Descrição
Prefeitura abre consulta pública on-line para requalificação do Largo São Francisco e de seu entorno
Objetivo é definir soluções que valorizem o patrimônio histórico do local e que potencializa seus usos pela população
A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Urbanismo, abriu consulta pública on-line sobre a requalificação da região do Largo São Francisco, um dos espaços mais emblemáticos do centro histórico da capital.
A proposta é construir, de forma coletiva, um projeto que valorize o patrimônio histórico do local e, ao mesmo tempo, responda às demandas contemporâneas de uso do espaço público.
Para apoiar a participação, está disponível um diagnóstico urbanístico detalhado da área, o qual destaca o histórico do Largo São Francisco, a riqueza patrimonial, o conjunto de usos e infraestruturas, além dos desafios relacionados à priorização do pedestre, à acessibilidade das calçadas, à qualificação das conexões com outros espaços públicos do centro histórico e à falta de espaços de permanência.
Inserido em uma área com diferentes níveis de tombamento, o Largo São Francisco exige que qualquer intervenção respeite suas características históricas, as perspectivas visuais e os bens culturais existentes. Localizado no distrito da Sé, o espaço é cercado por instituições de grande relevância, como a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), as Igrejas de São Francisco (Ordens Primeira e Terceira), a antiga Escola de Comércio Álvares Penteado (agora pertencente à FDUSP), além de órgãos públicos e equipamentos culturais.
A consulta pública marca a abertura do processo de participação social vinculado ao Procedimento de Manifestação de Interesse Social (PMIS) apresentado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e pela Associação dos Antigos Alunos da FDUSP (AAA-FDUSP) para a requalificação do espaço.
Informações adicionais
O Largo São Francisco é um dos principais espaços públicos que conformam o Centro de São Paulo, ambiente circundado por importantes instituições da história brasileira, como a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), que completará 200 anos em 2027.
Diante disso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Urbanismo, abre neste dia 16 de dezembro de 2025 uma consulta pública on-line aqui na plataforma Participe+, a fim de receber contribuições da população acerca de melhorias para o Largo São Francisco e seu entorno. As respostas podem ser enviadas até o dia 14 de janeiro de 2026.
Nesta plataforma, você encontrará um relatório com informações sobre o Largo São Francisco e a delimitação do perímetro de análise, o qual contempla trechos das ruas Libero Badaró, São Francisco, Benjamin Constant, Cristóvão Colombo, Senador Feijó, Riachuelo, José Bonifácio, do Ouvidor, além de uma parte da Avenida Brigadeiro Luis Antônio e a Praça do Ouvidor.
A abertura da consulta pública decorre de uma manifestação de interesse social protocolada na SP Urbanismo pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (AAA-FDUSP). As instituições se propuseram a colaborar com a Prefeitura para recebimento de subsídios técnicos necessários para a elaboração e execução de estudos e projetos para a execução de obra voltada à requalificação do Largo de São Francisco e de seu entorno.
Documentação adicional
Relatório - consulta pública - largo são francisco.pdf (PDF | 1.39 MB)
Para participar é necessário ter uma conta no Participe+ e estar logado. Caso ainda não tenha uma conta, veja aqui como criar a sua: https://youtu.be/sUQoimPODyY.
A aba Debates permite que você expresse a sua opinião sobre o Largo São Francisco e entorno. São 12 questões.
Para isso, algumas informações importantes:
1. A cada item do questionário é possível selecionar as alternativas apresentadas e/ou escrever a sua resposta. 2. Quando for escrever sua opinião coloque-a na caixa de texto.
O envio de contribuições permanecerá disponível até o dia 14 de janeiro de 2026.
Se você é usuário de softwares leitores de tela, consulta instruções na seção “Acessibilidade”: https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/accessibility.
Participe. Vamos construir juntos!