Javascript não suportado Planos de Ação das Subprefeituras
Início
Voltar

Planos de Ação das Subprefeituras

Descrição

A elaboração dos Planos de Ação das Subprefeituras (PAS) está prevista para ocorrer a cada quatro anos, em articulação com os demais instrumentos do Sistema Municipal de Planejamento.
No âmbito do planejamento urbano, o Plano Diretor Estratégico (Lei 16.050/2014) estabelece objetivos, diretrizes e estratégias da política urbana municipal, orientando as demais escalas de planejamento. Elaborados a partir das disposições do PDE, os Planos Regionais das Subprefeituras detalham diretrizes e objetivos nos territórios das 32 Subprefeituras, considerando suas especificidades, com o objetivo de orientar o desenvolvimento urbano local e integrar diferentes políticas públicas. De longo prazo de implementação, ambos os planos têm vigência até 2029 e preveem a atualização periódica dos Planos de Ação das Subprefeituras.
Os PAS são elaborados no início de cada gestão municipal, com o propósito de identificar sinergias e promover a compatibilidade entre a territorialização das ações dos diversos órgãos públicos e as prioridades definidas no Programa de Metas (PdM) e nos instrumentos orçamentários, como o Plano Plurianual (PPA), articulando-as com as diretrizes propostas nos PRS para os territórios das Subprefeituras.
A participação social é elemento fundamental para identificar as potencialidades locais e eventuais novas demandas, fortalecendo a integração das ações de diversas áreas — como meio ambiente, mobilidade, habitação, cultura, saneamento ambiental, entre outras. Dessa forma, os PAS funcionam como uma ferramenta estratégica de articulação institucional, promovendo a conexão entre planejamento urbano e gestão territorial, e apoiando os governos locais na tomada de decisões.

Para mais informações, acesse: https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/planos-de-acao-das-subprefeituras/


MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

  Nenhum comentário  •  12/08/2025  •  Fabiana Werneck

Moro na Vila Leopoldina e sofremos com a questão da população em situação de rua. Há entidades que vem, com a melhor das intenções, trazer comida, bebida todos os dias. Trazem cobertores, mas eles jogam fora, e os marmitex muitas vezes são jogados fora, quase cheios, deixando lixo espalhado.

Nenhum apoio

Atuação da fiscalização sonora pelas Subprefeituras

  Nenhum comentário  •  12/08/2025  •  Rosangela da Silva

Descentralizar o serviço existente, subsidiando servidores das subprefeituras para atuar nas fiscalizações de barulhos.

Nenhum apoio

Carrocerias de caminhão

  Nenhum comentário  •  12/08/2025  •  Rosangela da Silva

Fiscalizar a circulação dos caminhões na Rua Léo Ribeiro de Morães, pois com frequência na saída da marginal ao longo de toda rua (e ás vezes próximo a esquinma) os motoristas se deparam com vários deles estacionados por dias. Há um acúmulo de sujeira durante toda a via semanalmente.

Nenhum apoio

Parque Cemitério da Consolação

  Nenhum comentário  •  11/08/2025  •  Jusceliofilho

Criar um novo parque municipal em torno do Cemitério da Consolação, revitalizando o espaço urbano e oferecendo uma área de lazer e cultura para os bairros de Higienópolis e Consolação. A inspiração é o modelo bem-sucedido de integração entre o Cemitério da Recoleta e seu parque adjacente e

1 apoio

Revitalização da Rua Augusta (Baixo Augusta)

  Nenhum comentário  •  11/08/2025  •  Jusceliofilho

Promover a requalificação urbana da Rua Augusta no trecho do Baixo Augusta, priorizando o pedestre e o ciclista para criar um espaço público mais seguro, verde e culturalmente vibrante. O projeto foca na redistribuição do espaço viário para incentivar a mobilidade ativa e a convivência.

1 apoio

Carcaças de Veículos

  Nenhum comentário  •  11/08/2025  •  marcelo garcia gonçalves

Na região do Bairro do Rio Pequeno há muitos veículos abandonados. Realizar a fiscalização e a apreensão.

2 apoios

Feira Livre

  Nenhum comentário  •  11/08/2025  •  marcelo garcia gonçalves

Toda Sexta-Feira na Rua Pujais Sabate existe feira livre. Entre a Av. do Rio Pequeno e Rua Pujais Sabate. A extensão desta feira é de aproximadamente 100 metros, até a quadra de futebol. Proposta: Melhoria da feira , somente um dos lados barracas e mais organização

2 apoios

Segurança Viária

  Nenhum comentário  •  11/08/2025  •  marcelo garcia gonçalves

Toda extensão da Avenida do Rio Pequeno, nas faixas de pedestres, elevação do asfalto, sinalização horizontal, com certeza, com a elevação há diminuição da velocidade e a segurança aumenta. Se possível, criar canteiro central na Avenida do Rio Pequeno

1 apoio

Criar proposta


Voltar para o Início