Descrição
O Plano Municipal de Educação Ambiental de São Paulo (PMEA-SP) está em momento de consulta para validação e revisão pelos interessados, por meio da plataforma. Educação Ambiental é um conjunto de iniciativas desenvolvidas em vários setores da sociedade e da administração pública voltadas para a formação de novos saberes e práticas em temas relevantes para o presente e o futuro, as mais famosas sendo limpeza urbana, reciclagem, preservação da natureza, compostagem, jardinagem, mobilidade, consumo consciente e combate à poluição de águas, ar e terras. Mas muitas outras coisas se enquadram aqui, como as soluções baseadas na natureza, logística reversa, segurança alimentar e nutricional, agroecologia, promoção e respeito a saberes ancestrais sobre o bem viver etc. A ideia central é enxergar o ser humano reconectado ao território e seus integrantes como formas de vida de maneira sistêmica. A vida sob todas as formas, idades e a vida na Cidade como um todo: na rua, na calçada, no asfalto, nas frestas, nos parapeitos, nos terraços, e nos parques, nas áreas protegidas, nos nossos rios, mesmo tamponados, canalizados e poluídos. Reconectados ao ambiente de São Paulo com tudo o que isso inclui - ambiente urbano, rural e florestal, com suas águas, solo, subsolo e atmosfera, com suas construções, história, cultura e os animais, as pessoas, e as relações que mantem toda essa rede.
Acreditamos que o PMEA-SP tem potencial para ser uma ponte entre os planos da Capital voltados para o longo prazo e a sustentabilidade, como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os planos ambientais, os objetivos do Programa de Metas e do Plano Plurianual atuais, mas também acreditamos no efeito que isso pode ter na Região Metropolitana de São Paulo e para além.
O PMEA-SP é um plano decenal, com metas e estratégias, que deverá durar de 2024 até 2034, prevê uma revisão daqui a 5 anos, 2029. Os objetivos, metas e estratégias podem ser revistos e nossos capítulos estão abertos a debate.
Para participar da aba debate acesse o documento: https://drive.google.com/file/d/14bVzwgaV7x3wxPfXADN2H_Kpkh7vjHzM/view?usp=sharing
Informações adicionais
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/conteudo/index.php?p=325092
Para participar da aba debate acesse o documento: https://drive.google.com/file/d/14bVzwgaV7x3wxPfXADN2H_Kpkh7vjHzM/view?usp=sharing
Documentação adicional
20231124 apresentacao soc.civil v.2 participe .pdf (PDF | 1.9 MB)
Criar 5 Centros de Educação Ambiental até 2029, sendo um por macrorregião do Município, com atuação coordenada e que considere as especificidades de cada localidade.
2029 é um prazo longo e a cidade é muito grande. A Zona Leste precisa de ao menos 2 CEAs, a ZS também ao menos 3 CEAS, ZO 1 CEA, Centro 1 CEA, Norte 1 ou 2 CEAS.
Um para cada região do município ou de acordo com o número de pessoas atingidas?
Criar fórum de educação e o informações nos bairros dos municípios.
tenho como sugestão incluir as unidades da GCMs (Inspetorias de Defesa Ambiental) da Guarda Civil Metropolitana como EA, pois, desde a sua fundação, sempre estivemos próximos das comunidades mais carentes e das tribos indigenas no extremo sul de São Paulo ofertando educação ambiental para todos
Revitalizar os Centros de Educação Ambiental existentes e implantar mais CEAs, distribuindo nas diferentes regiões da cidade de São Paulo, prevendo dotação orçamentaria para implantação, funcionamento. Aproveitar os espaços públicos para instalação dos mesmos. E, adequando para promoção de ações para os diversos públicos e de diferentes faixas etárias. Ser espaço de diálogo, proposito, inclusivo.
Deveria ter metas a curto, medio e longo prazo pensando no horizonte de 10 anos do plano
Expandir o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis para todas as Unidades Básicas de Saúde até 2034
A Meta e as estratégias não dialogam
Mas tera q ter orientação de pessoas para os municipe, tipo informe em papéis entregue a comunidade e palestras
Deveria ter metas a curto, medio e longo prazo pensando no horizonte de 10 anos do plano
Fomentar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e seus planos de ação, especialmente nas metas e ações focadas em Educação Ambiental, metas 4.7, 12.2, 12.5, ações 4.7-K, 4.7-L, 4.7-Q, 4.7-T, 12.2-D, 12.2-F, 12.2-J.
Além dos ods 4 e 12, observar as ações que se relacionam com ODS 2, 3, 6, 7, 11, 13, 15, 16, 17
Focar as políticas educadoras de Primeira Infância e apoiar as ações do PMPI e de seus planos de ação, em especial as metas e ações focadas em Educação Ambiental.
Sempre colocarei em perspectiva a inclusão como EA das Inspetorias de Defesa Ambiental da GCM como multiplicadores
Focar as políticas educadoras de Primeira Infância e apoiar as ações do Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI) e de seus planos de ação, em especial as metas e ações focadas em Educação Ambiental.
Articular atores relevantes, SMUL e SMT e apoiar a implementação de ações de EA no PDE e projetos e ações educadores em mobilidade e uso do território.
Articular atores relevantes, como a SMUL e SMT, e apoiar a implementação de ações de Educação Ambiental no Plano Diretor Estratégico (PDE) e demais projetos e ações educadores em mobilidade e uso do espaço urbano.
uso e ocupação do território
Promover articulação, sinergia de ações de EA em políticas de gestão de territórios e populações vulneráveis e áreas de risco junto aos atores competentes, Defesa Civil e SEHAB.
Como nova estratégia, seria interessante adicionar "Promover a criação de novos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, além de garantir sua efetividade em mobilizar e preparar comunidades em situação de risco." Esta estaria alinhada ao Objetivo 1 facilitando a promoção da utilização sustentável do espaço público. Essa poderia estar alinhada a estratégia 1.4, a qual já atribui serviços a Defesa Civil. Além disso, a criação dessa estratégia é uma boa complementação do Plano pois surge como resposta as oficinas de escuta, em que o público constatou ausência e ineficácia dos atuais Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.
Areas de risco sugerem também a eventualidade de criminalidade e pessoas más intencionadas. Sugiro a inclusão da GCM
incluir Subprefeitura para ações regionalizadas, localizadas
Apoiar SECLIMA e atores relevantes na implementação do PLANCLIMA, especialmente a ação 41 de Educação Ambiental.
Foco em mobilizar recursos para EDUCAÇÃO climática, para sustentabilidade e regeneração. Foco em desenvolver protocolos e aprender habilidades/competências para aplica-los com êxito
Promover a incorporação de parâmetros de EA na Administração Pública Municipal.
Ativar a AGENDA A3P, capacitar os gestores e servidores para sua aplicação e manutenção
Promover o desenvolvimento de novas ações de educação ambiental, fornecendo elementos para a potencializar os resultados e impactos, nos diversos segmentos da Prefeitura de São Paulo.
Promover o desenvolvimento de novas ações de educação ambiental e fortalecer ações já existentes, fornecendo elementos para a potencializar os resultados e impactos, nos diversos segmentos da Prefeitura de São Paulo.
Promover, de forma articulada, o desenvolvimento de novas ações de educação ambiental, fornecendo elementos para a potencializar os resultados e impactos, nos diversos segmentos da Prefeitura de São Paulo. Promover, de forma articulada, o desenvolvimento de novas ações de educação ambiental, fornecendo elementos para a potencializar os resultados e impactos, nos diversos segmentos da Prefeitura de São Paulo
Promover articulação, sinergia de ações de EA nas políticas de desenvolvimento econômico e trabalho com SMDET, em especial relacionadas ao Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (Plano Rural), eixos 1.1, 2.1-2.5 e 4.1-4.2, ações 2.2.1, 2.2.2, 2.4.4, 4.1.1.
Talvez destacar em estratégia distinta a construção das escolas-estufa
Manter no rural as famílias que habita np mesmo
Promover articulação, sinergia de ações de EA nas políticas de segurança alimentar e nutricional com atores relevantes, bem como SMDHC, SME e SMDET.
Dentro das comunidades pra pessoas baixa renda
Os, parques de implantação e os grandes parques podem criar essa ação de Hortas frutiferas ,hortaliças e medicinais
Integrar as ações do PMEA ao Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio da promoção de ações de EA, bem como, indicando as metas, ações, responsabilidades e orçamento, para cumprimento das metas.
Apoiar a realização das ações de EA nos diversos planos setoriais e intersetoriais do município de São Paulo.
Com apoio de defensora e conselho tutela e demais órgãos, so em caso de estte Com apoio da defensora, conselho tutelar
Apoiar a realização das ações de EA nos diversos planos: de bairro, regionais, setoriais e intersetoriais do município de São Paulo.
Engajar o setor privado, nos seus diversos segmentos, por meio de uma política de reconhecimento e valorização até 2034.
A valorização e reconhecimento deve acontecer em TODOS os setores e não somente no privado, afinal muitas inciativas acontecem voluntariamente pelas inciativas locais da sociedade civil e civil organizada
sugestão de um "imposto verde" para que seja coletado por parte do ICMS para destinação ao Meio Ambiente
Reconhecer e valorizar a atuação da sociedade civil, nos seus diversos segmentos, a partir de uma política e apoio e fortalecimento até 2034.
Os ,conselheiros e representantes da sociedade civil que estão presentes nos encontros, reuniões, palestras levando demandas com SEI protocolo 156 encaminhar para MINISTÉRIO da Justiça ambiental e outros assim seja reconhecido atendido e ouvido nas melhores áreas urbanas e piores urbanas periférica e ocupações irregulares atender e fomentar.
As metas e as estratégias das metas são coisas muito diferentes.
Reconhecer e valorizar a atuação da sociedade civil, nos seus diversos segmentos, a partir de uma política de apoio e fortalecimento até 2034.
Reconhecer e valorizar a atuação da sociedade civil, nos seus diversos segmentos, a partir de uma política e apoio institucional e financeiro, para seu fortalecimento até 2034.
Garantir às unidades escolares o acesso e o conhecimento, disseminando o conhecimento do Plano Municipal de Educação Ambiental e as Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental e as possíveis atualizações, caso seja ocorram.
garantir infraestrutura para esse fim, como a compra de coletores e containers, para coleta seletiva na escola e compostagem
Com o apoio dos programas existentes da Guarda Civil Metropolitana onde já mantem um ótimo relacionamento junto com a comunidade.
Garantir às unidades escolares o acesso e o conhecimento, disseminando o conhecimento do Plano Municipal de Educação Ambiental e as Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental e as possíveis atualizações, caso elas ocorram. *Cada escola deve se transformar em um NÚCLEO VIVO de educação ambiental com praticas e experiencias de manejo de água, solo e alimento, energia.
Oferecer formação continuada para os(as) profissionais da Rede Municipal de Educação de forma direta ou por parcerias, isto é, oferecidas pela própria SME, por formadores(as) das Diretorias Regionais de Educação, ou outros formalmente reconhecidos por esta pasta.
Que todos os EA sejam capacitados tanto gratuita como através de cursos pagos para melhor eficácia.
formação para educação ambiental e território educador para desenvolvimento integral dos estudantes
Oferecer formação continuada para os(as) profissionais da Rede Municipal de Educação de forma direta ou por parcerias, isto é, oferecidas pela própria SME, por formadores(as) das Diretorias Regionais de Educação, por meio de parcerias com a Sociedade Civil ou outros atores formalmente reconhecidos por esta pasta.
Incentivar e oportunizar a ocorrência de ações e projetos de Educação Ambiental nas regiões e nas unidades escolares.
incluir projetos de EA e educação climática
Incentivar e oportunizar a ocorrência de ações e projetos de Educação Ambiental em espaços formais e não formais de educação, integrados com as regiões do seu entorno.
Estabelecer parcerias formais que subsidiem ações e projetos de Educação Ambiental em todos os territórios.
sugestão de criação de um "imposto verde" para subsidiar iniciativas locais, capacitar multiplicadores e aquisição de materiais didaticos.
Estabelecer parcerias formais que subsidiem ações e projetos de Educação Ambiental em todos os territórios, de forma integrada com outros atores e iniciativas locais.
Destinar maiores verbas para a SVMA e para os setores que lidam com EA nas secretarias, além de fomento à parcerias
Promoção anual do Seminário de Educação Ambiental, com a participação de profissionais da RME com a finalidade de compartilhar ações e saberes de Educação Ambiental, disseminando o conhecimento deste plano.
Realizar o Seminário anual ou em junho ou em setembro, para adequar ao calendário de eventos de EA e ODS
Seminário de Educação Ambiental, incluindo a articulação das oportunidades de educação formal e não formal
Conselho sociedade civil em geral ,saúde, participativo, assistência social, meio ambiente municipal, regional e parques ter um único olhar por essas promoção anual.
Promoção anual do Seminário de Educação Ambiental, e outros eventos desse tipo, com a participação de profissionais da RME com a finalidade de compartilhar ações e saberes de Educação Ambiental, disseminando o conhecimento deste plano.
Promover o acesso dos estudantes das diversas etapas e segmentos da Educação Básica, a vivências em ambiente natural (parques, Jardim Botânico, hortas urbanas, dentre outros).
vivências pedagógicas
Promover o acesso dos estudantes das diversas etapas e segmentos da Educação Básica, a vivências em ambiente natural (parques, Jardim Botânico, hortas urbanas, dentre outros), dentro e fora das unidades educacionais.
De,dentro para fora o acesso de educar e reducar moradores,comércio e comerciantes e as comunidades envolvendo as ODSC.
complementar segmentos da Educação Básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, Cieja. Segue sugestão pois o plano é aberto a todos. E nem todos conhecem as nomenclaturas. E os adultos ( população idosa, conforme vocês apresentam em grafico sobre o envelhecimento populacional , como pensam em propor ações para essa população?
Elaborar projetos de educação ambiental com objetivos bem delineados, promover.... vivências em ambiente natural preservado ou degradado para, a partir do estudo da realidade e sistematização do conhecimento, desenvolver atitudes que contribuam para o exercício da cidadania.
Apoiar e incentivar a constituição das unidades escolares como Escolas Sustentáveis e Resilientes, na perspectiva contemporânea das Emergências Climáticas.
Quantas unidades?
Emergências e Injustiças Climáticas...
Apoiar e incentivar a constituição das unidades escolares como Escolas Sustentáveis e Resilientes, na perspectiva contemporânea das Emergências Climáticas, alinhado às políticas e programas de todos os níveis federativos sobre essas temáticas.
Propor ações territoriais de Educação Ambiental, desenvolvidas pelas DREs envolvendo as unidades educacionais.
As, DREs precisa estar próximo dos conselhos e representantes sociedade civil. A, educação vem de dentro e sempre o ser humano precisa estar presente na educação seja a onde for.
É importante estabelecer conexão distrital entre a abrangência do DRE e Subprefeitura para debater tanto a ação preventiva de educação ambiental (escola) como a ação interventora. (subprefeitura)
Propor ações territoriais de Educação Ambiental, desenvolvidas pelas DREs envolvendo as unidades educacionais e os territórios do seu entorno.
acrescentar envolvendo as comunidades escolares e os parques municipais ( espaço que tem estrutura fisica da SVMA e que existe a possibilidade de ações permanentes ou itinerantes.
Instituir comissões ambientais, de modo escalonado, na SME, DREs e UEs durante a vigência deste plano até que se atinja a totalidade das escolas do município.
Levar ,representantes e as OSC que atuam na defesa das áreas verdes e educadores ser a próximar mais.
Trocar o verbo ao invés de Instituir - "Propor a criação de comissões...., em parceria com técnicos da SVMA.
Substituir comissões por educadores ambientais, organizados e permanentemente assessorados pelos acadêmicos de notável saber das universidades.
Incentivar e monitorar anualmente, o desenvolvimento de projetos e ações de Educação Ambiental, nos territórios das treze DREs.
acrescentar de forma a compor o Plano Estratégico da UEs
O, conjunto de agentes Socioambiental e APAS representar um trabalho junto aos conselhos de CADES REGIONAL e municipal e conselho de Parques COMAS ENTIDADES, INSTITUIÇÕES, EMPRESAS e setores públicos.
Articular ações, de diversas naturezas, para promoção dos Plano de Ação Climática (PlanClima) e Plano de Prevenção de Chuvas de Verão (PPCV), junto às unidades educacionais.
Com assessoria das universidades para a formação continuada dos professores.
Desenhar editais para acordos de cooperação com critérios inovadores de EA, como Soluções baseadas na Natureza.
Relacionar um estudo sobre as áreas urbanas,ocupação do solo estudar projetos de medida como base de pesquisa social ,ambiental, saúde medida de espaço para todos nós territórios .
Editais com facilidade e q todos participe
Desenhar ou fortalecer o calendário de Eventos de EA no município de São Paulo.
incluir as GCms e suas Inspetorias de Defesa Ambiental no calendário
Construir e/ou fortalecer o Calendário de Eventos da EA, no Município de São Paulo, por meio de Decreto Inter secretarial entre SVMA e SME e demais Secretarias afins, parceiras, para planejamento de ações intere multidisciplinares.
Sistematizar o calendário de Eventos com objetivos específicos.
Desenhar cada ação/evento como semente de mudanças de cultura
Estimular a pauta de EA, baseada em educomunicação, junto a meios de comunicação, ONGs, coletivos, movimentos sociais, universidades e centros de pesquisa.
Valorizar, disseminar as publicações da UMAPAZ e secretarias. Fomentar a produção de publicações nas temas de interesse mapeadas no PMEA junto aos territórios/subprefeituras.
Estabelecer a unidade de pauta de EA em diferentes instâncias e diferentes linguagens de comunicação.
Criar 80 planos de ação de educação ambiental de equipamentos públicos e sociais até 2029 e 16 até 2034.
É preferível menos planos de ação exequível e interrelacionados.
Quais equipamentos públicos? Esporte? Saúde? Parques
Cocriar, de forma participativa, 80 planos de ação de educação ambiental de equipamentos públicos e sociais até 2029 e 16 até 2034.
Fomentar a criação de uma rede de educadores ambientais da Cidade de São Paulo até 2029.
Fomentar a criação de uma rede de educadores ambientais da Cidade de São Paulo, de 2024 até 2029
Essa Rede já existe e foi constituída no Encontro de Educação Ambiental da REBEA em 222 como seu Elo na capital de SP denominado de Rebeinha., implementada no 5º EEEA em 2023.
Que todos os educadores também sejam remunerados, pois muitos desses sequer tem trabalho fixo
Juntar com 2.2.9
Articular e organizar 2 conferências municipais específicas de educação ambiental até 2029.
Por ano
Acrescentar, o proposito da ação. Conferir as Ações de EA, desenvolvidas durante a vigência do Plano e ter subsidios a partir das discussões de propostas para adequação e ajustes do Proximo Plano de EA.
Assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação ambiental, prevendo recursos financeiros e apoio técnico.
Indicando a fonte da Dotação Orçamentaria a ser utilizada, indicando inclusive nas parcerias entre as secretarias.
Elaborar Diretrizes Temáticas para a Educação Ambiental, no prazo de cinco anos, nas áreas temáticas definidas pela política municipal, de modo a orientar o desenvolvimento dessas ações específicas de educação ambiental.
Atualizar as temáticas definidas pela politica municipal aderente aos contextos atuais e futuros
Revisar o PMEA de modo intermediário em 2029 e no final do seu horizonte de planejamento em 2033.
ha um intestício muito longo; necessario uma redução de tempo para revisão.
Alterar redação. Revisar o PMEA , com base nas avaliações das ações e contribuições da Conferencia de EA 2029, e em 2033.
Promover a integração das iniciativas de educação mapeadas pelo PMEA com as ações realizadas por outros órgãos governamentais, nos níveis metropolitano, regional, estadual, federal e internacional.
Considerar parcerias com universidades
utilizar parques públicos pára esse fim, território educativo
Esta estratégia deveria ser dividida em duas. 1) Promover a integração das iniciativas de educação mapeadas pelo PMEA com as ações realizadas por outros órgãos governamentais, nos níveis metropolitano, regional, estadual, federal e internacional. 2) Promover a integração do PMEA com os planos de educação ambiental do estado de São Paulo, e o Federal.
Assegurar a articulação do PMEA com os diversos instrumentos de planejamento e vice-versa, prezando pelo alinhamento entre as proposições e respeitando as periodicidades e particularidades de cada instrumento.
Questionamento: Quem vai assegurar a articulação??
Desenhar interface multinível alinhada com exigências legais e administrativas de segurança e gestão de dados.
Melhorar a redação. Difícil entendimento
Elaborar 3 programas setoriais de EA até 2029 e 5 planos regionais de EA até 2034
Qual divisão geográfica será considerada? Quais serão os 3 setores dos programas e quais as regiões dos 5 planos?
Fomentar um programa de EA por subprefeitura por ano, elaborar 3 programas setoriais de EA até 2029 e 5 planos regionais de EA até 2034
Sistematizar e promover a integração das ações de EA da Prefeitura, especialmente das coordenações, diretorias e divisões da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente com foco em seus equipamentos públicos e sociais.
inserir : quais equipamentos públicos e sociais. (EX, das secretarias ???)
inclusão das Inspetorias de Defesa Ambiental da GCM
dividir a estrategia 4.2.1 em duas de modo que tenha uma estrategia exclusiva para a SVMA, assim como tem para a SME, a SMSUB e deixar uma estratégia com o inicio do texto: promover a integração da ações da EA na Prefeitura. Sendo aceita essa proposta, deveria haver entao uma reorganização da numeração dessas estrategias da Meta 4,2 de modo que elas sejam apresentadas de forma escalonada da maior estrutura hierarquica para a menor, lembrando que os Planos Verdes PMAU, PMMA, PMSA e PLANPAVEL coordenados pela SVMA estão em uma hierarquia igual a da SVMA.
Apoiar a implementação do PMAU, especialmente em relação às seguintes ações de EA constando no Plano: 3, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 17, 18, 25, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 47, 48, 57, 60, 90, 95, 151, 163, 168 e 169.
na reunião do dia 04/12 realizada na SVMA em conjunto com as demais divisões da SVMA a coordenação geral do PMAU, Eu, Deborah e Priscilla, identificamos a necessidade de incluir as ações: 14,19,21,22,49,54,56 e excluir a ação 169
Apoiar a implementação do PLANPAVEL, especialmente em relação às seguintes ações de EA constando no Plano: 1, 3, 7, 8, 11, 12, 16, 19, 26, 27, 29, 32, 35, 45, 51, 55, 60, 63, 65 e 72.
Corrigir na minuta o número de ações do Planpavel que deverão ser apoiadas pelo PMEA. São 20 ações e não 5 como constou na minuta.
Fomentar a EA como diretriz fundamental para a formulação e implementação dos planos municipais.
Sobretudo no que diz respeito à questão dos temas referentes às mudanças climáticas e biodiversidade, como recomenda a UNESCO na declaração da Conferência Mudial sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável de Berlim e na publicação Learn our Future (2021)
Cria pessoa
Fomentar a EA como diretriz fundamental para a formulação e implementação dos planos municipais. Fomentar a EA como diretriz fundamental para a formulação e implementação dos planos municipais, planos de bairro e planos locais de ação climáticas ou em planos regionais de arborização urbana.
Articular atores relevantes para a política de gestão de resíduos sólidos, bem como SELIMP, SPRegula e SMSUB, na realização das ações de EA, em especial as previstas no PGIRS.
Articular atores relevantes para a política de gestão de resíduos sólidos, bem como SELIMP, SPRegula e SMSUB, na realização das ações de EA, em especial as previstas no PGIRS (considerando as gestão em três frações).
Articular atores relevantes para a política de gestão de resíduos sólidos, secos e orgânicos, priorizando os catadores, bem como SELIMP, SPRegula e SMSUB na realização das ações de EA com foco na triagem, coleta seletiva e logística reversa, em especial as previstas no PGIRS.
acrescentar nas diversas subprefeituras.
Divulgar amplamente as ações de educação ambiental desenvolvidas na Prefeitura de São Paulo.
acrescentar: .......SP, por meio de mídias sociais, publicações, telemidia ( metro, onibus, etc)
Divulgar amplamente as ações de educação ambiental desenvolvidas na Prefeitura de São Paulo, em vários meios e diversas mídias, incluindo os portais descentralizados da prefeitura/subprefeitura
Atingir 500 mil pessoas com campanhas, cursos e medidas de difusão e divulgação de educação ambiental até 2034.
Atingir toda a população escolar, servidores e munícipes com ...
Atingir 500 mil pessoas/ano com campanhas, cursos e medidas de difusão e divulgação de educação ambiental até 2034.
Formar 5 mil servidores da Prefeitura de São Paulo em EA até 2034.
Nenhum dos subitens cita a questão da proteção e bem-estar animal
Promover a capacitação, de forma continuada, 5 mil servidores da Prefeitura de São Paulo em EA até 2034.
Entre eles, os GCMs
Quantificar número de servidores exige detalhamento matemático operacional para, minimamente saber a procedência dos servidores e quantos alunos irão atender na rede.
Fortalecer a disseminação da temática de jardinagem e paisagismo no município.
e valorização da arborização urbana
Fortalecer e divulgar
Fortalecer a disseminação da temática de SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA, incluindo a jardinagem e paisagismo, ecológico e produtivo, no município.
...da temática jardinagem, paisagismo e compostagem no município...
Difundir processos agroecológicos e aprofundar a articulação com a comunidade rural do município.
aprofundar a articulação da comunidade rural do município , com quem???...
Difundir processos agroecológicos e aprofundar a articulação com a comunidade urbana e rural do município.
Articular e promover a formação de escolas sustentáveis no município de São Paulo.
Esclarecimento: Essas escolas sustentáveis, podem estar ligadas ou ser nos próprios CEAS? Ou são outros espaços em parceria com as DREs, tipo Ceus?
Rever e sistematizar o currículo para formação de escolas sustentáveis no Município de S. Paulo
Seria mais enriquecedor ao PMEA a adição da estratégia "Proporcionar cursos e palestras sobre Educação em Redução de Riscos e Desastres para estudantes e professores nas escolas municipais, contando com o suporte da Defesa Civil Municipal.", que se alinha bem com o Objetivo 5, tanto para atingir a meta "5:1 ATINGIR 25% DA POPULAÇÃO COM CAMPANHAS, CURSOS E MEDIDAS DE DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATÉ 2034.", quanto para potencializar o alcance da meta "5.2 FORMAR 10% DOS SERVIDORES DA PREFEITURA EM EA ATÉ 2034". Essa estratégia estaria também alinhada com a estratégia 5.4, assim, pode ser um complemento desta. Dessa maneira, o objetivo 5 passaria a ter a Defesa Civil Municipal como responsável.
Promover espaços, saberes e iniciativas que aprofundem a relação entre Infância e natureza.
Proporcionar os saberes da natureza nos espaços públicos para que a relação entre a infância e a natureza desenvolvam a iniciativa e responsabilidade para os ODEs.
Promover espaços naturalizados, saberes e iniciativas que aprofundem a relação entre Infância e natureza.
Incorporar a abordagem de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos diversos processos educativos.
O conceito de ação preventiva é fundamental no estágio da emergência climática e nem é adaptação. Esta ação preventiva seria o que chamamos de mitigação.
Incorporar e promover a abordagem de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos diversos processos educativos.
incorporar a abordagem de mitigação e adaptação às Emergências e Injustiças Climáticas nos diversos processos educativos.
Promover a alfabetização ecológica e cientifica para a inovação.
A alfabetização ecológica pressupõe científica e não é inovação, é obrigação. Promover a alfabetização ecológica em diferentes níveis e progressiva para a formação do cidadão consciente com o meio ambiente.
Propagar metodologias integrativas como recursos educativos.
Inclui haitianos e povos indígenas e bolivianos, estam todos como vulnerável nas comunidades
Elaborar e propagar metodologias teóricas e práticas como recursos educativos.
Propagar metodologias ativas e integrativas como recursos educativos prioritários.
Propagar os princípios da Carta da Terra.
Incluir munícipe
Fortalecer o protagonismo da UMAPAZ como principal agente de educação ambiental da Prefeitura de São Paulo.
Sugerir a integração entre a Secretária Municipal de Segurança Urbana/Guarda Civil Metropolitana e a Secretária do Verde e Meio Ambiente/ UMA PAZ em um projeto de Educação Ambiental ( EDUCAM ) para trabalhar de forma articulada nas escolas e instituições municipais bem como nas instalações da GCM Ambiental e da Uma Paz.
Fortalecer sim, mas só a UMAPAZ não dá conta da demanda de todas as unidades escolares. Ampliar as unidades em outras zonas com a supervisão da UMAPAZ.
Fortalecer o protagonismo da UMAPAZ como principal agente de educação ambiental da Prefeitura de São Paulo, na sua sede principal e de forma descentralizada.
Abrir, oportunidade para conselheiros da sociedade e servidores cursos de formação.
Fortalecer o protagonismo da UMAPAZ como principal agente da educação ambiental da Prefeitura de São Paulo, coordenando iniciativas de EA junto às secretarias municipais da PMSP e da sociedade civil.
1.1. Meta
Criar 5 Centros de Educação Ambiental até 2029