Descrição
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SMUL e da SP Urbanismo, abre consulta pública para receber contribuições ao Programa Nova Paraisópolis, iniciativa integrada de transformação urbana no Complexo Paraisópolis, que também abrange as áreas do Jardim Colombo e Porto Seguro.
O programa reúne intervenções de infraestrutura, equipamentos públicos e habitação com intensa abordagem ambiental, voltadas à redução de vulnerabilidades históricas e à melhoria da qualidade de vida da população. Entre os principais resultados destacam-se:
-A ampliação da área permeável, que passará de 4% para aproximadamente 16% no perímetro das ZEIS, conforme indicam análises preliminares, associada às intervenções de arborização urbana previstas, permitirá um aumento de cerca de 160% na área de cobertura vegetal em relação à condição atual;
-A quantidade de árvores passará de 160 para 2.400 apenas no perímetro das ZEIS, o que representa um aumento de 15 vezes em relação ao cenário atual; somadas ao entorno imediato, serão 4.000 árvores plantadas, com impactos diretos no conforto térmico, na qualidade do ar e na mitigação das ilhas de calor;
-Requalificação de aproximadamente 25 km de vias, com destaque para o enterramento da fiação aérea, a qualificação do espaço público e a melhoria das condições de circulação para pedestres e transporte coletivo;
-Redução de cerca de 20 minutos no tempo de deslocamento de ônibus entre Paraisópolis e a estação São Paulo-Morumbi do Metrô, que passará de 37 para 16 minutos, facilitando o acesso da população ao sistema de transporte de alta capacidade;
-Implantação de equipamentos públicos, incluindo o Complexo de Saúde Paraisópolis (com UPA 24h e CAPS Álcool e Drogas), Praça da Paz, Centro de Oportunidades, Centro Artístico e Cultural Grotão, Centro Esportivo e Educacional, Armazém Solidário, Reforma da Casa de Formação Artística e Cultural Hans Broos, EMEIs, EMEF, CIEJA, , CRAS/CREAS, Terminal de ônibus, Ecoponto, Centro Cultural e Esportivo Jardim Colombo.
-Construção de mais de 2.000 unidades habitacionais no entorno imediato.
Acesse a apresentação clicando aqui
Informações adicionais
O Complexo Paraisópolis constitui um dos maiores conjuntos urbanos da cidade de São Paulo, abrigando aproximadamente 120 mil habitantes. Inserido em uma região marcada por fortes contrastes socioespaciais, o Complexo apresenta elevada densidade populacional, restrições físicas e ambientais, além de uma histórica carência de investimentos públicos.
Diante desse contexto, a Prefeitura de São Paulo, abre no dia 09 de janeiro de 2026 uma consulta pública on-line, por meio da plataforma Participe+, com o objetivo de receber contribuições da população sobre o Programa Nova Paraisópolis. As manifestações poderão ser enviadas até o dia 19 de janeiro de 2026.
O Programa Nova Paraisópolis consiste em uma iniciativa integrada de transformação urbana, estruturada a partir de três eixos principais — infraestrutura, habitação e equipamentos urbanos — com uma dimensão ambiental transversal.
Nesta plataforma, estarão disponíveis o memorial descritivo da proposta, que apresenta de forma detalhada cada um dos eixos de intervenção, bem como a apresentação geral do programa, contendo informações sobre os objetivos, diretrizes, perímetro de atuação e principais ações previstas.
A iniciativa busca garantir transparência, ampliar o diálogo com a população e incorporar contribuições que possam qualificar as propostas, orientando as futuras etapas de desenvolvimento e implementação do programa."
Documentação adicional
Para participar é necessário ter uma conta no Participe+ e estar logado. Caso ainda não tenha uma conta, veja aqui como criar a sua: https://youtu.be/sUQoimPODyY.
A aba Debates permite que você expresse a sua opinião sobre o Programa Nova Paraisópolis.
Para isso, algumas informações importantes:
1. A cada item do questionário é possível escrever a seu comentário.
2. Quando for escrever o seu comentário coloque-o na caixa de texto.
O envio de contribuições permanecerá disponível até o dia 19 de janeiro de 2026.
Se você é usuário de softwares leitores de tela, consulta instruções na seção “Acessibilidade”: https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/accessibility.
Participe. Vamos construir juntos!