Descrição
A Estratégia de Transformação Digital de São Paulo é um instrumento de planejamento voltado à priorização de iniciativas da Prefeitura, que possuem importantes entregas à sociedade, cujos resultados podem ser alcançados por meio da utilização de soluções de tecnologia e inovação aliadas a políticas públicas.
Com suas diretrizes definidas a partir do Decreto Municipal nº 61.718/2022, o Programa de Transformação Digital, deu início à construção de um planejamento voltado ao aprimoramento das capacidades internas, aliadas ao provimento de ferramentas e diretrizes que facilitam e atualizam a relação com o cidadão, de forma a permitir um novo posicionamento da Administração Municipal, fortalecendo a relação de confiança entre as partes por meio do uso da tecnologia e inovação.
A estrutura da Estratégia de Transformação Digital foi baseada na ideia de construção de um governo municipal mais conectado às demandas da sociedade, fomentando os processos de inovação, melhoria, ampliação e democratização do acesso da população aos serviços públicos municipais. Nesta perspectiva, os objetivos e iniciativas previstos em seus eixos buscam materializar e agregar valor ao processo de transformação digital da cidade de São Paulo.
O resultado desse trabalho representa um planejamento estratégico específico para transformação digital, que atenda perfeitamente aos desafios compartilhados pelos os órgãos da Administração Municipal, aproveitando as oportunidades oferecidas pela tecnologia e maximizando o valor das soluções para o governo e o cidadão.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/menu/?p=333637
Informações adicionais
Ao todo foram pactuados 4 eixos, 13 objetivos estratégicos e 44 iniciativas.
O primeiro eixo, denominado CIDADÃO, coloca as necessidades, a experiência e a satisfação do cidadão como centro da criação de políticas públicas municipais por meio do estreitamento do relacionamento entre governo e cidadão, do fortalecimento dos canais de atendimento e da personalização dos serviços digitais.
O eixo EFICIÊNCIA busca minimizar as vulnerabilidades operacionais e de segurança identificadas no governo municipal, aprimorar as capacidades internas e reduzir custos para governo e cidadã(o)s por meio da melhoria do padrão das infraestruturas de T.I. da Prefeitura de São Paulo, da capacitação de servidores(as) municipais, da melhoria do padrão das contratações de tecnologia, da implantação de política de reinvestimento financeiro, e do estabelecimento de padrão mínimo de segurança cibernética.
Já o eixo DADOS tem o intuito de integrar canais, dados e soluções, promover serviços públicos acessíveis a qualquer hora e lugar, e fortalecer a transparência ativa e a participação social por meio do uso de dados estratégicos e relevantes na criação de políticas públicas, da governança de dados, e da promoção do acesso à informação.
Por fim, o eixo INOVAÇÃO procura elevar o padrão da prestação dos serviços públicos e fomentar a modernização dos processos internos da Prefeitura de São Paulo por meio do uso de tecnologias.
Monitoramento atualizado para
Devolutiva da Consulta Pública
A contribuição recebida era composta de duas sugestões, sendo a primeira sugestão sobre criar e implementar uma política de adoção e aprimoramento de tecnologias digitais, dispondo em planos e normas pertinentes os ciclos de adoção, utilização, latência e substituição de tecnologias, assegurando a interoperabilidade de sistemas, sem prejuízo da continuidade dos processos da Administração e assegurando a atualidade e eficiência da capacidade instalada no Município, que se tornou na versão final do documento a iniciativa 4.9. do Eixo Eficiência, e a segunda sugestão sobre desenvolver políticas de letramento digital dentro e fora da Administração, assegurando acessibilidade, usabilidade e equidade para a utilização de tecnologias no âmbito da Administração e do exercício da cidadania digital, que se tornou na versão final do documento a iniciativa 2.4. do Eixo Cidadão. A participação dos cidadãos nesta consulta pública sobre a Estratégia de Transformação Digital da cidade de São Paulo foi essencial para que essas políticas reflitam as reais necessidades e expectativas da sociedade. Com o envolvimento do munícipe, as propostas puderam ser ajustadas para atender melhor às necessidades da população, garantindo que ninguém seja deixado para trás no processo de digitalização. Isso cria um ciclo de retroalimentação onde os cidadãos, ao expressarem suas opiniões, colaboram diretamente para a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável. Além disso, a consulta pública permitiu que os cidadãos se manifestassem, sugerindo melhorias e identificando possíveis riscos que poderiam ser negligenciados em um debate restrito. Esse processo também enriqueceu a formulação de políticas públicas, pois promoveu a pluralidade de ideias e perspectivas, gerando contribuições para uma Estratégia de Transformação Digital mais robusta. As propostas de transformação digital, quando baseadas em um diálogo amplo com a sociedade, tendem a ser mais equilibradas, transparentes e viáveis no longo prazo. Por fim, o engajamento fortaleceu a democracia participativa, criando um sentimento de corresponsabilidade entre o governo municipal e a sociedade. Isso é particularmente importante em um contexto de transformação digital, onde as mudanças afetam diversos aspectos da vida cotidiana, desde o acesso a serviços públicos até a privacidade e a segurança dos dados. A consulta pública realizada teve um papel fundamental dando possibilidade aos cidadãos participarem ativamente na construção do futuro digital. Obrigado.