Javascript não suportado Comentar - REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO COM INSTALAÇÃO DE MOBILIÁRIO URBANO ADEQUADO À PRIMEIRA INFÂNCIA - Mobiliários para parquinhos e espaços de brincar para primeira infância
Início
Voltar

Mobiliários para parquinhos e espaços de brincar para primeira infância

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 10 Mar 2023
Comentários sobre
Estratégia 5.2. Estimular a criação e revitalização de espaços urbanos, ociosos ou não, tornando-os áreas verdes ou praças com espaços acessíveis para brincar, por meio de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada ou sociedade civil, prevendo mecanismos que garantam sua preservação, a fim de promover a integração família/criança/natureza.

Comentários (8)


Fora do período de participação
  • Eduardo Parisi Alvares

    Brinquedos espalhados nos percursos da cidade tornariam o caminhar mais agradável de um ponto ao outro, e podem ser feitos com podas de árvores.

    Nenhuma resposta
    • Eduardo Parisi Alvares

      Mudar o zoneamento da cidade permitindo que pequenos quiosques com comércios de alimentos saudáveis possam ocupar as vagas de carros vizinhas às praças e possam oferecer banheiros aos frequentadores, permitindo que fiquem mais tempo num local saudável e de integração social. O estreitamento das ruas também serviriam para acalmar o trânsito. E faixas de pedestre elevadas tornariam o acesso as praças mais seguro.

      Nenhuma resposta
      • Eduardo Parisi Alvares

        Aumentar a permeabilidade do solo transformando vagas de carro em parquinhos naturalizados, feitos com podas de árvores a cada quarteirão.

        Nenhuma resposta
        • Eduardo Parisi Alvares

          Embora o texto fale de áreas verdes na planilha técnica é mencionado o uso de 11.500 m2 de piso de borracha. Sugiro que esse piso seja restrito ao mínimo estritamente necessário (se, de fato, for), pois, além de não ser natural, costuma impermeabilizar o solo, precisar de uma base de concreto e colabora para o aquecimento do ambiente. E, é um piso que custa caro e estraga rápido. Vide parque Augusta.
          Gostaria de ver nos parquinhos brinquedos feitos de podas ou remoções de árvores (vide Hugo França) , a fim de deixar as crianças realmente em contato com a natureza.
          Também seria muito bom convidarmos artistas e arquitetos para desenvolverem projetos específicos para cada local. Como Sara Rosemberg e suas esculturas lúdicas, Ernesto Neto, e suas redes, Henrique Oliveira com seus túneis e deformações, Eduardo Srur, o próprio Hugo França, e mais um sem fim de artistas que poderiam criar espaços únicos, provocantes e belos.

          Nenhuma resposta
          • Roni Hirsch

            melhorar os processos juridicos e a capacitação técnica das subprefeituras para essa parceria público privada. Ainda há muita dificuldade de se caminhar nesse sentido dentro dos ambientes da gestão municipal, sejam nas secretarias bem como nas subprefeituras. Além de capacitar técnicos em relação a normas de segurança abnt 16071 e manutenção dos plays.

            Nenhuma resposta
            • Angela  Barbocsa Verissimo

              A instalação de espaços públicos pensados na primeira infância e de extrema importância, pois além da inclusão das nossas crianças, possibilita vivencias necessárias para seu desenvolvimento integral.

              Nenhuma resposta
              • Ebaplay

                Sugerimos prever legislação detalhada com orientações sobre como adotar uma praça (talvez já exista. Se já existir, verificar se de fato é efetiva e simples, porém completa).

                Nenhuma resposta
                • Vitor França
                  Vitor França  •  Autor  •  15/03/2023 - 14:27

                  A instalação de parklets com parquinho seria uma forma colocar esta estratégia em prática, bem como o uso de áreas da rua (no lugar das atuais vagas para automóveis) para mobiliário urbano voltado à primeira infância, o que tornaria a cidade mais agradável para as crianças. Amsterdã, conforme já comentei, já faz isso.

                  Nenhuma resposta
                  Voltar para o Início