Javascript não suportado Comentar - Diretrizes da Atenção Básica- 2022 - Diretrizes da Atenção Básica- 2022
Início
Voltar

Diretrizes da Atenção Básica- 2022

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 28 Nov 2022
Comentários sobre
As pesquisas realizadas pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) que possuam CEP próprio devem passar também pelo CEP/SMS. A emissão da carta de anuência deverá ser de responsabilidade da Coordenadoria de Saúde Regional/Escola Municipal de Saúde, quando as unidades/serviços de saúde envolvidos na pesquisa abrangerem apenas uma região de saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste ou Centro). Se as unidades de saúde envolvidas na pesquisa abrangerem duas ou mais regiões de saúde, a carta de anuência é realizada pela SMS/CAB. As experiências e os projetos devem ser encorajados à publicação na Biblioteca Virtual de Saúde - BVS. A participação dos trabalhadores do SUS em Congressos e demais eventos de cunho científico deve ser incentivada e deve contar com a anuência das STS e CRS. Outras informações estão disponíveis em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/comite_de_etica/inde x.php?p=283229 5.3 - Regulação local • Toda UBS deve constituir uma equipe de regulação local responsável por promover o acesso dos seus usuários aos procedimentos ambulatoriais especializados; • A equipe de regulação local deve realizar a análise, direcionamento e discussão sistemática dos encaminhamentos junto à equipe da UBS, utilizando os protocolos e diretrizes das linhas de cuidado, assim como os fluxos regulatórios, fila de espera e absenteísmo; • A equipe de regulação local deve estar apoiada pela regulação regional na discussão das prioridades para o acesso, mediante risco e vulnerabilidade, de acordo com as diretrizes e orientações das Áreas Técnicas de SMS; • Cabe à equipe de regulação local efetivar todos os procedimentos operacionais, desde o agendamento da consulta, exame ou procedimento, contato com o paciente e confirmação da consulta junto ao mesmo até a alimentação dos bancos de dados; • Monitorar e avaliar a necessidade efetiva dos encaminhamentos para especialistas e das solicitações de exames realizados fora da UBS, que muitas vezes podem ser evitados com maior resolutividade na própria unidade; • Desencadear processos periódicos de qualificação e atualização da fila de espera; • Casos que necessitem de regulação do acesso (justificativas técnicas para priorização) seguirão os fluxos regulatórios em vigor. Nota: Importante! A gestão das filas de espera é atribuição comum a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Básica, visando a qualificação permanente e regular da demanda reprimida, com base nos processos de regulação locais (referência e contrarreferência).

Comentários (2)


Fora do período de participação
  • Jonhy Wolf

    A equipe de regulação deve ser dividida em recebimento de encaminhamentos e busca de vagas na fila de espera, pois não é possível realizar as duas atividades simultaneamente.

    Nenhuma resposta
    • Luzia Oliveira
      Luzia Oliveira  •  Autor  •  07/12/2022 - 10:50

      Deve ser previstas horas para médico que fará ou faz a analise e discussão sistemática dos encaminhamentos para especialidades.

      Nenhuma resposta
      Voltar para o Início