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Contratação de solução tecnológica para os canais do SIAC e digitalização de serviços públicos

Descrição

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) gerencia o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão - SIAC com o objetivo de inovar na prestação de serviços à população, estimular a desburocratização e garantir o direito de um atendimento de qualidade, padronizado, ágil e acessível.

Nos próximos anos, a Prefeitura quer avançar na digitalização dos serviços públicos e caminhar na direção do estabelecimento de um Portal único de serviços (do termo, em inglês, “one-stop shop”). Além disso, a Prefeitura quer aprimorar, por meio do uso de um sistema tecnológico, os fluxos de trabalho internos dos serviços públicos solicitados nos canais que compõem o SIAC. Este é o objetivo do Edital de contratação aqui disponível em Consulta Pública.

Para isso, é necessário contratar uma nova solução tecnológica e serviços especializados de transformação, design e automação de serviços públicos. Desse modo, a análise e redesenho de processos e serviços serão realizados considerando as especificidades da solução tecnológica contratada e os novos fluxos de trabalho são implementados.

Espera-se alcançar como benefícios da nova contratação:

  • Automação e digitalização ágil de serviços;
  • Padronização e agilidade no atendimento, processamento e resposta ao cidadão;
  • Facilidade no acompanhamento das solicitações por parte do cidadão, tendo clareza das etapas envolvidas;
  • Sistema integrado de informação e base de dados unificada das solicitações;
  • Disponibilização de informações e dados consistentes sistematizados;
  • Gestão colaborativa, eficaz e efetiva da informação, com estruturação do conhecimento;
  • Aumento da capacidade de atendimento ao cidadão;
  • Melhoria da gestão dos serviços atendidos.

Previamente à Consulta Pública atual, a SMIT realizou os seguintes processos participativos:

  • Prospecção de ferramentas disponíveis no mercado, por meio de um Pedido de Informação - RFI (Edital nº 02/2019/SMIT). Além de se comprovar a capacidade do mercado em fornecer este tipo de solução, constatou-se que a ferramenta poderia ser disponibilizada como SaaS (do inglês, "Software as a Service").
  • Escuta aos usuários da solução tecnológica atual e de usuários potenciais, por meio de pesquisas e de entrevistas presenciais, de forma a identificar as principais dificuldades e necessidades.
  • Consulta Pública inicial, disponível aqui. As contribuições recebidas já foram incorporadas nesta nova versão do Edital.

  • 16/11/2022

    Monitoramento atualizado para
    Devolutiva da Consulta Pública

    Informamos que a licitação decorrente do processo teve início no mês de dezembro de 2021 e foi concluída em janeiro do presente ano, resultando em contratação iniciada em 12/04/2022.

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