Processo de consulta pública
Código da proposta: 4202
Fortalecer a participação social na gestão dos parques e requalificar 25 parques, priorizando aqueles com diagnósticos mais baixos no Projeto Viva o Verde (ONU-Habitat), mas considerando também o tamanho, a quantidade de habitantes no entorno e a equidade espacial dos parques na cidade.
Proposta do Fórum Verde Permanente, em substituição à Meta 2 da PMSP, pelos motivos a seguir. É preciso conservar e qualificar os parques e, por isso, esta proposta é fortalecer a participação social na gestão dos parques e requalificar parques existentes. O fortalecimento da participação social na gestão dos parques inclui: 1) Aperfeiçoar norma do conselho gestor do parque, com participação da população, visando reforçar as atribuições de fiscalização e deliberação, as condições para participação popular e transparência, considerando as diretrizes vigentes; 2. Promover a eleição de 80 conselhos gestores de parques; 3. Promover a elaboração de norma para elaborar plano diretor e de gestão dos parques, com a participação da população, definindo, entre outros, escopo mínimo (incluindo o inventário fauna/flora) e princípios a serem seguidos. Princípios como: Direito ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado; Gestão Participativa; Função Social do Parque; Direito Universal ao uso do Parque. 4. Promover a elaboração de planos diretor e de gestão de 80 parques,com a participação da população, conforme a norma elaborada. E entre os parques com planos, requalificar 25 parques priorizando aqueles com diagnósticos mais baixos no Projeto Viva o Verde (ONU-Habitat), mas considerando também o tamanho, a quantidade de habitantes que atende e a equidade espacial. Nesse processo, concluir as ações de requalificação que já estão em andamento, como as do Parque do Carmo e a restauração da Marquise do Ibirapuera.
Vídeo externo
https://www.youtube.com/watch?v=pt1Gs4_jXPk
Fundamental a participação da população nos conselhos dos parques e áreas verdes, como praças e ruas. Com a crise climática é mais do que necessário o plantio de mais árvores e jardins que segurem as chuvas fazendo reservatórios de água, o que já acontece em vários países.
Parabéns pela luta por áreas públicas fundamentais como são os parques, de forma QUALIFICADA e PARTICIPATIVA
Os parques da cidade de São Paulo têm muito mais recursos e atrações do que os que oferecem aos frequentadores, mas estão com partes deles totalmente desassistidas. É necessária a atenção da Prefeitura para que a cidade não deixe que degrade parte importantíssima do seu patrimônio, ainda mais em momento de emergência climática como o que estamos vivendo.. A solução apresentada até agora (a de entregar à iniciativa privada) tem mostrado ser ineficaz e responsável pela expulsão dos mais pobres dos parques. Precisamos de uma prefeitura atenta aos nossos parques.
sim, mais participação da população na gestão dos parques!