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Requalificação do Largo Ana Rosa e acessos ao metrô e terminal de ônibus

suelen suelen  •  31/08/2025  •    1 comentário

Código da proposta: 4959

Concurso público para requalificação do Largo Ana Rosa e acessos ao metrô e terminal de ônibus, visando maior acessibilidade, segurança, mobilidade e convivência. O projeto inclui mobiliário urbano moderno, áreas sombreadas, comércio organizado e soluções sustentáveis.

Objetivo Realizar um concurso público para selecionar a melhor proposta de requalificação do Largo Ana Rosa e acessos ao metrô e terminal de ônibus, visando um espaço urbano mais acessível, seguro e funcional.

Diretrizes

Acessibilidade e Mobilidade: alargamento de calçadas, rotas acessíveis, integração eficiente entre transporte e pedestres. Mobiliário e Espaço Público: modernização do mobiliário urbano, áreas sombreadas, arborização e iluminação segura. Atividades Econômicas: organização do comércio popular e ambulantes, pontos de alimentação para usuários e trabalhadores. Sustentabilidade: drenagem sustentável, aumento da permeabilidade do solo, uso de materiais ecoeficientes e redução de ilhas de calor.

Justificativa O Largo Ana Rosa é ponto estratégico de transporte, mas apresenta sobreposição de fluxos, insegurança e desordem comercial. O concurso permitirá propostas inovadoras, viáveis e democráticas, transformando o espaço em polo de mobilidade, convivência e atividades econômicas.

Etapas

Elaboração de edital com critérios técnicos e sociais; Comissão julgadora multidisciplinar; Divulgação ampla e consulta pública; Implementação em fases, priorizando intervenções de maior impacto.


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  • Patricia Estevam

    Até o próprio Terminal de ônibus ao lado do Largo Dona Ana Rosa que possuía bancos, foram todos retirados para implantação de pontos comerciais e agora não há onde passageiros e usuários do terminal sentarem enquanto aguardam. O projeto de comercialização do espaço devia ter previsto o remanejamento dos bancos e não a retirada total. O terminal de ônibus tem como principal finalidade atender aos usuários do transporte público, a comercialização no local é objetivo secundário.

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