Descrição
A Estratégia de Transformação Digital de São Paulo é um instrumento de planejamento voltado à priorização de iniciativas da Prefeitura, que possuem importantes entregas à sociedade, cujos resultados podem ser alcançados por meio da utilização de soluções de tecnologia e inovação aliadas a políticas públicas.
Com suas diretrizes definidas a partir do Decreto Municipal nº 61.718/2022, o Programa de Transformação Digital, deu início à construção de um planejamento voltado ao aprimoramento das capacidades internas, aliadas ao provimento de ferramentas e diretrizes que facilitam e atualizam a relação com o cidadão, de forma a permitir um novo posicionamento da Administração Municipal, fortalecendo a relação de confiança entre as partes por meio do uso da tecnologia e inovação.
A estrutura da Estratégia de Transformação Digital foi baseada na ideia de construção de um governo municipal mais conectado às demandas da sociedade, fomentando os processos de inovação, melhoria, ampliação e democratização do acesso da população aos serviços públicos municipais. Nesta perspectiva, os objetivos e iniciativas previstos em seus eixos buscam materializar e agregar valor ao processo de transformação digital da cidade de São Paulo.
O resultado desse trabalho representa um planejamento estratégico específico para transformação digital, que atenda perfeitamente aos desafios compartilhados pelos os órgãos da Administração Municipal, aproveitando as oportunidades oferecidas pela tecnologia e maximizando o valor das soluções para o governo e o cidadão.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/menu/?p=333637
Informações adicionais
Ao todo foram pactuados 4 eixos, 13 objetivos estratégicos e 44 iniciativas.
O primeiro eixo, denominado CIDADÃO, coloca as necessidades, a experiência e a satisfação do cidadão como centro da criação de políticas públicas municipais por meio do estreitamento do relacionamento entre governo e cidadão, do fortalecimento dos canais de atendimento e da personalização dos serviços digitais.
O eixo EFICIÊNCIA busca minimizar as vulnerabilidades operacionais e de segurança identificadas no governo municipal, aprimorar as capacidades internas e reduzir custos para governo e cidadã(o)s por meio da melhoria do padrão das infraestruturas de T.I. da Prefeitura de São Paulo, da capacitação de servidores(as) municipais, da melhoria do padrão das contratações de tecnologia, da implantação de política de reinvestimento financeiro, e do estabelecimento de padrão mínimo de segurança cibernética.
Já o eixo DADOS tem o intuito de integrar canais, dados e soluções, promover serviços públicos acessíveis a qualquer hora e lugar, e fortalecer a transparência ativa e a participação social por meio do uso de dados estratégicos e relevantes na criação de políticas públicas, da governança de dados, e da promoção do acesso à informação.
Por fim, o eixo INOVAÇÃO procura elevar o padrão da prestação dos serviços públicos e fomentar a modernização dos processos internos da Prefeitura de São Paulo por meio do uso de tecnologias.
Documentação adicional
E preciso simplicar para que mais pessoas consiga ter acesso com facilidade
1.2.3. Iniciativa
Implantar solução de atendimento automatizado para serviços públicos digitais (Chatbot)
Descrição: As plataformas SP156 são o canal central de acesso aos serviços prestados aos cidadãos. O objetivo da iniciativa é inaugurar a interação automatizada do cidadão com os serviços públicos por meio de chatbot, de forma a facilitar e agilizar o acesso a serviços, principalmente os mais simples, aumentando a eficiência do serviço público.
Prazo conclusão: 6 meses
Órgão responsável: SMIT