Javascript não suportado Estratégia de Transformação Digital de São Paulo
Início
Voltar

Estratégia de Transformação Digital de São Paulo

Descrição

A Estratégia de Transformação Digital de São Paulo é um instrumento de planejamento voltado à priorização de iniciativas da Prefeitura, que possuem importantes entregas à sociedade, cujos resultados podem ser alcançados por meio da utilização de soluções de tecnologia e inovação aliadas a políticas públicas.

Com suas diretrizes definidas a partir do Decreto Municipal nº 61.718/2022, o Programa de Transformação Digital, deu início à construção de um planejamento voltado ao aprimoramento das capacidades internas, aliadas ao provimento de ferramentas e diretrizes que facilitam e atualizam a relação com o cidadão, de forma a permitir um novo posicionamento da Administração Municipal, fortalecendo a relação de confiança entre as partes por meio do uso da tecnologia e inovação.

A estrutura da Estratégia de Transformação Digital foi baseada na ideia de construção de um governo municipal mais conectado às demandas da sociedade, fomentando os processos de inovação, melhoria, ampliação e democratização do acesso da população aos serviços públicos municipais. Nesta perspectiva, os objetivos e iniciativas previstos em seus eixos buscam materializar e agregar valor ao processo de transformação digital da cidade de São Paulo.

O resultado desse trabalho representa um planejamento estratégico específico para transformação digital, que atenda perfeitamente aos desafios compartilhados pelos os órgãos da Administração Municipal, aproveitando as oportunidades oferecidas pela tecnologia e maximizando o valor das soluções para o governo e o cidadão.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/menu/?p=333637


Versão preliminar do documento

Recebemos uma contribuição

Texto

1. EIXO CIDADÃO

1.1. OBJETIVO ESTRATÉGICO 1

Aprofundar o relacionamento com o cidadão tendo a tecnologia como facilitadora da vida na cidade: Viabilizar, fortalecer e ampliar o acesso aos serviços públicos municipais, garantindo maior participação e satisfação do cidadão diante das plataformas e dos sistemas disponíveis na Cidade de São Paulo:

1.1.1. Iniciativa

  1. Reformular e ampliar as ferramentas disponíveis na plataforma Participe+, melhorando sua usabilidade, para ser o principal canal de participação social online, aproximando o cidadão da formulação e implementação das politicas públicas da Cidade 

Descrição: Atualmente a participação social é realizada de diversas formas e por diversos meios. Esta iniciativa visa incrementar funcionalidades na plataforma Participe+, de modo a amplificar o espectro de sua utilização, reforçando seu papel institucional e fortalecendo a participação cidadã com transparência e qualidade. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: Casa Civil / SERI  

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

1.1.2. Iniciativa

  1. Unificar os benefícios pecuniários aos cidadãos, em cartão físico e virtual 

Descrição: Atualmente, diversas Secretarias disponibilizam benefícios pecuniários diretamente aos cidadãos por meio de políticas assistenciais. A iniciativa objetiva mapear e unificar, de forma a implantar solução tecnológica e de pagamento, para que todos os benefícios possam chegar aos destinatários por meio do novo cartão, em modelo físico ou virtual. 

Prazo conclusão: 12 meses 

Órgão responsável: SGM 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

1.1.3. Iniciativa

  1. Digitalizar todos os serviços passíveis de digitalização 

Descrição: A Carta de Serviços atualmente possui cerca de 1279 serviços ao cidadão, sendo a maioria deles passível de digitalização fim a fim, ou seja, desde a entrada, os encaminhamentos e acompanhamento de status, até a entrega em formato digital. A iniciativa objetiva levar para o formato digital todos os serviços que possuam a possibilidade de digitalização fim a fim. 

Prazo conclusão: 18 meses  

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

1.1.4. Iniciativa

  1. Estabelecer padrão mínimo de qualidade para os serviços públicos municipais digitais 

Descrição: Implantar um conjunto de requisitos macro para os serviços digitais, padronizando-os para toda a Prefeitura, e reforçando a necessidade de adequação, de modo a garantir elevado padrão de qualidade para o atendimento digital ao cidadão. 

Prazo conclusão: 12 meses  

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

1.1.5. Iniciativa

  1. Manter o processo de abertura de empresas de baixo risco em prazo abaixo de 01 (um) dia na Cidade 

Descrição: O Empreenda Fácil é a política pública que automatizou e modernizou o processo de abertura de empresas, de forma autodeclaratória e online, em São Paulo. A iniciativa se aprimorou e hoje o tempo de abertura para atividades de baixo risco é ao redor de 01 (um) dia. A iniciativa tem o objetivo de cumprir todos os desafios necessários para manter esse patamar. 

Prazo conclusão: 6 meses 

Órgão responsável: SMIT  

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

1.1.6. Iniciativa

  1. Ampliar o Wi-Fi Livre municipal, atingindo 20.000 (vinte mil) pontos na cidade 

Descrição: A disponibilização do acesso público e gratuito à internet via Wi-Fi Livre SP já possui mais de 1.000 (mil) pontos espalhados pela cidade. A iniciativa, contida no Programa de Metas, prevê o aumento para o total de 20.000 (vinte mil) pontos de acesso. 

Prazo conclusão: 24 meses 

Órgão responsável: SMIT  

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

1.1.7. Iniciativa

  1. Utilizar a solução de login único em pelo menos 500 serviços públicos digitais 

Descrição: A partir da disponibilização do login único, tornar efetivo seu uso em serviços públicos digitais, de forma que seja facilitada e qualificada a relação com o cidadão. 

Prazo conclusão: 12 meses 

Órgão responsável: SMIT  

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

1.1.8. Iniciativa

  1. Integrar os sistemas da Prefeitura ao Cadastro de Pessoas de forma que, no mínimo, duzentos serviços públicos disponham de preenchimento automático de informações 

Descrição: O Cadastro Base de Pessoas foi introduzido pelo Decreto n.º 60.663/2021 (Governança de Dados), e tem o objetivo de qualificar as informações do cidadão, conhecendo-o mais e melhor, além de dar mais consistência aos serviços públicos, à medida em que os sistemas legados passam a se integrar e usar a nova estrutura cadastral. O objetivo da iniciativa é, ao mesmo tempo que qualifica as informações de entrada, facilitar o acesso ao serviço por parte do cidadão. 

Prazo conclusão: 12 meses 

Órgão responsável: SMIT  

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

1.2. OBJETIVO ESTRATÉGICO 2

Consolidar e fortalecer os canais multiplataforma de atendimento: Facilitar e simplificar a usabilidade dos canais de atendimento ao cidadão, tornando-os mais transparentes, eficientes e inclusivos: 

1.2.1. Iniciativa

  1. Implantar mecanismos de acessibilidade digital nas plataformas de interação com o cidadão 

Descrição: Os serviços digitais, e canais de comunicação digitais em geral, devem ser acessíveis a todos os cidadãos. Por meio de mecanismos de acessibilidade digital nas plataformas de interação com o cidadão, garantiremos que todos com algum tipo de limitação de capacidade possam fazer uso dos serviços e canais de maneira igualitária. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT  

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

1.2.2. Iniciativa

  1. Implantar o portal único de licenciamento 

Descrição: O processo de licenciamento edilício é transversal na estrutura da Prefeitura, e bastante complexo, por sua legislação e regramentos. A iniciativa prevê a unificação da entrada do licenciamento, com o envolvimento dos vários órgãos afetados, com o objetivo de unificar os canais de atendimento e facilitar a vida na cidade. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMUL 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

1.2.3. Iniciativa

  1. Implantar solução de atendimento automatizado para serviços públicos digitais (Chatbot) 

Descrição: As plataformas SP156 são o canal central de acesso aos serviços prestados aos cidadãos. O objetivo da iniciativa é inaugurar a interação automatizada do cidadão com os serviços públicos por meio de chatbot, de forma a facilitar e agilizar o acesso a serviços, principalmente os mais simples, aumentando a eficiência do serviço público. 

Prazo conclusão: 6 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (1)

Veja a sugestão recebida

1.3. OBJETIVO ESTRATÉGICO 3

Implantar serviços preditivos e mecanismos de personalização dos serviços digitais: Antecipar soluções com auxílio da inteligência de dados, para tornar o acesso aos serviços públicos municipais mais fluidos e resolutivos, criando uma jornada mais satisfatória para o cidadão: 

1.3.1. Iniciativa

  1. Implantar área personalizada do usuário no portal de serviços 

Descrição: A interação do cidadão com os serviços públicos digitais é tendência no mundo todo. Qualificar essa interação envolve aprimorar a experiência do cidadão, o que pode ser feito de diversas maneiras. A iniciativa prevê a criação de uma área personalizada para cada cidadão no Portal, que pode ter, entre outras funcionalidades, os serviços favoritos, os mais acessados e a gestão das próprias informações. 

Prazo conclusão: 12 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2. EIXO EFICIÊNCIA

2.1. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4

Otimizar as infraestruturas de tecnologia da informação e comunicação: Elevar o padrão das instalações relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação, mediante o estabelecimento de parâmetros de referência, a fim de reduzir fragilidades e inseguranças sistêmicas, tornando-as mais seguras e eficazes: 

2.1.1. Iniciativa

  1. Atuar em solução de computação cognitiva com vistas à automatização de manifestações nas rotinas processuais 

Descrição: O trabalho de análise de processos administrativo muitas vezes resulta em manifestações relativamente padronizadas. Isso, aliado ao grande volume de demandas da Prefeitura de São Paulo, torna muitos trabalhos excessivamente repetitivos. A iniciativa, em parceria com a Procuradoria Geral do Município, visa implantar solução tecnológica que facilite e automatize essas atividades. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT/SF 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.1.2. Iniciativa

  1. Suportar a implantação de ferramentas tecnológicas anticorrupção 

Descrição: A Controladoria Geral do Município possui uma série de iniciativas voltadas ao uso de tecnologia para evitar condutas ilícitas. O objeto da iniciativa visa a implantação de ferramenta anticorrupção, auxiliando os trabalhos desenvolvidos pela Controladoria. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: CGM 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.1.3. Iniciativa

  1. Prover solução estratégica de gestão de operação descentralizada de TIC 

Descrição: Alguns órgãos da Prefeitura possuem unidades dispersas no território, funcionando de maneira descentralizada. Muitas vezes, há estrutura administrativa local de tecnologia, a qual precisa estar alinhada com as diretrizes e ações da estrutura central. A iniciativa prevê um conjunto de facilidades (práticas, processos e soluções tecnológicas de apoio) para melhorar a gestão descentralizada dessas unidades. 

Prazo conclusão: 6 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.1.4. Iniciativa

  1. Fomentar a utilização e o fornecimento de serviços em nuvem, reforçando a nova estratégia 

Descrição: O uso de serviços em nuvem é cada vez mais uma tendência nas organizações, tendo impacto em eficiência, escalabilidade, agilidade e economia de recursos. A iniciativa visa ampliar a utilização desses serviços nas soluções tecnológicas municipais. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.1.5. Iniciativa

  1. Operar e prover solução para a Autoridade de Registro da Prefeitura de São Paulo 

Descrição: A Secretaria de Inovação e Tecnologia emite certificados digitais tipo e-cpf desde 2019, o que foi viabilizado por meio de uma doação. A iniciativa visa buscar uma solução para o tema, que independa do atual acordo. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.1.6. Iniciativa

  1. Fomentar a política de renovação parcial do parque tecnológico de modo a deixar 80% dos ativos de microinformática dentro da vida útil 

Descrição: Diferentemente de uma compra centralizada, que implica em grande investimento de uma só vez, a implantação de uma política de renovação parcial anual dilui isso ao longo do tempo. Independente de se usar modelo de locação ou aquisição, contribuirá para a permanente atualização do parque e, por conseguinte, a qualificação da prestação dos serviços públicos 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.1.7. Iniciativa

  1. Propor solução de continuidade para a contratação de conectividade na Administração Municipal (SD-WAN) 

Descrição: A rede lógica da Prefeitura é disposta em todo o território da Cidade, e interconectada em sua maioria por meio de links tipo MPLS, o que precisa ser contratado pelas Pastas e migrado entre provedores a cada 5 (cinco) anos. A iniciativa busca a implantação de um modelo SD-WAN, buscando modernidade, economia de escala, maior desempenho e diminuição do custo administrativo e de gestão. 

Prazo conclusão: 12 meses 

Órgão responsável: PRODAM 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.1.8. Iniciativa

  1. Garantir, no mínimo, noventa e nove por cento de disponibilidade das plataformas compartilhadas de governo digital 

Descrição: As plataformas de governo digital são as soluções transversais responsáveis por suportar processos de negócio que se integram ao mundo digital. Para que o serviço digital possa estar sempre acessível, é fundamental garantir alto nível de disponibilidade. A iniciativa busca investir para aprimorar as capacidades de infraestrutura, garantindo os níveis propostos. 

Prazo conclusão: 6 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.2. OBJETIVO ESTRATÉGICO 5

Ampliar e qualificar a atuação das equipes de governo: Buscar as melhores práticas e iniciativas por meio do desenvolvimento de pessoas, principalmente, na área da tecnologia, elevando o padrão técnico de servidores da Prefeitura de São Paulo: 

2.2.1. Iniciativa

  1. Implantar plataforma de capacitação corporativa no modelo de ensino à distância 

Descrição: A Secretaria de Gestão, por meio da Escola Municipal de Administração Pública (EMASP) é a responsável por prover as capacitações em âmbito geral na Prefeitura. A iniciativa visa aprimorar as suas capacidades por meio da implantação de uma ferramenta própria que potencialize o uso do modelo de ensino à distância. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SEGES 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.2.2. Iniciativa

  1. Prover capacitações com amplitude de formatos com vistas à evolução das capacidades nos processos de transformação digital 

Descrição: O Programa Permanente de Capacitação em tecnologia, introduzido pelo Decreto n.º 57.653/2017, visa investir nas capacidades internas para a transformação digital. A iniciativa visa ampliar esse investimento e priorizar as capacidades necessárias ao processo de transformação. 

Prazo conclusão: 12 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.2.3. Iniciativa

  1. Aperfeiçoar o modelo institucional de tecnologia da informação, situando estrategicamente as áreas e os profissionais nos órgãos setoriais 

Descrição: O bom posicionamento institucional das áreas de tecnologia da informação e comunicação é fundamental para que as iniciativas de tecnologia entreguem melhores resultados, e também para que a integração com as áreas de negócio ocorra de maneira mais fluida. A iniciativa busca apoiar as Secretarias para aprimorar seus desenhos institucionais neste sentido, buscando melhor posicionamento a atuação dos profissionais de tecnologia. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.3. OBJETIVO ESTRATÉGICO 6

Qualificar e padronizar as contratações de tecnologia: Utilizar o planejamento e a padronização para simplificar os processos que envolvem contratações relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação, implicando na redução significativa dos custos das contratações e, gerando economia para a Municipalidade: 

2.3.1. Iniciativa

  1. Implantar o planejamento anual de compras 

Descrição: As compras públicas passaram a ter a utilização obrigatória do seu instrumental de planejamento. A iniciativa prevê essa implantação e, com isso, a racionalização e padronização dos procedimentos. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SEGES 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.3.2. Iniciativa

  1. Registrar Preços para contratações de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação, facilitando os processos de compras dos órgãos setoriais 

Descrição: As Atas de Registro de Preços são resultados de processos licitatórios específicos com o objetivo de facilitar, dar ganho de escala e padronizar as compras públicas. A iniciativa visa ampliar e acelerar a construção de Atas de forma a maximizar esses benefícios. 

Prazo conclusão: 6 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.3.3. Iniciativa

  1. Unificar o fornecimento de soluções comuns de tecnologia da informação 

Descrição: Os diversos órgãos setoriais da Prefeitura possuem contratações comuns, normalmente de serviços, para atender suas necessidades e aprimorar seus processos e soluções. Com o uso de registro de preços, ou mesmo com contratações centralizadas de serviços de tecnologia que são comuns a vários órgãos, busca-se mais economicidade e eficiência, ao mesmo tempo em que se padroniza a atuação nos órgãos. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.4. OBJETIVO ESTRATÉGICO 7.

Implantar política de reinvestimento a partir de métrica relacionada à economia com a transformação digital: Fomentar a criação de novas políticas públicas, por meio da economia proporcionada pela digitalização dos serviços públicos da Cidade de São Paulo:

2.4.1. Iniciativa

  1. Elaborar dispositivos de regulamentação, a fim de Implantar política de reinvestimento em transformação digital 

Descrição: A iniciativa visa criar dispositivos de regulamentação, a fim de proporcionar a continuidade de investimentos nas iniciativas de transformação digital, destinando a este objetivo parte dos recursos economizados com ela. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT/SF 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.5. OBJETIVO ESTRATÉGICO 8.

Garantir a confiabilidade por meio de um padrão mínimo de segurança cibernética e uma política de gestão de riscos: Reduzir inseguranças cibernéticas por meio da implementação de controles em toda a infraestrutura tecnológica da cidade de São Paulo, garantindo um nível adequado de segurança aos dados dos munícipes: 

2.5.1. Iniciativa

  1. Propor solução corporativa para a gestão de riscos 

Descrição: A cultura de gestão de riscos é pouco disseminada na Administração Municipal. A iniciativa prevê o investimento em solução corporativa para este fim, trazendo a discussão a ponto de termos encaminhamentos objetivos. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: CGM 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.5.2. Iniciativa

  1. Publicar a Política de Segurança da Informação da Prefeitura 

Descrição: Segurança da informação é requisito de negócio com papel cada vez mais crítico em qualquer tipo de organização. É necessária a clareza a todos e a unificação das diretrizes sobre o tema, por meio da publicação de um normativo que contemple todos os principais aspectos desta temática. 

Prazo conclusão: 6 meses  

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

2.5.3. Iniciativa

  1.  Prover solução centralizada de gestão de incidentes 

Descrição: Continuidade de negócio é fundamental à prestação do serviço público, principalmente considerando quem mais precisa do Estado. Incidentes de tecnologia da informação podem se tornar muito críticos, a ponto de pararem toda organização. A iniciativa visa viabilizar disponibilizar solução centralizada para a gestão dos incidentes, antecipando intercorrências que afetem a continuidade das operações. 

Prazo conclusão: 12 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

3. EIXO DADOS

3.1. OBJETIVO ESTRATÉGICO 9

Ampliar o uso estratégico de dados para acompanhamento e estruturação de políticas públicas: Maximizar o monitoramento de ações estratégicas na Cidade de São Paulo, por meio do uso integrado de dados vinculados a diversos órgãos da Prefeitura de São Paulo, facilitando a visualização do desempenho dos serviços ofertados pelo Município de São Paulo: 

3.1.1. Iniciativa

  1. Implantar o Sistema integrado de monitoramento e avaliação em direitos humanos (SIMA) 

Descrição: Constante da Agenda 2030 na Cidade de São Paulo, é uma plataforma tecnológica capaz de compilar, integrar e divulgar dados de registros, monitoramento e avaliação de casos de violação de Direitos Humanos, permitindo assim o acompanhamento e desenvolvimento de políticas públicas que caminhem para mitigação ou até erradicação dos problemas atuais e recorrentes, que ferem frontalmente Direitos e Garantias consolidados na Legislação. 

Prazo conclusão: 12 meses 

Órgão responsável: SMDHC 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

3.1.2. Iniciativa

  1. Prover plataforma de análises em gestão de pessoas 

Descrição: O uso estratégico de dados é fundamental para tomar decisões qualificadas em políticas de pessoal. A iniciativa visa implantar plataforma de BI que possibilite um conjunto de análises de forma a viabilizar melhores tomadas de decisão. 

Prazo conclusão: 6 meses 

Órgão responsável: SEGES 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

3.1.3. Iniciativa

  1. Ampliar a utilização do SP360, tornando-o ferramenta oficial de análise para acompanhamento de políticas públicas e indicadores estratégicos 

Descrição: O SP360 é uma ferramenta de análise de dados obtidos nas mais diversas Secretarias, e com utilização restrita ao centro do governo. A iniciativa visa ampliar e qualificar seu uso, reforçando seu papel como ferramenta corporativa de análise de dados. 

Prazo conclusão: 18 meses  

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

3.1.4. Iniciativa

  1. Implantar mecanismos de validação de dados biométricos mediante convênios com outras entidades de governo 

Descrição: A partir do marco normativo de Governança de Dados, diversos acordos de cooperação com órgãos de outros entes estão sendo firmados, objetivando o intercâmbio de informações. A iniciativa visa realizar o processo de qualificação dos cadastros da Prefeitura de São Paulo, a partir de consistências feitas com os cadastros de outros entes, principalmente de dados biométricos. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SGM 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

3.1.5. Iniciativa

  1. Produzir novos painéis gerenciais de avaliação e monitoramento de políticas públicas 

Descrição: No âmbito da plataforma SP360, que já possui mais de 50 (cinquenta) painéis com análises de dados, a iniciativa visa produzir mais painéis de analise, com dados das mais diversas Secretarias. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

3.1.6. Iniciativa

  1. Definir metodologia de mensuração da economia de recursos auferida com a transformação digital e forma de coleta de dados 

Descrição: A partir de metodologia a ser escolhida no âmbito da Estratégia, a iniciativa visa tangibilizar a economia de recursos gerada com a implementação das iniciativas. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

3.2. OBJETIVO ESTRATÉGICO 10

  1. onsolidar modelo de governança de dados: Formular diretrizes para o uso de dados na Administração Pública Municipal de maneira a otimizar a partilha de informações estratégicas e aprimorar a qualidade das informações disponíveis, permitindo que a Prefeitura tenha uma visão unificada do cidadão: 

3.2.1. Iniciativa

  1.  Implantar o Cadastro Base de Pessoas, integrando os cadastros municipais 

Descrição: A partir do modelo de uma base de referência com um pequeno, mas fundamental, conjunto de dados, a iniciativa visa implantar a base centralizada de pessoas. Ela se integrará com as bases temáticas das Secretarias, garantindo a qualidade das informações cadastrais ali contidas. 

Prazo conclusão: 12 meses 

Órgão responsável: SGM 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

3.2.2. Iniciativa

  1. Disponibilizar o login único municipal 

Descrição: A iniciativa prevê a disponibilização de solução de login único de serviços e sistemas municipais, unificação fundamental para o fortalecimento da relação com o cidadão, para a qualificação dos cadastros municipais, para facilitar o acesso a serviços e sistemas e para aprimorar aspectos de segurança da informação. 

Prazo conclusão: 6 meses 

Órgão responsável: SGM 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

3.3. OBJETIVO ESTRATÉGICO 11.

Promover acesso à informação, bem como maior participação e colaboração da sociedade: Fomentar a transparência ativa de informações e a disponibilidade de dados para que o cidadão tenha condições de acompanhar, fiscalizar e participar da construção das políticas públicas municipais:

3.3.1. Iniciativa

  1. Aprimorar o ObservaSampa, tornando-o o repositório oficial dos indicadores e dados analíticos sobre a Cidade e suas políticas públicas 

Descrição: O ObservaSampa é o principal repositório público de indicadores da Cidade. A partir de diversos aprimoramentos que buscam melhorar sua usabilidade, bem como diversas funcionalidades, a iniciativa prevê a ampliação de seu uso e reconhecimento como a plataforma de dados da cidade. 

Prazo conclusão: 12 meses 

Órgão responsável: SEPEP 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

4. EIXO INOVAÇÃO

4.1. OBJETIVO ESTRATÉGICO 12

Propor a utilização de tecnologias emergentes para melhoria dos serviços públicos: Estimular a experimentação de novas soluções a fim de simplificar e alavancar a difusão da tecnologia na criação de ambientes, promovendo políticas públicas mais inovadoras:

4.1.1. Iniciativa

  1. Implantação de ambiente de inovação aberta para produção de soluções que utilizem novas tecnologias voltadas às Smart Cities e Smart Urban Farming 

Descrição: Implantação de um laboratório de Software avançado em local a ser definido, com o objetivo de possibilitar ações de suporte, reforço e capacitações integradas nas tecnologias portadoras de futuro de Smart Cities para a criação de novas frentes de trabalho e qualificação em soluções ESG (meio ambiente, clima, água, poluição e etc). 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

4.1.2. Iniciativa

  1. Criar um modelo bairros/vilas no conceito smart city, propondo tecnologias de cidades inteligentes com vistas à sua implementação em escala no município 

Descrição: Implantação de uma vila, construindo uma mini cidade em escala real, integrando todas as tecnologias relacionadas a Cidades Inteligentes com o objetivo de criar um modelo de microrregiões de cidade inteligentes, para sua implementação em escala nas demais regiões da cidade de São Paulo. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

4.1.3. Iniciativa

  1. Implementar o Programa Sampa Sandbox 

Descrição: Instituir, em as áreas pré-definidas, ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora estabelecidos no Município de São Paulo, implantando mecanismos de governança a partir de um Comitê Gestor, e trabalhando com ciclos experimentais de testagem de produtos e/ou soluções inovadoras. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

4.1.4. Iniciativa

  1. Firmar parcerias para a construção de aplicações de controle social, por meio de três datathons ou hackathons 

Descrição: A busca da colaboração é fundamental no processo de co-construção de políticas públicas. Por meio de datathons ou hackatons, a inciativa busca investir mais neste tipo de interação, propondo problemas e buscando soluções que não seriam providas diretamente pelas capacidades do poder público. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: PRODAM/SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

4.2. OBJETIVO ESTRATÉGICO 13.

Implantar iniciativas de inovação em governo, modernizando os processos internos: Realizar o levantamento de indicadores no Município de São Paulo, permitindo a identificação da maturidade e das lacunas na prestação dos serviços públicos, com a intenção de direcionar ações de planejamento e de investimento, aumentando a eficiência: 

4.2.1. Iniciativa

  1. Implantar certificação ISO de cidade inteligente, resiliente e sustentável 

Descrição: A iniciativa contempla o planejamento e acompanhamento de ações que visem o processo de certificação da cidade de São Paulo no ISO 37122, contemplando também indicadores das ISO 37120 e 37123. 

Prazo conclusão: 18 meses 

Órgão responsável: SMIT 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

4.2.2. Legenda

 SMIT – Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 

CGM – Controladoria Geral do Município 

PRODAM – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo 

SEGES – Secretaria Municipal de Gestão 

SEPEP – Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias 

SERI – Secretaria Executiva de Relações Institucionais 

SF – Secretaria Municipal da Fazenda 

SGM – Secretaria de Governo Municipal 

SMDHC – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania 

SMUL – Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 

Possui propostas para novas iniciativas? Clique no botão opinar ao lado e em insira sua sugestão 

Contribuições

Inserir sugestão (0)

Não recebemos sugestões

Voltar para o Início