Javascript não suportado 8. Como você avalia a situação atual do Largo do Arouche, no que diz respeito à iluminação?
Início

8. Como você avalia a situação atual do Largo do Arouche, no que diz respeito à iluminação?

Respostas abertas (60)


Fora do período de participação
  • Ricardo F. Vasconcelos

    A iluminação das pistas de veículos é satisfatória, porém, a das calçadas em torno do largo é deficitária (bastante escuras para os pedestres, numa região pouco segura). Nas calçadas (por exemplo, calçada do restaurante "Gato que Ri") somente há postes de modelo antigo (Light) cuja eficiência é baixa porque direcionam a luz para os lados e não para baixo. Poderiam ser adicionados postes atuais.

    Nenhuma resposta
    • andersondiniz

      Para ficar mais no tema, a iluminação é insuficiente - ou inexistente - na direção da Duque de Caxias, na praça onde tem o espaço cercado para cachorros. A obra inacabada no Mercado das Flores também afeta na iluminação; se houvesse saídas para os dois lados, a praça já ficaria mais iluminada no nível do pedestre.
      No mais, acredito que alguns dos imóveis tombados ou até não tombados, mas públicos - como o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo - mereciam iluminação cênica. Os monumentos também deveriam ter iluminação direcionada.

      Nenhuma resposta
      • andersondiniz

        A iluminação é fraca, mas só o aumento da iluminação não é suficiente para resolver os problemas para circulação noturna. O térreo do Hotel San Raphael tem um bar desativado e tapumado há mais de dois anos; em conjunto com o fato daquele trecho constantemente estar ocupado por algum ônibus turístico e de frente à rotatória mal iluminada, aquele vira um ponto a ser evitado. Fiscalização no caso dos ônibus e oneração para terrenos ociosos há muito tempo contribuiriam para o resultado que se espera só com a iluminação.
        Da mesma forma, a esquina da Rego Freitas tem um terreno desocupado e escuro desde 2019. Tem projeto de um edifício residencial da construtora Exkalla aparentemente sem fachada ativa e sem comunicação com a rua - é daqueles empreendimentos com renders que não mostram o térreo.
        Sei que foge do tema, mas entramos de novo na contradição entre esta consulta e a vida real da cidade nos últimos anos. Esse tipo de construção não deveria ser desestimulado?

        Nenhuma resposta
        • iquirico

          A iluminação é basica e restrita a solução apenas técnica do poder público que favorece sempre o leito carroçável e pontualmente uma travessia de pedestres, precisa ser pensanda no usuário e não no veículo.

          • andersondiniz

            Bem lembrado! Esse é um problema da cidade toda, iluminação voltada para o leito carroçavel e quase sempre insuficiente nas calçadas.

            Nenhuma resposta
          • Adriana Wattengel

            A parte atras do Mercado das Flores é muito escura. Os monumentos na Praça não estão bem iluminados e por isso são vandalizados. Existe também o problema de furto de cabos. A esquina da Rego Freitas onde tinha um antigo posto de gasolina, também é muito escuro, cheio de tapumes, virou ponto de trafico e agora está muito perigosa.

            Nenhuma resposta
            • danilo_ra

              A região vive passando por furto de cabos e, com isso, ficando às escuras e com o trânsito desregulado, por isso é muito importante não só que o poder público faça a manutenção da luz, mas que experimente alternativas mais efetivas para evitar os furtos de cabos. Do jeito que está, o que se faz é enxugar gelo.

              Nenhuma resposta
              • Beatriz Messeder

                A iluminação pode ser melhorada, sobretudo a iluminação cênica nos edifícios históricos, monumentos e esculturas existentes na praça, afim de garantir maior visibilidade e segurança aos seus usuários.

                Nenhuma resposta
                • João Rocha

                  A iluminação noturna do Largo do Arouche, assim como em todo o centro da cidade, é considerada insuficiente. Para melhorar a segurança e a visibilidade, seria necessário estudar alternativas que complementem a iluminação dos postes antigos durante o período noturno.

                  Nenhuma resposta
                  • DECIO SUNAGAWA

                    O maior problema da iluminação é o furto da fiação, que deixa o local às escuras com muita frequência. Enquanto não for combatida a receptação feita pelos ferros velhos clandestinos que compram este material, isto nunca será resolvido. Se o projeto das bancas das flores tivesse se concretizado e elas ficassem abertas para os dois lados, este problema seria minimizado. Os monumentos que ainda restam no Largo do Arouche também precisam de uma iluminação própria para ganharem o destaque que merecem. Ao se fazer um projeto para intensificar a iluminação, não se pode esquecer da fauna que vive ali e usa as copas das árvores para dormir, esta iluminação deve ficar sempre abaixo dela.

                    Nenhuma resposta
                    • Bruno Maon

                      Péssimo, terrível, horripilante.
                      São várias e várias semanas seguidas sem luz na região. Abrir chamado no Ilumina SP não adianta de nada, pois alegam que a equipe comparece ao local para fazer o reparo, mas não tem a "fase" da ENEL. A Prefeitura de SP precisa encontrar com urgência uma solução para o problema. Enterrar toda a fiação pra impedir o furto de fios, ou manter posto policial fixo nas duas áreas do Largo do Arouche. Mas algo precisa ser feito, porque não dá pra continuar sem o básico, que é ILUMINAÇÃO PÚBLICA. Urgente!!!!!!

                      Nenhuma resposta
                      Voltar para o Início