Javascript não suportado Comentar - REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO COM INSTALAÇÃO DE MOBILIÁRIO URBANO ADEQUADO À PRIMEIRA INFÂNCIA - Mobiliários para parquinhos e espaços de brincar para primeira infância
Início
Voltar

Mobiliários para parquinhos e espaços de brincar para primeira infância

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 10 Mar 2023
Comentários sobre
3. ITENS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Comentários (4)


Fora do período de participação
  • Cecilia Pires

    Uma abordagem interessante é não só fazer uso do mobiliário, mas o próprio projeto arquitetônico dos parquinhos e praças considerarem em sua concepção o uso pelas crianças, criando variações de relevo no terreno, como por exemplo na praça Horácio Sabino, onde um dos elementos mais utilizados é o escorregador em concreto, onde as crianças descem com pedaços de papelão. A previsão de brinquedos com água, como fontes e chuveirões também é uma estratégia bacana.

    • Ebaplay

      Excelente sugestão!! Na realidade o ideal é sempre pensar em espaços infantis da forma mais individualizada possível e não projetos padronizados.

      Inclusive há muitos reflexos em termos cidades com projetos padronizados de plays x projetos diversos. Na Dinamarca, por exemplo, as cidades possuem todo um estudo para que cada espaço de brincar tenha diferenciais que se complementem e que convidem os cidadãos a explorar diversas áreas da cidade. Alguns são temáticos, alguns são adventure playgrounds, alguns naturais, alguns possuem fazendinhas com monitores... enfim, o céu é o limite quando falamos de possibilidades. E o investimento sempre compensa, pois traz retornos efetivos em termos de saúde, desenvolvimento infantil, inclusão, afeto, meio ambiente, entre outros.

      Nenhuma resposta
    • Vitor França
      Vitor França  •  Autor  •  15/03/2023 - 14:16

      Incluir parklets com mobiliário urbano adequado à primeira infância no TR.
      Conforme matéria a seguir, modelos já foram desenvolvidos: https://arqsc.com.br/parque-de-sp-ganha-circuito-de-parklets-artisticos/
      Em Amsterdã, por exemplo, diante da escassez de espaços públicos, foram criados pequenos playgrounds em ruas, conforme vídeo a seguir. A prefeitura poderia adotar este modelo também. https://www.youtube.com/watch?v=ybFG-GyS_38
      https://www.youtube.com/watch?v=ybFG-GyS_38

      • Ebaplay

        A sugestão é maravilhosa, mas é necessário atentar que os parklets referência usam áreas bastante grandes e não as calçadas estreitas comuns do Brasil.
        A norma de playgrounds exige ao menos 1,5m ao redor de cada brinquedo (para cada lado) o que faz com que os espaços não possam ser muito estreitos.

        Nenhuma resposta
      Voltar para o Início