Javascript não suportado Restrição de altura em ZEU
Início
Voltar

Restrição de altura em ZEU

Michel Hoog Chaui do Vale Michel Hoog Chaui do Vale  •  24/10/2022  •    14 comentários

Código da proposta: 3472

Recriação de restrição de altura para novas edificações em ZEU (Zonas de Estruturação Urbana) para algo entre 48m e 60m, que hoje não tem limite de altura.

Propõe-se o retorno aos limites de alturas anteriormente vigentes em São Paulo, entre 48 e 60m.

Atualmente, as ZEU (Zonas de Estruturação Urbana) no entorno de estações de metrô e corredores de ônibus permitem adensamento construtivo SEM LIMITE DE ALTURA. Essa permissividade gera distorções graves na paisagem, com prédios de 30, 40 andares ou mais, criando sombras imensas, barreiras visuais e impactos acentuados no conforto ambiental urbano.

Alturas excessivas criam discrepâncias com ocupações lindeiras de valor cultural, arquitetônico e urbanístico, tais como conjuntos de vilas, edifícios de menor altura e áreas verdes. Impactam ainda na percepção dos cidadãos no nível da rua, uma vez que muitos desses edifícios não têm recuo frontal, em função da adoção de fachada ativa. Ou seja, constroem-se verdadeiros "cânions urbanos", com desconforto ambiental, falta de insolação e acentuação de corredores de vento, piorando a qualidade dos espaços públicos e impactando negativamente a vizinhança e as pré-existências. 

2o maior edifício da capital: 168 m: Daniel Frias Instagram @da.frias
2o maior edifício da capital: 168 m: Daniel Frias Instagram @da.frias


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
Voltar para o Início