Descrição
"As Conferências de Assistência Social deliberam, de forma democrática e com ampla participação, as diretrizes para o aperfeiçoamento da Política de Assistência Social, sendo ferramenta fundamental de controle social.
Realizada em agosto de 2023, a 15º Conferência Municipal de Assistência Social de São Paulo contou com a participação de representantes da Sociedade Civil pelos segmentos de usuários(as) dos serviços da política de assistência social, de trabalhadores(as) do SUAS e representantes das Organizações ou Entidades da política. Houve a participação de representantes da gestão do Poder Público, em especial aqueles lotados na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e dos(as) conselheiros(as) do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS/SP) na condição de delegados(as) natos.
Com cronograma de 03 dias de realização em que houve palestras e debates em grupos, a plenária final da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Paulo definiu 03 deliberações para cada um dos 05 eixos temáticos abordados na ocasião, totalizando 15 deliberações com propostas de melhoria na política de assistência social da cidade de São Paulo.
Entendendo a importância da efetivação do controle social da política, as deliberações da Conferência não devem ser tratadas apenas a cada dois anos durante a realização da Conferências, sendo necessário seu monitoramento e controle com periodicidade.
Para sanar a demanda, o CONFERIR surgiu como resultado de deliberação de Conferência Municipal. Seu objetivo é de realizar o acompanhamento e monitoramento das deliberações entre o intervalo das conferências, com a participação popular e cabe ao Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS/SP, o desafio de se realizar o CONFERIR, conforme previsto em seu Regimento Interno (Resolução COMAS/SP nº 568/2012).
É neste contexto que o COMAS/SP apresenta o CONFERIR 2023-2025: 1º ciclo, utilizando a plataforma do Participe Mais, modalidade debate.
Neste primeiro ciclo, serão apresentadas cada uma das deliberações e as respostas de SMADS sobre seu andamento. Após a leitura, o(a) munícipe poderá opinar se a resposta apresentada contempla totalmente, contempla parcialmente ou não contempla. E há a possibilidade de realizar comentários.
Finalizada a etapa da consulta pública, o COMAS elaborará relatório parcial com as respostas obtidas. Este relatório será juntado com o resultado do próximo CONFERIR e, será apresentado na 16ª Conferência Municipal de Assistência Social. "
Informações adicionais
Considerando a solicitação do CONSELHO MUNICIPAL ASSISTÊNCIA SOCIAL -COMAS-SP à SMADS para envio do Status das deliberações da 15ª Conferencia Municipal de Assistência Social: implementadas, parcialmente implementadas ou não implementadas (processo 6024.2024/0002104-4) foi feita em 16/08/2024 por meio do oficio Comas 122/2024 com prazo inicial para 28/08/2024. Reiterado em 09/09/2024 com prazo extendido até 28/09/2024 e por solicitação da chefe de gabinete o prazo foi dilatado até 04/10/2024 sem retorno por parte da SMADS para o COMAS. Diante disso a Comissão de Monitoramento e Controle da Deliberações da Conferência Municipal de Assistência Social convida a população para opinar sobre estas deliberações. Deixe sua contribuição sobre a implementação ou não destas deliberações.
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Recebemos 6 contribuições
FINANCIAMENTO E ORÇAMENTO DE NATUREZA OBRIGATÓRIA, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país
Assegurar e Garantir a por meio de lei, a vinculação de 10% das receitas do município no orçamento destinado à Política de Assistência Social, garantida na LDO, para expandir o quadro de recursos humanos em todas as tipificações da Proteção Social. Isso inclui: a realização de concursos públicos, a criação de planos de carreira e salários para todas/os/es as/os/es profissionais do SUAS da rede direta e parceira, a reposição dos quadros de recursos humanos e a contratação de equipes multiprofissionais em conformidade com NOB/RH SUAS, a recomposição salarial da tabela SMADS (diretos e indiretos), garantindo a isonomia salarial, valorização dos salários e de benefícios para as/os/es trabalhadoras/es do SUAS e bonificação anual para todos os trabalhadores/trabalhadoras, respeitando integralmente o cumprimento dos acordos coletivos dos sindicatos, assim como, a equiparação da carga horária para 30 horas para todas/os/es as/os/es trabalhadoras/es do SUAS, tanto da rede direta quanto indireta, e ajuste das demais despesas; demandando a revisão da portaria 47/SMADS/10. Além disso, deve-se buscar a equiparação salarial do assistente técnico com outras categorias como assistente social e psicólogo, bem como a aplicação de insalubridade para todos os serviços de proteção social básica e especial (média e alta complexidade).
Contribuições
Vincular em 10% a receita municipal no orçamento destinado à SMADS, garantindo na LDO.
GSUAS/ COGEP/ CGPAR
Realizar concurso público para reposição e expansão do RH de SMADS em conformidade com NOB/RH/SUAS.
GSUAS/ COGEP/ CGPAR
Criar de Plano de Carreira e Salários para profissionais contratados pelas OSC.
GSUAS/ COGEP/ CGPAR
Garantir isonomia salarial entre trabalhadores(as) do SUAS do Poder Público e OSC.
GSUAS/ COGEP/ CGPAR
Respeitar integralmente o cumprimento dos acordos coletivos do sindicato para os (as) trabalhadores(as) da rede parceira.
GSUAS/ COGEP/ CGPAR
Equiparar a carga horária de 30h semanais para todos(as) trabalhadores(as) da rede direta e indireta.
GSUAS/ COGEP/ CGPAR
Revisão da Portaria 47/SMADS/10
GSUAS/ COGEP/ CGPAR
Implantar abono insalubridade para todos(as) os(as) trabalhadores(as) do SUAS da rede direta e indireta.
GSUAS/ COGEP/ CGPAR
Realizar reajustes anuais nos valores de repasse das parcerias (OSC) para a execução dos serviços, abrangendo todos os itens de despesas, incluindo IPTU e aluguel. Esses reajustes devem ser baseados em índices nacionais ou dos órgãos competentes, como a taxa SELIC, IGP-M, IPCA, inflação e convenção coletiva das/os/es trabalhadoras/es. Garantindo repasse financeiro para as OSCs quando houver acordo de convenção coletiva para pagamento de questões trabalhistas, assim como assegurar a 13ª verba para toda a rede socioassistencial, entre outras medidas e direitos trabalhistas.
Contribuições
Reajustar os valores abrangendo todos os itens de despesas anualmente para as OSC parceiras baseados em índices nacionais.
SMADS/ CGPAR
Garantir os direitos trabalhistas integralmente com repasse financeiro.
SMADS/ CGPAR
Garantir orçamento para expansão da rede de serviços e programas de Assistência Social, alinhados com o diagnóstico territorial, considerando os indicadores de vulnerabilidade de acordo com as necessidades locais e os apontamentos dos dados atualizados do Observatório Social, bem como, os vazios socioassistenciais em especial a implantação de CRAS indígena, com capacitação de profissionais especializados e indígenas, além de uma coordenação híbrida
Contribuições
Expandir a rede de serviços e programas com abrangência para os vazios do Diagnóstico Territorial de COVS/SMADS.
GSUAS/ COVS
Acompanhar os indicadores de vulnerabilidade apresentados no Diagnóstico Territorial de COVS/SMADS para sua minimização em números e porcentagem
Implantação dos CRAS Indígena.
GSUAS/ COVS
Capacitar de forma especializada os profissionais para atuarem nos CRAS Indígena.
GSUAS/ COVS
Contratar e capacitar de indígenas para o trabalho nos CRAS.
GSUAS/ COVS
Contratar coordenação para o CRASIndígena de forma híbrida.
GSUAS/ COVS
Qualificação e estruturação das instâncias de CONTROLE SOCIAL com diretrizes democráticas e participativas.
Criar comissões permanentes regionais em toda cidade na estrutura do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de caráter consultivo, com atribuições para o exercício do controle social, cujos pareceres deverão pautar as reuniões periódicas do COMAS, acompanhado de Educação Permanente para os conselheiros do COMAS-SP eleitos, desde o início do mandato. Bem como, estabelecer um fluxo de comunicação democrática, a fim de garantir que todos os segmentos sejam contemplados e informados sobre as agendas e conteúdo de participação e controle social.
Contribuições
Instituir comissões permanentes regionais, uma para cada abrangência das Supervisões de Assistência Social – 32 SAS, de caráter consultivo.
COMAS / ESPASO
Reestruturar a composição do COMAS/SP de forma a abranger as comissões permanentes regionais construindo um fluxo de pautas nas reuniões periódicas do Conselho.
COMAS / ESPASO
Instituir Educação Permanente para os conselheiros do COMAS/SP.
COMAS / ESPASO
Construir um fluxo democrático para a participação efetiva de todos os segmentos que compõe o COMAS/SP.
COMAS / ESPASO
Criar a rede de Conselhos nas unidades de Assistência Social, na Proteção Social Básica e na Proteção Social Especial, nas SAS, nos CRAS e nos CREAS, nos moldes dos Conselhos de Saúde, conforme os parâmetros da Lei Municipal nº 13.325/2002, com composição paritária, sendo 50% de cidadão usuárias/os/es, 25% de trabalhadoras/es da Assistência Social da rede direta e indireta e 25% de poder público/entidades de assistência social garantindo 10% do número total para PCD (pessoa com deficiência).
Contribuições
Instituir Conselhos Gestores em todos os serviços de abrangência da Política de Assistência Social.
COMAS / ESPASO
Acompanhar o processo de criação dos Conselhos junto às SAS Regionais, com mapeamento territorial e apoio sistemático
COMAS / ESPASO
Criação de um processo de capacitação para os componentes dos Conselhos Gestores.
COMAS / ESPASO
Ofertar qualificação continuada por tipificação de todas/os/es trabalhadoras/es e usuárias/os/es do SUAS, oferecida por SMADS conforme diretrizes constantes na Política Nacional de Educação Permanente do SUAS/2013 para a participação e o controle social nos territórios das regiões das SAS.
Contribuições
Acompanhar a instalação de um processo de qualificação continuada para todos(as) trabalhadores(as) e usuários(as) do SUAS, com base na Política Nacional de Educação Permanente do SUAS/2013.
ESPASO
Acompanhar número de cursos, oficinas, seminários oferecidos por SMADS e temáticas/ conteúdos – Proteção Básica e Proteção Especial.
ESPASO
Acompanhar número de participantes – trabalhadores(as) do SUAS da rede direta e indireta.
ESPASO
ARTICULAÇÃO ENTRE SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?
Garantir condições dignas de trabalho a todas/os/es as/os/es trabalhadoras/es diretos, indiretos e terceirizados da rede socioassistencial, com igualdade de direitos tais como recesso, isonomia salarial, insalubridade, vale-alimentação, vale-refeição, convênio médico, seguro de vida, auxílio creche, licença paternidade estendida, atendimento psicológico, terapias e redução da carga horária (30 horas) para todas/os/es trabalhadoras/es do SUAS sem prejuízo salarial e da carga horária de atendimento.
Contribuições
Mesmos indicadores do EIXO 1 – itens 1 e 2
Reestruturar as supervisões de Assistência Social, exigindo que os cargos de Supervisão sejam necessariamente ocupados por servidoras/es efetivas/os/es, minimizando interesse político e potencializando os interesses da Administração Pública e cidadão usuárias/os/es do SUAS.
Contribuições
Acompanhar junto à SMADS a reestruturação dos cargos para seu fechamento em carreira do servidor público.
GSUAS
Assegurar processos de educação permanente às trabalhadoras/es e usuárias/os/es do SUAS, conforme Plano de Educação Permanente do SUAS, englobando temáticas como trabalho intersetorial para construção de agendas comuns, atendimento à população LGBTQIAPN+, pessoas em situação de vulnerabilidade, racismo, etarismo, misoginia, capacitismo, deficiência física, intelectual, transtorno do espectro autista - TEA,demais opressões e garantir a segurança alimentar das/os/es cidadão usuárias/os/es.
Contribuições
Educação Permanente – MESMO INDICADORES DO EIXO 2, ITEM 3.
GSUAS
Garantir segurança alimentar das/os/es cidadão usuárias/os/es através de dados de atendimento das SAS Regionais.
GSUAS
SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.
Garantir a criação, implantação e ampliação da rede socioassistencial, assegurando a revisão de portarias e decretos referentes a locação de imóveis, e readequação dos espaços existentes da rede socioassistencial inclusive os que ainda não foram implantados nos territórios, dando prioridade aos distritos em situação de vazio socioassistencial.
Contribuições
Acompanhar a revisão das portarias que regulam os serviços parceiros
GSUAS / AT/ COVS
Monitorar a expansão da rede de serviços e programas com abrangência para os vazios do Diagnóstico Territorial de COVS/SMADS.
GSUAS / AT/ COVS
Acompanhar os indicadores de vulnerabilidade apresentados no Diagnóstico Territorial de COVS/SMADS para sua minimização.
GSUAS / AT/ COVS
Criar, padronizar e unificar o sistema de prontuário eletrônico único, que integre toda a rede socioassistencial do SUAS, com atualização permanente aos sistemas operacionais, possibilitando as/os/es trabalhadoras/es consultar e alimentar o histórico de atendimento evitando a revitimização da/do/de usuária/o/e garantindo o sigilo das informações conforme legislações vigentes.
Contribuições
Construir um sistema de prontuário eletrônico unificado para todos os serviços da rede socioassistencial direta e indireta.
GSUAS
Assegurar e ampliar o direito ao transporte para as/os/es cidadão usuárias/os/es de toda a rede socioassistencial e seus acompanhantes(s), com garantia de repasse na Previsão de Receitas e Despesas dos Serviços Socioassistenciais.
Contribuições
Acompanhar a revisão das portarias e regulamentações dos serviços parceiros e o reajuste dos valores abrangendo todos os itens de despesas anualmente para as OSC parceiras, baseados em índices nacionais, ampliando o transporte para as/os/es cidadãos e usuárias/os/es.
CGPAR
BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Ampliar a renda per capita familiar para meio salário-mínimo exigida para a concessão do Programa de Transferência de Renda, bem como, o público-alvo incluindo famílias unipessoais. E o valor de transferência de renda (Renda Mínima) para meio salário-mínimo nacional e garantir seu acesso independentemente se a família já é beneficiária de outro Programa de Transferência de Renda e garantir ações e campanhas amplas de difusão dos direitos socioassistenciais.
Contribuições
Acompanhar a discussão em SMADS e outras secretarias quanto a ampliação da renda per capta familiar para meio salário mínimo nacional.
CGB
Garantir acesso independentemente se a família for beneficiária de outro Programa de Transferência de Renda.
CGB
Garantir efetiva articulação da SMADS, com a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para atendimento às famílias e pessoas em situação de rua que necessitam do benefício de alimentação contínuo, o qual será concedido sob a responsabilidade da PMSAN, por meio de um cartão alimentação com valor atualizado anualmente com base no valor da cesta básica nacional de acordo com o DIEESE. Promovendo a autonomia das/os/es usuárias/os/es e com concessão do benefício estendido de acordo com a vulnerabilidade da/do/de usuária/o/e.
Contribuições
Acompanhar o número de pessoas e famílias atendidas em vulnerabilidade e risco social sob responsabilidade da PMSAN.
GSUAS/ AT
Garantir a ampliação de acesso ao Cadastro Único nos CRAS/CREAS/CENTRO-POP bem como postos de cadastramento na Subprefeituras bem como, a ampliação de postos de cadastramento, para além dos CRAS, como nas subprefeituras, instalações de totens no metrô, entre outros, visando acesso a pessoa com deficiência e a toda população inclusive aos sábados domingos e feriados nos territórios de alta vulnerabilidade.
Contribuições
Ampliar o número de postos para cadastramento no CadÚnico, e número de pessoas/famílias atendidas.
CGB