Processo de consulta pública
Código da proposta: 5007
As equipes de poda e paisagismo fazem um desserviço ambiental no centro de São Paulo
As equipes de poda e paisagismo são instruidas/ treinadas, para fazer podas extremamente drasticas nas arvores no centro da cidade. Basta caminhar um pouco e você vai arvores que não tem mais copas, com cortes mal feitos e com o pretexto de que é para prevenir quedas e danos à fiação. Já é sabido e incansavelmente comunicado que as arvores não prejudicam a fiação e só representam um risco de queda caso estejam doentes ou com seus canteiros suprimidos (o que leva a doença da arvore também).
É lamentavel que uma subprefeitura que se diz comprometida com o meio ambiente, e de fato tem feito muitos plantios no centro, trate tão mal assim as arvores.
Três coisas são impressindiveis: 1. Treinar as equipes para que a poda seja feita de forma correta e que possam identificar quando a poda é necessária (que pelo visto não acontece)
2. Os canteiros precisam ter materia organica. Rastelar e varrer o canteiros é um desserviço ambiental, já que a materia organica das folhas e frutos funcionam como adubo e retenção da umidade, além de ser abrigo e alimento para outros seres vivos.
3. Os canteiros das arvores precisam urgentemente de uma força tarefa para que seja aberto. Muitas, mas muitas arvores no centro estão com o colo suprimido e nem a prefeitura nem o CADES vem fazendo esse serviço de deixar um canteiro adequado.