Processo de consulta pública
Código da proposta: 4845
Em São Paulo há uma desigualdade muito grande em relação a distribuição de verba e equipamentos de cultura. Na Aricanduva temos apenas o Centro Cultural Vila Formosa para toda a região e o CEU Vila Formosa.
Segundo o Plano Regional da Aricanduva : A oferta de equipamentos de esportes, cultura e lazer são abaixo do desejado, tendo lacunas de cobertura nos distritos do Carrão e Aricanduva. De modo geral os equipamentos de cultura são a principal demanda declarada nos processos participativos, sendo muito concentrados na região central e sudoeste do município.
O ideal seria um Centro Cultural por distrito, uma Escola Municipal de Iniciação Artistica no distrito mais carente. O Incentivo a criação de Pontos de Cultura. Polos Culturais nas praças com destaque para a Praça São João Vicenzotto. Com politicas de valorização do patrimônio cultural e contratação de mão de obra local.
Dentro do Plano regional está previsto o projeto Territórios CEUS, com programação cultural no entorno dos CEUS.
Outro dado importante é que a Sub Aricanduva apresenta indices de violência acima da mádia. É comprovado que lugares onde tem cultura este indice costuma baixar.
A cultura também colabora para a geração de empregios.