Descrição
A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o ONU-Habitat por meio de seu Escritório Regional para a América Latina e o Caribe, está desenvolvendo o Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) da cidade de São Paulo.
O novo plano será o principal instrumento de planejamento estratégico e de gestão integrada dos serviços de saneamento básico no Município. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e o Comitê Municipal de Segurança Hídrica (CMSH) estão à frente dessa iniciativa.
ETAPA DE DIAGNÓSTICO
Como parte do processo participativo do Plano de Saneamento Ambiental Integrado de São Paulo, a consulta pública sobre o Diagnóstico estará aberta até o dia 30 de novembro. Essa etapa é essencial, pois reúne e organiza informações referentes ao período de 2010 a 2024, abrangendo os quatro componentes do saneamento básico:
O Diagnóstico funciona como uma caracterização da situação atual do saneamento na cidade, identificando os principais desafios, desigualdades entre regiões, pontos críticos de infraestrutura e os avanços já conquistados. Além disso, apresenta dados que ajudam a compreender como esses serviços impactam diretamente a saúde, a qualidade de vida da população e o meio ambiente.
A consulta pública permite que a sociedade avalie e complemente esse retrato inicial, trazendo percepções locais, sugestões e preocupações que muitas vezes não aparecem nos números oficiais, mas são fundamentais para orientar as próximas fases de planejamento.
A consulta permanecerá disponível entre os dias 11 e 30 de novembro de 2025.
Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Integrado-PMSAI.
Informações adicionais
SOBRE O PROCESSO PARTICIPATIVO
A consulta pública faz parte de um amplo processo de participação popular. Ao longo dos meses de agosto e setembro foram realizadas 32 oficinas nas subprefeituras, com o objetivo de levar o debate sobre o Plano de Saneamento Ambiental Integrado – PMSAI a todas as regiões da cidade, identificar as demandas locais e ampliar o diálogo com a população.
Além disso, no dia 30 de outubro aconteceu o Circuito Urbano OUNU-Habitat, evento realizado em parceria com SMUL e SVMA que apresentou os principais resultados do diagnóstico do PMSAI e discutiu os avanços e desafios no saneamento ambiental e gestão de resíduos.
Caso deseje mais informações sobre o PMSAI, clique aqui.
COMO PARTICIPAR DA CONSULTA ONLINE?
A consulta será realizada com base nos documentos que compõem o Diagnóstico do PMSAI. Na aba Debates você encontrará os campos para registrar suas considerações e propostas. Será possível opinar sobre todos os capítulos do diagnóstico e também sobre o documento de modo geral.
Documentos do Diagnóstico do PMSAI:
Capítulo 2 – Panorama regulatório e arranjo institucional do saneamento
Capítulo 3 – Contextualização territorial
Capítulo 5 – Abastecimento de água
Capítulo 6 – Esgotamento Sanitário
Capítulo 7 – Drenagem e manejo de águas pluviais
Capítulo 8 – Manejo de resíduos sólidos e limpeza pública
Esses materiais reúnem dados atualizados e relevantes sobre o abastecimento de água, o sistema de esgotamento sanitário, a drenagem urbana e a gestão de resíduos sólidos.
Em caso de dúvida sobre a consulta pública entre em contato com a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento pelo email: smulparticipacao@prefeitura.sp.gov.br
Boa Leitura e agradecemos a sua participação!
IMPORTANTE:
Para participar da consulta, é necessário ter uma conta no Participe+ e estar logado na plataforma. Se ainda não tem uma conta, confira neste vídeo como criar.
Se você é usuário de softwares leitores de tela, consulta instruções na seção “Acessibilidade”: https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/accessibility.