Processo de consulta pública
Código da proposta: 5034
O alto volume de tráfego que deseja acessar a Marginal Tietê através da Via Anhanguera pelas manhãs causa seu congestionamento, o que congestiona a Av. Alexandre Colares. Existe tráfego na Av. Alexandre Colares que não quer acessar a Via Anhanguera e separá-lo pode ajudar
Descrição do local da demanda ou potencialidade: Subprefeitura Lapa - Av. Alexandre Colares entre o entroncamento com a Av. Manoel Domingos Pinto e o acesso à Via Anhanguera (trecho com cerca de 250 m de comprimento)
Descrição da demanda ou potencialidade: Todas as manhãs dos dias úteis a Via Anhanguera fica congestionada na chegada à São Paulo por conta de excesso de veículos. Isso acaba travando a Av. Alexandre Colares por conta de veículos que querem acessar a Via Anhanguera através dela. Acontece, porém, que parte dos veículos que saem da Av. do Anastácio pelo viaduto de acesso à Alexandre Colares não quer acessar a Via Anhanguera e sim seguir pela própria Av. Alexandre Colares até atingir a Marginal Tietê sentido Cebolão. Esses veículos ficam presos no congestionamento daqueles que querem acessar a Anhanguera pois não existe alternativa ou segregação, amplificando o congestionamento para todos.
Proposta: Realizar uma medição de origem/destino do tráfego no local e avaliar se faz sentido planejar uma intervenção/segregação de tráfego que reduza o congestionamento total ao retirar/isolar os veículos que não querem acessar a Anhanguera da fila daqueles que querem (exemplo, faixa da direita do viaduto que parte da Av. do Anastácio só conseguir seguir em frente pela Alexandre Colares, sem conseguir entrar para a Anhanguera, e veículos da faixa da direita da Alexandre Colares não podem acessar a Anhanguera - ônibus usam o acesso exclusivo atual nos horários que está ativo, nos horários inativos, usam a faixa 2 da Alexandre Colares).