Processo de consulta pública
Código da proposta: 5014
Garantia de serviços básicos como, saneamento e coleta seletiva para toda a comunidade do Jardim Keralux, pois esses serviços não abrangem com totalidade a população.
O Jardim Keralux e a Vila Guaraciaba – territórios adjacentes – pertencem à subprefeitura de Ermelino Matarazzo e, historicamente, têm suas demandas básicas invisibilizadas, o que contribui para a precarização da qualidade de vida dos moradores, além de envolver questões ambientais relevantes.
Minha proposta está embasada no artigo de Cruz Magalhães, Jackson; Gonçalves-Dias, Sylmara Lopes Francelino, intitulado “Riscos, vulnerabilidades, desigualdades e (in)justiça ambiental: o caso da comunidade Jardim Keralux (São Paulo-SP)”, publicado em 2024.
De acordo com o estudo, dos 2.736 domicílios visitados, 84,47% possuem rede de esgoto ligada à Sabesp; por outro lado, 11,37% das residências lançam seus efluentes em rios e córregos. Quanto à coleta de resíduos sólidos, 50,58% das casas contam com coleta porta a porta (não seletiva), enquanto 42,18% possuem coleta seletiva na porta (de orgânicos e/ou recicláveis).
Diante desse cenário, proponho que sejam realizadas ações no bairro com o objetivo de melhorar a situação atual, implementar medidas que assegurem o pleno acesso aos serviços de saneamento e coleta, em parceria com a Sabesp e a Loga.