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Diretrizes da Atenção Básica- 2022

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atualizado em 28 Nov 2022
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4. Recomendações operacionais da unidade 4.1 - Funcionamento da unidade As UBS funcionam de segunda a sexta-feira das 7 às 19h. Poderá funcionar aos sábados para realização de campanhas ou outras determinações da SMS. O horário de funcionamento em dias úteis poderá ser alterado em casos excepcionais e justificados, com anuência de todas as instâncias hierárquicas da SMS e após publicação em diário oficial. Deve garantir atendimento das ações/serviços (acolhimento, vacinação, administração de medicamentos, curativo, consultas, dispensação de medicamentos, coleta de amostras biológicas, realização de testes rápidos, incluindo o de gravidez, verificação de pressão arterial, glicemia capilar, entre outros) durante todo o período de funcionamento da unidade, inclusive nos horários de almoço, reuniões gerais e atividades de educação permanente dos profissionais. 4.2 - Acolhimento O acolhimento é um processo de produção e promoção de saúde, que implica responsabilização da equipe pelo usuário, considerando suas vulnerabilidades e angústias, fazendo uso da escuta qualificada que busca garantir atenção integral, resolutiva e responsável. O acolhimento permite a inclusão, pois avalia sob a ótica das vulnerabilidades e organiza as demandas programadas e espontâneas. Ainda, tem como atributo a ampliação do acesso, potencializando o olhar da equipe para o atendimento. O modelo de acolhimento com classificação de risco e vulnerabilidades é uma ferramenta que, além de garantir atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado, propicia informações aos usuários sobre sua condição de saúde e a previsão de espera para o atendimento. Pode ser potencializado, aproveitando-se esse primeiro momento do contato do usuário para a realização de ações resolutivas e programáticas tais como a avaliação das condições de saúde, dos riscos, a promoção do vínculo, a inclusão do rastreamento e da estratificação de risco, a atualização vacinal e a oferta de testes rápidos, valorizando a presença do usuário no serviço de saúde. É importante considerar como opções no pós-acolhimento todo o cardápio de atividades da unidade e não somente a consulta médica, destacando-se a possibilidades de apoio da equipe multidisciplinar e de atividades em grupo. A gerência da unidade deve garantir uma organização para o acesso e acolhimento à demanda espontânea, considerando a realidade de cada local (perfil epidemiológico, demográfico e sócio-cultural), estabelecendo escalas, elencando profissionais que podem compor o acolhimento e organizando a agenda para garantir o acesso e acolhimento em todo o horário de funcionamento da unidade. Para casos que terão continuidade da assistência em outro ponto da rede e que necessitam de transporte para transferência para algum ponto da RUE, a unidade deve fazer articulação com esse ponto, mantendo a responsabilização e cuidado pelo usuário. A unidade é responsável pelo contato com a referência e acompanhamento do paciente até a chegada da equipe de remoção e/ou até a passagem do caso na referência pré- hospitalar

Comentários (1)


Fora do período de participação
  • Ricardo Tuma Guariento

    A diretriz refere amplo acolhimento e atendimento pela ESF, EMAB, entretanto não especifica sobre organização de infra-estrutura, relação de consultório/ equipe indicado para as Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo. Sugerimos incluir um ítem que discuta sobre a infra-estrutura necessária de forma a contemplar as atividades descritas para as agendas dos profissionais.

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