Descrição
O Plano Municipal de Educação Ambiental de São Paulo (PMEA-SP) está em momento de consulta para validação e revisão pelos interessados, por meio da plataforma. Educação Ambiental é um conjunto de iniciativas desenvolvidas em vários setores da sociedade e da administração pública voltadas para a formação de novos saberes e práticas em temas relevantes para o presente e o futuro, as mais famosas sendo limpeza urbana, reciclagem, preservação da natureza, compostagem, jardinagem, mobilidade, consumo consciente e combate à poluição de águas, ar e terras. Mas muitas outras coisas se enquadram aqui, como as soluções baseadas na natureza, logística reversa, segurança alimentar e nutricional, agroecologia, promoção e respeito a saberes ancestrais sobre o bem viver etc. A ideia central é enxergar o ser humano reconectado ao território e seus integrantes como formas de vida de maneira sistêmica. A vida sob todas as formas, idades e a vida na Cidade como um todo: na rua, na calçada, no asfalto, nas frestas, nos parapeitos, nos terraços, e nos parques, nas áreas protegidas, nos nossos rios, mesmo tamponados, canalizados e poluídos. Reconectados ao ambiente de São Paulo com tudo o que isso inclui - ambiente urbano, rural e florestal, com suas águas, solo, subsolo e atmosfera, com suas construções, história, cultura e os animais, as pessoas, e as relações que mantem toda essa rede.
Acreditamos que o PMEA-SP tem potencial para ser uma ponte entre os planos da Capital voltados para o longo prazo e a sustentabilidade, como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os planos ambientais, os objetivos do Programa de Metas e do Plano Plurianual atuais, mas também acreditamos no efeito que isso pode ter na Região Metropolitana de São Paulo e para além.
O PMEA-SP é um plano decenal, com metas e estratégias, que deverá durar de 2024 até 2034, prevê uma revisão daqui a 5 anos, 2029. Os objetivos, metas e estratégias podem ser revistos e nossos capítulos estão abertos a debate.
Para participar da aba debate acesse o documento: https://drive.google.com/file/d/14bVzwgaV7x3wxPfXADN2H_Kpkh7vjHzM/view?usp=sharing
Informações adicionais
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/conteudo/index.php?p=325092
Para participar da aba debate acesse o documento: https://drive.google.com/file/d/14bVzwgaV7x3wxPfXADN2H_Kpkh7vjHzM/view?usp=sharing
Documentação adicional
20231124 apresentacao soc.civil v.2 participe .pdf (PDF | 1.9 MB)
Download das contribuições (csv)
Recebemos 298 contribuições
Proteger, recuperar e aprimorar a qualidade ambiental do Município e promover a utilização sustentável do espaço público
Criar 5 Centros de Educação Ambiental até 2029
Contribuições
Expandir o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis para todas as Unidades Básicas de Saúde até 2034
Contribuições
Fomentar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e seus planos de ação, especialmente nas metas e ações focadas em Educação Ambiental, metas 4.7, 12.2, 12.5, ações 4.7-K, 4.7-L, 4.7-Q, 4.7-T, 12.2-D, 12.2-F, 12.2-J.
Contribuições
Focar as políticas educadoras de Primeira Infância e apoiar as ações do PMPI e de seus planos de ação, em especial as metas e ações focadas em Educação Ambiental.
Contribuições
Articular atores relevantes, SMUL e SMT e apoiar a implementação de ações de EA no PDE e projetos e ações educadores em mobilidade e uso do território.
Contribuições
Promover articulação, sinergia de ações de EA em políticas de gestão de territórios e populações vulneráveis e áreas de risco junto aos atores competentes, Defesa Civil e SEHAB.
Contribuições
Apoiar SECLIMA e atores relevantes na implementação do PLANCLIMA, especialmente a ação 41 de Educação Ambiental.
Contribuições
Promover articulação, sinergia de ações de EA nas políticas de saúde com SMS em planos setoriais e intersetoriais.
Contribuições
Promover a incorporação de parâmetros de EA na Administração Pública Municipal.
Contribuições
Promover o desenvolvimento de novas ações de educação ambiental, fornecendo elementos para a potencializar os resultados e impactos, nos diversos segmentos da Prefeitura de São Paulo.
Contribuições
Promover articulação, sinergia de ações de EA nas políticas de desenvolvimento econômico e trabalho com SMDET, em especial relacionadas ao Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (Plano Rural), eixos 1.1, 2.1-2.5 e 4.1-4.2, ações 2.2.1, 2.2.2, 2.4.4, 4.1.1.
Contribuições
Promover articulação, sinergia de ações de EA nas políticas de segurança alimentar e nutricional com atores relevantes, bem como SMDHC, SME e SMDET.
Contribuições
Apoiar a realização das ações de EA nos diversos planos setoriais e intersetoriais do município de São Paulo.
Contribuições
Posicionar São Paulo como capital mundial da sustentabilidade com uma ética para a preservação do meio ambiente, promoção da educação em sustentabilidade socioambiental e da cidadania.
Engajar o setor privado, nos seus diversos segmentos, por meio de uma política de reconhecimento e valorização até 2034.
Contribuições
Reconhecer e valorizar a atuação da sociedade civil, nos seus diversos segmentos, a partir de uma política e apoio e fortalecimento até 2034.
Contribuições
Garantir às unidades escolares o acesso e o conhecimento, disseminando o conhecimento do Plano Municipal de Educação Ambiental e as Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental e as possíveis atualizações, caso seja ocorram.
Contribuições
Oferecer formação continuada para os(as) profissionais da Rede Municipal de Educação de forma direta ou por parcerias, isto é, oferecidas pela própria SME, por formadores(as) das Diretorias Regionais de Educação, ou outros formalmente reconhecidos por esta pasta.
Contribuições
Incentivar e oportunizar a ocorrência de ações e projetos de Educação Ambiental nas regiões e nas unidades escolares.
Contribuições
Estabelecer parcerias formais que subsidiem ações e projetos de Educação Ambiental em todos os territórios.
Contribuições
Promoção anual do Seminário de Educação Ambiental, com a participação de profissionais da RME com a finalidade de compartilhar ações e saberes de Educação Ambiental, disseminando o conhecimento deste plano.
Contribuições
Promover o acesso dos estudantes das diversas etapas e segmentos da Educação Básica, a vivências em ambiente natural (parques, Jardim Botânico, hortas urbanas, dentre outros).
Contribuições
Apoiar e incentivar a constituição das unidades escolares como Escolas Sustentáveis e Resilientes, na perspectiva contemporânea das Emergências Climáticas.
Contribuições
Propor ações territoriais de Educação Ambiental, desenvolvidas pelas DREs envolvendo as unidades educacionais.
Contribuições
Instituir comissões ambientais, de modo escalonado, na SME, DREs e UEs durante a vigência deste plano até que se atinja a totalidade das escolas do município.
Contribuições
Incentivar e monitorar anualmente, o desenvolvimento de projetos e ações de Educação Ambiental, nos territórios das treze DREs.
Contribuições
Articular ações, de diversas naturezas, para promoção dos Plano de Ação Climática (PlanClima) e Plano de Prevenção de Chuvas de Verão (PPCV), junto às unidades educacionais.
Contribuições
Desenhar editais para acordos de cooperação com critérios inovadores de EA, como Soluções baseadas na Natureza.
Contribuições
Desenhar ou fortalecer o calendário de Eventos de EA no município de São Paulo.
Contribuições
Estimular a pauta de EA, baseada em educomunicação, junto a meios de comunicação, ONGs, coletivos, movimentos sociais, universidades e centros de pesquisa.
Contribuições
Fortalecer a gestão e a governança da política de educação ambiental.
Criar 80 planos de ação de educação ambiental de equipamentos públicos e sociais até 2029 e 16 até 2034.
Contribuições
Fomentar a criação de uma rede de educadores ambientais da Cidade de São Paulo até 2029.
Contribuições
Articular e organizar 2 conferências municipais específicas de educação ambiental até 2029.
Contribuições
Assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação ambiental, prevendo recursos financeiros e apoio técnico.
Contribuições
Aprimorar mecanismos efetivos de controle social e acompanhamento das políticas de educação ambiental no Município de São Paulo.
Contribuições
Elaborar Diretrizes Temáticas para a Educação Ambiental, no prazo de cinco anos, nas áreas temáticas definidas pela política municipal, de modo a orientar o desenvolvimento dessas ações específicas de educação ambiental.
Contribuições
Revisar o PMEA de modo intermediário em 2029 e no final do seu horizonte de planejamento em 2033.
Contribuições
Promover a integração das iniciativas de educação mapeadas pelo PMEA com as ações realizadas por outros órgãos governamentais, nos níveis metropolitano, regional, estadual, federal e internacional.
Contribuições
Assegurar a articulação do PMEA com os diversos instrumentos de planejamento e vice-versa, prezando pelo alinhamento entre as proposições e respeitando as periodicidades e particularidades de cada instrumento.
Contribuições
Desenhar interface multinível alinhada com exigências legais e administrativas de segurança e gestão de dados.
Contribuições
Melhorar o desempenho na execução da despesa com ações EA e formalizá-las nos documentos oficiais de planejamento do Município de São Paulo.
Contribuições
Concentrar as atividades de articulação e interlocução local, regional, estadual, nacional e internacional colaborativamente nos setores responsáveis pela política de educação ambiental formal e não-formal.
Contribuições
Mapear, articular e apoiar a gestão sistêmica e a implementação de todas as políticas públicas, em sentido amplo, e de iniciativas da sociedade civil de educação socioambiental.
Até 2029 estabelecer Sistema de Monitoramento das Ações de Educação Ambiental desenvolvidas na Prefeitura de São Paulo, definindo parâmetros para seu registro avançando na Sistematização das Informações de Educação Ambiental do Município de São Paulo (SIEA-SP).
Contribuições
Elaborar 3 programas setoriais de EA até 2029 e 5 planos regionais de EA até 2034
Contribuições
Sistematizar e promover a integração das ações de EA da Prefeitura, especialmente das coordenações, diretorias e divisões da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente com foco em seus equipamentos públicos e sociais.
Contribuições
Apoiar a implementação do PMAU, especialmente em relação às seguintes ações de EA constando no Plano: 3, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 17, 18, 25, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 47, 48, 57, 60, 90, 95, 151, 163, 168 e 169.
Contribuições
Apoiar a implementação do PLANPAVEL, especialmente em relação às seguintes ações de EA constando no Plano: 1, 3, 7, 8, 11, 12, 16, 19, 26, 27, 29, 32, 35, 45, 51, 55, 60, 63, 65 e 72.
Contribuições
Apoiar a implementação do PMSA, especialmente em relação às seguintes ações de EA constando no Plano: 7.4, 7.5, 7.6, 8.8 e 7.8.1.
Contribuições
Apoiar a implementação do PMMA, com foco nas oito ações de EA.
Contribuições
Apoiar a realização das metas e estratégias do PME e dos Planos das DREs, especialmente as que tem relação com EA, metas 3 e 10, estratégias 3.25 e 10.12.
Contribuições
Fomentar a EA como diretriz fundamental para a formulação e implementação dos planos municipais.
Contribuições
Articular atores relevantes para a política de gestão de resíduos sólidos, bem como SELIMP, SPRegula e SMSUB, na realização das ações de EA, em especial as previstas no PGIRS.
Contribuições
Divulgar amplamente as ações de educação ambiental desenvolvidas na Prefeitura de São Paulo.
Contribuições
Disseminar informação e difundir conhecimento de EA para promoção de comportamentos e ações individuais, coletivas, corporativas diante da emergência climática.
Atingir 500 mil pessoas com campanhas, cursos e medidas de difusão e divulgação de educação ambiental até 2034.
Contribuições
Formar 5 mil servidores da Prefeitura de São Paulo em EA até 2034.
Contribuições
Fortalecer a disseminação da temática de jardinagem e paisagismo no município.
Contribuições
Difundir processos agroecológicos e aprofundar a articulação com a comunidade rural do município.
Contribuições
Articular e promover a formação de escolas sustentáveis no município de São Paulo.
Contribuições
Promover espaços, saberes e iniciativas que aprofundem a relação entre Infância e natureza.
Contribuições
Incorporar a abordagem de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos diversos processos educativos.
Contribuições
Promover a alfabetização ecológica e cientifica para a inovação.
Contribuições
Propagar metodologias integrativas como recursos educativos.
Contribuições
Propagar os princípios da Carta da Terra.
Contribuições
Fortalecer o protagonismo da UMAPAZ como principal agente de educação ambiental da Prefeitura de São Paulo.
Contribuições