Javascript não suportado MAIS ÁRVORES, VIDA MELHOR - Meta 3
Início

Processo de consulta pública

Programa de Metas 2025-2028, PPA e PAS 2026-2029

Voltar

MAIS ÁRVORES, VIDA MELHOR - Meta 3

Vinicius Brahemcha Vinicius Brahemcha  •  01/05/2025  •    3 comentários

Código da proposta: 4267

Precisamos mudar a Meta 3 do Plano de Metas para: AUMENTAR O ÍNDICE DE COBERTURA  ARBÓREA de 40% para 50%. Justificativa: Além das árvores plantadas, precisamos analisar também quantas árvores foram derrubadas para avaliar o cumprimento da meta.

SÃO PAULO ESTÁ ENXUGANDO GELO.

São Paulo planta muitas árvores, mas também corta muitas. Apesar de a Prefeitura ter batido a meta de plantar 200 mil árvores na gestão passada, nosso saldo total de árvores continua o mesmo. Gestão após gestão, não estamos conseguindo aumentar o número de árvores em São Paulo.

Para verificar melhor se estamos deixando São Paulo mais verde, sugiro mudar a Meta 3 e usar um outro indicador do ObservaSampa para avaliá-la: o Índice de Cobertura Arbórea - ICA (%).

Esse indicador, disponível no site "observasampa.prefeitura.sp.gov.br", mostra que desde 2017 São Paulo não aumenta a´porcentagem de sua área coberta por árvores. Não adianta, por exemplo, batermos uma meta e plantarmos 200 mil novas árvores se deixarmos que outras 200 mil árvores antigas sejam derrubadas sem alarde no mesmo período.

Por isso, será mais eficaz estipularmos como Meta 3:

AUMENTAR O ÍNDICE DE COBERTURA  ARBÓREA de 40% para 50%.

Assim, o Poder Público e a Sociedade Civil terão o incentivo necessário para realmente deixar São Paulo mais verde, e não apenas "enxugar gelo".

Peço que cliquem no botão "apoio", votem nesta proposta e a apresentem aos amigos!

Índice de Cobertura Arbórea
Índice de Cobertura Arbórea


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
Voltar para o Início