Descrição
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) pretende, entre seus objetivos, estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada, instituída pela Lei nº 14.399/2022. As condições para a execução da PNAB foram criadas por meio do engajamento da sociedade.
Todas as ações a serem realizadas com os recursos da PNAB são consolidadas por meio de Plano de Aplicação de Recursos (PAR) que foi aprovado em audiência pública. Parte das atividades a serem realizadas pelo Município de São Paulo no Ciclo 2 da PNAB são os editais de fomento cultural e cinco deles serão geridos pela SMC e lançados no primeiro trimestre de 2026.
Abre-se presente consulta pública on-line para manifestações e debates da Sociedade Civil sobre o Edital de Premiação aos Povos Indígenas do Município de São Paulo.
Para conferir a minuta do edital tratado nessa consulta pública, acesse o link a seguir: https://docs.google.com/document/d/1QiIeatRR9qBhf54010nm7DFlNIEVpeoO/edit?usp=drive_web&ouid=109943555089864299445&rtpof=true
Para comentar este documento, você deve acessar sua conta ou registrar nova conta. Em seguida, selecione o texto que deseja comentar e pressione o botão com o lápis. Se você é uma pessoa com deficiência, clique no link/botão "Acessibilidade/ Contribuir na consulta pública".
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2026/SMC/ALDIRBLANC/CICLO2 - PREMIAÇÃO AOS POVOS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
10.2.1. O proponente deverá apresentar um Portfólio ou Memorial descritivo das atividades culturais já realizadas, preferencialmente em arquivo formato PDF, organizado de forma a comprovar a relevância e o tempo de atuação do agente cultural. O documento deverá conter, obrigatoriamente:
10.2.2. Autodeclaração de pessoa indígena, conforme Anexo 01;
10.2.3. Autodeclarações das pessoas trans ou pessoas com deficiência, conforme modelos constantes nos Anexos 04 e 05, quando Agentes Culturais optarem por concorrer às cotas. As autodeclarações deverão ser das pessoas proponentes inscritas.
10.3. Agentes Culturais que enviarem cópias ilegíveis de qualquer documento obrigatório solicitado neste Edital, prejudicando a análise de itens obrigatórios, serão desclassificadas na Etapa de Seleção.
10.4. A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo não se responsabilizará por inscrições que deixarem de ser concretizadas por falta de internet, energia elétrica, problemas/lentidão no servidor, na transmissão de dados, em provedores de acesso dos usuários ou em problemas decorrentes do site https://portadeentrada.prefeitura.sp.gov.br/.
12.11.1.1 A comprovação de endereço poderá ser dispensada nas hipóteses de:
I – pertencentes a povos ou comunidades indígenas [...].
ANEXO 01
AUTODECLARAÇÃO DE PESSOA INDÍGENA
Eu, ___________________________________________________________, CPF nº_______________________, RG nº ___________________, DECLARO, para fins de participação no Edital de Chamamento Público Nº 01/2025/SMC/ALDIRBLANC/CICLO2 - Premiação aos Povos Indígenas do Município De São Paulo, que sou indígena da etnia ________. Por ser verdade, assino a presente declaração e estou ciente de que a apresentação de declaração falsa pode acarretar desclassificação no Edital e aplicação de sanções criminais.
_____________________________
DATA
_____________________________
ASSINATURA DO DECLARANTE
ANEXO 02
Das categorias, cotas e da divulgação
O presente edital possui valor total de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).
Serão selecionados 30 (trinta) contemplados com valor de R$50.000,00 cada.
Deverão se inscrever Agentes Culturais Indígenas, sendo eles:
Pessoas físicas que atuem como Agentes Culturais Indígenas em suas comunidades.
O edital estabelece, no item 11, o sistema de reserva de vagas. A distribuição de vagas para cada categoria de cotas está descrita abaixo:
Por tratar-se de uma premiação, não há previsão de aprovação de artes ou necessidade de envio prévio dos materiais a serem divulgados pelo projeto premiado. Porém, caso o proponente opte pela aplicação de marcas na divulgação dos projetos premiados, é preciso seguir as diretrizes de comunicação e divulgação dos projetos contemplados da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, conforme itens abaixo:
5.1 Do uso da marca da Prefeitura de São Paulo
5.1.1. As marcas e os critérios de inserção serão estabelecidos no manual a que se refere o caput, aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, ouvida a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura, de acordo com a Lei nº 14.166/2006, que regulamenta o uso dos símbolos oficiais da cidade.
5.1.2. Para fins de cumprimento da obrigação de inserção da marca, serão consideradas a regra e a marca vigentes na época da execução do objeto.
5.2. Uso de Marcas e Créditos Institucionais
5.2.1. Identificação visual
I. É obrigatória a inserção da marca da Prefeitura de São Paulo em todas as peças de divulgação do projeto, seguindo o Manual de Identidade e logotipo da Prefeitura, disponíveis no link: prefeitura.sp.gov.br/comunicacao/manual_ident_visual
II. É obrigatória a inserção da marca da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em todas as peças de divulgação, seguindo o Manual de uso da marca da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e logotipos necessárias, disponíveis no link: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/politica-nacional-aldir-blanc/politica-nacional-aldir-blanc/arquivos/materiais-de-orientacao/identidade-visual/c2/setembro-2025/25_aldir-blanc-setembro-manual-marca
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO
Nº 01/2025/SMC/ALDIRBLANC/CICLO2
Premiação aos Povos Indígenas do Município De São Paulo
ANEXO 03 - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Marque a cota a qual a entidade ou coletivo cultural entende se enquadrar (observar quais as cotas previstas e exigências para comprovação no Anexo 02 e no Edital):
( ) Pessoa com deficiência (entidade ou coletivo com maioria de dirigentes ou pessoas em posição de liderança com deficiência) ( ) Pessoa trans (entidade ou coletivo com maioria de dirigentes ou pessoas trans em posição de liderança)
( ) Ampla concorrência (pessoa indígena)
*A Comissão de Seleção analisará as comprovações enviadas pela entidade na inscrição para avaliar se conta com trajetória comprovadamente ligada às culturas populares e tradicionais.
4.8. Descreva as atividades desenvolvidas pelo agente cultural. (até 800 caracteres) 4.9. O agente cultural representa iniciativas culturais já desenvolvidas por comunidades, grupos e redes de colaboração e contribui para o fortalecimento da autonomia social das comunidades? Se sim, especifique como?
4.10. O agente cultural incentiva a preservação da cultura brasileira e dos povos indígenas, protege o patrimônio cultural material e imaterial e promove as memórias comunitárias? Se sim, especifique como?
4.11. O agente cultural aumenta a visibilidade das diversas iniciativas culturais, apoia e incentiva manifestações culturais populares e tradicionais? Se sim, especifique como?
4.12. O agente cultural garante acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural e promove o intercâmbio entre diferentes segmentos da comunidade? Se sim, especifique como?
4.13. O agente cultural adota princípios de gestão compartilhada entre atores culturais não governamentais e o Estado e estimula a articulação das redes sociais e culturais e dessas com a educação? Se sim, especifique como? 4.14. O agente cultural promove a diversidade cultural brasileira, garantindo diálogos interculturais, promovendo a exploração de espaços públicos e privados para serem disponibilizados para a ação cultural? Se sim, especifique como?
4.15. Quais estratégias o agente cultural adota para promover, ampliar e garantir a criação e a produção artística e cultural?
4.16. O agente fomenta as economias solidária e criativa? Se sim, especifique como? 4.17. O agente cultural realiza atividades culturais gratuitas e abertas com regularidade na comunidade? Se sim, especifique como?
4.18. O agente cultural assegura a inclusão cultural da população idosa, de mulheres, jovens, pessoas negras, com deficiência, LGBTQIAP+ e/ou de baixa renda, combatendo as desigualdades sociais? Se sim, especifique como?
4.19. As ações do agente estão relacionadas aos eixos estruturantes da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), por meio de ações nas áreas de formação, produção e/ou difusão sociocultural de maneira continuada? Se sim, especifique como?
4.20. O agente possui articulação com outras organizações, compondo Frentes, Redes, Conselhos, Comissões, dentre outros espaços de participação e incidência política em áreas sinérgicas a PNCV? Se sim, quais? Se sim, especifique como?
4.21. A iniciativa cultural é atendida ou apoiada por programas, projetos e ações de governo (municipal, estadual ou federal) ou de organizações não governamentais? Cite quais são. Se sim, especifique como?
4.22. O produto cultural realizado pelo agente ou coletivo cultural se relaciona a saberes, cosmologias e tradições dos povos originários no Brasil? Se sim, especifique como.
4.23. O agente ou coletivo cultural realiza atividades que trabalham com os saberes tradicionais contribuindo com a diversidade cultural em São Paulo? Se sim, especifique como.
4.24. O agente ou coletivo cultural realiza atividades que podem ter caráter educativo, para públicos indígenas ou não indígenas contribuindo com a formação das novas gerações quanto com a preservação da memória? Se sim, especifique como.
4.25. As ações realizadas pelo agente ou coletivo cultural beneficiam também a comunidade e o grupo social no qual está inserido(a)? Se sim, especifique como.
4.26. O agente ou coletivo cultural realiza atividades que possibilitam a difusão e articulação das culturas indígenas para além do seu núcleo mais próximo, trazendo visibilidade da pauta para a sociedade paulistana de maneira geral? Se sim, especifique como.
4.27. O agente ou coletivo possui um vínculo com o seu lugar de atuação, seja ele a Terra Indígena onde vive ou o bairro onde atua mais no contexto urbano? Se sim, especifique como
4.28. O agente ou coletivo cultural realiza atividades que contribuem com pautas relevantes para a luta política e social dos povos indígenas no Brasil, ajudando na legitimação das culturas e territórios desses povos? Se sim, especifique como?
4.29. O trabalho do agente ou coletivo cultural contribui com a valorização da diversidade interna dos povos indígenas? Se sim, especifique como.
4.30. Informe se a entidade ou coletivo cultural já foi selecionada em algum Edital de apoio da Cultura Viva.
( ) Federal ( ) Estadual ( ) Distrital ( ) Municipal ( ) Não foi selecionada
4.22.1. Se já foi selecionada, escreva em qual(is) e o(s) anos(s):
Eu, __________________________________________, responsável legal pela entidade ou coletivo cultural ora concorrente, DECLARO, para os devidos fins, e sob as penas da lei que:
Por esta ser a expressão da minha vontade, declaro que assumo total responsabilidade pela veracidade das informações e pelos documentos apresentados, cujos direitos autorais estejam protegidos pela legislação vigente.
(Local e data) _____________________,________/_______/ _______.
____________________________________________________
Assinatura
(Responsável Legal da Entidade Cultural ou do Coletivo Cultural)
NOME COMPLETO
ANEXO 04
MODELO DE AUTODECLARAÇÃO PESSOA COM DEFICIÊNCIA
(Para agentes culturais concorrentes às cotas destinadas a pessoas com deficiência)
Eu, ___________________________________________________________, CPF nº_______________________, RG nº ___________________, DECLARO, para fins de participação no Edital de Chamamento Público Nº 01/2025/SMC/ALDIRBLANC/CICLO2 - Premiação aos Povos Indígenas do Município De São Paulo, que sou pessoa com deficiência, nos termos da Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Por ser verdade, assino a presente declaração e estou ciente de que a apresentação de declaração falsa pode acarretar desclassificação do edital e aplicação de sanções criminais.
_____________________________
DATA
_____________________________
ASSINATURA DO DECLARANTE
ANEXO 05
MODELO DE AUTODECLARAÇÃO PESSOA TRANS
(Para agentes culturais concorrentes às cotas destinadas a pessoas trans)
Eu, ___________________________________________________________, CPF nº_______________________, RG nº ___________________, DECLARO, para fins de participação no Edital de Chamamento Público Nº 01/2025/SMC/ALDIRBLANC/CICLO2 - Premiação aos Povos Indígenas do Município De São Paulo, que sou pessoa trans.
Por ser verdade, assino a presente declaração e estou ciente de que a apresentação de declaração falsa pode acarretar desclassificação do edital e aplicação de sanções criminais.
_____________________________
DATA
_____________________________
ASSINATURA DO DECLARANTE
ANEXO 06
FORMULÁRIO PARA PEDIDO DE RECURSO
(ETAPA DE SELEÇÃO E ETAPA DE HABILITAÇÃO)
NOME DA ENTIDADE OU AGENTE CULTURAL:
CPF/CNPJ:
MÓDULO:
RECURSO:
À Comissão de Seleção,
Com base na Etapa de Seleção/Habilitação do Edital de Chamamento Público Nº 01/2025/SMC/ALDIRBLANC/CICLO2 - Premiação aos Povos Indígenas do Município De São Paulo, venho solicitar revisão do resultado da etapa, conforme justificativa a seguir.
Justificativa:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Termos em que peço deferimento.
(Local e data) _____________________,________/_______/ 2025.
____________________________________________________
Assinatura
(Agente Cultural proponente)
NOME COMPLETO