Javascript não suportado 11. O Plano Diretor teve como objetivo a incorporação da agenda ambiental ao desenvolvimento da cidade, por meio de instrumentos e ações como a ampliação de áreas verdes e de preservação ambiental, a recriação da Zona Rural e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Diante deste cenário, você:

Participe+

Início

11. O Plano Diretor teve como objetivo a incorporação da agenda ambiental ao desenvolvimento da cidade, por meio de instrumentos e ações como a ampliação de áreas verdes e de preservação ambiental, a recriação da Zona Rural e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Diante deste cenário, você:

Respostas abertas (64)


Fora do período de participação
  • ana cristina romero rodrigues

    Os objetivos e as estratégias ambientais do PDE são bons mas até o momento a Municipalidade não os adotou e nem os implantou. A Prefeitura não tem obedecido as diretrizes de preservação ambiental, também da área urbanizada, dos eixos e PIUs e outras áreas, pois se nega a fazer os estudos ambientais necessário. A criação de áreas verdes é pífia e ao mesmo tempo a Prefeitura incentiva o corte e poda de árvores na cidade.

    Nenhuma resposta
    • Valdirene Ijano

      Muito relevante a proposta apresentada pela Graduação da FAUUSP, sobre as ZEIS Ecológicas, como um novo instrumento que fortalece a conectividade dos fragmentos de vegetação nativa, contribuindo para a conservação da biodiversidade.

      Nenhuma resposta
      • Maria Stella Welker Antoni

        Há enorme dificuldade para a fiscalização e preservação das áreas verdes na cidade. Inclusive, incorporações que vem sendo desenhadas em áreas de nascentes, mananciais, rios submersos. O pouco cuidado com a permeabilidade do solo e manutenção destas áreas, vem causando cada vez mais transtornos na cidade, como enchentes, deslizamentos e perdas de vidas. Se faz urgente políticas públicas efetivas para diagnosticar áreas de risco e de preservação e compensação ambiental.

        Nenhuma resposta
        • Michel Hoog Chaui do Vale

          É necessário avançar no diagnóstico das necessidades de áreas verdes tanto nas periferias quanto nas áreas centrais, que sofrem processos distintos de impermeabilização e ocupação. Esses diagnósticos e a definição de criação de novas áreas verdes precisa ser feita através de consultas públicas e debates com as comunidades.

          Nenhuma resposta
          • Vera Megumi

            Não houve ampliação de áreas verdes. Os parques previstos não saíram do papel ao passo que os empreendimentos imobiliários estão avançando e destruindo áreas verdes .

            Nenhuma resposta
            • Gabriela Chan

              Ratificação no Plano Diretor e em sua cartografia, condicionando as demais questões de uso do solo e aprovação, do PMMA e do Planpavel.

              Nenhuma resposta
              • Gabriela Chan

                Criar 3 APAs municipais: APA Jaguará Cantareira na Zona Norte; APA Morro do Cruzeiro-Carmo na Zona Leste e valorização dos corredores ecológicos até a APA do Tietê; APA da Represa Guarapiranga na Zona Sul articulando fragmentos identificados no PMMA e seus corredores ecológicos e bosques heterogêneos no domínio da represa e estabelecendo conexão com as duas APAs municipais já existentes no sul do município, propostas pelo Instituto da Paisagem na consulta pública da Planpavel e no Fórum SP 21.

              • Gabriela Chan

                (PARTE 4) Com esse mecanismo pretende-se a redução de enchentes e da contaminação ambiental, a minimização das ilhas de calor, a minimização da impermeabilização do solo, a redução da contaminação ambiental e, principalmente, a compatibilização entre a proteção ambiental e a qualidade de vida da população, não apenas a mais vulnerável, mas também a da cidade toda, com a prestação de serviços ambientais. INICIATIVA DE ESTUDOS - GRADUAÇÃO FAUUSP.

                • NATALIA TEIXEIRA LOPES DA COSTA

                  Proposta muito interessante apresentada pela graduação da FAUUSP sobre as ZEIS Ecológicas (ver parte 1, 2, 3 e 4 da proposta). Enriquece o debate sobre as questões ambientais da cidade e propõe um novo instrumento, que deve ser levado em consideração nesta revisão intermediária do plano diretor!

                  Nenhuma resposta
                • Gabriela Chan

                  (PARTE 3) Mesmo que pareça uma atitude radical, vemos hoje diversos empreendimentos imobiliários de alto padrão que se utilizam dessa lógica e promovem suas áreas verdes como espaços de lazer. Aqui, defendemos que as HIS e, portanto, a população mais pobre que as ocupam, também deve ter acesso às áreas verdes de maneira harmônica e como parte de seu lazer.
                  Assim, a ZEIS Ecológica seria implementada em locais com a presença de áreas vegetadas ou resquícios dela, que ainda podem ser recuperadas, e com a presença de pressão habitacional de baixa renda. Para tal corroboração propomos de início a revisão das ZEIS em geral, principalmente, as ZEIS 2; ZMa; ZMISa; ZCa e de áreas próximas a elas. Além disso, ZEIS que coincidam com áreas de corredores ecológicos, mananciais e estejam no raio de 3km de unidades de conservação devem ser convertidas em ZEIS ecológicas. INICIATIVA DE ESTUDOS - GRADUAÇÃO FAUUSP.

                  Nenhuma resposta
                  • Gabriela Chan

                    (PARTE 2) As HIS projetadas teriam infraestrutura básica - já previstas em todos os projetos comuns de HIS - como saneamento básico, coleta de lixo, fornecimento de energia e infraestrutura para a redução dos danos antropogênicos como pequenas estações de tratamento de esgoto, espaços para compostagem, hortas orgânicas e fontes de energia renovável.
                    Além disso, na criação de nova ZEIS Ecológica, é obrigatória a preservação dos bosques heterogêneos com manejo de espécies nativas em, pelo menos, 40% da área vegetada, e preservação de reservas de Mata Atlântica ou seu reflorestamento. Já áreas existentes de ZEIS devem preservar em sua integridade as áreas de mata atlântica e os bosques heterogêneos, se existentes, ou que sejam replantados na mesma área, para serem consideradas ZEIS ecológicas. INICIATIVA DE ESTUDOS - GRADUAÇÃO FAUUSP.

                    Nenhuma resposta
                    Voltar para o Início