é o número de procedimentos administrativos autuados com base na referida lei. Além disso, sugiro que seja tematizada, no âmbito desta meta, a questão da inclusão digital (que atualmente está intimamente conectada à inclusão social e à igualdade de oportunidades). Nesse sentido, sugiro que seja incluído, como indicadores (i) o número de pontos de wi-fi livre no Município; (ii) estimativa da quantidade de beneficiários dos pontos de wi-fi livre; e (iii) o número de usuários dos Telecentros. Além disso, sugiro que seja incluído, como um ponto de “desafios remanescentes”, garantir infraestrutura de telecomunicações de modo isonômico em toda a cidade.

Manter
 •  Fabio Soto

Dar prioridade para esta ODS, nossa cidade esta repleta de desigualdades, e quando as diminuímos, estamos indo de encontro a diversas outras ODS desta lista.

Sugestões sobre Ver no documento

10.1.1. Indicador

Número de equipamentos com Posto de Atendimento Presencial da Central de Intermediação de Libras (número absoluto)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Além disto, existem diversos outros meios para avaliar a redução das desigualdades em nossa cidade, tanto com os deficientes físicos, nas periferias, entre os sexos, e diversos outros tipos que enfrentamos.

Sugestões sobre Ver no documento

10.1.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 121)

2 sugestões
Revisar
 •  Fabio Soto

Aumentar exponencialmente.

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

10.1.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 196)

3 sugestões
Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 5.000

Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar para no mínimo 6000.

Manter
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

10.1.3. Indicador

Servidores públicos ativos negros (%)

3 sugestões
Excluir e propor novo
 •  Fabio Soto

Realiza a mensuração não somente pela cor, mas pela renda declarada.

Excluir e propor novo
 •  renahangil

Servidores Públicos ativos negros e outras etnias e raças (%) -SEGREGAR DADOS PARA DAR O TOM DE REALIDADE NECESSARIO-

Manter e propor novo
 •  Andrew J. P. de Oliveira

Servidores públicos ativos indígenas (%)

Sugestões sobre Ver no documento

10.1.3.1. Meta para 2030

36% (Valor base de 2019: 28,44%)

4 sugestões

45%

Revisar
 •  Camila Aguiar

Ampliar para no mínimo 50%.

Revisar
 •  renahangil

Meta pode ser mais ambiciosa.

Revisar
 •  Andrew J. P. de Oliveira

40% (Valor base de 2019: 28,44%)

Sugestões sobre Ver no documento

10.1.4.1. Meta para 2030

5% (Valor base de 2019: 0,47%)

3 sugestões
Revisar
 •  Fabio Soto

Aumentar a taxa.

Revisar
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 10%.

Revisar
 •  renahangil

Meta pode ser mais ambiciosa.

Sugestões sobre Ver no documento

10.2. Meta 10.5 dos ODS para São Paulo

Não municipalizada. A regulamentação e o monitoramento dos mercados e instituições financeiras não é competência municipal.

2 sugestões
Manter
 •  Fabio Soto

O estado deve ser leve, tomando conta principalmente das necessidades essenciais das pessoas, principalmente agindo naqueles que realmente precisam. Não deve se meter nos mercados e instituições financeiras.

Revisar
 •  renahangil

Com o tempo esta visão isolacionista pode e deve ser revisada.

Sugestões sobre Ver no documento

10.3. Meta 10.6 dos ODS para São Paulo

Não municipalizada. Os processos de decisão nas instituições econômicas e financeiras internacionais globais não envolvem diretamente o governo municipal.

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Com o tempo esta visão isolacionista pode e deve ser revisada.

Sugestões sobre Ver no documento

10.4. Meta 10.a dos ODS para São Paulo

Não municipalizada. As tratativas de comércio exterior não envolvem diretamente o governo municipal.

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Com o tempo esta visão isolacionista pode e deve ser revisada.

Sugestões sobre Ver no documento

11.1. Meta 11.5 dos ODS para São Paulo

Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por desastres e ameaças de origem hidrometeorológica e climatológica, e diminuir substancialmente as perdas econômicas diretas causadas por eles, com especial atenção na proteção de pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

5 sugestões
Revisar
 •  EDITE GALOTE

Esta questão está intimamente relacionada a impermeabiliação da cidade. Uma solução possívell, seria a substituição do piso alfáltico por piso drerenante nas ruas a fim de reduzir o tempo de escoamento das águas pluviais até as calhas dos rios.

Manter
 •  Danielle Pereira

Considerando os cálculos da ONU que mostraram que nos últimos 10 anos, 700 mil pessoas morreram por causa de desastres naturais e mais de 1,4 milhão ficaram feridas. Essa meta tem que ser mantida para formar ações para diminuir o total de desastres naturais, reduzir impactos econômicos, sociais e culturais e diminuir o número de vítimas.

Revisar
 •  Daniel Annenberg

Meta 11.1: Para aferir quantos cidadãos e cidadãs não têm acesso à moradia digna, sugiro a inclusão do indicador “número estimado de pessoas em situação de rua”, a ser mensurado a partir da realização de censo a cada dois anos. Outra importante dimensão para a garantia de moradia digna a todos é a disponibilidade de terras. Por este motivo, sugiro a inclusão do indicador “porcentagem ou número de imóveis que descumprem a função social da propriedade”, a ser calculada por meio de estimativa da quantidade de imóveis a serem notificados por não estarem cumprindo a função social. ..................Meta 11.2: Para aferir a capilaridade dos transportes públicos, sugiro a inclusão do indicador “alcance das linhas de ônibus aos bairros mais distantes de São Paulo”, a ser calculado a partir da (i) quantidade de linhas de ônibus nos diferentes distritos de São Paulo e (ii) porcentagem do território da cidade que não é servida por nenhuma linha de ônibus municipal ou outro tipo de modal coletivo público, como trilhos e ônibus intermunicipais. Além disso, sugiro que seja também evidenciada a questão da distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes modos e serviços; de transporte (conforme enunciado na lei que estabeleceu a Política Nacional de Mobilidade Urbana), bem como que seja também considerando o impacto ambiental diverso dos diferentes modos e serviços de mobilidade urbana, fator esse que integra o exame do caráter sustentável do sistema de transporte. Sistemas de transportes sustentáveis devem, além dos aspectos listados, gerar menos poluentes. Por isso, sugiro a inclusão do indicador “orçamento anual do município associado ao transporte motorizado individual (%)”, a ser calculado a partir da porcentagem do volume de recursos (em relação a orçamento total anual) (i) direcionados a investimento, manutenção e operação do sistema viário e da rede semafórica e (ii) associado à operação da gestão do trânsito. Com este indicador será possível avaliar a parcela do orçamento destinado à mobilidade urbana que é aplicada a componentes que são, majoritariamente, associados ao transporte motorizado individual. O objetivo deste indicador é avaliar a priorização do uso dos recursos entre os outros tipos de modais ativos e não-ativos individuais e coletivos, e o transporte motorizado individual. Sugiro incluir o indicador “impacto econômico anual dos modos de transporte motorizado individual decorrente (i) da emissão de poluentes e (ii) dos acidentes de trânsito envolvendo modos de transporte motorizado individual”. Em relação à fórmula de cálculo, sugiro adoção da metodologia desenvolvida pela Associação Nacional de Transportes Público para elaboração do Relatório Anual do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana - SIMob. ................Meta 11.3: Para aferir os resultados da meta, sugiro a inclusão dos seguintes indicadores: (i) Fortalecimento dos Conselhos Gestores de ZEIS, através da quantidade de Conselhos Gestores de ZEIS e quantidade de reuniões anuais de cada um; (ii) Fortalecimento dos Conselhos Participativos Municipais, através da quantidade de reuniões reuniões anuais de cada um; (iii) cumprimento dos Planos Regionais Estratégicos das 32 Subprefeituras, através da avaliação do cumprimento das metas de cada um dos planos regionais; e (iv) participação popular na elaboração do orçamento municipal, através da quantidade de audiências públicas e mecanismos (digitais ou não) de participação popular e da quantidade e proporção (%) das reivindicações provenientes do processo participativo que foram incluídas efetivamente na Lei Orçamentária Anual. ............Meta 11.4: Engajar a população e comunidades é um passo importante para fortalecer a proteção e valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural do Município de São Paulo. O Município pode cumprir importante papel no fomento a esse engajamento. Por isso, sugere-se inclusão de indicador que possa medir esse tipo de ação do poder público municipal, qual seja “número do público participante e de pessoas da sociedade civil engajadas na organização das Jornadas do Patrimônio”, a ser calculado a partir do total de pessoas que frequentaram ou se engajaram em organização. ................Meta 11.5: Sugiro incluir como indicador a quantidade de enchentes registradas por ano em cada distrito de São Paulo. Este indicador permitirá observar o comportamento histórico das enchentes, permitindo identificar quantidade de enchentes por distritos ao longo do tempo. Poderá ser utilizado para avaliar a eficácia de obras de macro ou microdrenagem e iniciativas cidadãs para melhora do manejo das águas. Também sugiro incluir como indicador a quantidade de cidadãos e cidadãs afetados por enchentes, calculada através (i) do número de solicitações (ligações, web ou app) recebidas pelo SP156 para serviços relacionados a enchentes, como “Seguro- Danos Físicos do Imóvel” e “Limpeza da Via Pública Após Enchentes ou Eventos”; (ii) da quantidade de cidadãos e cidadãs que solicitaram Auxílio Aluguel ou atendimento emergencial pelas Secretarias de Habitação e Assistência Social em decorrência das chuvas; e (iii) da quantidade de solicitações (ligações, web ou app) recebidas pelo SP156 para o canal da Defesa Civil para reportar problemas associados às enchentes. Também sugiro incluir o indicador risco de mortes por desastres naturais de origem hidrometeorológica e climatológica, calculado através da quantidade de domicílios em áreas de risco e da quantidade de imóveis e/ou áreas interditadas pela Defesa Civil.

Revisar
 •  VINICIUS DONADON TONIATE

Criar locais de saneamento e canalizar rios e córregos.

Manter
 •  Fabio Soto

Investir e acreditar em ações inovadoras para reduzir os números de incidentes deste tipo.

Sugestões sobre Ver no documento

11.1.1. Indicador

Processos judicializados, movidos contra a Prefeitura, por danos causados por inundação (número absoluto)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Não só os processos movidos contra a prefeitura, mas todos os incidentes que forem reportados relacionados a causa acima.

Sugestões sobre Ver no documento

11.1.1.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 20)

2 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Deveria ser "Reduzir em X% a entrada de novos processos do tipo contra a Prefeitura

Revisar
 •  Camila Aguiar

Reduzir para 10.

Sugestões sobre Ver no documento

11.1.2. Indicador

Áreas inundáveis do município de São Paulo (km²)

2 sugestões
Revisar
 •  EDITE GALOTE

As áreas inundáveis da cidade, em grande medida, são as várzeas dos rios que foram tomadas pela urbanização. Será importante um grande investimento para o mapeamento de todos os rios, córregos e veios dágua. Depois, rever o modelo de canalização e execução de vias públicas sobre os rios originais.

Manter e propor novo
 •  Nina Orlow

Numero de famílias afetadas por inundações

Sugestões sobre Ver no documento

11.1.2.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: 0,704 km²)

2 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Inserir uma meta de quanto se pretende reduzir

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

11.2. Meta 11.6 dos ODS para São Paulo

Até 2030, reduzir as emissões de poluentes atmosféricos (material particulado, óxidos de nitrogênio e gases de efeito estufa), conforme determinações da Política de Mudança do Clima, impactando na melhoria da qualidade do ar e promovendo a gestão eficiente da Frota de Ônibus que presta serviço de transporte público no município de São Paulo.

8 sugestões
Excluir
 •  EDITE GALOTE

Excluir: "promovendo a gestão eficiente da Frota" por: substituir toda a frota de Õnibus movido à diesel, que presta serviço de transporte público no município de São Paulo, por ônibus elétricos. Implementar a malha de bondes (tram) ligando os extremos da cidade.

Manter
 •  Leon Norking Rangel

Adicionar planos da Prefietura para inserir combustíveis novos nas frotas e planos para incentivo de carros a base desses combustíveis menos poluentes: + etanol; diesel verde; biodiesel; hidrogêio; biogás. Essas iniciativas já existem em diversos lugares do mundo, incluindo no Brasil (o município de Franca já usa biogás em parte da frota da prefeitura, por exemplo).

Revisar
 •  Daniel Annenberg

Sugiro incluir como indicador a proporção do número absoluto (%) das viagens diárias realizadas por modais de transporte ativo por região da cidade a partir dos dados da Pesquisa Origem e Destino, de modo a analisar o deslocamento ativo na cidade.

Manter
 •  Priscila Rocha

Aumentar a quantidade de estações de trens e metrô no município de São Paulo

Manter
 •  Camila Aguiar

Fiscalizar os ônibus municipais com maior frequência para evitar danos causados aos veículos e consequentemente a emissão de gases poluentes.

Revisar
 •  Nina Orlow

e manter e divulgar sistema efetivo de monitoramento da qualidade do ar e do material particulado, e das metas do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos, não permitindo a incineração na cidade de São Paulo. Sugestão de indicadores - https://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/paulo%20saldiva.doc

Revisar
 •  Paola

Até 2030, reduzir as emissões de poluentes atmosféricos (material particulado, óxidos de nitrogênio e gases de efeito estufa), conforme determinações da Política de Mudança do Clima, impactando na melhoria da qualidade do ar, promovendo a gestão eficiente da Frota de Ônibus que presta serviço de transporte público no município de São Paulo e aumentando significativamente o investimento em infraestrutura de mobilidade ativa (calçadas, ciclovias e infraestrutura periférica).

Revisar
 •  Andrew J. P. de Oliveira

É necessário incluir metas relativas à mobilidade a pé e à mobilidade por bicicleta.

Sugestões sobre Ver no documento

11.2.1. Indicador

Emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) pela frota de ônibus municipais

3 sugestões
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

Trocar a frota de onibus a diesel por veículos elétricos. Implantar VLT no centro da cidade. Acabar com os terminais de onibus no centro implantando pequenos terminais de coleta e distribuição de passageiros em locais remotos, afastados do cetro e com integração com os VLTs

Revisar
 •  EDITE GALOTE

substituição da grota de ônibus movidos à diesel.

Revisar
 •  dmichelsohn

Esse tipo de emissão deve ser zerado

Sugestões sobre Ver no documento

11.2.1.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: pendente)

5 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Incluir quanto se pretende reduzir baseado nas emissões atuais e quais ações serão feitas nesse sentido.

Revisar
 •  Lucian De Paula

Eliminar totalmente a emissão de óxidos de nitogênio (NOx)

Revisar
 •  Caio César

Eliminar/zerar totalmente as emissões

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Revisar
 •  Samia dos Santos

Colocar em pratica a monitorização destes valores para estabelecer uma redução efetiva.

Sugestões sobre Ver no documento

11.2.2. Indicadores

Emissão de material particulado (MP) pela frota de ônibus municipais

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  renahangil

Nível de ruído dos ônibus e motocicletas no município de São Paulo.

Sugestões sobre Ver no documento

11.2.2.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: pendente)

4 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Incluir quanto se pretende reduzir baseado nas emissões atuais e quais ações serão feitas nesse sentido.

Revisar
 •  Lucian De Paula

Eliminar totalmente a emissão de material particulado (MP)

Revisar
 •  Caio César

Eliminar/zerar totalmente as emissões

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

11.2.3.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: pendente)

4 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Incluir quanto se pretende reduzir baseado nas emissões atuais e quais ações serão feitas nesse sentido.

Revisar
 •  Lucian De Paula

Eliminar totalmente a emissão de carbono (CO2) pela frota de ônibus municipais

Revisar
 •  Caio César

Eliminar/zerar totalmente as emissões

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

11.3. Meta 11.7 dos ODS para São Paulo

Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, em particular para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

3 sugestões
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

Criar até 2030 mais 5 milhões de m2 de parques especialmente na zona leste, a mais árida. Manter a meta de plantio de 200 mil árvores/ano nas calcadas. Construir calcadas permeáveis,jardins de chuva e telhados verdes nos prédios.

Revisar
 •  EDITE GALOTE

Promover o "Direito à cidade" para que os cidadãos possam, sem distinção, usufruirem dos espaços públicos.

Revisar
 •  Daniel Annenberg

Meta 11.7: É fundamental articularmos direito à cidade e igualdade de gênero. Por isso, sugiro inclusão do indicador “Porcentagem de parques municipais que contam com fraldário acessível para pais de qualquer gênero”. Meta 11.a: É essencial dar foco na avaliação do apoio das relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre as porções urbanas e rurais do território da cidade de São Paulo. Para tanto, sugiro incluir como indicador a economia verde na região rural de São Paulo, usando como fórmula de cálculo (i) a porcentagem de implementação e número de famílias beneficiadas pelo Projeto Ligue os Pontos e (ii) a porcentagem do Orçamento Municipal destinado ao Polo de Ecoturismo de São Paulo. No que diz respeito à governança metropolitana, sugiro incluir como indicador o número de acordos cujo objetivo é a governança de diferentes temas na Região Metropolitana de São Paulo que contam com a participação da Prefeitura de São Paulo.

Sugestões sobre Ver no documento

11.3.1. Indicador

Parques totalmente acessíveis (%)

4 sugestões
Manter e propor novo
 •  Carolina Cecatto

Restauração de praças para uso da comunidade do entorno. Retirada de entulhos e reestruturação.

Revisar
 •  MICHELLE DE SOUZA

Parques tombados ou patrimonio historico não conseguem atender

Manter e propor novo
 •  Andrew J. P. de Oliveira

Parques com microacessibilidade no entorno, mobilidade a pé; Parques com acesso via transporte público. O entorno e o transporte até o parque também têm que ser acessibilizados. É necessário um indicador especificando se o acesso a pé e via transporte público são acessíveis.

Revisar
 •  Paola

Espaços públicos (calçadas, ruas e quaisquer logradouros) totalmente acessíveis (mínimo de 50% como meta)

Sugestões sobre Ver no documento

11.3.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

2 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Inserir quanto se pretende ampliar

Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 100% dos parques acessíveis

Sugestões sobre Ver no documento

11.3.2. Indicador

Parques parcialmente acessíveis (%)

3 sugestões
Revisar
 •  EDITE GALOTE

É dever da gestão pública municipal implementar o "acesso universal" a todos os parques, praças e áreas de lazer.

Excluir e propor novo
 •  Fabio Soto

Parques totalmente acessivos somente.

Revisar
 •  Paola

Espaços públicos (calçadas, ruas e quaisquer logradouros) parcialmente acessíveis (%)

Sugestões sobre Ver no documento

11.3.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

3 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Inserir quanto se pretende ampliar

Revisar
 •  Lucian De Paula

Meta de 0%. 100% dos parques devem ser totalmente acessiveis

Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar em 100%.

Sugestões sobre Ver no documento

11.3.3. Indicador

Parques em processo de aprovação para certificação de acessibilidade (%)

3 sugestões
Manter e propor novo
 •  Leon Norking Rangel

Criação de novos parques e áreas verdes, especialmente em regiões de vulnerabilidade social. Poderia ser associado a um indicador de X criações de parque até 2030 em Y áreas prioritárias a serem selecionadas pela Prefeitura

Revisar
 •  giugaspar

Parques com mais áreas verdes, mais locais para descanso.

Revisar
 •  Paola

Espaços públicos (calçadas, ruas e quaisquer logradouros) em processo de aprovação para certificação de acessibilidade (%)

Sugestões sobre Ver no documento

11.3.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Manter
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 100%.

Sugestões sobre Ver no documento

11.3.4. Indicador

Parques municipais existentes com equipamentos para idosos (%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Paola

Espaços públicos (calçadas, ruas e quaisquer logradouros) municipais existentes com equipamentos para descanso e prática de atividade física (%)

Sugestões sobre Ver no documento

11.3.4.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

2 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Inserir quanto se pretende ampliar

Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 100%

Sugestões sobre Ver no documento

11.3.5. Indicador

Parques municipais existentes com equipamentos para crianças (%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Paola

Espaços públicos (calçadas, ruas e quaisquer logradouros) municipais existentes com equipamentos destinados ao brincar, bem como acesso livre à vegetação para exploração e brincadeira livres e seguras (%)

Sugestões sobre Ver no documento

11.3.5.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Inserir quanto se pretende ampliar

Sugestões sobre Ver no documento

11.4.1. Indicador

As temáticas relacionadas com a Ação Contra a Mudança Global do Clima apresentam-se de forma bastante transversal às demais temáticas dos ODS, com frequência manifestando-se de maneira indissociável. Deste modo, não foram selecionados indicadores específicos, sem prejuízo daqueles que por ventura venham a ser consolidados também para este Relatório, referentes ao monitoramento da implantação das ações de adaptação e mitigação previstas no Plano Municipal de Ação Climática (PlanClima-SP).

2 sugestões
Manter
 •  Gicame

M

Revisar
 •  Paola

É importante que a cada meta seja associado pelo menos um indicador para acompanhamento e controle social e promover transparência das ações.

Sugestões sobre Ver no documento

12.1. Meta 12.4 dos ODS para São Paulo

Até 2030, promover a qualificação das bases de dados relacionadas à gestão de resíduos perigosos no município, por meio da sistematização das informações relacionadas ao transporte de produtos perigosos e à gestão de resíduos perigosos no município, além de ampliar o conhecimento sobre o número de áreas contaminadas, com vias a minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

4 sugestões
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

Incentivar a troca da frota de automóveis por carros elétricos através de isenção de impostos. Com essa medida, diminuiria a demanda para instalação dos perigosos postos de gasolina no meio do tecido urbano.

Manter
 •  Danielle Pereira

Para alcançar essa meta deve-se incentivar a população a diminuir sua pegada ecológica, reduzindo os efeitos das alterações climáticas nos oceanos, deixando o carro em casa, sempre que possível, e tome consciência do seu consumo energético tanto em casa, como no trabalho. Há algumas práticas que pode adotar para minimizar o impacto do seu estilo de vida sobre o ambiente. Substitua as tradicionais lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, prefira as escadas aos elevadores, agasalhe-se ou use uma ventoinha para evitar sobrecarregar o termóstato.

Revisar
 •  Daniel Annenberg

Meta 12.1:A logística reversa também é um instrumento importante no âmbito da política de gestão de resíduos sólidos. Por isso, sugiro inclusão do indicador “termos de compromissos vigentes firmados pelo Município com setores ou empresas que prevejam implementação de sistema de logística reversa”.

Manter
 •  Giovanna Fanucchi

Uma base de dados relacionada à gestão de resíduos ajudaria muito a monitorar e incentivar o consumo e produção responsáveis.

Sugestões sobre Ver no documento

12.1.1. Indicador

Resíduos de saúde coletados (toneladas)

2 sugestões
Manter e propor novo
 •  Leon Norking Rangel

Resíduos agropecuários e industriais de maior risco devem ser incluídos também

Manter e propor novo
 •  Carolina Cecatto

Resíduos de e-lixo a coletar.

Sugestões sobre Ver no documento

12.1.1.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 42,64 ton)

3 sugestões
Revisar
 •  Carolina Cecatto

Ampliar ecopontos para coleta de e-lixo e suscitar propostas de reutilização deste tipo de lixo.

Revisar
 •  Cristiane Cortez

O símbolo de tonelada é t. Favor alterar ton para t.

Manter
 •  Camila Aguiar

Monitorar e fiscalizar os resíduos de saúde.

Sugestões sobre Ver no documento

12.1.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Inserir quanto se pretende ampliar

Sugestões sobre Ver no documento

12.2. Meta 12.a dos ODS para São Paulo

Formalizar parcerias nacionais e internacionais para fortalecer as capacidades científicas e tecnológicas na cidade, principalmente que beneficiem as áreas menos desenvolvidas, na busca por padrões mais sustentáveis de produção e consumo.

Uma sugestão
Revisar
 •  Daniel Annenberg

Meta 12.a: Sugiro incluir no indicador também as parcerias nacionais firmadas na busca por padrões mais sustentáveis de produção e consumo, já que a troca de experiências e melhores práticas entre diferentes entes federativos também pode ser importante fonte de transferência de capacidades científicas e tecnológicas.

Sugestões sobre Ver no documento

12.3. Meta 12.c dos ODS para São Paulo

Não municipalizada. Não é de competência do município a gestão dos subsídios aos combustíveis fósseis e a reestruturação fiscal.

3 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Pode inserir com planos de incentivo em SP de combustíveis alternativos aos fósseis. Por menores que sejam as iniciativas, elas podem ser de grande valia (como o BRT em Curitiba, que reduziu emissões; Franca que abastece parte da frota municipal com Biogás, entre outras).

Revisar
 •  Caroline de Souza Silva

Deve ser competência também do municipio a gestão dos subsídios aos combustíveis fósseis e reestruturação fiscal

Revisar
 •  Paola

É de competência do município orientar o planejamento do território para a distribuição equilibrada de atividades e priorizar investimentos em modos ativos e assim orientar a escolha de consumo dos cidadãos que evite ou minimize o uso de combustíveis fósseis.

Sugestões sobre Ver no documento

13.1.1. Indicador

As temáticas relacionadas com a Ação Contra a Mudança Global do Clima apresentam-se de forma bastante transversal às demais temáticas dos ODS, com frequência manifestando-se de maneira indissociável. Deste modo, não foram selecionados indicadores específicos, sem prejuízo daqueles que por ventura venham a ser consolidados também para este Relatório, referentes ao monitoramento da implantação das ações de adaptação e mitigação previstas no Plano Municipal de Ação Climática (PlanClima-SP).

Uma sugestão
Revisar
 •  Paola

É importante que a cada meta seja associado pelo menos um indicador para acompanhamento e controle social e promover transparência das ações.

Sugestões sobre Ver no documento

13.2.1. Indicador

As temáticas relacionadas com a Ação Contra a Mudança Global do Clima apresentam-se de forma bastante transversal às demais temáticas dos ODS, com frequência manifestando-se de maneira indissociável. Deste modo, não foram selecionados indicadores específicos, sem prejuízo daqueles que por ventura venham a ser consolidados também para este Relatório, referentes ao monitoramento da implantação das ações de adaptação e mitigação previstas no Plano Municipal de Ação Climática (PlanClima-SP).

Uma sugestão
Revisar
 •  Paola

É importante que a cada meta seja associado pelo menos um indicador para acompanhamento e controle social e promover transparência das ações.

Sugestões sobre Ver no documento

13.3. Meta 13.3 dos ODS para São Paulo

Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação global do clima, adaptação, redução de impacto, e alerta precoce à mudança do clima.

2 sugestões
Manter
 •  Danielle Pereira

É preciso implementar uma política pública que envolva todo o ecossistema educacional, com a participação conjunta de líderes políticos, gestores escolares, professores, pais, alunos, empresas e a própria comunidade do entorno das escolas.

Manter
 •  Giovanna Fanucchi

Essa meta é impactada por outras metas já apresentadas e deve ser criteriosamente seguida.

Sugestões sobre Ver no documento

13.3.1. Indicador

As temáticas relacionadas com a Ação Contra a Mudança Global do Clima apresentam-se de forma bastante transversal às demais temáticas dos ODS, com frequência manifestando-se de maneira indissociável. Deste modo, não foram selecionados indicadores específicos, sem prejuízo daqueles que por ventura venham a ser consolidados também para este Relatório, referentes ao monitoramento da implantação das ações de adaptação e mitigação previstas no Plano Municipal de Ação Climática (PlanClima-SP).

Uma sugestão
Revisar
 •  Paola

É importante que a cada meta seja associado pelo menos um indicador para acompanhamento e controle social e promover transparência das ações.

Sugestões sobre Ver no documento

13.5. Meta 13.b dos ODS para São Paulo

Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas.

Uma sugestão
Manter
 •  Larissa Marchant

Deve -se haver um olhar apurado sobre as questoões climaticas que afetam a fauna e a flora bem como a saúde das pessoas e em especial jovens e pessoas vulnerais e fragilizados socioeconomicamente.

Sugestões sobre Ver no documento

13.5.1. Indicador

As temáticas relacionadas com a Ação Contra a Mudança Global do Clima apresentam-se de forma bastante transversal às demais temáticas dos ODS, com frequência manifestando-se de maneira indissociável. Deste modo, não foram selecionados indicadores específicos, sem prejuízo daqueles que por ventura venham a ser consolidados também para este Relatório, referentes ao monitoramento da implantação das ações de adaptação e mitigação previstas no Plano Municipal de Ação Climática (PlanClima-SP).

Uma sugestão
Revisar
 •  Paola

É importante que a cada meta seja associado pelo menos um indicador para acompanhamento e controle social e promover transparência das ações.

Sugestões sobre Ver no documento

14.1.

As metas do ODS 14 estão relacionadas à proteção, conservação e recuperação dos ecossistemas marinhos e costeiros. A Prefeitura de São Paulo reconhece a importância das referidas temáticas no que concerne à promoção da sustentabilidade das zonas costeiras e dos oceanos, e entende que a proteção da vida marinha é de responsabilidade compartilhada entre todos os governos, não apenas daqueles que se encontram na costa brasileira. Ademais, é de ciência a indissociabilidade dos ecossistemas terrestres e aquáticos. Ainda que o município de São Paulo não seja litorâneo e não tenha competência direta para o cumprimento das referidas metas, entende-se que todo tipo de poluição nele gerada - em especial a hídrica e atmosférica -, ou mesmo todo tipo de má gestão de seus recursos naturais, terá como resultado final - direto ou indireto - a alteração dos ecossistemas marinhos e costeiros. Dessa forma, a implementação responsável e efetiva, em especial dos ODS 6 - Água potável e Saneamento, 11 - Cidades e Comunidades sustentáveis, 13 - Ação contra a Mudança do Clima, e 15 - Vida terrestre por parte da Prefeitura de São Paulo é decisiva para o sucesso no cumprimento do ODS 14 - Vida na Água pelo Governo Brasileiro.  

3 sugestões
Revisar
 •  Rogerio Peixoto

Nao podemos esquecer que os resíduos sólidos vão parar nos rios que os trasportam até o mar

Revisar
 •  Danielle Pereira

Essa meta deve ser revisada e deve ter sua % aumentada. A ações de sustentabilidade, mesmo que São Paulo não tenha litoral, deve ser feitas com parcerias dos municípios de São Paulo. Dessa forma além de abranger as metas ainda conseguimos numero maiores de resultados.

Revisar
 •  VINICIUS DONADON TONIATE

Criar parcerias com o governo federal, estadual e municipal para que a água que chegue a cidade não esteja poluída (EX: Rio Tietê), se todas as cidades que o rio corta cuidassem e fizessem com que seu esgoto não chegue ao mesmo, a cidade ganharia muito em questão de saneamento e vida marinha.

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.1.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 1,38%)

2 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

O foco deve ser em aumentar a quantidade de parques urbanos e lineares, especialmente em regiões de vulnerabilidade social - essas ações inclusive ajudam a melhorar o saneamento e evitar enchentes se conduzidas a partir da ótica do saneamento ambiental e não apenas do saneamento básico.

Revisar
 •  Camila Aguiar

Aumentar o número de parques visto que ajudam em um ambiente com ar mais puro e reduzem os riscos de enchentes em locais com fortes chuvas.

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.2.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 9,66%)

2 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Novamente, o foco não deve ser apenas monitorar, mas ampliar as unidades de conservação municipal para pensar em mitigação climática e resiliência do município.

Revisar
 •  Camila Aguiar

Aumentar para 30%.

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.3.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 23,87%)

3 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Considerar ampliar esses valores ao invés de apenas monitorar.

Revisar
 •  Camila Aguiar

Aumentar para no mínimo 40%.

Aumentar os programas de uso sustentável do território, com incentivo de pesquisa da flora regional e na agricultura familiar e fitoterapia.

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.4.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 16,1%)

2 sugestões
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Considerar ampliar esses valores ao invés de apenas monitorar.

Manter
 •  Giovanna Fanucchi

Ampliar para no mínimo 20%

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.5.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 37,5%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 100%

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.6.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 17)

Uma sugestão
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Ampliar a realização de reuniões para ações e políticas mais efetivas e eficazes

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.8.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 87,5%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Em 10 anos seria possível alcançar a meta de ter Planos de Manejo para 100% das Unidades de Conservação

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.10.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 2)

Uma sugestão
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Escopo poderia ser aumentar o número de pesquisas, especialmente pensando nos critérios da Cities for Life Summit, realizada dentro da perspectiva de estudos sobre ecossistemas, serviços ecossistêmicos e biodiversidade urbana da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.11. Indicador

Hortas Urbanas no MSP (número absoluto)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Nina Orlow

Plantios e manutenção de árvores em calçadas

Sugestões sobre Ver no documento

15.1.11.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 75)

Uma sugestão
Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 5000

Sugestões sobre Ver no documento

15.3. Meta 15.5 dos ODS para São Paulo

Proteger a fauna silvestre do município, por meio do conhecimento, atendimento, monitoramento e reabilitação de espécies ameaçadas, detendo a perda da biodiversidade e embasando políticas públicas de redução dos impactos à fauna silvestre.

2 sugestões
Manter
 •  Danielle Pereira

A fauna interage com a flora e com os demais elementos da biota e do bioma, em um sistema de alimentação e retroalimentação e funciona como um indicador das ameaças que pairam sobre o nosso planeta. Esse é o equilíbrio do ecossistema: a flora faz a síntese da matéria orgânica a partir dos elementos inorgânicos encontrados na natureza, de que os animais precisam para sobreviver; a fauna, incluindo a avifauna, ajuda na disseminação das plantas e das flores pela polinização, carregamento das sementes, transformação de matéria orgânica em adubo, e assim por diante.

Revisar
 •  Giovanna Fanucchi

Acredito que deve ser adicionado nesta meta a proteção também por meio da propagação de informação sobre a fauna e o quanto ela vem sendo afetada.

Sugestões sobre Ver no documento

15.3.1.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 31,43%)

2 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Foco deve ser ampliar e não apenas monitorar

Revisar
 •  Camila Aguiar

Ampliar para 60%.

Sugestões sobre Ver no documento

15.3.3.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 33,26%)

2 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Monitorar E reduzir esse número, a partir de políticas que enderecem a mortalidade desses animais. Como por exemplo, a ampliação das áreas protegidas no município, integralção com corredores verdes de outros municípios, etc.

Revisar
 •  Camila Aguiar

Reduzir para 15%.

Sugestões sobre Ver no documento

15.3.4.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 1,53%)

Uma sugestão
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Colocar um valor mínimo do quanto se pretende ampliar essa receita, garantindo que ela seja suficiente para ações emergenciais e políticas estruturadas

Sugestões sobre Ver no documento

15.3.6.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 14,55%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Camila Aguiar

Além de monitorar também ampliar.

Sugestões sobre Ver no documento

15.3.7. Indicador

Proporção de Espécies Exóticas Invasoras de Fauna - Vertebrados (%)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Leon Norking Rangel

Avaliar quais devem ser alvo de políticas de redução de população para benefício de espécies nativas - especialmente as que possuem risco de extinção.

Sugestões sobre Ver no documento

15.3.8.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Inserir meta de produção de políticas para recuperação de fauna silvestre ameaçada

Sugestões sobre Ver no documento

15.3.9.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: 0,27%)

Uma sugestão
Manter
 •  Leon Norking Rangel

Em 10 anos reduzir a 0 aprece uma meta factível

Sugestões sobre Ver no documento

15.3.10.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 11,96%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Camila Aguiar

Reduzir os casos, divulgar que é crime e enfatizar as penalidades que as pessoas que cometem este crime estão suscetíveis.

Sugestões sobre Ver no documento

15.4. Meta 15.6 dos ODS para São Paulo

Não municipalizada. Compreende-se a importância da repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos e da promoção do acesso adequado aos recursos genéticos. Entretanto, a gestão do acesso e do uso de recursos genéticos é bastante abrangente e a Prefeitura de São Paulo ainda não tem atuação clara nessa temática.

2 sugestões
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Criar comissão para pensar como a cidade de São Paulo pode ter uma atuação clara nessa temática - pensando na Agenda 2030, certamente propostas inovadoras surgiriam. Além da Comissão, editais para que pesquisadores e ONGs contribuam com ideias ou participem da comissão poderiam contribuir para um debate que custaria pouco em termos de receita da Prefeitura e criariam uma base sólida para políticas em uma agenda ambiental e sustentável pós-2030

Revisar
 •  Nina Orlow

Incluir a 15.6.2 do IPEA

Sugestões sobre Ver no documento

16.1. Meta 16.1 dos ODS para São Paulo

Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os distritos.

Uma sugestão
Manter
 •  Fabio Soto

Ampliar a frota da GCM, atribuir o poder efetivo de uma policia municipal, além de propor leis em esfera estadual para o combate mais eficaz a violência.

Sugestões sobre Ver no documento

16.1.1. Indicador

Número total de Crimes violentos fatais (homicídios simples, qualificados e lesão corporal seguida de morte) (número absoluto)

2 sugestões
Manter e propor novo
 •  Lucian De Paula

Novo indicador: números de vítimas mortos pela polícia (número absoluto)

Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Não somte os crimes violentos fatais, mas assalto a mão armada, estupros, sequestros e trafico de drogas.

Sugestões sobre Ver no documento

16.1.1.1. Meta para 2030

Reduzir em 15% (Valor base de 2018: 3.749)

5 sugestões
Manter
 •  Gicame

Reduzir em 25%

Reduzir em 30%

Revisar
 •  Fabio Soto

Aumentar exponencialmente esse valor, com inciativas e atitudes que realmente façam a diferença.

Revisar
 •  Camila Aguiar

Reduzir em 40%.

Revisar
 •  renahangil

É possível ter uma meta mais ambiciosa.

Sugestões sobre Ver no documento

16.1.2. Indicador

Número de Crimes violentos fatais na população negra (homicídios simples, qualificados e lesão corporal seguida de morte) (número absoluto)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Lucian De Paula

Novo indicador: números de vítimas na população negra mortos pela polícia (número absoluto)

Sugestões sobre Ver no documento

16.1.2.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2018: 1.705)

2 sugestões
Revisar
 •  Lucian De Paula

Reduzir em 30%

Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

16.1.3. Indicador

Número de homicídios de homens jovens (entre 15 e 29 anos) (número absoluto)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Lucian De Paula

Novo indicador: números de vítimas homens jovens mortos pela polícia (número absoluto)

Sugestões sobre Ver no documento

16.1.3.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2018: 1.269)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

16.1.4. Indicador

Número total de roubos no município (número absoluto)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Roubos e furtos (utilizar um sistema de inteligência integrado com um número maior de câmeras para auxiliar na prevenção).

Sugestões sobre Ver no documento

16.1.4.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: 158.598)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

16.1.5.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: 263.897)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

16.2. Meta 16.2 dos ODS para São Paulo

Proteger todas as crianças e adolescentes do abuso, exploração, tráfico, tortura e todas as outras formas de violência.

3 sugestões
Manter
 •  Danielle Pereira

Proteger as crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violação de direitos é dever de todos: governos, setor privado e de toda a sociedade. Incentivar a população denunciar qualquer suspeita de violência física, psicológica, sexual ou negligência contra crianças e adolescentes. Ensinar todo os canais de denúncia e todas as ONS de apoio as crianças e adolescentes.

Revisar
 •  Daniel Annenberg

A relação entre a meta municipalizada e o indicador “Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas” não está explicada. Não é possível entender como o indicador possibilita a mensuração da meta. Por isso, sugiro a exclusão do indicador. Sugiro que essa temática seja trabalhada no âmbito da meta 16.3, a partir da ótica da consolidação do sistema municipal de atendimento socioeducativo conforme previsto no Plano Decenal Municipal de Atendimento Socioeducativo 2015 - 2025 e da promoção de direitos de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto como uma forma de acesso à justiça. Uma possibilidade é criar um indicador que mensure a porcentagem de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas que foram incluídos em algum programa ou política municipal (de assistência, saúde, lazer, educação etc).

Sempre denunciar qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica ou sexual contra crianças e adolescentes. Utilizar e divulgar os canais de denúncia e todas as ONS de apoio.

Sugestões sobre Ver no documento

16.2.1.1. Meta para 2030

Ampliar para 20% (Valor base de 2020: 12%)

2 sugestões

25%

Revisar
 •  Camila Aguiar

Ampliar em 40%.

Sugestões sobre Ver no documento

16.2.2. Indicador

Número de Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade) (número absoluto)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Profissionalizar estas crianças e adolescentes, investir em meios com auxilio psicológico para retomada da sociedade, averiguar o meio que este individuo irá novamente ser inserido, e reduzir em escala municipal a menor idade penal para 16 anos (mesmo com todos os desafios impostos).

Sugestões sobre Ver no documento

16.2.2.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 4.136)

2 sugestões
Revisar
 •  Camila Aguiar

Além de monitorar reduzir em 40%.

Revisar
 •  renahangil

É necessário ter programas que promovam não somente o monitoramento mas redução destes jovens em medidas sócio educativas por ter sido transferidos para oportunidades reais de desenvolvimento pessoal e profissional.

Sugestões sobre Ver no documento

16.2.3.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: 12.507)

2 sugestões
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Manter
 •  Camila Aguiar

Reduzir no mínimo em 50%.

Sugestões sobre Ver no documento

16.2.4.1. Meta para 2030

Reduzir (Valor base de 2019: 857)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de redução.

Sugestões sobre Ver no documento

16.3.1. Indicador

Número de atendimentos de mediação de conflitos nas Casas de Mediação da Guarda Civil Metropolitana (número absoluto)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Aprovar a atualização para que a guarda civil metropolitana tenha poder de policia municipal, com um número para contato e aumentar as rondas ostensivas municipais.

Sugestões sobre Ver no documento

16.3.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 17,11%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 50%

Sugestões sobre Ver no documento

16.4. Meta 16.4 dos ODS para São Paulo

Até 2030, reduzir significativamente os fluxos de armas ilegais, reforçar a recuperação e devolução de armas,  apoiar e fortalecer  combate de todas as formas de crime  por meio de ações e campanhas, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e em conjunto com a Sociedade Civil.

Uma sugestão
Manter
 •  Fabio Soto

Atuar com inteligência contra o crime organizado, sufocando o fluxo financeiro além das medidas citadas acima.

Sugestões sobre Ver no documento

16.4.1. Indicador

Número de armas recolhidas pela Campanha do Desarmamento pela Guarda Civil Metropolitana - GCM (número absoluto)

Uma sugestão
Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Número de armas ilícitas.

Sugestões sobre Ver no documento

16.4.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 319)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

16.5.1. Indicador

Nota média de eficiência dos órgãos públicos municipais no controle do uso de cargos comissionados (nota de 0 a 10)

3 sugestões
Manter e propor novo
 •  Fabio Soto

Reduzir os cargos comissionados.

Revisar
 •  renahangil

Indicador não está claro.

Revisar
 •  Isa Andrade

Sugere-se apenas o monitoramento para não engessar a administração.

Sugestões sobre Ver no documento

16.5.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 5,58)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não está claro.

Sugestões sobre Ver no documento

16.5.2. Indicador

Nota média de eficiência no uso de pregões eletrônicos em substituição a pregões presenciais (nota de 0 a 10)

 

Uma sugestão
Revisar
 •  Isa Andrade

Sugere-se o monitoramento para não engessar a administração.

Sugestões sobre Ver no documento

16.5.3. Indicador

Nota média de eficiência no controle do uso de contratos emergenciais (nota de 0 a 10)

 

Uma sugestão
Revisar
 •  Isa Andrade

Sugere-se o monitoramento para não engessar a administração

Sugestões sobre Ver no documento

16.6. Meta 16.6 dos ODS para São Paulo

Ampliar a transparência, a prestação de contas, a efetividade e a eficiência das instituições, em todos os níveis.    

Uma sugestão
Revisar
 •  Daniel Annenberg

No Brasil, os direitos do usuário do serviço público estão previstos na Constituição. Esses direitos estão intimamente conectados à noção de instituições eficazes, responsáveis e transparentes. Um dos passos importantes para qualificar serviços públicos é instituir uma política estruturada de atendimento aos cidadãos e às cidadãs. O Município de São Paulo é referência no assunto. Por isso, é relevante inserir tais informações na seção “contextualização”, mencionando o decreto que regulamenta o assunto, bem como inserir indicadores relacionados ao assunto. Uma possibilidade é inserir o número de manifestações recebidas por meio do sistema SP156, a taxa dos serviços realizados dentro do prazo estipulado para atendimento e a taxa de satisfação do atendimento do SP156 e Unidades do Descomplica SP.

Sugestões sobre Ver no documento

16.6.1.1. Meta para 2030

Monitorar (Valor base de 2019: 7,26%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Leon Norking Rangel

Foco deve ser reduzir a % de acessos negados

Sugestões sobre Ver no documento

16.6.2. Indicador

Percentual de pedidos respondidos no sistema de informação ao cidadão na fase inicial de atendimento (%)

 

Uma sugestão
Revisar
 •  Isa Andrade

A redução ou a ampliação não serve de parâmetro para o atingimento de metas. A meta deve ser atender no prazo e com qualidade o que aparenta estar contemplado na nota de transparência.

Sugestões sobre Ver no documento

16.7. Meta 16.7 dos ODS para São Paulo

Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa,representativa e transparente em todos os níveis, por meio do fomento de espaços de participação mais democráticos e acessíveis.

 

Uma sugestão
Revisar
 •  Daniel Annenberg

Embora, na contextualização, se mencione que “é garantida a paridade de gênero na composição dos conselhos”, é importante que haja dados periodicamente atualizados sobre a composição, por gênero, de todas as instâncias de controle social municipais (como CMDCA, COMAS etc), a fim de que poder público e sociedade civil possam mensurar se a lei e o decreto que regulamentam o assunto estão atingindo sua finalidade. Por isso, sugiro que a porcentagem de mulheres (conforme autodeclaração) nas instâncias de controle social seja transformada em indicador.

Sugestões sobre Ver no documento

16.7.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 85,96%)

Uma sugestão
Revisar
 •  Lucian De Paula

ampliar para 100%

Sugestões sobre Ver no documento

16.7.5.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

16.7.6. Indicador

Percentual de Mulheres negras em cargos gerenciais no governo do município (%)

 

Uma sugestão
Excluir
 •  renahangil

Aparenta estar repetido.

Sugestões sobre Ver no documento

16.7.6.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 14,09%)

 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Excluir.

Sugestões sobre Ver no documento

16.7.7. Indicador

Percentual de pessoas negras em cargos gerenciais no governo do município (%)

 

Uma sugestão
Excluir
 •  renahangil

Aparenta estar repetido.

Sugestões sobre Ver no documento

16.7.7.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 23,04%)

 

3 sugestões
Manter
 •  Gicame

Ampliar em 30%

40%

Revisar
 •  renahangil

Excluir.

Sugestões sobre Ver no documento

16.7.8. Indicador

Percentual de Pessoas com deficiência em cargos gerenciais no governo do município (%)

 

Uma sugestão
Excluir
 •  renahangil

Aparenta estar repetido.

Sugestões sobre Ver no documento

16.7.8.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 0,47%)

 

3 sugestões
Manter
 •  Gicame

Ampliar em 10%

15%

Revisar
 •  renahangil

Excluir.

Sugestões sobre Ver no documento

16.8.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida taxa de ampliação e critério de contabilização.

Sugestões sobre Ver no documento

16.8.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: Pendente)

 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

16.8.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: Pendente)

 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

16.8.4. Indicador

Número Participação da cidade de São Paulo em eventos promovidos por instituições do Sistema ONU e Redes de Cidades (número absoluto)

 

Uma sugestão
Excluir e propor novo
 •  renahangil

Medir taxa de produtividade em termos de soluções negociadas e aplicadas no município.

Sugestões sobre Ver no documento

16.8.4.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: Pendente)

 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

16.8.5.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: Pendente)

 

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

16.10.4.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 79%)

 

2 sugestões
Revisar
 •  Lucian De Paula

Ampliar para 100%

Manter
 •  Gicame

Ampliar para 90%

Sugestões sobre Ver no documento

16.11.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 319)

 

Uma sugestão
Manter
 •  Gicame

Ampliar para 800

Sugestões sobre Ver no documento

17.1. Meta 17.2 dos ODS para São Paulo

Não municipalizada. A assistência oficial dos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento, não inclui o Governo Federal brasileiro.

Uma sugestão

Acredito que tem que incluir o Governo Federal Brasileiro, afinal os objetivos tem que ser um esforço coletivo, onde todos os países contribuam da maneira que podem.

Sugestões sobre Ver no documento

17.2.1. Indicador

Valores estimados em capital de Investimento Estrangeiro Direto (IED) (US$)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Revisar fatores de produtividade destes investimento a longo prazo. Não está claro.

Sugestões sobre Ver no documento

17.2.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 2.548,9 milhões)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Só vale ampliar se de fato trouxer resultado direto a longo prazo.

Sugestões sobre Ver no documento

17.2.2. Indicador

Financiamentos Reembolsáveis obtidos pelo município por meio de cooperações internacionais (US$)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Só vale a pena se bem planejado. Ter meta de ampliação pode trazer problemas a longo prazo devido a fragilidade do câmbio.

Sugestões sobre Ver no documento

17.2.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2018: 100 milhões)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Revisar esta meta pois não está consistente.

Sugestões sobre Ver no documento

17.2.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Manter
 •  renahangil

Não definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

17.4.1. Indicador

Número de missões e participação em eventos internacionais relacionados aos temas de ciência, tecnologia e inovação (número absoluto)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Revisar fatores de produtividade destas viagens em termos de soluções negociadas e aplicadas ao município ou ao Brasil.

Sugestões sobre Ver no documento

17.4.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Vale uma revisão dos critérios que formam a meta e do indicador.

Sugestões sobre Ver no documento

17.4.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

17.5. Meta 17.7 dos ODS para São Paulo

Promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para a cidade de São Paulo.

Uma sugestão
Manter
 •  Giovanna Fanucchi

Essa meta auxiliaria outras metas propostas, tendo em vista que a tecnologia é uma grande aliada nos dias atuais

Sugestões sobre Ver no documento

17.5.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

17.6. Meta 17.8 dos ODS para São Paulo

Não municipalizada. Entendeu-se que o tema de acesso à conectividade e a políticas de inclusão digital está contemplado na meta 9.c. 

Uma sugestão
Revisar
 •  Daniel Annenberg

Sugiro incluir o indicador número de usuários dos Telecentros, de modo a verificar se existe um aumento na busca por acesso e capacitação em tecnologias e, consequentemente, uma evolução no alcance das Política Municipal de Inclusão Digital.

Sugestões sobre Ver no documento

17.11. Meta 17.16 dos ODS para São Paulo

Participar de parcerias internacionais para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em toda a cidade.

3 sugestões
Manter
 •  Danielle Pereira

O desenvolvimento social é de suma importância manter já que precisamos ser capazes de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Manter
 •  Larissa Marchant

Parcerias desse tipo se fazem extremamente necessárias para que haja um precimento em prol da sustentabilidade.

As parcerias são necessárias para que haja um crescimento da sustentabilidade em todo o país.

Sugestões sobre Ver no documento

17.11.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019:pendente)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

17.11.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019:pendente)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

17.11.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: pendente)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

17.12.1.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 40)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

17.12.2.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 77%)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Não foi definida a taxa de ampliação.

Sugestões sobre Ver no documento

17.12.3.1. Meta para 2030

Ampliar (Valor base de 2019: 1.534.894)

Uma sugestão
Revisar
 •  renahangil

Revisar indicador e meta, pois não estão claros quanto a função.

Voltar para o Início