Javascript não suportado Comentar - Diretrizes da Atenção Básica- 2022 - Diretrizes da Atenção Básica- 2022
Início
Voltar

Diretrizes da Atenção Básica- 2022

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 28 Nov 2022
Comentários sobre
• Criança: pessoa na faixa etária de 0 (zero) a 10 anos incompletos; • Primeira infância: criança na faixa etária de 0 (zero) a 6 anos incompletos, ou seja, 5 anos 11 meses e 29 dias; • Adolescente: pessoa na faixa etária de 10 anos a 19 anos 11 meses e 29 dias. A PMAISCA tem na Atenção Básica à saúde a coordenação do cuidado no território e se organiza a partir da RAS e de seus eixos estratégicos. Tem como importantes princípios norteadores o acesso universal, o acolhimento, com agenda programática e demanda eventual, a equidade, com priorização das crianças e suas famílias em situação de risco e/ou vulnerabilidade, ênfase nas ações de promoção à saúde e articulações intersetoriais, dentre outros. Deve-se considerar a importância do investimento na primeira infância, pois os primeiros anos de vida da criança são fundamentais para estabelecimento de alicerces de suas aquisições futuras. • Puericultura A atenção à saúde da criança deve se iniciar antes de seu nascimento, na consulta de pré- natal. É importante obter informações acerca dos sentimentos dos pais em relação à gestação, seus anseios e preocupações, orientar sobre a importância da saúde da pessoa gestante e sua relação com a saúde do bebê, importância do aleitamento humano e o cuidado com as mamas. A consulta de puericultura é um espaço rico para se realizar a atenção integral à criança e a interação da equipe de saúde com a criança e sua família/cuidador. A atenção à criança não se restringe ao atendimento curativo ou mesmo a ações voltadas apenas à prevenção de doenças, mas deve estruturar-se visando às ações sobre os determinantes dos agravos e à construção de ambientes e alternativas de vida mais saudáveis. Dessa forma, propostas dirigidas à aquisição de hábitos alimentares mais sadios, ao desenvolvimento de atividades físicas, à importância do brincar e ao fortalecimento dos vínculos afetivos ou ações que possibilitem a incorporação de conhecimentos sobre o processo saúde/doença constituem caminhos efetivos de promoção da saúde. A participação da família/cuidador deve ser garantida em todos os momentos da consulta. O trabalho em equipe propicia uma maior efetividade no processo de vigilância à saúde. A diversidade dos olhares permite o acúmulo de informações necessárias para acompanhar os eventos que interferem no processo de saúde/doença. Atenção! A Caderneta da Criança é um documento importante e rico para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento integral da criança, do nascimento até os 9 anos. Para tal, deverá ser preenchida e seguida na sua totalidade, sendo atualizada a cada consulta da criança. A partir dos 10 anos a caderneta a ser utilizada é a Caderneta de Saúde do Adolescente. • Seguimento ambulatorial A Atenção Básica deve se organizar para que, além das consultas de rotina, também proporcione acolhimento à criança na demanda espontânea. A visita domiciliar é uma estratégia importante para a vinculação da família com a equipe, bem como para detectar 

Comentários (1)


Fora do período de participação
  • Ricardo Tuma Guariento

    Na última edição da caderneta (3ª Ed. - 2022) é incluído na pg. 87 o Checklist Modificado para Autismo em Crianças Pequenas: versão revisada e consulta de seguimento (M-CHAT-R/F)™, ferramenta importante para o rastreio do Atraso Global do Desenvolvimento, que deve ser aplicada dos 16 aos 24 meses.

    Além disso, em momento algum é citado o cuidado à saúde mental da criança, um tema que tem sido cada vez mais presenta na rotina das unidades, e de suma importância ao desenvolvimento.

    Nenhuma resposta
    Voltar para o Início