Processo de consulta pública
Código da proposta: 4852
Construção de corredor exclusivo de ônibus, interligando o Terminal Vila Galvão ao Metrô Tucuruvi, dando continuidade ao corredor EMTU existente em Guarulhos.
Viabilização e construção do corredor de ônibus já previsto anteriormente no Plano Regional Estratégico da Subprefeitura Tremembé/Jaçanã de 2004, visando melhorar a acessibilidade da população que vive e transita pela região, incentivando a utilização do transporte público com a melhoria do acesso ao transporte sobre trilhos. Local: Divisa com Guarulhos, Rua Abílio Pedro Ramos, Rua Cyrene de Oliveira Laet, Rua Dr. Carlos Bastos Aranha, Rua Benjamim Pereira, Avenida Antonio Maria de Laet, Metrô Tucuruvi.
Não ter até hoje esse corredor torna em parte inválido o corredor da EMTU que liga Vila Galvão ao CECAP, Aeroporto Internacional e Taboão, passando ainda pelo Centro de Guarulhos. Se construído este corredor Vila Galvão - Metrô Tucuruvi, seria consolido um acesso facilitado dos moradores da Zona Norte a Guarulhos e ao Aeroporto Internacional. Essencialmente, este corredor tem vocação para o transporte intermunicipal, então deveria ser construído pela ARTESP. Por outro lado, não adianta de nada o Governo do Estado querer construir o corredor sem nem ao menos apoio institucional da Prefeitura. Ou: a Prefeitura poderia entrar com a duplicação das vias nos trechos dentro da cidade e o Governo do Estado entrar com a obra do corredor, por meio de um convênio. A duplicação, por si só, já ajudaria a guinar o desenvolvimento da região, mas com o corredor, haveria mais oportunidade para novas moradias próximas de um eixo de transporte público de média capacidade. Não há perdedores nessa receita.