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Rede de Atenção Integral às Pessoas com TEA

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 06 Dez 2022
Comentários sobre
I - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPED;

Comentários (4)


Fora do período de participação
  • Josefa Eliene Teles Vidal

    O professor em seu fazer diário nota as dificuldades que uma criança demonstra em seu dia a dia, fazemos nossas anotações, observações e relatos trazidos tanto pelas crianças, quanto por suas famílias. Ajudamos os responsáveis no quesito de se levar em conta um atendimento especializado para ter certeza que o desenvolvimento da criança esteja adequado ou não. Devido fila no atendimento tanto do SUS quanto das Clinicas particulares, seria ideal que as Secretarias [SMPED; SMS; SME; SMADS], integrar à Rede TEA todas as especialidades descritas no meu primeiro comentário.
    De certa forma, tudo isso ajudaria, com certeza. As salas de aula necessita que tenha pelo menos um estagiário para ajudar o professor regente, mesmo não tendo criança com laudo médico. E além disso, este estagiário precisa de uma formação prévia, para que não ocorra desistência de sua função devido às dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula.

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    • Josefa Eliene Teles Vidal

      Em cada SME, deveria ter Psiquiatra Infantil, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiologo metodo ABA, Psicologo Infantil ABA, Neuropsicologo. Tendo essas especialidades dentro da SME facilitaria a vida das famílias que têm crianças/adolescentes/adultos com Transtorno do Espectro Autista ou outra deficiência. Nosso sistema de saúde, está super lotado com as demandas habituais de atendimento aos Munícipes. Sendo assim, viabilizar este setor específico somente para atendimento de pessoa com deficiência ou em busca de uma avaliação neuropsicológica para diagnóstico, seria ideal que fosse implementadas ações para facilitar o atendimento destes necessitados. Nota-se, uma fila gigantesca no sistema de saúde, de famílias em busca de atendimento especializado quando se levanta a hipótese de uma criança/adolescente estar no Espectro Autista ou outros. O professor em sua observação diária, realiza a escuta ativa do que bebês/crianças/adolescentes estão tentando se comunicar com suas ações, choros, etc

    • Gilberto Roque Da Silva Pereira

      organizar um curso e assim informar os professores do 3º setor como diagnosticar os novos comportamentos para sabermos se cada individuo possui TEA, quando mais cedo for detectado melhor será para o mesmo e sua família.

      Nenhuma resposta
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