Processo de consulta pública
Código da proposta: 5035
As ferrovias que hoje sustentam as linhas 7, 8, 10 e 11 do transporte metropolitano dividiram fisicamente as regiões da Lapa e Central, isso criou uma barreira urbana duradoura e de dificil transposição. O enterramento da ferrovia no trecho Lapa-Brás se mostra como opção atrativa para reintegração
Descrição do local da demanda ou potencialidade: Subprefeituras Lapa, Sé e Mooca - Áreas das linhas 7, 8, 10 e 11 do transporte metropolitano entre as estações Lapa e Brás e seus arredores.
Descrição da demanda ou potencialidade: As ferrovias que hoje sustentam as linhas 7, 8, 10 e 11 do transporte metropolitano dividiram fisicamente as regiões da Lapa e Central, impedindo que a rede de vias coletoras dos bairros situados a sul se estendesse e emprestasse as mesmas condições de desenvolvimento urbanístico aos bairros situados a norte. Isso criou uma barreira urbana duradoura e de dificil transposição, separando os habitantes, afetando os deslocamentos diários através do estrangulamento das opções de rotas para movimentos zona norte-centro e a porosidade da cidade aos movimentos locais nas áreas vizinhas às ferrovias. Exemplos clássicos dos maleficios dessa barreira são as dificuldades com as passagens subterrâneas de pedestres da 12 de outubro e a mista da Al. Northman, com suas questões de sobrecarga e segurança.
Proposta: Realizar ações preliminares e articulação institucional e política para retomada, atualizaçao e avanço do projeto de enterramento da ferrovia no trecho Lapa-Brás e requalificação do entorno.
Vídeo externo
https://www.youtube.com/watch?v=DHIgwpfMiy0