Descrição
Há muitos anos inúmeras são as complicações viárias no Aeroporto de Aeroporto de São Paulo/Congonhas (CGH) – Deputado Freitas Nobre. Nesse sentido, o poder público municipal lança a presente consulta, visando expor ao debate democrático uma eventual solução: regulamentar o embarque de passageiros por veículos/motoristas cadastrados nas plataformas de transportes por aplicativos. O objetivo será ordenar os pontos de embarques de pessoas, desafogar o intenso tráfego concentrado em determinados locais, disciplinar os vários modais de transportes existentes, aprimorar as sinalizações de trânsito e auxiliar nas fiscalizações públicas. Para tanto, a participação social é fundamental, uma vez que tanto os consumidores/passageiros quanto os motoristas de aplicativos, taxistas e trabalhadores locais são os atores sociais que vivenciam diuturnamente tais complicações no viário do Aeroporto, merecendo, por consequência, serem ouvidos e terem analisadas suas sugestões de melhoria.
Informações adicionais
A presente “Consulta Pública” traz ao público em geral um imbróglio antigo da cidade de São Paulo: o diuturno trânsito e sobrecarregamento do viário no Aeroporto de São Paulo/Congonhas. O problema é constantemente divulgado em notícias midiáticas, mas também vem sendo recorrente objeto de manifestações de passageiros, motoristas de aplicativos, taxistas, autoridades públicas e funcionários da localidade.
Por isso, o poder público municipal apresenta uma proposta inicial de regulamentação, que visa estabelecer um local específico de embarque de passageiros, com origem no Aeroporto de São Paulo/Congonhas (CGH) – Deputado Freitas Nobre, para os veículos utilizados em atividades de transporte individual de utilidade pública cadastrados nas Operadoras de Tecnologia Transporte Credenciadas – OTTCs (plataformas de aplicativos), melhor disciplinando e organizando o trânsito de carros e pessoas na localidade.
Assim, para proporcionar um ambiente de discussão e formulação de ações públicas municipais de maneira democrática e colaborativa entre a população impactada e o Município de São Paulo, antes de qualquer medida, submete-se o esboço de minuta, com esta justificativa, para o portal Participe+., visando melhor colher suas sugestões, críticas, divergências, alternativas, apoios, dentre outras possibilidades, para que se possa proporcionar uma solução eficaz.
Nenhum comentário • 21/03/2024 •
Todos os espaços para embarque e desembarque devem observar as necessidades de TODOS que se dirigem ao aeroporto para buscar ou levar passageiros dos aviões, sejam veículos taxis, de aplicativos ou PARTICULARES.
Nenhum comentário • 20/03/2024 •
Desobstrução do trânsito, interligação do aeroporto com metrô e vias expressas para veículos menores
Nenhum comentário • 19/03/2024 •
Acho importante que os Taxis para Embarque e Desembarque se mantenha na parte de cima e os APPs na parte inferior. É passivel de fiscalização e proibido estacionae, visto que varios carros param irregularmente ali.
Nenhum comentário • 13/03/2024 •
Mitigar o dano ambiental e de saúde, promovido pelo aeroporto, por meio de incentivos a veículos elétricos e restrição de veículos de alta emissão de carbono.
Nenhum comentário • 02/11/2023 •
Final da linha Ouro transferida e conectada para a estação Ruben Berta
Nenhum comentário • 01/11/2023 •
Viaduto sobre a Av. Bandeirantes. Aumento de velocidade. Criação de pistas de rolamentos adicionais. Substituição do canteiro por mureta de concreto.
9 comentários • 01/11/2023 •
Criação de um bolsão para aplicativos como existe em Guarulhos......monitoramento de cameras 24h para multar infratores que ficam travando o embarque de passageiros ( app e taxis ). Placas bem "VISÍVEIS" para os passageiros se orientarem onde embarcar. Apoio totalmente a proposta do Vereador MARLON.
Nenhum comentário • 31/10/2023 •
Um grande problema é o acesso ao aeroporto via Moreira Guimarães/túnel, muito congestionada em determinados horários, precisamos de agilidade; precisamos pensar no projeto como um todo; não tem coerência implantar o bolsão e não solucionar os problemas de acesso.
1 comentário • 30/10/2023 •
Piso inferior destinado apenas para carros de aplicativos, tanto para embarque, como para desembarque.
Nenhum comentário • 28/10/2023 •
Todos desembarque táxi, app e particulares feita na parte superior na saída de CGH como feita hj. Táxi cadastrado em app 100% embarque na parte superior em totem, parar e estacionar apenas táxi CGH. Ônibus, van, particulares app na parte inferior ( Não abrindo QQ prioridade para táxi).
Nenhum comentário • 27/10/2023 •
• criar espaço exclusivo para veículos que trabalham por app • cancela de acesso, com tolerancia de 15min (passou do tempo cobra-se um valor) •Fiscalização e multa 24h por dia (caso de reincidência apreensão do veículo)
3 comentários • 26/10/2023 •
A problemática dos aplicativos de transporte em torno do Aeroporto de Congonhas vai além da falta de previsão legal. Diariamente é observado que há muitos passageiros aguardando o motorista e, ao mesmo tempo, muitos motoristas parados sem aceitar a corrida.
2 comentários • 25/10/2023 •
Melhorar a convivência necessária de todos (as) que mantem o mercado do transporte de passageiros(as) particulares. Realizando as devidas estruturação e equilibrando os lados, taxistas e motoristas de aplicativos precisam trabalhar.
2 comentários • 25/10/2023 •
Proibir a permanência de carros de aplicativo nas dependência do aeroporto de congonhas piso inferior e superior , aumentar a fiscalização com agentes cet e dtp e circuito de câmeras e criar bolsões de estacionamento fora de congonhas ou banir essa forma de transporte do aeroporto q causa trânsito.
Nenhum comentário • 24/10/2023 •
Hj as plataformas tem como parâmetro conectar o motorista mais próximo ao usuário, e com isso, motorista ficam dando voltar para conseguir viagens. A idéia séria que as solicitações toque fora da área de embarque, assim o motorista que chegar nessa área terá mais tranquilidade para embarcar...
3 comentários • 24/10/2023 •
No inferior, coberta, taxis ficam estacionados próximo ao farol do meio. Em horário de picos, param em fila dupla, na área descoberta, ponto de ônibus, e os CET fingem que não vê. Até parece que a fiscalização e só para carros de aplicativo. Quando os CET não fecha o retorno, criando mais transito
Nenhum comentário • 24/10/2023 •
Hoje os aplicativos tem o parâmetro de conectar o motorista mais próximo ao passageiro, e com isso, motorista ficam aonde concentra o maior fluxo de pessoas no aeroporto. As plataformas deveriam colocar como parâmetro, que as solicitações seja enviadas apenas fora do perímetro do aeroporto.
Nenhum comentário • 24/10/2023 •
Instalação de cancelas eletrônicas na entrada e saída junto ao piso inferior do Aeroporto de Congonhas (setor de desembarque).
2 comentários • 24/10/2023 •
Criar um bolsão de estacionamento para os motoristas de aplicativos, as Operdoras de aplicativos de transportes devem organizar uma fila virtual por categoria de veículos.
3 comentários • 24/10/2023 •
Como usuário quase que diário do Aeroporto de Congonhas já há muitos anos, vejo que infelizmente já passou da hora de haver uma delimitação para o embarque e desembarque de táxis ou carros de plataforma..... Simplesmente um VERDADEIRO CAOS.......Aproveitem e coordenem com a AENA, nova ADM de CGH....
Nenhum comentário • 24/10/2023 •
Atualmente em congonhas, existe um favorecimento muito forte ao taxista deixando os demais motoristas de forma injusta de lado, sejam eles de plataforma ottc. Tem que parar com a criação de novos pontos de táxis e dar espaço aos demais motoristas, pois somente esses motorista são atuados.
4 comentários • 24/10/2023 •
Ser através de embarque rápido por qr code, aonde o passageiro embarca e o motorista só vai saber o destino da viagem após o início sem a opção de cancelamento, assim como é com os taxistas , sob pena de rejeição de viagem a perda da autorização para trabalhar com transporte por app
Nenhum comentário • 23/10/2023 •
É necessário espaços devidamente demarcados para embarque/desembarque dos passageiros de aplicativos, com fiscalização e multa por câmeras, como é no aeroporto de Guarulhos, senão, sem fiscalização, vai continuar a bagunça que está nos dias atuais.
1 comentário • 23/10/2023 •
Propor para as plataformas a criação de uma função específica ao aeroporto.
3 comentários • 23/10/2023 •
Para que ocorrar a forma ordenada é requsito tecnológico básico que a prefeitura tenha acesso ao sistema de viagens do prestador de serviço homologado/autorizado via API. Poderia ser feito um sistema de fila virtual onde a alimentação ocorreria fora da área do Aeroporto.